Ideal autocaravanista! O que é?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor Papa Léguas » quarta Oct 05, 2011 9:54 pm

Saúde para todos.

Quando se fala de autocaravanismo, ao nível das entidades vocacionadas preferencialmente para o mesmo, é hábito defini-lo como uma modalidade de turismo itinerante. Mas, o autocaravanismo será só isso?

Procurei e, talvez por não ter procurado melhor, não encontrei nenhuma definição de autocaravanismo que me satisfizesse.

A título de exemplo dou a conhecer duas definições:

O autocaravanismo, por definição, será a prática de turismo itinerante, em veículo automotorizado, devidamente preparado por forma a permitir conforto e autonomia aos seus ocupantes.”

António Cunha (Colocado em 18 de Janeiro de 2008 no Fórum do CPA - http://www.cpa-autocaravanas.com/forum/)

Modernamente o autocaravanismo constitui uma modalidade híbrida de turismo, que se pode processar com estacionamento para pernoita de modo livre, ou seja em qualquer local não proibido, ou em locais especialmente adequados para o efeito, incluindo parques de campismo.”

Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Autocaravanismo)

Como se pode constatar ambas as definições transcritas reportam o autocaravanismo a turismo itinerante, mas de uma forma que me parece redutora e que não “apanha” o âmago que sinto que o autocaravanismo, enquanto ideal, pode vir a transmitir.

A necessidade de construir uma definição, que seja o corolário de um ideal autocaravanista que também precisa de ser construído e assumido pelos praticantes, torna-se premente, sob pena de os ideais campistas altamente enraizados no nosso País se sobreporem.

É, também, através da criação de um tipo de linguagem autocaravanista que se contribui para a independência do autocaravanismo e o reconhecimento do mesmo como uma actividade autónoma.

Um exemplo:

Os autocaravanistas tratam-se, entre si, por Companheiros. Esta é uma expressão com muitos anos, usada pelo Movimento Campista e que os autocaravanistas utilizam. Como disse no parágrafo anterior a construção de um ideal autocaravanista também passa pelo uso de uma linguagem nova e/ou uma linguagem que identifique e autonomize o autocaravanismo. Porque não, então, não passar a usar uma adjectivação para a palavra Companheiro.

Não é por acaso, nem por pretensiosismo, que me dirijo a um autocaravanista com o tratamento de Companheiro Autocaravanista.

Um espaço electrónico, como um Fórum, pode ir progressivamente construindo o “ideal autocaravanista”, com o contributo de todos, para, posteriormente, se poder com o máximo de precisão possível definir o que é autocaravanismo.

Voltarei a este tema.

Saudações Autocaravanistas.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor danibeja » quinta Oct 06, 2011 7:08 pm

Boa noite,

"Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Autocaravanismo é uma palavra derivada por sufixação : Autocaravana - Autocaravanismo

O significado de Autocaravana no dicionário: Veículo Automóvel próprio para alojamento.

Código da Estrada: Artigo 105º CE e 106º nº3 CE

Legislação Complementar ao CE :

Decreto-Lei n.º 72/2000 de 6 de Maio
Artigo 1º e Anexo II nº1 e nº 5.1 (este passo a citar:)

Anexo II 5.1—Autocaravanas: um veículo da categoria M1 para fins especiais construído de modo a incluir um espaço residencial que contém pelo menos os seguintes equipamentos:

Bancos e mesa;

Espaço para dormir, que pode ser convertido a partir dos bancos;

Equipamentos de cozinha; e Instalações para armazenamento.

Estes equipamentos devem estar rigidamente fixados no compartimento residencial; todavia, a mesa pode ser concebida para ser facilmente amovível.

Tudo o que se pratica com recurso a um automóvel, só o pode ser...

O que difere, é o destino e utilização do veículo automóvel...

E esta é a minha opinião....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Portugueses não distinguem Autocaravanismo de Campismo

Mensagempor Papa Léguas » quinta Oct 06, 2011 9:36 pm

Saúde para todos.

Portugueses não distinguem Autocaravanismo de Campismo

Quero principiar por fazer um esclarecimento para que não venham a verificar-se intervenções que pouco ou nada têm com o ou os temas em discussão.

O facto de nas minhas intervenções poder ou não, concordar ou discordar, de alguma ideia não significa em si mesmo que tenha qualquer tipo de animosidade contra o autor ou o mensageiro da ideia.

Nesse sentido, como já neste Fórum referi, em nenhum momento, salvo alguma excepção, entrei em diálogo directo com quem quer que seja, pois, como é notório nas minhas mensagens, não me dirijo a ninguém específico, optando por dirigir-me a todos, forma que utilizo para centrar as atenções apenas nas ideias. Também se não pode extrair deste procedimento uma forma de superioridade moral, intelectual ou outra qualquer, ou mesmo qualquer intenção de subalternizar quem escreve neste Fórum.

Tenho para mim que o facto de duas ou mais pessoas discordarem ou defenderem ou interpretarem diferentemente uma ideia não devem, por esse facto, agredirem-se física ou psicologicamente. Parto, evidentemente, do princípio básico de que essas pessoas são estruturalmente honestas na defesa ou contestação das ideias.

Posto isto, direi sobre o tema, que a palavra “Autocaravana” embora não constando do dicionário que normalmente consulto (Houaiss, edição de 2005) entrou já no vocabulário dos portugueses para designar um veículo que serve de alojamento para a prática de campismo e se move por si só.

Pode também constatar-se que ao nível legislativo a palavra autocaravana aparece indiferenciadamente com um grafismo distinto: Autocaravana / Auto caravana.

E, obviamente, existe legislação que define o que é o veículo autocaravana.

Mas não é de autocaravanas que, pelo menos eu, quero falar. Claro que não há autocaravanismo sem autocaravanas.

Então do que é que eu quero falar?

Estou a falar de se definir Autocaravanismo para sustentar a criação de um ideal, tal como, por exemplo, quando a prática do campismo se enquadrou, já lá vão alguns anos, numa forma educacional.

Ou se cria e se define um ideal (?) para o autocaravanismo ou este será sempre uma modalidade afim do campismo.

O Campismo, até é encarado como um sector do turismo em que a autocaravana, a tenda e a caravana são considerados como equipamentos para a prática desse campismo. E esta noção está de tal forma enraizada na mente dos portugueses que, talvez por isso, a maioria esmagadora dos mesmos não distingue o sentido dado a Autocaravanismo da ideia de Campismo. E isso continuará a ser assim, enquanto não for colectivamente assumido e divulgado um ideal autocaravanista que nos permita soltar o grito do Ipiranga.

Mas não é fácil!

Voltarei a este tema

Saudações Autocaravanistas
Parar. Parar não paro.
Eu pago o preço.

papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Autocaravanismo

Mensagempor Paulo MB » sábado Oct 08, 2011 4:59 pm

Boa tarde,

Quando, há cerca de 44 anos, comecei as minhas lides campistas, não se falava em autocaravanismo. Mais tarde lá apareceram os "pão de forma" com algumas adaptações, mas os seus utilizadores iam para os parques de campismo, já que era aí que encontravam sanitários e locais para lavarem a louça e/ou roupa.
Com o aparecimento das primeiras autocaravanas, já autosuficientes, os seus proprietários não deixaram de ser campistas, pois mantiveram hábitos de muitos anos e continuaram a ir para os parques de campismo.
Terá sido por isso que os portugueses não souberam/ não sabem distinguir o autocaravanismo do campismo? É bem provável.
Eu próprio, só quando dei comigo dentro de uma autocaravana, comecei a perceber a diferença. E aqueles que nunca praticaram nenhuma das modalidades? Simplesmente não distinguem.

Em boa hora, pois mais vale tarde do que nunca, este tema aqui aparece. Vou estar atento a todas as colaborações, pois ainda tenho, de certeza, muito que aprender.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor Mcas » domingo Oct 09, 2011 10:32 pm

Vivam!

Gostaria de acrescentar algo mais ao escrito pelo amigo Danibeja.
Autocaravanismo = auto + caravana+ ismo. Isto é, uma palavra composta por prefixação e sufixação. É uma palavra parassintética. O prefixo é de origem grega e significa "por si mesmo". A palavra caravana vem do persa antigo "kairuan" e designava aquilo que todos sabemos relativo às caravanas (do sal, da rota da seda, das especiarias...). Curioso era saber como e quando se alargou o conceito da palavra até esta designação moderna e referir um veículo com rodas (roulotte -rouler- em francês). Seria pelo efeito visual que davam, por exemplo as carroças do circo, dos povos migrantes ou outros conjuntos de veículos? E, finalmente, "ismo", um sufixo algo moderno e que designa, por largo, um coletivo, uma ideia, uma "filosofia". Então, autocaravanismo, é um conceito de viajar, de forma itinerante, por um conjunto de indivíduos que usam uma autocaravana. Faltaria definir o conceito, mas isso é outra história...

Já agora e para acabar, a palavra escreve-se junta (autocaravana/ autocaravanismo) pois o prefixo "auto" só se usa com hífen (-) quando a seguir temos outra palavra começada por "o" ou "h". Ex: auto-hipnose e auto-observação. Segundo o acordo ortográfico, se a palavra seguinte começar por uma vogal diferente ou por "r" ou "s" elimina-se o hífen e duplicam-se as consoantes. Ex: autoestrada; autorretrato e autossugestão. Simples...

Quanto ao ideal autocaravanista, já uma vez escrevi sobre isso.
Ora aqui está: "O 'ideal autocaravanista' centra-se, a meu ver, na satisfação em viajar, na fruição dos espaços naturais ou humanizados, no prazer da contemplação artística, nos contactos multiculturais, nas manifestações folclóricas e civilizacionais, nas expressões do que é um povo, um país, uma região. É desta forma que tanto apreciamos a montanha como o mar, as cidades e as pequenas aldeias, calcorreamos diferentes países, visitamos museus e monumentos, assistimos a espectáculos, feiras e romarias, provamos os produtos das regiões, e dizemos orgulhosamente 'eu estive lá, eu vi, eu sei como é'.

O 'espírito autocaravanista', enquanto relativo à figura do viajante, é a herança do Homem Antigo, esse que olhando o horizonte se interrogou sobre o que haveria mais além. É o prazer da aventura, o gosto pelo inesperado, a interrogação do itinerário, a expetativa da chegada. O espírito autocaravanista é moderno no sentido da curiosidade intelectual, do gozo da descoberta, da interação com o que o rodeia, da abertura ao mundo".
Espero ter contribuído...
Boa semana a todos
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor Papa Léguas » segunda Oct 10, 2011 12:43 am

Saúde para todos.

Não tenho ideias definidas sobre o “ideal autocaravanista” e, consequentemente, nada tenho dito sobre o mesmo, até na medida em que o meu principal objectivo, possivelmente utópico. é promover a criação da definição colectiva desse ideal.

Mcas Escreveu:"(...) "O 'ideal autocaravanista' centra-se, a meu ver, na satisfação em viajar, na fruição dos espaços naturais ou humanizados, no prazer da contemplação artística, nos contactos multiculturais, nas manifestações folclóricas e civilizacionais, nas expressões do que é um povo, um país, uma região. É desta forma que tanto apreciamos a montanha como o mar, as cidades e as pequenas aldeias, calcorreamos diferentes países, visitamos museus e monumentos, assistimos a espectáculos, feiras e romarias, provamos os produtos das regiões, e dizemos orgulhosamente 'eu estive lá, eu vi, eu sei como é'."

Tenho algumas dúvidas se a explanação do “ideal autocaravanista” acima descrito não poderá ser também o “ideal campista”. Substituamos a palavra autocaravanista por campista e, o texto talvez se adapte. Não faço, contudo, uma afirmação peremptória.

Mcas Escreveu:O 'espírito autocaravanista', enquanto relativo à figura do viajante, é a herança do Homem Antigo, esse que olhando o horizonte se interrogou sobre o que haveria mais além. É o prazer da aventura, o gosto pelo inesperado, a interrogação do itinerário, a expetativa da chegada. O espírito autocaravanista é moderno no sentido da curiosidade intelectual, do gozo da descoberta, da interação com o que o rodeia, da abertura ao mundo".

Já esta concepção do “espírito autocaravanista” merece a minha concordância (que vale o que vale) e até pode vir ser um contributo importante para a construção de um texto que venha a distinguir o autocaravanista do campista. Mas, a questão de fundo mantém-se.

A dificuldade em diferençar o autocaravanismo do campismo é uma realidade. Vejamos, por exemplo, o que se refere às regras de comportamento que um autocaravanista deve cumprir.

Autocaravanistas e Campistas: Regras de comportamento iguais?

As palavras usadas por um autocaravanista são importantes para a construção de um “ideal autocaravanista”, porque é através da palavra que, transmitindo as nossas mensagens, podemos dar a conhecer o “ideal autocaravanista”.

¿ Será através de uma praxis consentânea com um ideal autocaravanista (que ainda não existe?) que iremos promover a definição do que é o Autocaravanismo?

Pergunta: ¿ Poderemos dizer que fazem parte dessa praxis, por exemplo, os conceitos que transcrevo?

O Autocaravanista… usa sempre da melhor correcção e afabilidade para com os habitantes das regiões que visita e para com os companheiros (…), respeitando a natureza e os animais;

O Autocaravanista… não caminha por terrenos cultivados, não parte nem arranca plantas, flores ou frutos, não danifica árvores, tem sempre o cuidado em não conspurcar a água das fontes e dos poços e respeita as vedações;

O Autocaravanista… tem o máximo cuidado com o fogo, pelo que não deve utilizar qualquer espécie de lume em condições de insegurança, tomando todas as precauções para evitar o risco de incêndio;

O Autocaravanista… mantém sempre a mais perfeita limpeza do local onde está (…);

O Autocaravanista… respeita as instalações que utiliza, bem como os equipamentos colectivos;

O Autocaravanista… circula, com veículo, nos locais (…) a velocidade reduzida, tendo em vista a segurança das pessoas e do material, não provocando ruídos desnecessários;

O Autocaravanista… obriga-se ao cumprimento das normas regulamentares e de civismo próprias de qualquer cidadão responsável interessado na defesa ecológica do meio ambiente;

O Autocaravanista… não abandona o material sem certificar-se que todas as fontes de energia estão desligadas.

Resposta: Não, não podemos, porque estes conceitos são regras de comportamento de aceitação consensual. Aliás, estas regras podem ser perfeitamente usadas por campistas. Basta substituir a palavra Autocaravanista pela palavra Campista, para as podermos ler exactamente como constam do “Código Campista”, o que nos permite concluir que estas regras de comportamento tanto podem ser apanágio de um campista como de um autocaravanista.

O que se deve criar, que ainda não existe (?), e que está para além das regras de comportamento de aceitação consensual, com base numa filosofia fundamentada em valores não campistas, é o “ ideal autocaravanista”. Mas será que isso é possível?!

Voltarei a este tema.

Parar. Parar não paro.
Eu pago o preço.

papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Mensagempor Mcas » segunda Oct 10, 2011 2:08 pm

Vivam!
Sem quere entrar num mano-a-mano, diria o seguinte:
-Perseguir um qualquer ideal colectivo é algo utópico na medida em que o meu ideal pode não ser igual ao de outro;
-a História demonstra-nos que a busca dos ideais termina sempre na redução da liberdade (e dos ideais) de alguém;
-que é preferível a construção de um ideário (conjunto de ideias práticas e comuns) colectivo. Assim, acho que vale a pena investir no "autocaravanista ideal" (e já está definido em muitas 'regras de ouro' e outras do mesmo teor) e não tanto no exercício académico-filosófico da construção do ideal autocaravanista, já que este é inerente a cada um na forma como encara o autocaravanismo.

Cumprimentos a todos
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor danibeja » segunda Oct 10, 2011 11:35 pm

Mcas Escreveu:Gostaria de acrescentar algo mais ao escrito pelo amigo Danibeja.
Autocaravanismo = auto + caravana+ ismo. Isto é, uma palavra composta por prefixação e sufixação. É uma palavra parassintética. O prefixo é de origem grega e significa "por si mesmo". A palavra caravana vem do persa antigo "kairuan" e designava aquilo que todos sabemos relativo às caravanas (do sal, da rota da seda, das especiarias...). Curioso era saber como e quando se alargou o conceito da palavra até esta designação moderna e referir um veículo com rodas (roulotte -rouler- em francês). Seria pelo efeito visual que davam, por exemplo as carroças do circo, dos povos migrantes ou outros conjuntos de veículos? E, finalmente, "ismo", um sufixo algo moderno e que designa, por largo, um coletivo, uma ideia, uma "filosofia". Então, autocaravanismo, é um conceito de viajar, de forma itinerante, por um conjunto de indivíduos que usam uma autocaravana. Faltaria definir o conceito, mas isso é outra história...

Boa noite,

Mal seria eu duvidar de si...

É óbvio, que como sempre eu "estava a puxar a brasa à minha sardinha", para mim nas autocaravanas só existe sufixação, primeiro o automóvel depois a caravana e a seguir o respectivo ismo...

Mais digo, que quando o autocaravanismo estiver directamente ligado ao campismo, vamos todos ser obrigados a ir para parques de campismo, pois é o que diz as leis existentes de momento....

Por muito que custe a determinadas Federações, associações e outros, uma autocaravana antes de ser um artigo de campismo, é um Automóvel, previsto na legislação de transito, o qual permite que legalmente, em igualdade com os seus semelhantes (automóveis), se estacione na via pública, daí ser totalmente diferente de campismo...

Uma autocaravana é um artigo de campismo quando os seus proprietários decidem fazer campismo, seja ele de que forma eles entenderem, legal ou ilegal, cada um é livre de praticar ou não uma contra-ordenação..., sendo que a melhor forma de o praticar é a utilização de Parques de Campismo.

Era bom que todos nós lutássemos para que houvesse grandes diferenças entre campismo e autocaravanisno sob pena de sermos aglutinados por legislação e interesses campistas, da qual ao longo de alguns anos nos temos vindo a distanciar...

A origem do autocaravanismo é uma coisa, da qual não renego, mas temos que olhar em frente e defender os nossos direitos automobilistas, pois circulamos com um veiculo automóvel, e enquanto automobilistas devemos defender os nossos direitos...

Existem pessoas que ainda não entenderam que um autocaravanista é livre de escolher a modalidade que pretende:

Autocaravanista Itinerante

Autocaravanista Campista

Autocaravanista outros ( o que quiserem englobar (bom ou mau))

O que referi acima é o que nos distingue do campismo, é a liberdade de opção que o veículo automóvel nos proporciona, daí eu afirmar:

O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo

, pois quando conduzimos um automóvel podemos optar por inúmeras situações, sendo o poder de opção que torna este meio de transporte excepcional........

Devíamos estar todos a lutar para nos distanciarmos do campismo como obrigação, mas já vi existe interesse em nos dar a volta...

Campismo sim, mas quando eu quero... e não por obrigação... julgo que me fiz entender.

Obrigado companheiro Mcas, gostei muito do que escreveu, forma sintética e assertiva, no entanto muito perceptivo...

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor alexandrechora » terça Oct 11, 2011 12:08 am

Boas a todos

Companheiro e amigo Danibeja, identifico-me integralmente com o teu post anterior. Pela primeira vez, consigo concordar sem reservas com um padrão opinativo.... ehehheheh
Com isto não quer dizer, que não concorde em parte ou no global com afirmações já proferidas aqui de outros ilustres companheiros e não vou referenciar nenhum para não me esquecer de algum.

Em suma, na minha modesta opinião, esta definição pode ser a alavancagem, para se procurar a plataforma global de entendimento entre todos os Clubes que defendem unilateralmente os interesses dos Autocaravanistas portugueses.... promovendo a união.

Ok estou preparado psicologicamente, para tecerem criticas relativamente ao supra mencionado..... venham elas mas sejam meiguinhos.....

Amigos temos de nos unir....

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor zejorge » terça Oct 11, 2011 2:14 pm

Boa tarde

Já tive a oportunidade, por mais do que uma vez, de dizer que antes de ter adquirido uma autocaravana, e por isso ser autocaravanista, fui um campista de tenda às costas, participei em inúmeros acampamentos desportivos, desde os Velhas Guarda aos acampamentos organizados pelo Clube os Sentinelas de V.F. de Xira etc etc, e por essa razão, considero perfeitamente caricato os pruridos que certos "autocaravanistas" têm, no que ao campismo diz respeito.
Veja-se aos extremos que chegamos...

Mais digo, que quando o autocaravanismo estiver directamente ligado ao campismo, vamos todos ser obrigados a ir para parques de campismo, pois é o que diz as leis existentes de momento....

Será que alguém, com algum senso, acredita que isto é possível ?.....

Ou será que pelo facto de terem tido a possibilidade financeira de adquirir um equipamento em valor mais avultado do que um outro qualquer utilizado exclusivamente na prática do campismo, lhes confere um estatuto diferente ?

E porque razão é que um campista não é considerado um turista itinerante?

No nosso universo autocaravanista, quantos deles são possuidores de Carta de Campista, e utilizam com muito frequência os parques, por sua iniciativa ?

Por todas estas questões, e muitas outras que ficaram por colocar, considero que é um desperdício o tempo gasto com discussões fúteis, pois entendo, no meu fraco entender que a prática do autocaravanismo, resultou de uma coisa que se chama CAMPISMO, e se têm dúvidas sobre isso, os nossos COMPANHEIROS (termo utilizado na prática do campismo) franceses ou alemães, que foram os criadores destas modalidades, dar-vos-ão a resposta.

Cumpts
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor ZecaSantos » terça Oct 11, 2011 2:26 pm

Companheiros, boa tarde,

José Jorge, ainda bem que escreeveste porque me poupas-te algum tempo, em virtude de pensar da mesma maneira e julgo que de facto não há muitas dúvidas.

Um abraço

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor joaquim » terça Oct 11, 2011 4:04 pm

Companheiros:
Parece que vamos a continuar a complicar as coisas e a não querer comunicar com todos...
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor Papa Léguas » terça Oct 11, 2011 11:25 pm

Saúde para todos.

Comecei por questionar o que é o “ideal autocaravanista” com a intenção de, através do aprofundamento desta matéria, encontrar as diferenças que possam existir entre Autocaravanismo e Campismo como entidades diferentes e autónomas.

Na realidade não tenho encontrado diferenças tão significativas que apontem para uma autonomia real.

Mesma a ideia, muito divulgada, de que o Autocaravanismo é uma modalidade de turismo itinerante (o que é verdade, mas não apenas) confronta-se com a definição de que Campismo é encarado como um sector do turismo (o que também é verdade, mas não só).

O que na realidade tem vindo a ser objecto de divulgação, e ainda bem, são regras de comportamento do autocaravanista (“Cartilha Autocaravanista”, “Regras de Ouro” e “Respeito Autocaravanista”) baseadas no bom senso e que constam, igualmente, do “Código Campista” e das “Boas Práticas Campistas”.

Mesmo a “Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade” não define qualquer “ideal autocaravanista” e, talvez por isso (?), foi subscrita pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Gostaria de abusar da paciência de alguns menos predispostos ao aprofundamento das questões para pedir que leiam atentamente o trecho que transcrevo de um artigo já com alguns anos e, por isso, com alguns dados estatísticos desactualizados. Embora possa não parecer este trecho tem a ver com o tópico em apreço.

• Peço igualmente que tomem boa nota das muitas e muitas ideias nele contidas e que são uma reprodução muito fiel do que neste e noutros Fóruns é escrito e defendido;

• Notem que em nenhuma parte do texto é referida a obrigatoriedade de as autocaravanas terem que pernoitar em Parques de Campismo;

• Reparem, inclusive, na defesa que é feita dos autocaravanistas que pernoitam na periferia de Parques de Campismo e na crítica, embora velada, à falta de iniciativa dos Parques de Campismo;

• Admirem-se com a visão de futuro expressa no desejo de que existam zonas para aparcamento exclusivo de autocaravanas e com que muitos autocaravanistas até já demonstram concordância ao elogiar o já existente Parque de Autocaravanas da Galé;

• Constatem a apologia que é feita à implementação de Áreas de Serviço a que chamam de áreas especiais e, por último, leiam e releiam o último parágrafo.

Sem qualquer margem para dúvidas, a autocaravana é a solução ideal para quem procura passar férias em liberdade e a procura dos espaços naturais que se nos deparam ao longo do país e por toda a Europa é cada vez maior.

A procura desses espaços abertos - seja no campo, na praia, na montanha ou ainda na cidade - tem levado muitos à aquisição deste tipo de material rolante que dispõe, cada vez mais, de maior comodidade, melhor qualidade, maiores espaços e uma vasta melhoria de equipamentos.
A prática desta modalidade não é de modo algum económica. Antes pelo contrário. É apenas uma questão de opção e filosofia de vida.

Segundo elementos gentilmente cedidos pela ACAP - Associação do Comércio Automóvel de Portugal - os preços das autocaravanas variam entre os 25.000 e os 65.000 Euros. Além disso, deverá considerar-se as despesas posteriores, como a assistência técnica, os seguros e os impostos. Em termos de portagens uma autocaravana insere-se na classe 2, o que é favorável, se levarmos em conta o seu tamanho.
Mas note-se: este tipo de material não é propriamente uma casa de habitação mas um meio da prática de um desporto, sendo condição primordial que esse espírito exista, apesar de algumas serem quase autênticas casinhas. Todos os anos aparecem novos modelos e marcas, com versões cada vez mais confortáveis, espaçosas e com equipamentos de série completos.

Na Europa, existem mais de 2 milhões de autocaravanas, número que continua a crescer a um ritmo de mais de 20% por ano. Em autocaravanas é a Alemanha quem supera todos de recordes.

Uma das grandes vantagens que o Autocaravanismo nos oferece é a sua aptidão para a prática do Campismo no Outono e Inverno. Esta prática pressupõe uma motivação forte e equipamento adequado. Julga-se, por razões de conforto, ultrapassada a solução da tenda, e ajustada a da autocaravana.

Num raio de 100/150 Km sobre a localização da habitação residencial, há sempre motivos de interesse que se atingem facilmente com um máximo de 2 horas de condução, o que é bem razoável para se ganhar o espaço de distanciamento do dia-a-dia. De facto, a rede rodoviária portuguesa hoje permite essas perspectivas de mobilidade com um à-vontade compensador.

Como conclusão apresenta-se os direitos e deveres de qualquer autocaravanista:

• A utilização da autocaravana como meio de transporte, assemelha-se aos automóveis particulares. Responde às mesmas regras de circulação aplicáveis a esta categoria de veículos.

• Nos centros das cidades ou em qualquer casco urbano devem escolher-se lugares de estacionamento provisório:

- de baixa densidade populacional
- onde não prejudique a visibilidade e o comércio geral
- onde não constitua obstáculo para a circulação viária.

• A utilização da autocaravana deve fazer-se nestes lugares:

- sem usar o espaço exterior do veículo
- sem causar problemas aos moradores da zona
- sem monopolizar os espaços públicos
- vigiando os animais domésticos de modo a evitar a eventual sujidade.

• A evacuação das águas residuais ou sujas efectuar-se-á somente em locais apropriados para o efeito, como áreas de serviço, instalações sanitárias públicas ou privadas, estações de serviço, etc. Atenção: as redes de águas pluviais não podem ser utilizadas (sarjetas ou boeiros) para o esvaziamento das águas residuais (em especial das sanitas) uma vez que esta rede não tem tratamento de depuração por ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais).

• Em andamento, as válvulas de esvaziamento de águas residuais deverão permanecer fechadas.

• Os lixos domésticos devem ser armazenados em sacos de plástico sendo, posteriormente, depositados em locais para este fim.

• A aplicação destes princípios contribuirá para a obtenção do respeito de todos, à preservação do meio ambiente e ao bom acolhimento dos autocaravanistas nas regiões visitadas".

A opção pelo auto alojamento tem vindo a aumentar nos últimos anos e por isso é cada vez maior o número de autocaravanas nas estradas portuguesas. Apesar de devido há sua autonomia poder pernoitar fora de parques de campismo, a primeira coisa que um autocaravanista deverá fazer é dirigir-se a um clube campista para recolher informações importantes e úteis sobre o autocaravanismo.
Posteriormente se quiser pernoitar com a sua autocaravana num dos parques de Campismo Associativos terá que requisitar a Carta de Campista Nacional, através desse mesmo clube e se ele for filiado na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

É sabida a escassa propensão dos autocaravanistas na frequência de Parques pois que, entre outras razões, estes veículos são auto suficientes e, raramente necessitam dos serviços que estes lhes oferecem. Alguns há que estacionam, para pernoitar, nas proximidades de alguns parques e, segundo os seus proprietários, deterioram o meio ambiente. Mas, quando bem utilizadas, isso não acontece!

Para evitar esta triste situação, criaram-se em toda a Europa áreas especiais, próprias para estes veículos. Existem cerca de 3.000 em França, 4.000 em Itália, 3.000 na Alemanha, etc.
Ali, a troco de uma taxa simbólica, podem pernoitar, despejar os seus produtos residuais e reabastecer os seus veículos. Outras há, na periferia das cidades que, dispondo de transportes públicos, permitem deslocações ao respectivo centro urbano, evitando deste modo o estacionamento de veículos de maiores dimensões no seu interior.

Fomenta-se assim a sua indústria turística consequentemente enriquecida com tais iniciativas.
São aos milhares as autocaravanas estrangeiras que visitam anualmente o nosso país durante todo o ano e se deparam com o problema da proibição de estacionamento e/ou pernoitar, vendo-se obrigadas a permanecer em Parques de Campismo que, em 80% dos casos estão superlotados na época alta, não dispondo a maioria deles as condições mínimas para receber este tipo de material.

Em Portugal as unidades turísticas - nomeadamente os proprietários dos Parques de Campismo – ainda não procuraram uma solução que agrade a ambas as partes e a situação de impasse continua.

Decerto que se estes vierem a considerar uma zona para aparcamento exclusivo de autocaravanas com fornecimento dos serviços mínimos que este tipo de material exige (com pagamento de uma taxa reduzida), os seus utilizadores a eles recorrerão, quanto mais não seja, por uma questão de segurança.

Mas como tal ainda não acontece os Parques de Campismo continuam a ser a única solução e por isso os autocaravanistas devem respeitar as suas regras e os outros campistas, tentando que os seus veículos não incomodem os outros.

Vale, pois, a pena escolher uma autocaravana pensando na sua qualidade e amortização não só em Julho/Agosto, mas todo o ano, e vale a pena inventariar os parques de campismo que sejam bons endereços e com capacidade de resposta adequada para as necessidades do Outono/Inverno.

Mas não só de parques de campismo vive o autocaravanista. Quando utilizada racionalmente, a autocaravana é a solução ideal para usufruto daquilo que a natureza graciosamente nos oferece, seja no campo, seja na praia, seja no interior de qualquer localidade.

Este trecho foi extraído do Portal da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal

Voltarei a este tema

Parar. Parar não paro.
Eu pago o preço.

papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Mensagempor ZecaSantos » quarta Oct 12, 2011 2:21 pm

Companheiros boa tarde,

Papa-léguas, posso estar enganado, mas este texto não foi escrito pelo companheiro Júlio Costa (já falecido)?

Pelo menos é o estilo dele, e é aquilo que sempre defendeu ao longo de muitos anos.

Um abraço

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor danibeja » quarta Oct 12, 2011 8:52 pm

zejorge Escreveu:Veja-se aos extremos que chegamos...

(1)Será que alguém, com algum senso, acredita que isto é possível ?.....
....

(2)E porque razão é que um campista não é considerado um turista itinerante?

(3)No nosso universo autocaravanista, quantos deles são possuidores de Carta de Campista, e utilizam com muito frequência os parques, por sua iniciativa ?

Cumpts

Estou a ficar cansado... mas ainda não me vou dar por vencido, apesar de quem pensa como eu, não o fazer, sob pena de retaliação, e mais não é preciso dizer...

Em relação à sua primeira (1ª) pergunta, não é preciso ter senso nem acreditar, é preciso cumprir, pois a Lei já existe, acampar na via pública é proibido, logo... logo como vocês querem fazer crer que Autocaravanismo é igual a campismo , a partir do momento que os agentes fiscalizadores se aperceberem desse facto, terão que agir em conformidade com os infractores, todos os utilizadores de Autocaravanas, pois os mesmos são campistas onde quer que estejam.
(estou a dramatizar....)

2ª questão, a grande maioria dos campistas são são mesmo Itinerantes, e as diferenças residem na forma/objectos/meios, que utilizam para a sua actividade Itinerante...

Itinerante está para o Campista, como Campista para o Autocaravanista, com isto quero dizer que, um campista só é itinerante quando quer, e um Autocaravanista só e campista quando quer, a isto chama-se liberdade de escolha/opção. Daí esta minha afirmação:

Campismo sim, mas quando eu quero... e não por obrigação... julgo que me fiz entender.

A 3ª pergunta, julgo que já tinha tecido a minha opinião no post anterior:

Uma autocaravana é um artigo de campismo quando os seus proprietários decidem fazer campismo, seja ele de que forma eles entenderem, legal ou ilegal, cada um é livre de praticar ou não uma contra-ordenação..., sendo que a melhor forma de o praticar é a utilização de Parques de Campismo.

Não existe dúvidas que o autocaravanista vai continuar a ser campista, mas SSSSSÓÓÓÓ..... Só quando o Autocaravanista pretender fazer Campismo... e ninguém me irá convencer que quando estou dentro da minha AC em circulação, numa qualquer estrada nacional, que sou um CAMPISTA , não... eu sou um Automobilista...

Em relação ás outras afirmações, volto a dizer:

Não renego a origem do Autocaravanismo, pois o seu passado é muito rico em todos os termos, mas irei lutar VEEMENTE pelos meus direitos Automobilistas/Autocaravanistas Itinerantes, que são antagónicos ao Campismo.

Não tenham medo de mostrar que partilham algumas, das minhas opiniões, ninguém vos vai bater, eu não deixo :) :) :)

E, mais vale um Campista me olhar de lado, que eu perder direitos, lembrem-se que à bem poucos anos, os agentes fiscalizadores, autuavam pela lei dos acampamentos ocasionais, Autocaravanas estacionadas na via pública, quando as mesmas não estavam a infringir nenhuma das regras de Ouro... Como diz o "outro" : "vale a pena pensar nisto" e eu reformulo com toda a ironia: Vale a pena perder tempo nisto...

Por muitas vezes me arrependi de escrever aqui, sei perfeitamente que esta é mais uma, pois sou eu contra o poder campista instituído ...

Agora não com abraço, mas sim:

Com pesar e lamento,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes