Agua congela nos depositos de agua limpa ( solução )

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Agua congela nos depositos de agua limpa ( solução )

Mensagempor Luismbmp » terça fev 19, 2013 7:28 pm

Olá, tenho uma autovivenda, e como sabem o espaço não abunda muito como uma autocaravana, assim para poupar espaço, os depositos de aguas limpas e sujas são montados na parte exterior da carrinha, nomeadamente debaixo da mesma.
No verão não temos qualquer problema com o congelamento de aguas, mas quando chega o inverno, que gostariamos fazer ferias na neve ou ir para paises com temperauras negativas, temos os problema do congelamento da agua nos depositos, nos tubos, e na bomba de agua.

Pergunto, existe algum liquido que possamos adicionar á agua que evite o congelamento, claro que não faça mal ao nosso corpo quando estamos a tomar banho :)

Obrigado pela ajuda

Abraço
Editado pela última vez por Luismbmp em quinta mar 07, 2013 11:23 am, num total de 1 vez.
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Re: Agua congela nos depositos de agua limpa :(

Mensagempor bushman » terça fev 19, 2013 8:41 pm

Boas Luis,

Esse é o principal problema apontado pelo pessoal que anda pela neve.
No caso das AC é o esgoto das aguás. Aconteceu-me isso o ano passado, mas estavam -9º de dia e -20º á noite.
Como temos o deposito de agua limpa no interior e normalmente com uma saida de aquecimento não temos problema.
No seu caso será mais complicado, mas será principalmente os tubos e bomba, pois esta cria cristais na menbrana.
Eu isolei todos os tubos de água e esgoto com isolamento proprio.
Sobre produtos desconheço completamente, sei que falam em colocar alcool, anticongelante, etc, mas sempre no deposito de aguas sujas.
Existe uma proteção aquecida para depositos de água suja e tambem uma resistençia que se introduz no deposito, mas salvo erro é caro e neste caso vai-lhe consumir muita energia.

http://www.micasaconruedas.com/Bombas_A ... faccion_es
http://www.micasaconruedas.com/Bombas_A ... factora_es

Já agora, parabens pela autovivenda, ficou um excelente trabalho.
Algum dia ainda nos encontramos na neve :)
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor Luis Agostinho » terça fev 19, 2013 8:58 pm

Boa noite Luis,

bushman Escreveu:Sobre produtos desconheço completamente, sei que falam em colocar alcool, anticongelante, etc, mas sempre no deposito de aguas sujas.

Normalmente para quem tem o depósito de água suja no exterior o indicado é colocar anticongelante na proporção adequada...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor spedy » terça fev 19, 2013 9:18 pm

Luis Agostinho Escreveu:Boa noite Luis,

Normalmente para quem tem o depósito de água suja no exterior o indicado é colocar anticongelante na proporção adequada...

Um abraço,

Sr Luis (presidente) desculpem minha ignorância, mas o deposito de agua suja nao fica sempre no exterior??
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quarta fev 20, 2013 9:52 am

Bom dia Sr. Tesoureiro.... :roll: :roll:

O que o Sr. aprende aqui neste fórum... :mrgreen: :mrgreen:

Se o Sr. tiver uma autocaravana de Chão Duplo que normalmente é usado nos chassis ALKO amc o depósito de águas sujas fica sempre entre os dois pisos no interior e por isso nunca tem problemas de congelar a água suja... :mrgreen: :mrgreen:
Nas baratuchas como a sua e a minha... :mrgreen: temos de fazer como o Bushman disse...ou uma resistência á saida ou uma mistura de anticongelante no depósito...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor spedy » quarta fev 20, 2013 10:51 am

Realmente o que eu aprendo por aqui... Mas também como sabe o fato de ser chão duplo torna o piso mais elevado e obriga a por a escada magirus para sair e entrar... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: alias como fazia na sua Ac com chassis alko :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quarta fev 20, 2013 11:06 am

spedy Escreveu: Mas também como sabe o fato de ser chão duplo torna o piso mais elevado e obriga a por a escada magirus para sair e entrar...

O meu amigo nem imagina a dificuldade que era para entrar ou para sair...havia dias que a gente nem saia à rua só para não ter de chamar a escada magirus para nos vir "salvar" da clausura... :mrgreen: :mrgreen:

Pois...o meu amigo se não tem Chão Duplo não sabe o que nos custa subir e descer... :mrgreen: :mrgreen: há muito tempo que eu não subo... :mrgreen: :mrgreen: ás vezes tinhamos de vir a correr lá do fundo para subir com o balanço... :mrgreen: :mrgreen: para descer era mais fácil...só não nos podiamos esquecer dos pára-quedas... :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Re: Agua congela nos depositos de agua limpa ( solução)

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 07, 2013 11:19 am

Ola a todos,

tomei a iniciativa de colocar mãos á obra para minimamente ter condições de ir para a neve com a minha autovivenda.

Nomeadamente isolar os tanques de agua limpa e suja com roofmate-LG de 60mm de 2 camadas,colados com espuma de poliuretano.

Imagem

Todas as tubagens de agua fria e quente vão ser forradas com Isolamento térmico de espuma preta revestido a alumínio com 6mm de espessura.

Imagem

A bomba de agua será forrada com lã de vidro e depois será feita uma caixarilha envolvente de roofmate de 60mm.

Imagem

O tubo de esgoto será forrado com lã de vidro e agarrada com braçadeiras de plastico.
Os tubos de gáz tambem serão isolados com Isolamento térmico de espuma preta revestido a alumínio com 6mm de espessura.

A ver se consigo ir para os -10 graus :) sem congelar os tanques nem a tubagem :) :roll: :oops:

Abraço
Luismbmp

Re: Agua congela nos depositos de agua limpa ( solução )

Mensagempor bushman » quinta mar 07, 2013 11:41 am

Bom dia Luis,
Penso que seja boa ideia, embora muito trabalhoso.
Se tem espaço para colocar esses isolamentos, deve avançar, pois vale mais prevenir.
Só quero acrescentar duas informações.
O gás a usar na neve ou temperaturas negativas têm que ser propano, e neste caso não necessita de isolar estes tubos.
Em relação aos tubos de água quente também penso que não seja necessário, pois desde que esteja com temperaturas negativas têm que ter o boiler sempre ligado, isto para a valvula de segurança não dispare. Mas se pode isolar melhor... pois assim consome menos gás para manter todo o circuito de água quente com temperaturas positivas.

Bom trabalho
bushman

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 07, 2013 12:05 pm

bushman Escreveu:Bom dia Luis,
Penso que seja boa ideia, embora muito trabalhoso.
Se tem espaço para colocar esses isolamentos, deve avançar, pois vale mais prevenir.
Só quero acrescentar duas informações.
O gás a usar na neve ou temperaturas negativas têm que ser propano, e neste caso não necessita de isolar estes tubos.
Em relação aos tubos de água quente também penso que não seja necessário, pois desde que esteja com temperaturas negativas têm que ter o boiler sempre ligado, isto para a valvula de segurança não dispare. Mas se pode isolar melhor... pois assim consome menos gás para manter todo o circuito de água quente com temperaturas positivas.

Bom trabalho

Boas amigo bushman,
muito agradecido pela informoção prestada.
Em relação ao gaz, vou alterar para propano. Os tubos de gaz sei que não será necessario isolar, mas quem forra tubos de agua, forra tubos de gaz.
O mais trabalhoso será desapertar as porcas de união dos tubos do gaz, voltar a apertar e fazer o teste.
Os tubos de agua á mais facil, pois é so desapertar as braçadeiras metalicas e enfiar o isolamento.

Já agora em relação a 2 bilhas de gaz propano de 13kg, dará para quanto tempo, tendo o boiler sempre ligado, o frigorifico e o aquecedor?

Abraço
Luismbmp

Mensagempor Aleluia » quinta mar 07, 2013 1:05 pm

Mais vale prevenir, que remediar.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor bushman » quinta mar 07, 2013 3:54 pm

Luismbmp Escreveu:
O mais trabalhoso será desapertar as porcas de união dos tubos do gaz, voltar a apertar e fazer o teste.
Os tubos de agua á mais facil, pois é so desapertar as braçadeiras metalicas e enfiar o isolamento.

Já agora em relação a 2 bilhas de gaz propano de 13kg, dará para quanto tempo, tendo o boiler sempre ligado, o frigorifico e o aquecedor?

Abraço

Eu tenho bastante medo do gás na Ac, mas que remedio.
Quero assim dizer, cuidado com as ligações do gás, não fique alguma fuga no sistema.

Em relação ao consumo de gás, depende:
- A minha instalação tem um caudal de 50mb, pois todo o equipamento está preparado para funcionar com esta pressão, assim sendo talvez consuma um pouco mais, digo eu... :!: no entanto sei que nenhum equipamento se vai abaixo mesmo estando tudo a funcionar no maximo.
- Nas estançias deixo o boiler (40º)e aquecimento ligado no minimo durante o dia, assim como o frigorifico. Se não tiver muito frio (-5º aos 5º) uma garrafa dá-me para uns 5 a 6 dias. Temperatura agradavel no interior.
No caso concreto do ano passado com -9º de dia e -20º á noite, cada garrafa de gás propano(11kg) foi para 3 dias certos.
Relembro que para manter a temperatura no interior eu talvez tenha que gastar mais gás, pois a Ac é maior e pela zona do motor entra muito frio.

Um abraço
bushman

Mensagempor Calita » quinta mar 07, 2013 5:10 pm

Boa tarde companheiro Luismbmp

No Carnaval estive 4 dias na neve com temperaturas negativas de -7 num dia,e uma botija de gás durou 3 dias,com aquecimento ligado 24h.
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor calexandre » quinta mar 07, 2013 5:53 pm

Boa tarde companheiro,

concordo com tudo o que vai fazer, mas atenção ao isolar a bomba de Agua.
Como é um motor eléctrico, precisa de refrigeração ( ar ) para não aquecer demasiado
a mecânica existente.
Ter atenção principalmente no verão, deverá retirar esse isolamento ( Bomba de Água ).
Fazer isso de forma a ser amovível..... é uma solução.
Cumprimentos

Imagem
calexandre

Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 07, 2013 5:57 pm

bushman Escreveu:
Luismbmp Escreveu:

Abraço

Eu tenho bastante medo do gás na Ac, mas que remedio.
Quero assim dizer, cuidado com as ligações do gás, não fique alguma fuga no sistema.

Em relação ao consumo de gás, depende:
- A minha instalação tem um caudal de 50mb, pois todo o equipamento está preparado para funcionar com esta pressão, assim sendo talvez consuma um pouco mais, digo eu... :!: no entanto sei que nenhum equipamento se vai abaixo mesmo estando tudo a funcionar no maximo.
- Nas estançias deixo o boiler (40º)e aquecimento ligado no minimo durante o dia, assim como o frigorifico. Se não tiver muito frio (-5º aos 5º) uma garrafa dá-me para uns 5 a 6 dias. Temperatura agradavel no interior.
No caso concreto do ano passado com -9º de dia e -20º á noite, cada garrafa de gás propano(11kg) foi para 3 dias certos.
Relembro que para manter a temperatura no interior eu talvez tenha que gastar mais gás, pois a Ac é maior e pela zona do motor entra muito frio.

Um abraço

Eu tambem tenho medo do gaz, e principalmente á noite. mas o que fazer com tanto frio? e mesmo com um detector de gaz instalado no interior, não confio muito, acho que vou instalar uma torneira de segurança no interior da carrinha, á noite fecho a torneira e não á gaz pra ninguem, escuso de sair da autovivenda e ir la atras desligar o redutor da garrafa :)

O meu medo agora é em relação a pressão, o gaz butano tinha pressão de 30mb, agora com o propano, mesmo com o regulador, queria colocar o gaz a 37mb. para o aquecedor ter uma combustão mais eficiente, sem estar sempre a desligar com o vento.
Claro que quando isolar toda a tubagem da agua e gaz da carrinha terei que visitar um tecnico de gaz para inspeccnionarem todo o circuito de gaz e ver se á fugas. Mas estas casas moveis, não me inspiram muito confiança, á noite o melhor é desligar o aquecimento, pernoitar num parque de campismo, ligar a 220v e ligar aquecedor electrico :)
Durante o dia posso deixar o gaz sempre ligado mas á noite :roll:

Abraço
Luismbmp

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 10 visitantes