pressão na agua

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

pressão na agua

Mensagempor barradas » quarta mar 20, 2013 12:28 pm

bom dia nao sei se é o sitio indicado para perguntar (atenção so muito leigo em relação as ac) como se consegue ter pressão na agua da ac e que pressão estamos a falar (bar)
barradas

Registado: segunda ago 16, 2010 2:42 pm

Re: pressão na agua

Mensagempor fiatducato86 » quarta mar 20, 2013 1:40 pm

Não sei se a dúvida será exactamente esta, mas a autocaravana terá que estar equipada com uma bomba de pressão, existem várias marcas, formatos e feitios :) :)

http://www.fiammastore.com/Fiamma-Aqua-Pumps-for-caravans-and-motorhomes/Fiamma-Aqua-8-pumps

para se ter uma pressão constante, deve estar associado um vaso de expansão ao circuito ( como podes ver no esquema ) e que evita também que a bomba esteja em para/arranca constante, quando o fluxo de àgua é pouco.

a pressão do circuito é regulavel através de um pressoestato ( acho que arranca a 0.8bar e desliga a 1.5bar )
fiatducato86

Registado: terça Oct 23, 2012 9:22 am

Mensagempor barradas » quarta mar 20, 2013 9:16 pm

boa nunca tinha pensado nisso, mas essa pressao será suficiente para ter um esquentador ?
barradas

Mensagempor fiatducato86 » quinta mar 21, 2013 9:30 am

penso que a pressão minima de arranque dos esquentadores ronda os 0.15bar

no entanto....... montar um esquentador doméstico numa autocaravana é o mesmo que provocar o diabo :)

existe o risco de incêndio pela alta temperatura que o esquentador atinge e pela existência de materiais extremamente inflamáveis por perto, existe o risco de asfixia pela queima do oxigénio do habitaculo devido à presença de uma chama viva no interior, risco de asfixia por emissão de gases toxicos......
duvido até que seja permitido por lei...

o sistema de aquecimento de àgua é diferente das autocaravanas, consiste numa pequena caldeira ( vulgo "boiler" a gás ou electrica ), que sendo a gás tem a chama completamente isolada do interior.

http://www.truma.com/uk/en/water-comfort/ultrastore.php

a àgua quente seria para quê? para banhos ou apenas para lavar a louça?
fiatducato86

Mensagempor Luis Agostinho » quinta mar 21, 2013 10:35 am

Bom dia fiatducato86,

fiatducato86 Escreveu:no entanto....... montar um esquentador doméstico numa autocaravana é o mesmo que provocar o diabo

existe o risco de incêndio pela alta temperatura que o esquentador atinge e pela existência de materiais extremamente inflamáveis por perto, existe o risco de asfixia pela queima do oxigénio do habitaculo devido à presença de uma chama viva no interior, risco de asfixia por emissão de gases toxicos......
duvido até que seja permitido por lei...

Sem lhe tirar a razão, infelizmente há muitos que não pensam da mesma forma por isso talvez inconscientemente andem com uma bomba relógio dentro das autocaravanas...mas como se costuma dizer quem não tem cão... :wink:

http://bragacity.olx.pt/autocaravana-fo ... -432293353

http://penela-coimbra.olx.pt/autocarava ... -425026878

http://aguadadecima.olx.pt/autocaravana ... -436199986

http://bragacity.olx.pt/autocaravana-pe ... -432356082
Esta até tem a particularidade do modelo se chamar Oxigene... :mrgreen: não sei se tem a ver com ou falta dele!!!
Aliás, e só para acrescentar que nesta última até o prazo de validade da mangueira do gaz...acabou em Dez/09..!!! :shock: :roll:

Pormenores...!!! :roll: :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor fiatducato86 » quinta mar 21, 2013 1:05 pm

Luis Agostinho Escreveu:Bom dia fiatducato86,

Sem lhe tirar a razão, infelizmente há muitos que não pensam da mesma forma por isso talvez inconscientemente andem com uma bomba relógio dentro das autocaravanas...mas como se costuma dizer quem não tem cão... :wink:

http://bragacity.olx.pt/autocaravana-fo ... -432293353

http://penela-coimbra.olx.pt/autocarava ... -425026878

http://aguadadecima.olx.pt/autocaravana ... -436199986

http://bragacity.olx.pt/autocaravana-pe ... -432356082
Esta até tem a particularidade do modelo se chamar Oxigene... :mrgreen: não sei se tem a ver com ou falta dele!!!

Um abraço,

Luis Agostinho

Tem toda a razão e eu também sou um adepto militante do desenrasca :) :)
e aproveito para avisar que também não sou grande entendido na matéria, mas como acabei de montar uma bomba de àgua e um vaso, aproveitar para esclarecer a primeira dúvida, o resto veio por arrasto ;)

Os boiler são muito bons e seguros, mas são carissimos e quase impossiveis de arranjar usados.
Felizmente o "chasso" que comprei já vinha equipado com um, senão se calhar também estaria a pensar no mesmo :)
Apenas quis alertar o companheiro Barradas para os riscos e dar uma resposta "politicamente correcta".

Por isso perguntei qual a utilização a dar à agua, pois penso que a Autocaravana dele não tem duche, pelo que para ter apenas àgua quente para louças e assim, se calhar um equipamento electrico seja mais simples e seguro que um esquentador ( apesar do consumo ).

Os riscos que falei também na minha opinião são relativos, mas no entanto azares acontecem, é um piloto que fica ligado por esquecimento durante a noite a consumir oxigénio, é uma válvula de gas que fica aberta, é o vento que faz recolher os gases para dentro da célula....

Como dizem os galegos, no acredito en meigas mas haberlas hailas :):)

abraço

PS: ainda bem que falou no prazo da mangueira, tenho que ir já a correr ver a minha lol :)
fiatducato86

Mensagempor jgomes » quinta mar 21, 2013 1:44 pm

Boa tarde

Os boilers não são tão caros como pensam. Caros são os que servem para aquecimento de água e da viatura, vulgo aquecimento central; os que servem só para aquecimento de água não são muito caros.

Um abraço e FELIZ PÁSCOA

JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor barradas » quinta mar 21, 2013 11:20 pm

mas ha esquentadores estanques inteligentes (so liga quando se abre a agua) e se estiver isolado de matérias inflamáveis (ex chapa de aluninio) e o respirador exterior tb devidamente isolado, será muito perigoso?
barradas

Mensagempor ahlagos » sexta mar 22, 2013 1:09 am

Ler este tópico (e especialmente os anúncios apresentados) deixa-me seriamente preocupado!!!!! Vou ter que prestar mais atenção a quem estaciona ao meu lado......
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Mensagempor curto » sexta mar 22, 2013 10:38 pm

Tambem acho.
Depois de ver o comentário anterior, fui ver as imagens e é de ficar bem preocupado.
A C
curto

Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm

Mensagempor Luis Agostinho » domingo mar 24, 2013 10:39 am

Bom dia Barradas,

barradas Escreveu:mas ha esquentadores estanques inteligentes (so liga quando se abre a agua) e se estiver isolado de matérias inflamáveis (ex chapa de aluninio) e o respirador exterior tb devidamente isolado, será muito perigoso?

De facto há esquentadores inteligentes, mas parece-me que os modelos que aparecem nas fotografias e montados nessas autocaravanas serão tudo... menos modelos actuais.
Além disso os esquentadores até podem ser inteligentes...agora as as pessoas que os operam é que eventualmente podem não ser... :oops:

De facto as primeiras autocaravanas que apareceram era usual utilizarem este sistema de aquecimento de águas...agora o que não nos podemos esquecer é que na altura eram viaturas novas com poucas folgas ou com pouco uso e por isso mais fiáveis...mas se repararem o problema aqui que se coloca é que alguns dos esquentadores são fruto de uma conversão ou adaptação que os donos fizeram e por vezes esses trabalhos seriam feitos por curiosos ou pessoas pouco experientes...

Aqui o perigo mais visivel será a canalização que nas actuais autocaravanas é feito de cobre desde a bilha de gaz até ao boiler exceptuado a parte do redutor que óbviamente é em borracha...agora vamos supor nestes casos que uma das mangueiras( que é visivel numa das fotografias) num embate é cortada e por acaso a bilha de gaz até vem aberta em viagem... :shock: :shock:

Mas enquanto o dinheiro não chegar para mais... :cry:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor barradas » domingo mar 24, 2013 3:11 pm

Luis Agostinho Escreveu:Bom dia Barradas,

barradas Escreveu:mas ha esquentadores estanques inteligentes (so liga quando se abre a agua) e se estiver isolado de matérias inflamáveis (ex chapa de aluninio) e o respirador exterior tb devidamente isolado, será muito perigoso?

De facto há esquentadores inteligentes, mas parece-me que os modelos que aparecem nas fotografias e montados nessas autocaravanas serão tudo... menos modelos actuais.
Além disso os esquentadores até podem ser inteligentes...agora as as pessoas que os operam é que eventualmente podem não ser... :oops:

De facto as primeiras autocaravanas que apareceram era usual utilizarem este sistema de aquecimento de águas...agora o que não nos podemos esquecer é que na altura eram viaturas novas com poucas folgas ou com pouco uso e por isso mais fiáveis...mas se repararem o problema aqui que se coloca é que alguns dos esquentadores são fruto de uma conversão ou adaptação que os donos fizeram e por vezes esses trabalhos seriam feitos por curiosos ou pessoas pouco experientes...

Aqui o perigo mais visivel será a canalização que nas actuais autocaravanas é feito de cobre desde a bilha de gaz até ao boiler exceptuado a parte do redutor que óbviamente é em borracha...agora vamos supor nestes casos que uma das mangueiras( que é visivel numa das fotografias) num embate é cortada e por acaso a bilha de gaz até vem aberta em viagem... :shock: :shock:

Mas enquanto o dinheiro não chegar para mais... :cry:

Um abraço,

boa tarde
a meu ver penso que se deve ter sempre o gas desligado em viagem, e no que toca ao esquentador, devia estar sempre desligado ate fazer falta e depois era logo desligado.
eu sei que temos de pensar sempre nas possibilidades (eu penso demais) mas se fomos a pensar nisso nem de casa saimos :(
barradas

Mensagempor João Morgado » domingo mar 24, 2013 4:12 pm

barradas Escreveu:... eu sei que temos de pensar sempre nas possibilidades (eu penso demais) mas se fomos a pensar nisso nem de casa saimos :(

Companheiro barradas
Não se esqueça que elas em casa também acontecem. Seja em casa ou na autocaravana nada de facilitismos.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes