o meu esquema é muito simples :
Com um inversor de 1500W/3000W igual aos q utilizamos nas ACs e apenas 4 painéis 3 deles iguais aos que o Alexandre tem ajudado a montar nas respectivas ACs de a alguns companheiros, consigo gerar energia suficiente para ligar as TVs (2), radios, alguns aparelhos de “bricolage”, Pc todo o dia ligado, tudo desde q não ultrapasse o limite do inversor.
Actualmente já tenho toda a iluminação a consumir energia gerada pelos painéis, para além de usar tb em algumas tomadas do interior da casa e no exterior …. na garagem já está tudo há muito dependente da energia dos painéis.
Mas como sou muito poupadinho, não deixo q nenhuma energia se perca, daí para guardar a energia não utilizada, tenho 600amperes em baterias ou seja 7 baterias-auto usadas, ligadas em paralelo. Baterias obtidas nas oficinas por troca agora no inverno mas q ainda servem perfeitamente para manter a carga e fornecer energia suficiente até os painéis voltarem a carregar na manhã seguinte.
Como vêem com um pouco de “imaginação” (não sou electricista) e muita vontade de respeitar o ambiente tudo se consegue e ainda dá para poupar uns euros…no meu caso baixei de 52 euros para 28…por mês.
Descansem os mais “desconfiados”, pois o que eu utilizo na minha casa é legal…
Neste momento apenas desligo alguns disjuntores parciais… se tivesse mais painéis desligaria o geral da edp e assim poupava mais uns euros