|
||
|
|
|
Mcas Escreveu:"(...) "O 'ideal autocaravanista' centra-se, a meu ver, na satisfação em viajar, na fruição dos espaços naturais ou humanizados, no prazer da contemplação artística, nos contactos multiculturais, nas manifestações folclóricas e civilizacionais, nas expressões do que é um povo, um país, uma região. É desta forma que tanto apreciamos a montanha como o mar, as cidades e as pequenas aldeias, calcorreamos diferentes países, visitamos museus e monumentos, assistimos a espectáculos, feiras e romarias, provamos os produtos das regiões, e dizemos orgulhosamente 'eu estive lá, eu vi, eu sei como é'."
Mcas Escreveu:O 'espírito autocaravanista', enquanto relativo à figura do viajante, é a herança do Homem Antigo, esse que olhando o horizonte se interrogou sobre o que haveria mais além. É o prazer da aventura, o gosto pelo inesperado, a interrogação do itinerário, a expetativa da chegada. O espírito autocaravanista é moderno no sentido da curiosidade intelectual, do gozo da descoberta, da interação com o que o rodeia, da abertura ao mundo".
Mcas Escreveu:Gostaria de acrescentar algo mais ao escrito pelo amigo Danibeja.
Autocaravanismo = auto + caravana+ ismo. Isto é, uma palavra composta por prefixação e sufixação. É uma palavra parassintética. O prefixo é de origem grega e significa "por si mesmo". A palavra caravana vem do persa antigo "kairuan" e designava aquilo que todos sabemos relativo às caravanas (do sal, da rota da seda, das especiarias...). Curioso era saber como e quando se alargou o conceito da palavra até esta designação moderna e referir um veículo com rodas (roulotte -rouler- em francês). Seria pelo efeito visual que davam, por exemplo as carroças do circo, dos povos migrantes ou outros conjuntos de veículos? E, finalmente, "ismo", um sufixo algo moderno e que designa, por largo, um coletivo, uma ideia, uma "filosofia". Então, autocaravanismo, é um conceito de viajar, de forma itinerante, por um conjunto de indivíduos que usam uma autocaravana. Faltaria definir o conceito, mas isso é outra história...
zejorge Escreveu:Veja-se aos extremos que chegamos...
Mais digo, que quando o autocaravanismo estiver directamente ligado ao campismo, vamos todos ser obrigados a ir para parques de campismo, pois é o que diz as leis existentes de momento....
(1)Será que alguém, com algum senso, acredita que isto é possível ?.....
....
(2)E porque razão é que um campista não é considerado um turista itinerante?
(3)No nosso universo autocaravanista, quantos deles são possuidores de Carta de Campista, e utilizam com muito frequência os parques, por sua iniciativa ?
Cumpts
Uma autocaravana é um artigo de campismo quando os seus proprietários decidem fazer campismo, seja ele de que forma eles entenderem, legal ou ilegal, cada um é livre de praticar ou não uma contra-ordenação..., sendo que a melhor forma de o praticar é a utilização de Parques de Campismo.
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes