avaria no frigo?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

avaria no frigo?

Mensagempor carlos fernandes » sábado fev 25, 2012 7:10 pm

amigos preciso da vossa ajuda, tenho uma (AC) ducato (290) fendt, aqui vao as questoes frigorifico nao funciona a 12v, para ligar a ac a um ponto de corrente que tipo de material preciso? o boiler quanto tempo precisa para aquecer a agua?Tem agua para dois banhos? Aguardo resposta obrigado :wink:
Editado pela última vez por fluis em sábado fev 25, 2012 9:32 pm, num total de 1 vez.
Razão: Ao abrigo da regra nº16 do fórum. Por favor não escrevam em linguagem msn
limiano , ducato 290 fendt
carlos fernandes

Registado: quarta fev 22, 2012 9:44 pm

Re: avaria no frigo?

Mensagempor RMartins » sábado fev 25, 2012 7:43 pm

Boa Tarde Carlos!!!

Respondendo as suas questões, o frigorifico só funcionará a 12v (pelo menos comigo, na minha, é assim que funciona), só quando a carrinha está a trabalhar(motor).
Para ligar a Ac a um ponto de corrente, penso que se refira a 220v, basta uma estenção(25mts?) com terra. Nada de especial, penso.
O meu boiler em cerca de 15/20min já tem agua bem quentinha :)
Quanto á questão de se a água dará para 2 banhos, vai depender da capacidade do deposito de aguas limpas da sua Ac e claro da quantidade de água que gastarem em cada banho.
Posso lhe dar o meu exemplo que com o deposito cheio dá para 3 banhos (eu,mulher e filha), lavar a louça e ainda sobra um pouco menos de 1/4. (Penso que tenha capacidade para 100lt).

Não sou grande entendido, acho que se nota :) mas certamente terá respostas mais conclusivas em breve de companheiros mais experientes!

Cumprimentos,
RMartins
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor carlos fernandes » sábado fev 25, 2012 9:11 pm

Pus o motor em marcha e nada não liga, existe algum fusível? onde?
O cabo eléctrico numa ponta tem que ter (fêmea) industrial de 3 pinos para a (AC) e do outro lado?
Editado pela última vez por fluis em sábado fev 25, 2012 9:36 pm, num total de 1 vez.
Razão: Ao abrigo da regra nº16 do fórum. Por favor não escrevam em linguagem msn
carlos fernandes

Mensagempor RMGM » domingo fev 26, 2012 11:48 am

Boa dia a todos
Comp. Companheiro Carlos

como é que verificou que o frig. não estava a trabalhar?
Atenção que os frig. com os 12v não conseguem arrefecer o interior porque eles só servem para manter o calor (na maquina) enquanto se tem a AC em movimento e depois ou liga-se o gás ou os 220V
Para verificar se ele está a trabalhar deve

Com a AC a trabalhar verificar se os 12V chegam ao frig. (com o voltimetro) e se assim for verificar se hà corrente (com o amperimtro),se houver é sinal que ele está a funcionar (verificar quantos amperes e comparar com a indicação da placa que normalmente se encontra dentro do frig.)
SE não houver corrente verificar ao longo da instalação onde está uma caixa com o fusiel que deve ser um de 15amp.

Quanto ao cabo eletrico se se refere a extenção para ligar a AC a 220V deve utilizar um cabo de 3 condutores para 16A com fixa de 3 pinos uma femea e a outra macho mas deve ter uma mais curta (chicote) com uma ficha de tres pinos femea e uma ficha macho normal tambem com terra para as situações em que o ponto de energia só tem esse modelo de tomada utilizar assim o chicote para ligar depois á extenção grande
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor Helder » domingo fev 26, 2012 12:15 pm

Comprou a sua AC a pouco tempo? é iniciante nestas coisa?
O frigorifico já trabalhou alguma vez consigo?
Se o frigorifico não for automatico, deve seleccionar a posição do botão consuante a sua utilização, se for ligado a corrente 220 não vai trabalhar com toda a certeza se não rodar o botão para essa função.
Seria bom para si se deixa-se o seu local de residência, talvez algum companheiro proxímo fosse dar uma ajuda.
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Mensagempor Aleluia » domingo fev 26, 2012 2:52 pm

Pois é Helder, mesmo que algum companheiro quisesse dar uma ajuda ao Carlos, era impossível, pois o nosso amigo Carlos Fernandes continua a não completar o Avatar, assim sendo continuamos a não saber qual a sua localização.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor carlos fernandes » domingo fev 26, 2012 7:08 pm

desculpem amigos :oops: sou novo nestas andansas, tenho a(AC) a 3 meses ainda nao sai estou a preparar tudo dai as perguntas, a respeito da morada aui vai ponte de lima e ja agora ajudem me com essa coisa do avatar
Editado pela última vez por fluis em domingo fev 26, 2012 9:28 pm, num total de 1 vez.
carlos fernandes

Mensagempor Aleluia » domingo fev 26, 2012 8:19 pm

Boas,Carlos Fernandes.
Em relação ao Avatar, é seguir a explicação dada pelo nosso companheiro João Morgado: Deverá fazer a sua apresentação nesta mesma página "Apresentações" mas abrindo um novo tópico com a sua apresentação (NOVOTÓPICO no cimo da página e por baixo de Apresentações). Deverá também completar o seu Avatar com a sua "Localização".

Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor Helder » domingo fev 26, 2012 8:58 pm

carlos fernandes Escreveu:desculpem amigos :oops: sou novo nestas andansas, tenho a(AC) a 3 meses ainda nao sai estou a preparar tudo dai as perguntas, a respeito da morada aki vai ponte de lima e ja agora ajudem me com essa coisa do avatar

Já sabemos que o companheiro é de Ponte de Lima " linda terra" se alguem estiver por perto, ajudem lá inloco este companheiro antes que tome banho com água fria e que beba umas cervejolas quentes :D
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Mensagempor João Morgado » segunda fev 27, 2012 1:19 am

Companheiro Carlos

Quanto ao Avatar já lhe deixei a informação na sua apresentação. É para estas situações que é aconselhável colocar a Localização.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor rmsnegrao » sábado mar 03, 2012 1:47 am

Deixo aqui o meu contributo contando o problema que tive com o meu frigorífico e a sua solução. Pode ser que sirva a alguém que venha a ter o mesmo tipo de problema.

Tenho um frigo Dometic que trabalha a 12V, gás e 220V. Tem também no seu selector a possibilidade de trabalhar em Auto, isto é, selecciona o modo consoante está com o motor em marcha ou parado ou então quando está ligado a 220V.

O problema que tive recentemente foi numa escapadela que fiz à Serra da Estrela, o frigo deixou de funcionar a gás. Não conseguia sequer ouvir o isqueiro que dá a ignição. O led do selector na posição de gás ficava a piscar. Resultado: só tinha algum frio quando ligava o motor e ficava a trabalhar a 12V. Ainda bem que foi só um fim-de-semana, deu para remediar.

Já em casa, retirei a grelha exterior da parte inferior do frigo, retirei a tampa que cobre o isqueiro e soprei. Pronto, ficou a funcionar! Na próxima oportunidade irei fazer uma limpeza mais pronfunda com recurso a um compressor de ar.
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
rmsnegrao

Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes