Desligar o aquecimento a gás para dormir! Mas porque motivo?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

GAZ...

Dentro da AC nem pensar!
1
1%
Sim concerteza, porque não?!
57
75%
Só para aquilo que não puder mudar para electricidade!
18
24%
 
Total de votos : 76

Desligar o aquecimento a gás para dormir! Mas porque motivo?

Mensagempor Luis Agostinho » sábado Oct 08, 2011 10:42 am

Bom dia,

Peço desculpa ao Time_out por utilizar uma frase dele para a abertura deste tópico. Mas cada vez mais me apercebo que há reservas á utilização de gaz dentro de uma autocaravana. Se uns por razões ecológicas...outros por razões á primeira vista, absurdas.

Quase a tornar-se uma psicose...é estranho que este temor em relação ao gaz, leve alguns a "arrancar" todos os electrodomésticos que funcionam a gaz, e de alguma forma a reduzirem a autonomia, fora de parques de campismo sendo quase "obrigados" a recorrerem aos mesmos...porque nem sempre há sol...e ao mesmo tempo a fugirem dos parques de campismo porque as autocaravanas "não pertencem aos campings"!?

Contraditório no minimo...

Concerteza que podemos sempre incrementar a eficiência energética a nivel de baterias...painèis solares...
Mas será que vamos ter sol todos os 365 dias do ano?!
Será que em todos os paises que vamos visitar terão as horas de sol que nós em Portugal temos?!

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Desligar o aquecimento a gás para dormir! Mas porque mot

Mensagempor danibeja » sábado Oct 08, 2011 1:59 pm

A748-2 Escreveu:Mas será que vamos ter sol todos os 365 dias do ano?!
Será que em todos os paises que vamos visitar terão as horas de sol que nós em Portugal temos?!


Boa tarde,

Quando se trata de painéis solares de boa qualidade, mesmo com céu encoberto carrega as baterias, claro que com menos intensidade (cerca de 30%), se assim não fosse para quê que nos países nórdicos e mesmo na Alemanha se instalam milhares de painéis solares...

Na minha AC só utilizo gás, no que não consigo de momento colocar a funcionar com energias renováveis...

Espero que no futuro até o motor funcione com energias renováveis...

Este será o futuro sustentável, que tanto se falou no final da década de 80 e inicio de 90, e que só agora em todas as actividades começa a ter importância real, no entanto ainda existem muitas reticencias .......

Concordo plenamente que os aparelhos que funcionam a gás, certificados para utilização em ACs não constituem qualquer tipo de perigo para os ocupantes das ACs, no aspecto relacionado com o monóxido de carbono, mas relembro que se trata de gás, logo a manutenção especializada é extremamente importante...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Rula » sábado Oct 08, 2011 7:24 pm

Porque não!?

Desde que os dispositivos de segurança que estão instalados nos equipamentos funcionem nas devidas condições....!!!!

Não esquecendo nunca que as nossas ACs devem ser alvo de manutenções periódicas.

Boas Ruladas :wink:
Rui Barreiras
------------------
Ford CI RIVIERA
Avatar do Utilizador
Rula
 
Mensagens: 65
Registado: terça Oct 13, 2009 6:59 pm
Localização: Leiria

Mensagempor spinto » sábado Oct 08, 2011 10:42 pm

apesar de muita gente ter receio do gaz, eu apenas tenho respeito e caso haja cheiro é melhor tomar atenção e ver a causa ou possivel fuga.

Não devem recear tanto o gaz até porque é do conhecimento geral que quando vimos nos noticiarios que houve uma explosão em determinado apartamento/casa etc..., já havia um alerta de cheiro abusivo.

devemos é estar particularmente atentos e ao minimo sinal, agir.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga

Mensagempor pauloalmas » domingo Oct 09, 2011 8:23 am

Olá a todos !

Como em tudo que envolva algum perigo gosto de ter seguranças em redundância. Quando utilizamos gás não será de dispensar um detector de monóxido de carbono e outro de gás, para além das próprias seguranças que os consumidores possam ter.

Claro que o sistema de gás deverá ser alvo de inspecções periodicas, mas como já referi num ooutro tópico, a nossa "casa" está em movimento e uma instalação que hoje está a 100%, amanhã, após uma viagem, poderá já não o estar ...

Agora indo directamente à pergunta:
Sim, posso utilizar equipamentos a gás enquanto estiver a dormir, desde que tenha as devidas seguranças extra.
Cumprimentos
Paulo
pauloalmas
 
Mensagens: 37
Registado: quinta dez 25, 2008 8:20 pm
Localização: Feijó . Almada

Mensagempor Luis Agostinho » domingo Oct 09, 2011 10:34 am

Bom dia,

Porventura seremos os amantes de uma forma de lazer que nos "obriga" a ser os mais ecológicos possivel entre outras formas de lazer...

Aprendemos a utilizar a água com parcimónia...gerimos a energia que temos nas baterias...rezamos para que haja sol :? poupamos gaz para que não nos falte... e mais do que isso passamos essa informação e formação para a geração seguinte que nos acompanha nos passeios.

Em relação á utilização dos electrodomésticos a gaz, concerteza que terei de respeitar as normas de segurança e uma especial atenção tendo em conta que sendo uma instalação rolante estará exposta a mais perigos de rotura...mas se não fôsse um sistema de comprovada segurança concerteza que não teria comprado uma autocaravana.

Por estar preparada para isso, a AC que tenho permite-me fazer a opção de gaz ou eléctrica e não deixo de tirar partido disso...óbviamente seguindo todas as normas de segurança...até porque, já que mais não fôsse... estou lá eu e a minha familia.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor nelson » domingo Oct 09, 2011 8:28 pm

Boa Noite

O meu aquecimento de noite na ac , é mesmo graças ao gás!!"isto no inverno"
Medo não!!
Penso que o sistema está bem preparado ,e o azar pode acontecer em qualquer lugar.
Agora sei que vou fugir um pouco ao topico ,mas para sermos ecologicos,já alguma vez pensaram meterem uma calha por detrás da ac ,ou um furo no tecto para quando chove encher o tanque da agua :idea: :roll: :D :D

abraço
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor fj2011 » terça Oct 11, 2011 8:44 pm

Desligar o gás??... nem pensar!... :)
mas... se tivermos uma sónia frazão por perto é melhor pensar 2x 8)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Mensagempor fj2011 » terça Oct 11, 2011 8:48 pm

nelson Escreveu:Boa Noite

O meu aquecimento de noite na ac , é mesmo graças ao gás!!"isto no inverno"
Medo não!!
Penso que o sistema está bem preparado ,e o azar pode acontecer em qualquer lugar.
Agora sei que vou fugir um pouco ao topico ,mas para sermos ecologicos,já alguma vez pensaram meterem uma calha por detrás da ac ,ou um furo no tecto para quando chove encher o tanque da agua :idea: :roll: :D :D

abraço



um furo no tecto??... :shock: :shock:
mas fazer tratamento às aguas de banhos e aproveitá-la para a utilização sanitária.... :idea: era uma boa hipotese a juntar a muitas mais.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Mensagempor calexandre » quarta Oct 12, 2011 10:59 pm

fj2011 Escreveu:Desligar o gás??... nem pensar!... :)
mas... se tivermos uma sónia frazão por perto é melhor pensar 2x 8)



2 x :roll: :) :D :lol:
Cumprimentos

Imagem
Avatar do Utilizador
calexandre
 
Mensagens: 718
Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm
Localização: Maceira/Leiria Capital da Poeira e da Pedrada

Mensagempor hnunes2 » sexta Oct 14, 2011 9:14 am

Bom dia companheiras e companheiros.

Encaro a utilização do gás com muito cuidado e todos os anos peço para ser feita a respectiva revisão.
Um acidente pode acontecer apesar de todos os cuidados mas, em minha opinião, a utilização do gás na AC não é mais perigoso que a utilização da electricidade (Imagine-se um curto-circuito no sistema eléctrico).

Cumprimentos AC's

Hnunes2
..............................
Burstner Aviano I684
hnunes2
 
Mensagens: 67
Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm
Localização: S. João da Madeira

Mensagempor RMartins » sábado Oct 15, 2011 9:51 pm

nelson Escreveu:Boa Noite

O meu aquecimento de noite na ac , é mesmo graças ao gás!!"isto no inverno"
Medo não!!
Penso que o sistema está bem preparado ,e o azar pode acontecer em qualquer lugar.



Compartilho da mesma opinião. Nunca desliguei o gás durante a noite.


Cumprimentos!
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Mensagempor cookie » domingo Oct 16, 2011 4:52 pm

RMartins Escreveu:
nelson Escreveu:Boa Noite

O meu aquecimento de noite na ac , é mesmo graças ao gás!!"isto no inverno"
Medo não!!
Penso que o sistema está bem preparado ,e o azar pode acontecer em qualquer lugar.



Compartilho da mesma opinião. Nunca desliguei o gás durante a noite.


Cumprimentos!


tb não desligamos, aliás, mesmo com bom isolamento, com temperaturas negativas no exterior não há outra hipótese se não dormir com ele ligado. isso sim, o sistema é verificado para termos a certeza de que está tudo ok e ligamos sempre o alarme de gás.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes