Algo vai mal no reino do autocaravanismo...

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Algo vai mal no reino do autocaravanismo...

Mensagempor Luis Agostinho » domingo mar 04, 2012 6:29 pm

Boa tarde,

Limito-me a criar um link para algo que acho importante e que no fim de contas mexe com todos...refiro-me óbviamente á última parte do texto.Já que a primeira parte só nos orgulha por mais uma AS em Santiago do Cacém.
Sem ser uma critica, como diz o povo..."O que nasce tôrto..."
Lamento sinceramente... porque, pareceu-me que estávamos no bom caminho. Aliás na altura ao contrário da opinião de muitos e diversas vicissitudes acreditei que finalmente se iria cortar umas amarras...

http://vitorsilva.blogspot.com/2012/02/ ... rismo.html

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Re: Algo vai mal no reino do autocaravanismo...

Mensagempor alexandrechora » domingo mar 04, 2012 7:16 pm

Boas

Pois é companheiro, também eu.... mas uma coisa é certa, apesar de tudo mais vale a frontalidade e a coragem de enfrentar a situação do que deixa-la proletar... Se uma entidade foi criada para ajudar a criar soluções e alternativas e se a mesma não funciona, então das duas uma, ou se resolvem já os problemas e volta-se á objectividade dos pressupostos para que foi criada, ou então, de pouco servirá a sua existência....

Lamento as minhas palavras, mas de inoperâncias e estatutos está este pequeno cheio.....

Cumps a todos e fico a aguardar melhores noticias...
Editado pela última vez por alexandrechora em quarta mar 07, 2012 7:39 pm, num total de 1 vez.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor joaof » segunda mar 05, 2012 12:09 am

Boa noite companheiros,

Em todas as grandes epopeias surgem tempestades.

Mas não façam uma tempestade num copo de água.

O tempo é de união entre os apoiantes da FPA.

Mais importante que eventuais divergências pessoais, é a FPA e a defesa do Autocaravanismo.

Todas as críticas construtivas são positivas.

Mas quem critica deve faze-lo com cordialidade. E quem é criticado deve ter capacidade de aceitar a crítica e utilizá-la para melhorar.

Desconhecendo os factos em toda a sua plenitude parece-me que ainda é cedo para se fazerem avaliações.

O momento ainda é de trabalho.

FPA, Clubes e autocaravanistas em geral: conversem; ultrapassem as divergências, analisem o que está bem e o que está mal; dêem sugestões e o v/ contributo.

Para bem do Autocaravanismo!

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 05, 2012 10:32 am

Bom dia João Farrim,

Antes de lhe responder, deixe-me frisar que nada me move em relação ás pessoas que vou citar, até porque são pessoas que no minimo já fizeram mais pelo autocaravanismo do que eu que ando cá há mais anos, mas que óbviamente terei de o fazer para contrapôr a suposta teoria da..."...tempestade dentro de um copo de água".

Afirmação proferida pelo Presidente da Assembleia Geral do CAI(Membro fundador da FPA), neste fórum no dia 3 de Março de 2012 no tópico de "Inspecção Obrigatória" nos "Assuntos Gerais". Concerteza que o Danibeja poderá dizer que o fez na qualidade de simples autocaravanista mas para isso terá de tirar do avatar a "qualidade" em que participa neste fórum como "Membro do CAI" e que nessa "qualidade" há afirmações que não se devem fazer em público. Mas óbviamente não serei eu que terei de dar lições de protocolo ao Danibeja. E aqui mais não é que uma critica construtiva ao Danibeja, e espero que ele a entenda como tal.

Passo a citar:

"Quem deveria exercer força sobre o legislador eram as Federações, mas parece-me que nenhuma das duas está interessada em fazer alguma coisa pelo Autocaravanismo... que eu tenha conhecimento, até hoje nenhuma das duas fez alguma coisa em prol do Autocaravanismo...Estas palavras são para ver se alguma das duas se digna a fazer alguma coisinha..."(sic)

Por último e porque não acho correcto transcrever para aqui o que é dito noutros fóruns, mas que sendo públicos estão acessiveis a quem quiser e por isso penso que não estou a cometer nenhum delito, pode consultar aqui as palavras da Presidente do CAI e daí tirar as devidas ilações. Embora aqui me sujeite ao que a admnistração do Campingcar entender por bem.

http://forumitinerante.forumeiros.org/t ... o-pela-fpa

Mais uma vez reafirmo que nada me move contra sêja quem fôr ou o que fôr...nem sequer me arrogo no direito de emitir opiniões sôbre algo que desconheço...como disse no 1º post limito-me a trazer á discussão assuntos relevantes...se os querem discutir muito bem...se não querem, felizes da vida!!!
E se neste mesmo fórum foi anunciado com pompa e circunstância a criação da nova Federação, não deixa de ser pertinente que na altura em que acontecem percalços o assunto possa ser posto a debate até porque por vezes da discussão nasce a luz...digo eu não sei?!

Então João, acha que a tempestade é dentro de um copo...ou talvez um alguidar sêja mais exacto?!

E aqui e se me permitem...deixem-me emitir uma opinião muito pessoal...a credibilidade da FPA e os clubes fundadores está neste momento sôbre escrutinio público porque daí pode depender o sucesso ou o insucesso desta árdua tarefa a que se propuseram e nada nasce perfeito...apesar disso continuo a manter o meu voto de confiança.

Last but not least...não embarquem em teorias de conspiração naquilo que eu acabei de escrever, porque recuso isso de forma categórica.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor joaof » segunda mar 05, 2012 2:40 pm

Companheiro Luis Agostinho,

A minha intervenção não foi dirigida à pessoa A, B ou C.

O meu apelo foi genérico.

E nesta altura defendo que não devemos dramatizar as situações (e por isso é que falei na tempestade num copo de água).

Pelo contrário, entendo que devemos desdramatizar, e que devemos conversar sobre as divergências que possamos ter e resolve-las.

Para bem do Autocaravanismo.

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor forum_admin » segunda mar 05, 2012 6:22 pm

Boa tarde,

A administração do fórum sempre defendeu que as questões internas dos clubes, que só digam respeito aos mesmos, por uma questão de ética devem ser discutidas nos respectivos canais dos mesmos.
No entanto, pode e deve-se discutir esta questão da eventual existência ou não de uma crise na recentemente criada FPA, já que consideramos que a mesma é de importância relevante para todos os autocaravanistas e não só para a FPA e para os clubes que a constituem.
Apenas pedimos que a discussão prossiga como até aqui, ou seja com elevação e sem entrar em matéria que seja do foro interno da FPA ou dos clubes que a constituem.

Os melhores cumprimentos
Campingcar Portugal.
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
forum_admin
Site Admin

Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Mensagempor danibeja » segunda mar 05, 2012 11:04 pm

Boa noite,

Eu já disse o que queria, tal como o companheiro A748-2 transcreveu, apenas quero corrigir uma afirmação, não é no Avatar é na minha localização, que julguei ser o local indicado para manifestar a minha cor clubista, tal como faz um adepto por exemplo do Benfica... este é um direito que eu tenho (gostar do CAI), e não uma condição/qualidade, quando escrevo neste fórum só pode ser na qualidade/condição Danibeja.

Membro na minha terra, é um individuo que faz parte de uma colectividade, logo utilizei esta palavra, porque se colocasse Sócio, poderia estar a incentivar ou a cativar novos sócios, que na prática não passam de membros, e neste fórum não fazia sentido...

Para o assunto em apreço, acrescento que a obra continuará...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo mar 11, 2012 5:00 pm

Companheiros:
Como bem afirma a moderação, «as questões internas dos clubes, que só digam respeito aos mesmos, por uma questão de ética devem ser discutidas nos respectivos canais dos mesmos».
Ainda assim sempre direi que da história das relações humanas se pode retirar uma inevitabilidade: enquanto existirem duas pessoas, subsistirão duas opiniões e os consequentes conflitos. Até nos casamentos bem sucedidos isso acontece!
A existência de eventuais problemas na relação entre clubes e FPA não é, na minha opinião, nada de transcendente, já que apenas me preocupa aquilo que é nuclear. Para quem conhece bem o universo autocaravanista (seja na sua versão mais campista, seja na sua versão mais itinerante), esses eventuais problemas de relacionamento nunca serão novidade nem notícia.
Reportando-me ao lado de cá da barricada (o universo 100% itinerante), acredito que os clubes (e a FPA) saberão encontrar novos pontos de equilíbrio nessa relação sempre dinâmica e imprevisível.
Acredito também que a verdadeira notícia está no facto de os clubes 100% itinerantes (CGA, CAI e CAS) por um lado, e a FPA por outro, estarem, cada um à sua maneira ou em conjunto, de há um tempo a esta parte, a trilhar um caminho que será novo para a grande maioria dos autocaravanistas. Caminho esse que nos trás novas esperanças. Chamo aqui a atenção para o facto de não ter sido por acaso que a FCMP tentou uma impugnação judicial da criação da FPA. Se nós - clubes/FPA - não lhes fizéssemos qualquer sombra, ter-se-iam sentido compelidos a fazê-lo?
Cometemos erros? Claro! Isso é mau? Nunca!
É que, na verdade, só não erra quem não tenta. E muitas das pessoas dadas à crítica fácil nunca tentaram realmente nada na vida...
Tenho a convicção de que o resultado final deste processo, com todas as dialéticas a ele inevitavelmente associadas, será ainda assim muito melhor do que se nada tivéssemos feito ou iniciado. Mesmo que não consigamos alcançar o máximo denominador comum legítimo a qualquer utopia, ainda assim valerá sempre a pena.
Quem discordar e achar que saberia fazer melhor, é favor que o diga aqui.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor zejorge » segunda mar 12, 2012 7:35 pm

Boa tarde companheiro Henrique Fernandes

Muito lhe agradecia me esclarecesse o que significa " clubes 100% itinerantes", já que para mim é um "rótulo", no mínimo sui generis .

Cumpts
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda mar 12, 2012 8:39 pm

Caro companheiro zejorge:
Registando o pormenor de o companheiro não me ter solicitado esclarecimentos sobre o meu recurso à expressão "universo autocaravanista na sua versão mais campista", tenho ainda assim o maior prazer em o esclarecer!
Para mim, clubes "100% itinerantes" são o CAS, o CAI e o CGA.
Porque penso eu assim?
Em primeiro lugar, porque não somos todos iguais. Sou daqueles que acham que é na diferença - uns serão mais itinerantes do que outros - que reside a nossa maior riqueza colectiva.
Em segundo lugar, porque estes três clubes são efectivamente os únicos (tanto quanto sei, e corrijam-me se eu estiver enganado) que têm apenas a ITINERÂNCIA gravada na sua matriz estatutária, ao invés de outros que por lá têm inscrita (naturalmente com toda a legitimidade, reconheça-se desde já) mais qualquer coisinha, a qual, muito contribuindo para a tal riqueza de que falei, não deixa ainda assim de os amarrar um bocadinho ao solo...
Claro que usei a expressão "100% itinerantes" com a mesma pessoalidade e subjectividade com que o companheiro usou a palavra "rótulo", palavra que eu por acaso nem considerei nada sui generis. Felizmente, em ambos os casos tratou-se apenas do exercício de um direito de expressão que a todos nós é concedido.
Assumo que, enquanto "rótulo", a expressão "100% itinerantes" é muito minha. Não pretendo com isto reclamar direitos de autor junto de quem quer que seja. Vou limitar-me apenas a continuar a usá-la à saciedade.
Já agora, e antes que pergunte, aproveito também para esclarecer que, falando nós aqui de autocaravanismo, considero que só há, pelas mesmíssimas razões acima aduzidas, uma federação "100% itinerante" em Portugal: chama-se FPA. Pode ser uma posição sui generis ou não, logo se vê.
Aliás, para ser ainda mais claro, sou daqueles que vão ainda mais longe e consideram mesmo que só há uma federação "100% autocaravanista" em Portugal: por sinal a mesma FPA...
Esperando ter esclarecido q.b., endosso a todos os companheiros os meus gardingos cumprimentos.
Henrique Fernandes

Mensagempor zejorge » terça mar 13, 2012 4:16 pm

Boa tarde companheiro Henrique Fernandes

Agradeço-lhe reconhecidamente a sua explicação, e dela concluo (não sei se precipitadamente), que os Clubes que enumera, bem como a Federação aonde esses Clubes se encontram filiados. dificilmente aceitarão como seus associados, autocaravanistas que para além de itinerantes, possam também estar um bocadinho amarrados ao solo........, o mesmo é dizer que em certas ocasiões utilizam parques de campismo.
Ao considerar de uma forma tão vincada a diferença entre Federações e Clubes autocaravanistas itinerantes, das restantes entidades, não estará (sem querer) a provocar uma divisão no seio de um conjunto de cidadãos que têm em comum o gosto pela prática do autocaravanismo ?
Ou será que pelo facto de um autocaravanista utilizar parques de campismo, perde o atributo de ser AUTOCARAVANISTA ?
Companheiro Henrique Fernandes, se considera importante a diferença entre os que são mais ou menos itinerantes, respeito, mas permita-me que lhe diga que essa é a argumentação a que recorrem para justificar o injustificável.......
Com essa mentalidade, jamais será possível conseguir-se uma convergência de pontos de vista, pois nem o companheiro me pode impedir de utilizar um parque de campismo quando entender, nem eu o poderei obrigar a utilizá-los, apesar de ambos sermos......AUTOCARAVANISTAS.

Cumprimentos
zejorge

Mensagempor Henrique Fernandes » terça mar 13, 2012 5:17 pm

Companheiro zejorge:
Até compreendo a origem do seu raciocínio, mas penso que labora em erro. Senão vejamos:
Se consultar os estatutos dos clubes que integram a FPA, ou os estatutos da própria FPA (posso fornecê-los a pedido), não encontrará lá nada de discriminatório contra os autocaravanistas que pratiquem campismo. Por isso o problema não reside aí, ao invés do que parece pensar.
A verdadeira itinerância, a tal que eu classifico dos 100%, implica o total respeito pela possibilidade de livre escolha: estacionar e pernoitar no espaço público (dentro dos limites da lei, claro) ou no espaço privado (campings, por exemplo).
Dir-me-á o companheiro, com toda a razão, que outros clubes que não os três que referi também defendem estatuariamente este direito, e que por isso poderiam, também eles, ser por mim referidos como “100% itinerantes”.
O problema consiste na ligação estatutária simultânea desses clubes ao campismo, o que não acontece nos casos do CGA, CAS e CAI. Ora, é esta ligação estatutária que, no bom sentido, “inquina” tudo. Há muita gente no universo campista, que nunca na vida praticou autocaravanismo, a integrar estes clubes como membros: simples caravanistas, montanhistas, pedestrianistas, campistas, etc. Uma autêntica “salada russa”!
À sua maneira estas pessoas podem até ser “itinerantes”, mas não do mesmo gabarito dos “itinerantes autocaravanistas”, para os quais criámos especificamente os tais 3 clubes, e a FPA.
A reforçar isto está o facto de os sócios da FPA (CGA, CAS e CAI) só integrarem membros possuidores de autocaravana (um dos clubes está até a reformular a sua praxe interna para garantir formalmente este preceito). A própria FPA integra a FICM, entidade federativa europeia na qual a inscrição se faz por autocaravana e não por pessoa.
Por outro lado, a divisão a que o companheiro se referiu existe mesmo e não fui eu que a criei. Basta olhar para a variedade de utilizadores de um parque de campismo: autocaravanistas, caravanistas, campistas, etc., etc., como atrás referi. É inteiramente legítimo que um determinado clube exista no pressuposto de defesa dos interesses de toda esta gente, se as pessoas nisso acreditarem, mas é igualmente legítimo que outros clubes existam no pressuposto de defesa dos interesses de apenas um sub-sector exclusivo desta gente. Ou não será assim?
Acresce que não foi a FPA quem tentou uma impugnação judicial da FCMP, isto é, não foi a FPA quem “declarou guerra” ao campismo. Foi o contrário. Melhor dito, foi o campismo que há muito tempo (recorda-se por acaso das posições públicas do Sr. Manuel Dias acerca da “obrigatoriedade” de as ACs pernoitarem nos parques de campismo?…) declarou guerra, quem procurou dividir, quem deseja o conflito.
É por isso natural que os clubes com ADN “campista” nos seus estatutos que por sinal pretendem ser também “itinerantes” não saiam muito bem nesta fotografia. Contudo nunca me ouviu ou viu, nem ouvirá ou verá, proferir ou escrever uma palavra menos elegante para com estes companheiros, muitos dos quais conheço pessoalmente e respeito.
A questão de fundo é que é impossível um só clube convencer-me que consegue defender os interesses de toda a gente. É mais racional e inteligente reconhecer que há lugar para diversas perspetivas e interesses legítimos. Acredito que, depois de existirem clubes para defender cada interesse específico, será mais fácil negociar e conciliar os interesses de muitos, desiderato em que não creio se me for proposta uma solução unanimista e pretensamente unitária.
Aproveito para lembrar que é patente, pelo teor de muitas das minhas intervenções neste Fórum, que eu sou daqueles autocaravanistas que também praticam “autocaravanismo campista” (com recurso a parques de campismo, esclareça-se). E, pese embora ser possuidor de uma AC, ainda pratico – embora raramente – campismo com recurso a tenda.
Cumprimentos
Henrique Fernandes

Mensagempor zejorge » terça mar 13, 2012 7:37 pm

Companheiro Henrique Fernandes

Já vai longa a nossa troca de opiniões, e muito sinceramente duvido que consigamos remar para o mesmo lado, já que o companheiro defende formas de estar, que no meu entender, são quase antagónicas da minha forma de analisar e sentir as situações. Senão, vejamos:-

"À sua maneira estas pessoas podem até ser “itinerantes”, mas não do mesmo gabarito dos “itinerantes autocaravanistas”, para os quais criámos especificamente os tais 3 clubes, e a FPA."

Perdoe-me companheiro, mas a isto chamo eu elitismo, ou não será ?

"A questão de fundo é que é impossível um só clube convencer-me que consegue defender os interesses de toda a gente"

Como explica então que a esmagadora maioria dos clubes existentes no nosso País, tenham várias secções tão díspares como por exemplo o futebol e a pesca desportiva?

Companheiro, tal como já referi, respeito na íntegra as suas opiniões, mas entendo ser indispensável aproveitar tudo aquilo que nos une (sermos Autocaravanistas), e colocar numa segunda linha tudo aquilo que nos separa, que afinal é quase nada.......

Cumpts
zejorge

Mensagempor Henrique Fernandes » terça mar 13, 2012 8:41 pm

Companheiro zejorge:
Mantenho tudo o que disse, incluindo o uso do «gabarito». Uma AC é, por exemplo, um veículo ligeiro de gabarito diferente de outros veículos ligeiros, e isso não implica qualquer elitismo. A AC não é melhor nem pior, é apenas diferente, i. é., tem outro gabarito.
Em segundo lugar, não temos forçosamente que remar para o mesmo lado. O companheiro remará para o seu, eu remarei para o meu, e se calhar o autocaravanismo, e nós também, só tem a ganhar com isso.
Quanto à maioria dos clubes terem várias secções díspares, isso também não releva, na minha humilde opinião, para as questões em apreço. Julgo saber que o CAS, por exemplo, tem uma secção de ciclismo (ou será cicloturismo?), o que acho muito interessante e louvável. Mas essa secção não foi certamente criada para defender os interesses específicos dos ciclistas portugueses, a não ser, obviamente, daqueles que estão filiados no CAS e pretendem praticar essa atividade num determinado contexto.
Além disso, longe de mim pôr-me agora a tecer considerações sobre a forma como cada clube (ou federação), dos quais nem sequer sou membro, se organizam ou deixam de organizar internamente. Mas posso afirmar que, até ao momento, o CGA optou por não criar, tal como muitos outros clubes ou associações da nossa sociedade civil, qualquer secção autónoma, num direito que lhe assiste, sem que isso diminua a sua capacidade de defender os interesses muito particulares e legítimos dos membros que o constituem.
Da mesma forma, ainda só para exemplo, eu nunca me sentiria representado, enquanto autocaravanista, por um clube submetido estatutariamente a vínculos campistas. Sou "alérgico", diria até mais, sofro de idiosincrasia incurável a qualquer intromissão estatutária de vínculos originários dessas bandas, por ter consciência do estímulo e tentações "obrigacionistas" que inevitavelmente provocam na mente de certas pessoas ligadas a esse mundo.
Concordo também consigo quando afirma que é quase nada aquilo que nos separa. Mas entendo que esse quase nada é não só muito saudável como também muito importante. E que, em última instância, a diversidade carreada por essas diferenças só enriquece o autocaravanismo em geral.
Henrique Fernandes

Mensagempor zejorge » terça mar 13, 2012 10:52 pm

Boa noite

Companheiro, é talvez resultado desse gabarito, que.......ALGO VAI MAL NO REINO DO AUTOCARAVANISMO....

Cumprimentos
zejorge

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes