Como Rentabilizar os Paineis solares da sua AC na EDP

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Como Rentabilizar os Paineis solares da sua AC na EDP

Mensagempor alexandrechora » domingo jan 29, 2012 3:12 pm

Boas a todos

Desta vez trago-vos a ultima novidade de; como rentabilizar os paineis solares instalados nas vossas autocaravanas, baixando a vossa conta mensal da electricidade, sim é possivel porque, mais uma vez já testei por um pequeno periodo de tempo e realmente funciona...

Nota de elevada importância:

Neste topico tudo o que eu transmitir apenas deve ser entendido como uma investigação e não de qualquer outra forma, não tenho qualquer interesse em lesar a EDP ou outra entidade similar, apenas e somente a informação neste topico por mim emitida apenas servirá unica e exclusivamente para difundir informação, em que qualquer utilizador será responsável pelas suas proprias decisões e actos.

Não sou o autor deste avanço tecnologico, o que fiz foi apenas associar tecnologias e equipamentos disponiveis existentes no mercado Alemão em que é permitido esta prática....

A unica inovação que é da minha responsabilidade é a potêncial forma de rentabilizar os paineis solares instalados nas nossas ACs.

Aqui vai a bomba.....

Os companheiros que têm as suas ACs estacionadas á porta de sua casa, poderão rentabilizar a potencia solar instalada, porquê?

Porque quando utilizamos a AC ao fim de semana, em regra geral se existir um equilibrio entre a potencia solar instalada e as baterias existentes, ao fim de 24h no máximo as baterias estão totalmente carregadas naturalmente se existir sol e a AC apanhar sol directo, passando o resto dos dias da semana em que os paineis solares apenas funcionam 1hora por dia para manter as baterias totalmente carregadas... Pela minha estimativa os paineis solares de 3ªfeira até á nova saida de AC apenas carregam as baterias 1 hora por dia, ficando todas as outras horas de sol dos restantes dias sem fazerem nada.... apenas mantendo a carga com os reguladores solares sempre em floating. A ideia é:

Utilizar as restantes horas de sol de inoperancia dos paineis solares, rentabilizando os mesmos baixando a conta mensal da EDP....

Como aqui vem a parte dificil de explicar em publico porque é ........

Para já apenas vos digo que já testei e funciona, depende dos contadores de electricidade mas uns param outros se o consumo for inferior á produção até andam para trás.... sim invertem a contagem... Não não estarão a roubar ninguém, estão a produzir electricidade 220volts 50hertz e a coloca~la na rede de distribuição, produzida pelos vossos paineis solares, isto claro através da utilização de inversor de rede de baixa capacidade (grid tie inverter), este aparelho recebe a energia produzida pelos vossos paineis solares instalados nas ACs e converte essa energia em corrente alterna 220volts com ciclos puros de 50hertz.

Por agora vou esperar pelas vossas reacções e comentários, mas volto a afirmar o unico objectivo deste topico é apenas para investigação e para abrir horizontes.... ainda existem outras formas de baixar a conta da EDP com os vossos paineis, mas para agora esta solução será a inicial e mote...

Vamos ver quem se vai render ás evidências.....

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Re: Como Rentabilizar os Paineis solares da sua AC na EDP

Mensagempor spinto » domingo jan 29, 2012 6:48 pm

já ouvi falar desse sistema de injeção na rede mas pelos visto pareçe que só funcionam nos contadores mais antigos, os que se veem a girar consoante o consumo, nos digitais pareçe que nao resulta.
estou apenas a passar uma informação que me deram, não sei se é ou não.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor alexandrechora » domingo jan 29, 2012 7:34 pm

Boas

Sim efectivamente depende dos contadores instalados, os mais recentes param durante a nossa produção e os contadores mais antigos poderam reverter o sentido de contagem, mas atenção apenas e somente quando a nossa produção energética é superior ao nosso consumo.... por exemplo.

Amanhã saí de casa de manhã para trabalhar, apesar de não estar ninguém em casa durante o dia, o seu frigorifico continua a funcionar e a consumir energia.
Agora imagine que tem um sistema que aproveita a energia solar gerada pelos paineis solares instalados na sua AC, este sistema injecta na rede corrente electrica que pode ser o suficiente para o seu frigorifico funcionar apenas com a sua propria produção energética....
Outro cenário imagine, que a sua produção energética é superior ao seu consumo, o que acontece é que a sua energia produzida entra na rede de distribuição e será vendida aos outros utilizadores da rede pela EDP.

Ou seja você estaria literalmente a contribuir para um bem comum voluntáriamente e sem ser pago, mas também o seu consumo de KWh adquiridos á rede seria menor, daí eu informar que é possivel baixar a factura mensal da luz.

É importante que fique bem claro que não se trata de nenhum esquema de consumir electricidade e não a pagar.... é precisamente ao contrário, nós podemo-la produzir e injecta-la rede e se não a utilizarmos pelo nosso consumo, somos nós que estamos a oferecer a energia á rede geral.

Mais questões, volto a afirmar que apenas estou a divulgar informação e a desmistificar processos....

cumps
alexandrechora

Mensagempor joaof » segunda jan 30, 2012 12:32 am

Boa noite amigo Alexandre,

E quem tem a AC à porta mas mora num prédio?

Não me parece muito exequível.

Um abraço,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor fj2011 » segunda jan 30, 2012 10:50 am

alexandrechora Escreveu:Boas

Ou seja você estaria literalmente a contribuir para um bem comum voluntáriamente e sem ser pago, mas também o seu consumo de KWh adquiridos á rede seria menor, daí eu informar que é possivel baixar a factura mensal da luz.

Mais questões, volto a afirmar que apenas estou a divulgar informação e a desmistificar processos....

cumps

confirmado, :D ...
é caso para dizer,aproveitando a energia solar gerada pelos paineis solares, sem cartões, promoções ou outras complicações...baixamos a conta da electricidade e amortizamos o custo investido, no meu caso, que uso uma outra modalidade como o Alexandre sabe, a conta já baixou 50% :D ,
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm

Mensagempor THOR » segunda jan 30, 2012 3:16 pm

joaof Escreveu:Boa noite amigo Alexandre,

E quem tem a AC à porta mas mora num prédio?

Não me parece muito exequível.

Um abraço,

Boas,
isto não é uma solução para todos mas, para alguns.
Quem tem uma moradia e tenha a sua AC num logradouro ou num qualquer local descoberto junto á casa e, ai torna-se exequível. é claro que se tiver a AC numa garagem não serve de nada(só se fizer uns buracos no telhado na zona dos painéis :mrgreen: ).

Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
THOR

Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm

Mensagempor alexandrechora » segunda jan 30, 2012 4:37 pm

Boas a todos

Vamos então por partes:

Amigo JoãoF, no seu caso concreto, presumindo que não trocou de casa, não é exequivel devido á distancia entre a sua AC e o seu apartamento.

Amigo Fernando FJ, a outra solução que aponta e que pratica, será alvo de tratamento especifico em futuros posts, por agora talvez não fosse o timing adequado para não gerar confusão nos outros companheiros, mas será concerteza chamado a intervir para transmitir a sua experiência e conhecimento no metodo que pratica, de grande interesse para todos os que acreditam nas novas tecnologias e na energia renovavel.

Companheiro Thor, efectivamente só é praticavel esta opção para quem a AC ao ar livre e perto da sua casa, porque efectivamente existe um cabo de dois condutores que sai da AC vindo do regulador (na entrada dos paineis solares) e que terá de entrar em casa, junto a qualquer tomada normal com terra.

Mais questões..... quem não acredita nas minhas palavras.... escreva no youtube "grid tie inverter" e veja com os seu proprios olhos e tire as suas proprias conclusões, e depois com todo o prazer podemo-las analisa-las aqui....

Cumps

cumps
alexandrechora

Mensagempor diabloooo06 » sexta fev 03, 2012 4:51 pm

Isso é verdade sim Senhor, os contadores mais antigos chegam mesmo a rodar ao contrário, mas o pior disso tudo não é o facto de se estar a poupar e a rentabilizar os painéis solares, o pior mesmo é quando há uma avaria qualquer na rede eléctrica e a EDP vai arranjar, isto é, quando os funcionários da EDP vão desligar os dijuntores de secção, pensão que está tudo desligado e não á corrente na rede eléctrica porque desligaram os dijuntores de secção, vão mexer á confiança nas linhas e nos quadros e apanham alguns chóques ou formigueiros dependendo da ampéragem e da intensidade da corrente que os paineis solares ligados á rede electrica estão a produzir...
Não podemos pensar só na nossa poupança mas temos de pensar tambem na saúde e integridade fisica de quem anda a trabalhar e a tentar solucionar os problemas dos demais cidadãos.

É só um pequeno reparo que faço a quem está a fazer a experiência sem pensar no que pode acontecer sem querer...

:(
diabloooo06

Registado: quinta jan 26, 2012 5:12 pm

Mensagempor alexandrechora » sexta fev 03, 2012 7:50 pm

Boas a todos

Só estava á espera que alguém pensa-se no assunto em debate para efectivamente, poder esclarecer e naturalmente desmistificar esta questão.
Companheiro diablooooo06, se me conhece-se ou se tive lido com profundidade os meus posts, saberia que essa seria a minha primeira preocupação, ou seja, saberia que eu jamais descrevia ou informa-se sobre um processo ou uma tecnica, sem que em primeirissimo lugar não estivesse a salvaguardar a segurança de todos e de todas as partes envolvidas no assunto.

Isto para dizer o quê??? para afirmar que já testei dois inversores de rede (grid tie inverters) diferentes, e ambos têm uma protecção fundamental inicial que se designa por "efeito de ilha", ou seja, o inversor só injecta corrente electrica 220volts Alternos na rede quando detecta tensão equivalente e sem picos, sim porque basta um pico de tensão acima dos 250volts ou abaixo dos 210volts e ele automáticamente se desliga e fica em standby, não injectando qualquer corrente na rede. Por isso os nossos prezados trabalhadores que fazem assistência e as reparações electricas estão completamente salvaguardados.

Assim que tive acesso ao primeiro inversor de rede (grid tie inverter) que ATENÇÂO a TODOS OS COMPANHEIROS, NADA TEM HAVER COM OS INVERSORES CONVENCIONAIS QUE USAMOS NAS NOSSAS ACS para obter 220volts alternos a bordo....
Foi o primeiro teste que fiz, desliguei o disjuntor do quadro geral de entrada de electricidade e liguei o inversor de rede, e pura e simplesmente ele não funcionou (protecção de efeito de ilha), assim que liguei o disjuntor geral da casa o inversor começou a injectar watts na rede... Portanto como vê, não existiu qualquer negligência da minha parte a realizar o teste inicial... e nem poderia ser de outra forma, pelo menos para a minha concepção de vida...

Espero poder contar neste post com mais interrogações da sua parte, mas solicito que da proxima vez que postar, faço-o com mais diplomacia e escolhendo a forma mais adequada para esclarecer as suas duvidas sem me chamar negligente ou perto disso.

Cumps
alexandrechora

Mensagempor diabloooo06 » sábado fev 04, 2012 5:48 pm

Não respondi para ofender ninguem, só o fiz em tom de alerta, mas o teste que efectuou foi com o dijuntor de casa ligado e não com o dijuntor de rede da EDP desligado, dai o reparo, não sei se esse inverter se desliga ou não, mas a realidade é que muitos não desligam e já aconteceu casos desses dai eu deixar o aviso... Por isso nao se ofenda que isto foi só um alerta.

cumprimentos.
diabloooo06

Registado: quinta jan 26, 2012 5:12 pm

Mensagempor caminheiro » sábado fev 04, 2012 6:55 pm

Companheiros,

Um companheiro mais afoito que resolva brincar com isto, que se ponha a inventar, que interprete mal o que aqui é dito ou que não use equipamentos homologados, que fique desde já a saber que o seu desconhecimento o poderá levar a causar grandes estragos. Já assisti à morte de um trabalhador numa linha de alta tensão devido à coincidência de um erro humano associado a uma “bricolage” ilegal. Se a manobra tivesse sido feita cinco minutos antes teriam morrido oito trabalhadores.
Recomendo vivamente a quem não for profissional que não faça experimentações neste domínio e que, profissional ou não, não entre em ilegalidades que lhe podem custar muito caro. O eventual benefício não compensa.

Caminheiro
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Mensagempor alexandrechora » sábado fev 04, 2012 7:16 pm

Boas a todos

Companheiro diabloooo06, o teste que fiz não foi com um disjuntor parcial de uma secção de casa, o teste que fiz foi com o disjuntor geral de casa que é muito mais sensivel que um disjuntor de secção da EDP, por essa razão e pelo seu ponto de vista ainda mais seguro foi o meu teste....

De qualquer forma o primeiro inversor de rede que utilizei é homologado na Alemanha e utilizado na microprodução, eles têm exactamente a mesma tensão e frequência de onda que nós, a diferença entre nós e eles é que eles têm uma visão de 180graus e nós somos educados pelas entidades monopolistas que nos chupam sem qualquer direito a reclamação, a termos uma visão apenas em frente, para que os mesmos tenham sempre um controlo sobre os seus "utilizadores"..... e assim nunca chegaremos a bom porto.....

Relativamente ás suas palavras, não me sinto ofendido, seria preciso bastante mais, mas ainda assim não menospreze a inteligência dos outros... o companheiro poderia dizer o mesmo, da seguinte forma....

uma sugestão para futuro.... " companheiro Alexandre, e no caso de existir uma avaria na rede electrica, os trabalhadores da EDP estão seguros, durante a reparação? que sistemas de segurança esse aparelho tem para não originar danos humanos e afins?..... espero que tenha percebido as minhas palavras e que as aplique na sua vida, extrapolando em analogia de comunicação generalista.

Cumps
alexandrechora

Mensagempor alexandrechora » sábado fev 04, 2012 7:51 pm

Boas novamente

Volto a afirmar que este assunto apenas deve ser interpretado como uma investigação, e para veicular informação. A disponibilização da informação não deve ser utilizada, para ser experiências por quem não domina o assunto, tal como afirma o nosso companheiro Caminheiro afirma. Por este motivo nunca aqui referi a marca dos inversores, o preço, como pode adquirir, o que necessita para montar o sistema etc etc..... mas ainda assim senti que tinha de mencionar este assunto para, e agora sim apresentar a verdadeira solução de como rentabilizar os paineis solares instalados nas nossas ACs, em que a energia electrica produzida pelos nossos paineis nunca entra na rede electrica, apenas circula na nossa casa.

Por isso solicito o testemunho de quem já utiliza o sistema á uns meses e que lhe fez reduzir a factura energética em 50%, companheiro Fernando FJ2011, ficamos todos a aguardar e que explique o seu sistema que nada tem de "ilegal"....

Cumps
alexandrechora

Mensagempor C.Neves » domingo fev 05, 2012 9:15 pm

Caro Alexandre,

Entrando em defesa do nosso companheiro diablooo06 que julgo nem conhecer, a sua diplomacia perdeu-se no trato que lhe exigiu e que está a exigir a quem neste fórum alerte o critique os seus post...
Tendo em conta que há muito tempo acompanho os tópicos/mensagens deste fórum e nos quais os seus estão incluídos, quero apenas ressalvar que segundo as nossas "regras" do companheirismo todos temos a liberdade para falar, escrever ou até mesmo alertar os nossos companheiros.

Cumprimentos a todos,

Carlos
C.Neves

Registado: sábado dez 03, 2011 12:40 pm

Mensagempor alexandrechora » domingo fev 05, 2012 10:25 pm

Boas a todos

Caro Carlos, uma vez que segundo a sua opinião, a minha diplomacia se perdeu, quando sugeri a melhor forma de interrogar, questionar ou discordar ao nosso recente companheiro diabloooo06, seja directamente aos meus posts ou de qualquer outro companheiro. E como invoca o companheirismo existente neste forum e da pluralidade opinativa existente, então nesta situação atribuiu-me a legitimidade de lhe comunicar o que penso com a sua acção moderativa ou punitiva do que afirmei.... Advocacia é exercida noutro contexto e espaço que não este, a minha diplomacia e cordialidade é por mais conhecida, a critica e as diferenças de opinião serão sempre por mim respeitadas, basta ver o que foi afirmado pelo nosso companheiro Caminheiro, comentou, alertou, e eu reconheci e reafirmei através do meu post seguinte reforçando o alerta do referido companheiro, que este post é meramente informativo e que não deve ser tentado e que a verdadeira solução de rentabilizar os paineis solares viria á posteriori com alguns testemunhos que estamos a aguardar. Concluindo lido muito bem com a critica, mas não lido bem quando de alguma forma fica no ar a minha competência ou negligência, e daí a minha resposta ao companheiro diablooo06, que é um recém foreiro tal como o seu caso. O que não lhe dá nem mais, nem menos direitos e obrigações do que qualquer outro companheiro aqui no forum, eu incluido, excepto a administração e os moderadores do nosso forum.

Não pertenço a nenhum grupo ou sub-grupo aqui, nem preciso de ninguém que me defenda ou que eu tenha de defender alguém, não só porque não existem facções, mas especialmente, porque este nosso cantinho é de partilha de contributo e o seu até á data, apenas é de .... eu sei é o preço da exposição publica, de ser afirmativo, de abrir horizontes e isso implica sempre de agradar a uns, e de desagradar a outros, por diversos motivos....

Agora a pergunta que faço é: Em que medida é que a sua e a minha ultima intervenção, contribuiu para o avanço no conhecimento deste post?

Na minha opinião em nada... apenas criar polémica... mas progresso que é o que se pertende, nada, apenas demagogia, pelo menos a intervenção do companheiro diablooo06, se bem com uma abordagem verbal pouco recomendada, ainda serviu para criar um alerta e para eu ter oportunidade de eu explicar um pouco mais sobre o processo em titulo do post, agora a sua intervenção apenas quer visar uma pessoa e não os seus ideais...

Tal como diz companheiro, cumps a todos e se em algum momento eu o puder ajudar mais diga, continuo á sua disposição.

Continuamos á espera do testemunho pragmático do nosso companheiro Fernando FJ, para podermos avançar o que realmente interessa neste post.
alexandrechora

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 9 visitantes