Como Rentabilizar os Paineis solares da sua AC na EDP

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Como Rentabilizar os Paineis solares da sua AC na EDP

Mensagempor fj2011 » terça fev 07, 2012 1:28 am

Ora bem … investir dinheiro em painéis exclusivamente para a AC e só para sair ao fim de semana, não me valia de nada e arranjei a maneira de os rentabilizar….e assim amortizar os custos iniciais e acima de tudo ajudando o ambiente. :)
o meu esquema é muito simples :
Com um inversor de 1500W/3000W igual aos q utilizamos nas ACs e apenas 4 painéis 3 deles iguais aos que o Alexandre tem ajudado a montar nas respectivas ACs de a alguns companheiros, consigo gerar energia suficiente para ligar as TVs (2), radios, alguns aparelhos de “bricolage”, Pc todo o dia ligado, tudo desde q não ultrapasse o limite do inversor.
Actualmente já tenho toda a iluminação a consumir energia gerada pelos painéis, para além de usar tb em algumas tomadas do interior da casa e no exterior …. na garagem já está tudo há muito dependente da energia dos painéis.
Mas como sou muito poupadinho, não deixo q nenhuma energia se perca, daí para guardar a energia não utilizada, tenho 600amperes em baterias ou seja 7 baterias-auto usadas, ligadas em paralelo. Baterias obtidas nas oficinas por troca agora no inverno mas q ainda servem perfeitamente para manter a carga e fornecer energia suficiente até os painéis voltarem a carregar na manhã seguinte.
Como vêem com um pouco de “imaginação” (não sou electricista) e muita vontade de respeitar o ambiente tudo se consegue e ainda dá para poupar uns euros…no meu caso baixei de 52 euros para 28…por mês.
Descansem os mais “desconfiados”, pois o que eu utilizo na minha casa é legal… :shock:
Neste momento apenas desligo alguns disjuntores parciais… se tivesse mais painéis desligaria o geral da edp e assim poupava mais uns euros :D :D :D :D :D
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm

Mensagempor spinto » terça fev 07, 2012 3:50 pm

companheiro fj2011
teve que fazer uma instalação exterior, ou seja, uma instalação paralela á que tem que só liga quando desejar?

coloque aqui umas fotos para a gente ver
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor fj2011 » quarta fev 08, 2012 1:07 am

spinto Escreveu:companheiro fj2011
teve que fazer uma instalação exterior, ou seja, uma instalação paralela á que tem que só liga quando desejar?

Nada!!!
Sintetizando:
a minha casa tem uma "Casinha" (pequena divisão), onde passam todos os cabos (alarme, tv, telefone, electricidade,etc) com as respectivas caixas..telecomunicações - electricidade - alarme
Para além disso, como é normal em todas as habitações com mais de 1 piso, devem ter vários quadros parciais, onde é possivel gerir todas as tomadas e luzes de cada piso ou anexos.
Assim à medida que fui avançando no aumento da produção energética, fui interrompendo a rede da EDP através dos disjuntores do geral indexado a cada quadro parcial.

Como na dita "casinha" há uma tomada(1) com energia fornecida pela EDP, montei uma outra tomada(2) que tem energia vinda dos Paineis, para que, em caso de uma avaria nos paineis ou q por qualquer razão não produzam o suficiente, :( através de um chicote macho/macho ligo as tomadas entre si e ....terei q desligar o inversor(obviamente).

Assim evito de andar de quadro em quadro a ligar/desligar disjuntores, pois com um simples gesto, retomo a energia da EDP.

Conclusão:
Quando quero ter luz produzida apenas dos paineis, basta ligar com o tal chicote, o inversor à tomada(2),
Para ter luz da EDP ligo as duas tomadas entre si através do mesmo chicote macho/macho....desligando o Inversor.

Quanto ao "transporte"e respectivas ligações, foi fácil, procurei tubos q se encontravam vazios e fiz passar os cabos do exterior(onde tenho as baterias) até à dita casinha, depois foi só distribuir e ligar o que pretendia.

Não tenho qq ligação paralela. No meu caso não é necessário. :)

Quanto há autocaravana, as baterias são recarregadas através do carregador da celula utilizando a energia gerada....mas só quando a tenho em excesso.... é só mesmo para manter as baterias nos +/- 12.5v

quanto às fotos, não tenho, mas tb não mostrariam nada de especial e não acrescentariam nada q pudessem explicar mais do que acabei de mencionar.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Mensagempor spinto » quarta fev 08, 2012 9:49 am

fj2011 Escreveu:
spinto Escreveu:companheiro fj2011

Nada!!!
Sintetizando:
a minha casa tem uma "Casinha" (pequena divisão), onde passam todos os cabos (alarme, tv, telefone, electricidade,etc) com as respectivas caixas..telecomunicações - electricidade - alarme
Para além disso, como é normal em todas as habitações com mais de 1 piso, devem ter vários quadros parciais, onde é possivel gerir todas as tomadas e luzes de cada piso ou anexos.
Assim à medida que fui avançando no aumento da produção energética, fui interrompendo a rede da EDP através dos disjuntores do geral indexado a cada quadro parcial.

Como na dita "casinha" há uma tomada(1) com energia fornecida pela EDP, montei uma outra tomada(2) que tem energia vinda dos Paineis, para que, em caso de uma avaria nos paineis ou q por qualquer razão não produzam o suficiente, :( através de um chicote macho/macho ligo as tomadas entre si e ....terei q desligar o inversor(obviamente).

Assim evito de andar de quadro em quadro a ligar/desligar disjuntores, pois com um simples gesto, retomo a energia da EDP.

Conclusão:
Quando quero ter luz produzida apenas dos paineis, basta ligar com o tal chicote, o inversor à tomada(2),
Para ter luz da EDP ligo as duas tomadas entre si através do mesmo chicote macho/macho....desligando o Inversor.

Quanto ao "transporte"e respectivas ligações, foi fácil, procurei tubos q se encontravam vazios e fiz passar os cabos do exterior(onde tenho as baterias) até à dita casinha, depois foi só distribuir e ligar o que pretendia.

Não tenho qq ligação paralela. No meu caso não é necessário. :)

Quanto há autocaravana, as baterias são recarregadas através do carregador da celula utilizando a energia gerada....mas só quando a tenho em excesso.... é só mesmo para manter as baterias nos +/- 12.5v

quanto às fotos, não tenho, mas tb não mostrariam nada de especial e não acrescentariam nada q pudessem explicar mais do que acabei de mencionar.

obg pela informação e esclarecimentos, realmente as fotos nao servem de nada porque nao foi feita nehuma instalação paralela, estava na ideia que teria feito mas ainda bem que nao foi necessário.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor alexandrechora » sábado abr 06, 2013 1:39 pm

Boas a todos

Alguém sabe alguma coisa do nosso companheiro Fj2011? ele mora na zona de Santarém, perdi o contacto dele....

Se alguém puder ajudar, agradecia....

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor curto » domingo abr 07, 2013 9:47 pm

Companheiros Alexandre e Fj2011.
O tema lançado é interessantissimo e parabens pelos vossos comentários.
A intervenção do companheiro Diablo, tambem serviu para desicentivar outros companheiros de se precipitarem com utlizações perigosas.
Sou (fui) tecnico da EDP e por isso muito sensível ás questões de segurança que, utilizações inadequadas, possam por en risco a actuação nas redes de distribuição de energia electrica.
O tema lançado aponta para uma efectiva poupança de energia com o aproveitamento da geração atraves dos paineis solares, e ainda por cima sendo uma energia limpa.
Se como foi referido nos comentários, se utlizarem processos seguros ,é portanto um meio de poupança efectiva de energia na factura de electricidade e tambem de preservação do ambiente.
Não há muito a acrescentar tecnicamente ao que foi referido e apenas reforçar aos mais atrevidos, que é fundamental utilizar equipamentos adequados e que não ponham em causa a segurança de terceiros.
Um forum assim só nos orgulha enquanto frequentadores; parabens a todos
A C
curto

Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm

Mensagempor romão » segunda abr 08, 2013 10:50 am

Bom dia a todos os companheiros,
Companheiro Alexandrechora, pelo que tenho lido nos seus posts concluo que o companheiro tem vasta experiencia com painéis solares o que me
leva a solicitar uma simples informação para esclarecimento de um leigo na matéria. O esclarecimento é: qual o rendimento dos painéis solares
sob uma cobertura de telhas de acrílico? Se tiver alguma experiencia sobre esta questão, agradeço a sua opinião.
Quanto ao assunto deste tópico, posso acrescentar que eu tenho um gerador e já tenho utilizado o mesmo para alimentar parte da rede cá em casa,
claro que tendo sempre em atenção que estará sempre ligado a "fases" que estão desligadas da rede Geral.
cumprimentos
romão
romão

Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm

Mensagempor alexandrechora » segunda abr 08, 2013 9:39 pm

Boas a todos

Companheiro Curto, efectivamente este tópico não tem avanço de informação aqui no fórum, pelos motivos que mencionou, mas também pela delicadeza da informação... No entanto existem muitos desenvolvimentos sobre este assunto, e desenvolvimentos muito positivos com resultados inegáveis.... mas que não vou comentar aqui por razões obvias, infelizmente.....

Companheiro Romão, a minha experiência com estes assuntos é relativa, costumo dizer, que quanto mais aprendo, quanto mais testo e analiso, verifico que isto é um mundo e que tenho de me actualizar constatemente e que por vezes existem questões que ainda não consigo explicar.... Mas sim o importante é que tenho conseguido resolver alguns problemas relacionados com a autonomia energética....

Mas a sua questão, é de resposta simples e já me debrucei sobre ela no meu outro post sobre painéis solares, as telhas acrílicas que menciona, é uma solução para manter as baterias totalmente carregadas para quem tem a sua ac em garagem ou telheiro e isto traduz-se em longevidade das baterias. Eu pessoalmente tenho a minha AC com esse sistema, ou seja debaixo do telheiro, mas de forma que todos os dias apanha cerca de uma hora de sol directo por uma claraboia que tem 2m por 1m. a Chapa de acrílico resistente aos UV, é mais eficaz que as telhas de vidro, porque não provoca zonas de sombra como acontece com as telhas de vidro devido ao suporte das mesmas....

Em suma, está a pensar bem e deve implementar o sistema se pretende ter a maior longevidade possível das baterias da sua AC, tanto da célula como do motor...

Espero ter ajudado...

Cumps

Alexandre
alexandrechora

Mensagempor romão » terça abr 09, 2013 10:54 am

Bom dia companheiros,
companheiro Alexandrechora, obrigado pela rápida resposta e pelo conteúdo da mesma.
Quanto à divergência de opiniões sobre os temas tratados neste fórum é salutar que assim seja
e se me é permitido dize-lo, o companheiro Alexandre tem sido dos mais úteis a opinar por aqui, em minha opinião claro, e por isso não desista a bem deste fórum.
cumprimentos
romão
romão

Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm

Mensagempor nelson » quarta abr 10, 2013 2:11 pm

Boa tarde Alexandre

A ideia e boa ,mas gostaria de por aqui um problema que me aconteceu no parque de campismo em Serpa.

Foi o seguinte:

Na ac tinha feito um vai-passe isto é " liguei o conversor a rede interna dos 220v da ac ,assim em andamento andava com o frigo a 220v.
O que acontece ao chegar ao parque de campismo me liguei a corrente do parque que ao ligar-me o meu conversor pifou.

então porque ficou? porque a ideia já me tinha passado pela cabeça.
o problema tinha de injectar na rede no circuito de casa ,mas não temos contador de produção ,e imaginamos falha de rede ,um operador vai trabalhar na rede ,e leva um choque electrico.

um abraço
Editado pela última vez por nelson em quarta abr 10, 2013 4:12 pm, num total de 1 vez.
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor time_out » quarta abr 10, 2013 2:49 pm

Boa tarde

Não é possivel ter o inversor a "debitar" 220V para o circuito interno e ao mesmo tempo ter o circuito interno a receber 220V do exterior sem que exista um interruptor automático que corte a corrente vinda do inversor sempre a AC seja ligada à rede exterior.
A outra opção é antes de ligar a AC à rede exterior desligar a ligação do inversor à rede interna.

Cumprimentos
Para te
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta abr 10, 2013 10:09 pm

Boas a todos

Companheiro Nelson, o Inversor para injectar corrente no circuito de casa rede EDP, em nada é de parecido com o inversor que usamos nas nossas ACs para termos 220Volts alternos, não existe nenhuma semelhança entre os inversores.... Enquanto o inversor de Rede chama-se de Grid Tie Inverter e só funciona para injectar corrente na rede de casa a partir de painéis solares e aerogeradores, e este inversor só funciona na presença de tensão da rede publica, caso contrário desliga-se automaticamente por uma questão de segurança, assim salvaguarda terceiros, mas de outra forma não seria possível.... portanto o trabalhador da rede está completamente salvaguardado. Mas eu não adiantei mais este assunto, exactamente porque, existem por aqui muitos inventores.... ehheheheheheh e depois dá trapalhada na certa..... e o meu objectivo é ajudar e não contribuir para alguma desgraça....

Relativamente á sua invenção com o seu inversor que tem na sua AC, é um inversor que se chama OFF Grid inverter, ou seja inversor de fora de rede, o seu inversor pifou porque não aceita outra origem de tensão a não ser aquela que ele próprio produz.... Nelson não incendiaste a tua AC porque não calhou...... heeheheheheh, não inventes.... isto está práticamente tudo inventado.... pelo menos nesta vertente.... já agora ao utilizares a rede interna de 220volts alimentada pelo inversor, pelo menos desliga o carregador de baterias de 220volts, senão o ciclo degradativo de descarga das baterias é muito mais acelerado e descarregas as baterias da célula prematuramente e nem percebes porquê...... ou seja estás a converter 12voltsDCv em 220AC(inversor) e depois voltas a carregar as baterias a 12 volts através do carregador 220volts alimentado pelo inversor.... ou seja é completamente errático...

Eu quando ajudo a instalar inversores nas AC`s aconselho sempre a um circuito exclusivo para o inversor...... agora já percebem porquê....

O companheiro Time Out, já deu algumas dicas de como poderias ter solucionado o teu problema para não existirem problemas idênticos no futuro......

Companheiros por favor não inventem muito nas vossas ACs, quando precisarem de ajuda peçam a alguém que realmente perceba do assunto..... a curiosidade é uma virtude mas associada a algum despudor pelos equipamentos, é prejudicial.....

Cumps
alexandrechora

Mensagempor fj2011 » domingo abr 28, 2013 10:38 pm

:D
obrigada Curto!!

já agora se algum dos companheiros precisar ou estiver interessado posso disponibilizar alguns Paineis... pois neste momento não estão a apanhar Sol, a AC está sob um telheiro e não sei quando vai poder sair... Entretanto vou colocar o anuncio no local próprio deste Fórum.

cumprimentos

curto Escreveu:Companheiros Alexandre e Fj2011.
O tema lançado é interessantissimo e parabens pelos vossos comentários.
A intervenção do companheiro Diablo, tambem serviu para desicentivar outros companheiros de se precipitarem com utlizações perigosas.
Sou (fui) tecnico da EDP e por isso muito sensível ás questões de segurança que, utilizações inadequadas, possam por en risco a actuação nas redes de distribuição de energia electrica.
O tema lançado aponta para uma efectiva poupança de energia com o aproveitamento da geração atraves dos paineis solares, e ainda por cima sendo uma energia limpa.
Se como foi referido nos comentários, se utlizarem processos seguros ,é portanto um meio de poupança efectiva de energia na factura de electricidade e tambem de preservação do ambiente.
Não há muito a acrescentar tecnicamente ao que foi referido e apenas reforçar aos mais atrevidos, que é fundamental utilizar equipamentos adequados e que não ponham em causa a segurança de terceiros.
Um forum assim só nos orgulha enquanto frequentadores; parabens a todos
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Mensagempor fj2011 » domingo abr 28, 2013 10:41 pm

alexandrechora Escreveu:Boas a todos

Alguém sabe alguma coisa do nosso companheiro Fj2011? ele mora na zona de Santarém, perdi o contacto dele....

Se alguém puder ajudar, agradecia....

Cumps

Alexandre

ainda estou vivo... mas muito muito ausente da net...

:D :D
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Mensagempor bushman » quarta jun 25, 2014 6:24 pm

Boas Companheiros,

Será que desta vez, se torna legalmente autorizado o consumo de energia fotovoltaica?
Os paineis da AC eram assim mais rentaveis e estão a ser desperdiçados :(

http://greensavers.sapo.pt/2014/06/25/f ... nciamento/

Espero bem que isto vá para a frente... e não passe só de promessas!
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes