Pernoitar serra da estrela

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Pernoitar serra da estrela

Mensagempor luis jorge » quinta mar 07, 2013 2:06 pm

boa tarde pertendo dar uma voltinha na semana da pascoa até a serra da estrela,procurei areas de serviço e parques onde seja normal o pessoal pernoitar mas sem sucesso alguém sabe onde os caravanistas se encontram?
luis jorge

Registado: terça jan 10, 2012 9:07 am

Re: Pernoitar serra da estrela

Mensagempor Duarte » quinta mar 07, 2013 2:12 pm

têm o Ski parque que tem parque de campismo ao pé de manteigas
http://www.skiparque.net/

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Mensagempor cookie » quinta mar 07, 2013 2:23 pm

o parque de campismo do vale do rossim esta aberto todo o ano. é uma zona mto bonita, pode dar uns bons passeios a pé pela zona pois vale bem a pena. eles tb alugam canoas e têm actividades ao ar livre
http://www.valedorossimecoresort.com/

na torre tb pernoitam lá companheiros.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 07, 2013 4:54 pm

luis jorge Escreveu:boa tarde pertendo dar uma voltinha na semana da pascoa até a serra da estrela,procurei areas de serviço e parques onde seja normal o pessoal pernoitar mas sem sucesso alguém sabe onde os caravanistas se encontram?

Boas amigo deixo aqui a minha aventura na serra da estrela, que foi para esquecer.

Conselhos a não esquecer:

-Levar uma pá consigo
-Usar gáz propano e no minimo 2 garrafas cheias.
-Isolar tubos de agua se existirem no exterior.
-isolar bomba de agua se existir no exterior.
-Isolar tubo do esgoto exterior que vai ao reservatorio de agua suja, caso contrario o tubo congela e a agua que é gasta volta para tras e inunda a AC.
-isolar o reservatorio de agua suja existente no exterior.
-Levar correntes de neve, e monta-las varias vezes em casa para praticar.
-Levar lanterna
-Fazer ensaio do aquecedor antes de partir, se trabalha bem sem desligar com a força do vento.
-Ter macacos estabilizadores montados na AC
-Ter o cuidado de quando sair da AC com a familia e trancar as portas, ao regressar se tiver vento e a nevar, as fechaduras das portas podem estar com gelo, e a chave não entrar, virar a AC ao contrario do vento para a neve não entrar e congelar as fechaduras.
-Ter anticongelante para -20º graus.
-Ter deposito de gasoleo cheio.

Paço a descrever a minha aventura.

Boas vou contar a minha primeira aventura com a autovivenda.
Destino serra da estrela dia 10 de fevereiro.
Subida desde a covilha na tarde do dia 10 de fevereiro, estancionamento nas penhas da saude, onde a carrinha bloqueou logo, derivado ao gelo, sem correntes e ja passadas as 19h, a carrinha so andava para a frente, mas mal, não consegui estancionar junto dos colegas autocaravanistas que estavam estancionados junto ao hotel. Tive que ir para a zona das chalés. Resultado para um novato, a 1ª noite na autovivenda foi para esquecer, sem macacos estabilizadores instalados na carrinha, com a força do vento, quase que virava a carrinha ao avesso, o aquecedor desligava-se com a força do vento a entrar na chamine, a agua congelou nos depositos. Tentei pedir ajuda aos companheiros que ali estavam estancionados, mas sem sucesso. A tempestade de neve era tanta, que a neve ao bater na cara aleijava de tal maneira que não se podia nem andar na rua. Foi uma noite terrivel, sem dormir. O aquecedor o maximo que ficava aceso era ai 1 minuto. Zero graus dentro da carrinha .
O gaz butano tambem não ajudava, enfim, nunca irei esquecer esse terrivel dia.
Por volta das 10 horas da noite, andava eu na rua, a tentar comprar umas correntes de neve para a carrinha, la consegui compra-las numa loja que ainda estava aberta por causa de ter o restaurante ao lado aberto, e pertencer ao mesmo dono. Resultado ao tentar montar as correntes, com tanto frio nas maos e com tanto vento, sem luz não consegui de maneira nenhuma montá-las, ainda por cima a minha carrinha tem rudado dulplo, as correntes ficavam presas no meio das rodas . Depois ao pensar abandonar a carrinha e ir dormir ao hotel, como é que a minha familia conseguia sair para a rua numa tempestade daquelas, era um risco, com o meu filho de 9 anos, não arrisquei.
Eu e minha esposa não dormimos toda a noite, o barulho do vento, as rajadas ciclonicas, a neve a bater com força na carrinha, quem conseguia dormir?
Por volta das 6h da manha o vento acalmou um pouco, mas ainda vinha rajadas de vento consideradas. Ás 8h20m consegui sair da carrinha, a porta lateral nao abria, tava congelada, la consegui abrir, fui pedir ajuda, havia neve que chegava quase á cintura em certos percursos da estrada, no meu pensamento, pensei que seria muito dificil conseguir sair dali nesse mesmo dia. Dirigi-me ao hotel para pedir ajuda, pois nessa noite, fiquei sem rede de telemovel, sem dinheiro no telemovel, sem rede de internet, sem nada. No hotel, informaram-me que o limpa neves começava a limpar a estrada apartir da covilha, a protecção civil, vinha logo atrás.
Por volta das 10:30, consegui então ver a protecção civil nas penhas da saude, onde pedi logo ajuda, para me tentarem desbloquear a estrada até ás chales, e para me ajudarem a montar as correntes de neve, resultado, as correntes era a medida maior que fazem, e eram curtas para as minha rodas( 195/75/16). Mas la consegiuram á justa monta-las. Depois de imensas vezes uns jeep´s 4x4, passarem na estrada para abater a neve, pois o limpa neves andava ainda na zona da torre, e so depois é que vinha para baixo.
Com as correntes montadas, e com a ajuda da protecção civil, sempre a ajustar as correntes, pois por serem curtas não ficavam bem esticadas, la consegui chegar á estrada que ja estava limpinha com sal.
O sol ja brilhava no ceu, a criançada brincava na neve, o meu filho tambem brincou na neve, mas eu e minha esposa estavamos exaustos do sofrimento daquela noite, dormimos a tarde quase toda.
Nesse mesmo dia 11 de fevereiro, não arrisquei dormir na serra, desci com receio de uma mesma noite.

Para a primeira saida com a minha carrinha, nunca irei esquecer essa noite.

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor bushman » quinta mar 07, 2013 8:59 pm

Caro Luis,

Sim, é precisamente esse o cenário que se apanha na neve muitas vezes.
O ideal é ver a previsão das condições em sites proprios e fiaveis, mas por vezes, essas condições extremas são um teste a nós proprios :P
Além do que mencionou, aproveito para dar a minha opinião.
Vento forte, é melhor direccionar a Ac ou Av na direcção deste, pois ainda tem alguma aerodinamica, caso contrario é frequente os enormes abanões na viatura, que de noite parece que vai virar.
Desconheço como se encontram os pneus da Av, mas se pensa ir para a neve frequentemente ou fazer muitas viagens no inverso, poderá ponderar a aquisição de pneus de neve.
Mais denominados de 4 estanções (M&S Mouse and snow) são os ideais quando a temperatura baixa para os 7º, são constituidos com silica na composição e assim comportam-se melhor com o frio.
Têm largos rasgos de modo a escoar a água e andar sobre neve.
Tenho os 4 montados, ando com eles no inverno e verão, já os usei na neve e adorei, não necessitei das correntes, embora fosse a subir e descer baqueira beret, curvas e contracurvas e os pneus nem deram sinal de nada.
No caso de comprar estes, prefira M&S mas com icon de gelo, pois assim se quiser dar um salto á Alemanha, Austria ou suiça no inverno não precisa de comprar outros.
No caso de queda de neve conte com uma saida ou duas durante a noite para retirar a neve da chaminé.
Atenção ao travão de mão, nunca usar este com temperaturas negativas.

Boas trips
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor cookie » quinta mar 07, 2013 10:15 pm

companheiro
desculpe mas parti-me a rir com o seu relato! pf não me leve a mal mas foi um filme e peras... agora já tem uma bela aventura para contar :lol: :lol:

o companheiro bushman disse tudo.
outra coisa que o teria prevenido contra tudo isso teria uma pesquisa aqui no forum... há vários tópicos onde se abordam os cuidados a ter nas idas à neve.

tb lhe digo, a partir daqui só poderá correr bem!!
cookie

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 07, 2013 10:17 pm

bushman Escreveu:Caro Luis,

Sim, é precisamente esse o cenário que se apanha na neve muitas vezes.
O ideal é ver a previsão das condições em sites proprios e fiaveis, mas por vezes, essas condições extremas são um teste a nós proprios :P
Além do que mencionou, aproveito para dar a minha opinião.
Vento forte, é melhor direccionar a Ac ou Av na direcção deste, pois ainda tem alguma aerodinamica, caso contrario é frequente os enormes abanões na viatura, que de noite parece que vai virar.
Desconheço como se encontram os pneus da Av, mas se pensa ir para a neve frequentemente ou fazer muitas viagens no inverso, poderá ponderar a aquisição de pneus de neve.
Mais denominados de 4 estanções (M&S Mouse and snow) são os ideais quando a temperatura baixa para os 7º, são constituidos com silica na composição e assim comportam-se melhor com o frio.
Têm largos rasgos de modo a escoar a água e andar sobre neve.
Tenho os 4 montados, ando com eles no inverno e verão, já os usei na neve e adorei, não necessitei das correntes, embora fosse a subir e descer baqueira beret, curvas e contracurvas e os pneus nem deram sinal de nada.
No caso de comprar estes, prefira M&S mas com icon de gelo, pois assim se quiser dar um salto á Alemanha, Austria ou suiça no inverno não precisa de comprar outros.
No caso de queda de neve conte com uma saida ou duas durante a noite para retirar a neve da chaminé.
Atenção ao travão de mão, nunca usar este com temperaturas negativas.

Boas trips

Boas, os pneus que tenho atras, são M+S, e mesmo assim patinava na neve, e com rudado duplo:)

Abraço
Luismbmp

Mensagempor luis jorge » sexta mar 08, 2013 11:01 am

Amigos já me deixaram a pensar com os vossos relatos,mas voltando ao tema inicial sitios para pernoitar ,na covilha conhecem algum?obrigado
luis jorge

Registado: terça jan 10, 2012 9:07 am

Mensagempor cookie » sexta mar 08, 2013 11:22 am

"Covilhã zona Centro de Portugal. Não disponho de grandes fotos, já que são todas noturnas e sem grande luz, esta passagem pela Covilhã apenas me serviu para pernoita durante a visita à envolvencia das terras em torno da Serra da Estrela.
Local de Pernoita: Existe no largo dos Bombeiros da Covilhã um grande parque de estacionamento, bastante recatado e sossegado, onde se pode pernoitar à vontade." http://autocaravanista.blogspot.pt/2009/03/covilha.html isto em 2009

convem ir espreitar o google maps para ver se o parque ainda existe.

outra hipotese parece ser o parque da goldra, perto da rua josé ramalho.
nao conheço pessoalmente nenhum dos locais, apenas coloquei informação qe recuperei online.
cookie

Mensagempor Luismbmp » sexta mar 08, 2013 12:09 pm

cookie Escreveu:companheiro
desculpe mas parti-me a rir com o seu relato! pf não me leve a mal mas foi um filme e peras... agora já tem uma bela aventura para contar :lol: :lol:

o companheiro bushman disse tudo.
outra coisa que o teria prevenido contra tudo isso teria uma pesquisa aqui no forum... há vários tópicos onde se abordam os cuidados a ter nas idas à neve.

tb lhe digo, a partir daqui só poderá correr bem!!

~

Eheheheheh.... :D :D

Eu com a minha familia ao lembrar do acontecimento tambem nos partimos a rir, e ainda mais quando o vento me empurrou de tal maneira que escorreguei no gelo e cai de cu :D :D :D

Mas se acompanhar os meus topicos aqui no forum, vai ver que me estou a preparar para a neve :) e a vingança não tarda :wink:

Abraço
Luismbmp

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes