O projecto CampingCar Portugal considera que a consolidação e o respeito pelo turismo itinerante, especialmente aquele que recorre à autocaravana para as suas deslocações e paragens, está dependente do bom comportamento dos próprios autocaravanistas.

O saber viajar em autocaravana passa pela adopção de um conjunto de regras básicas de boa conduta, que conduzem a uma boa aceitação pelas populações por nós visitadas.

Nos centros das cidades ou em meios urbanos é conveniente escolher locais de estacionamento:

  • com baixa densidade populacional;
  • sem obstruir a visibilidade e a prática comercial;
  • sem obstruir monumentos, em especial nos centros históricos (todos gostamos de uma boa foto);
  • sem constituir um obstáculo à circulação.

A utilização de uma autocaravana como habitação deve efectuar-se nos locais:

  • sem ultrapassar a dimensão do veículo;
  • sem incomodar os residentes;
  • sem monopolizar o espaço público;
  • sem utilizar gerador (mesmo os mais silenciosos à noite são barulhentos);
  • sem ocupar o espaço exterior com qualquer elemento de campismo (toldo, mesa, cadeiras ou outros);
  • vigiando os animais domésticos para evitar a sujidade.

A descarga das águas usadas deve efectuar-se nos locais apropriados, como as áreas de serviço, estações de serviço e instalações sanitárias públicas e privadas.

Atenção às redes de águas pluviais (vulgo 'sargetas') porque nem todas conduzem a estações de tratamento, pelo que não devem ser utilizadas para descarga das águas cinzentas e das sanitas químicas.

Durante a marcha todas as válvulas de descarga do veículo devem estar bem fechadas.

Os lixos domésticos devem ser colocados em sacos e depositados nos locais previstos para tal efeito.

A aplicação deste conjunto de princípios contribuirá para o respeito dos outros, para o respeito pelo meio ambiente e para uma boa recepção nos locais visitados.

É importante fazermos ver aos autocaravanistas prevaricadores que as atitudes negativas só conseguem prejudicar a boa imagem do colectivo.

Tendo consciência do muito que há por fazer nesta matéria no nosso país, o projecto CampingCar Portugal editou, no dia 1 de Julho de 2006, uma brochura de divulgação, à qual aliou algumas regras básicas de boa conduta:

Brochura CampingCar Portugal – frente

Frente

Brochura CampingCar Portugal – verso

Verso

Esta brochura foi colocada nos balcões de atendimento de várias empresas de venda e aluguer de autocaravanas. Os objectivos desta iniciativa, são o apoio aos autocaravanistas, através do volume crescente de informação disponibilizada pelo portal, bem como o chamar à atenção de todos os companheiros de que há regras comportamentais que deveremos respeitar.

Toda esta problemática toma contornos mais destacados quando utilizamos o espaço público para as nossas paragens. Nesta situação, atingimos um estado que muitos confundem: estacionamos ou acampamos?

Uma autocaravana está estacionada quando:

  • O seu contacto com o solo apenas é estabelecido com as rodas.
  • O espaço envolvente exterior não é utilizado por janelas abertas, cadeiras, mesas, toldos e outros bens do autocaravanista.

Havendo o incumprimento do acima descrito, em muitos países da Europa, o autocaravanista pode ser acusado da prática de campismo na via pública, com as consequências previstas na legislação local, além de não promover uma boa imagem para o colectivo autocaravanista.

O projecto CampingCar Portugal, apela a todos os autocaravanistas para que adoptem e divulguem as regras de bom comportamento, pois só assim poderemos considerar que estamos a saber viajar em autocaravana.

Boa viagem!