frigorifico não funciona a gás

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

frigorifico não funciona a gás

Mensagempor jpaulo » quarta jun 19, 2013 9:24 pm

O frigorifico da minha autocaravana não funciona a gas.É um trefford automático, o queimador e a chaminé estão limpos, quando ligo a gaz o isqueiro faz o clic e a chama acende normalmente mantendo-se o isqueiro a clicar com a chama ligada até que vai a baixo e no demonstrador do frigorífico aparece a chave de avaria. Se alguem me der uma dica fico agradecido.Obrigado
jpaulo
 
Mensagens: 81
Registado: domingo ago 05, 2007 10:37 pm
Localização: pedome

Re: frigorifico não funciona a gás

Mensagempor spedy » quarta jun 19, 2013 9:51 pm

Boa noite, conjuntamente com essa chave aparece um código de avaria certo? Era importante saber qual é para mais fácil diagnosticar o problema.

Pode parecer despropositado mas, ja verificou que a botija tem gaz e o encaixe está correto?
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: frigorifico não funciona a gás

Mensagempor jpaulo » quinta jun 20, 2013 9:13 pm

Penso que o problema é mesmo o isqueiro não reconhecer a chama e então continua a clicar até que desliga,não tem nenhum código,somente a chave de avaria.
jpaulo
 
Mensagens: 81
Registado: domingo ago 05, 2007 10:37 pm
Localização: pedome

Re: frigorifico não funciona a gás

Mensagempor jotex » quinta jun 20, 2013 10:35 pm

Companheiro

Se a chama apaga ao fim de alguns segundos provavelmente é da placa eletrónica que gere o automático do frigorifico, apesar de o queimador estar aceso a placa não detecta chama e desliga o gaz, é normal nos frigoríficos dessa marca (experiencia própria)
Custo da placa 150€ :cry:
Avatar do Utilizador
jotex
 
Mensagens: 171
Registado: terça abr 20, 2010 11:06 pm
Localização: S. João da Madeira

Re: frigorifico não funciona a gás

Mensagempor RMGM » sexta jun 21, 2013 3:47 pm

O que dá a informação se a chama está acesa é o termopar que pode estar fora do sitio ou então queimado, o que faz com que a válvula de segurança do gás se feche
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: frigorifico não funciona a gás

Mensagempor jpaulo » sexta jun 21, 2013 7:55 pm

Boa noite companheiros, desde já obrigado pelas vossas dicas. Já agora o que é o termopar.Obrigado
jpaulo
 
Mensagens: 81
Registado: domingo ago 05, 2007 10:37 pm
Localização: pedome

Re: frigorifico não funciona a gás

Mensagempor RMGM » sexta jun 21, 2013 11:04 pm

O termopar é uma peça que se encontra junto á chama do queimador e que tem o mesmo aspecto do isqueiro mas tem uma composição e uma função diferente
O termopar é uma espécie de fio que é composto por dois metais diferentes e que por isso quando aquecido gera uma corrente iónica que serve para informar que o bico esta a funcionar
Quando o queimador não está a funcionar em condições essa corrente não se dá ou então não é suficiente para que a informação chegue á placa e assim esta desliga o gás
isto também acontece se o termopar estiver danificado .
atenção se mudar o termopar tem de ter em atenção que eles são específicos e não é por exemplo o de um esquentador que vai servir o melhor é contactar a marca
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 5 visitantes