Luis Agostinho Escreveu:Boa noite,
Há coisas que só vistas...

O que esteve alojado no AC da célula da autocaravana e que me provocou mau dormir durante dias até eu descobrir a razão do raspar dentro do ar condicionado...
No parque onde guardo a autocaravana teve umas palmeiras atacadas por esta praga.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escaravelho-vermelhoE não conto o resto da história senão era risota à minha custa...

Sr. Director de Consultadoria vamos lá a estar sossegadinho faxabor...!!!
Um abraço,
Noites mal dormidas
Agora a sério tem cuidado com o filtro do ar condicionado.
O escaravelho ou bicudo-das-palmeiras (Rhynchophorus ferrugineus Olivier) é uma praga que coloca em causa a continuidade de várias espécies de palmeiras em todo o mundo. Chegou a Portugal há cinco anos e tem vindo a propagar-se rapidamente.
Vistosos, cor de ferrugem a avermelhados, com manchas escuras do lado dorsal do tórax. São escaravelhos grandes em comparação com o tamanho normal dos insetos, medindo de dois a cinco centímetros de comprimento. As larvas são cor de marfim e possuem mandíbulas que lhes permitem triturar os tecidos fibrosos das palmeiras.
Este inseto é originário da Ásia Oriental e Polinésia, e desde as décadas de 80/90 tem vindo a expandir-se. Primeiro chegou ao Médio Oriente e, depois, à Europa, tendo sido detetado em Espanha, em Itália, na Grécia, em França e em Portugal.
A expansão da praga faz-se fundamentalmente devido à ação humana. A curta distância, dispersa-se, voando de 5 a 7 km em perseguição de odores alimentícios que a palmeira liberta quando se efetua o corte das folhas. A larga distância, a dispersão deve-se ao comércio de material vegetal já contaminado.
Deve injetar o remedio na palmeira com um berbequim e uma broca de 40/50 cm fazer vários furos, de cima para baixo e em redor. De seguida com uma seringa ou cateter inserir o veneno para o interior da palmeira, Importante ter em atenção o ciclo da palmeira e do inseto. Fevereiro e Março para começar e a ultima em Outubro.
Ora se virem uma
AC toda esburacada já se sabe está tratamento ao escravelho da palmeira ou, neste caso, do Ar condicionado.
Abraço