por alexandrechora » sexta Oct 07, 2011 11:35 pm
Boas a todos
Companheiro RMGM
Quando comecei no Autocaravanismo os preços praticados dos equipamentos que nos permite ter autonomia energética a bordo eram totalmente exagerados e especulativos, acredite que bastante tenho me esforçado para contrariar esta tendência elitista e muitos companheiros nossos tenho ajudado nesta vertente assim como neste forum tenho tentado sempre que possivel dar o meu contributo, pelas afirmações que constatei para alguns companheiros tem sido um esforço desadequado, o que me entristece e me desmotiva.
Considero que é meu dever e contributo ajudar todos os ACs a serem melhores Acs, nomeadamente a serem mais ecologicos e a que todos tenham acesso á mesma tecnologia ao menor custo possivel.
Mas vamos ao que interessa e passo a responder á sua pergunta:
Na minha minha AC tenho instalado:
2 Paineis solares Monocristalinos de 90watts cada, totalizando 180watts, mas que quando realizo as minhas medições de performance tenho cerca de 210watts de potência solar. Cada painel solar actualmente custa 260eur.
1 regulador solar computorizado de 30ah que custa 90eur
2 baterias AGM de 80ah cada totalizando 160ah custa actualmente 180eur cada.
1 inversor de 1500watts que actualmente custa 180eur.
Posso afirmar que de verão e numa situação de sol com céu limpo produzia todos os dias entre 80 a 90ah, a minha produção é praticamente igual ao meu consumo, se bem que o meu consumo diário varia entre os 100 e os 110ah. Na realidade existe um défice de amperes que eram colmatados de duas formas, a primeira ao fim de 3 a 4 dias tinha de executar despejos e reabastecimentos e na deslocação da AC o alternador colocava os amperes restantes, a outra forma tenho um painel solar portátil policristalino que colocava no porta bicicletas. Atenção que eu não vou para locais com muitas ACs, procuro locais isolados em que por vezes estou praticamente sozinho com a familia ou com mais uma ou dois amigos. Não gosto de grandes ajuntamentos e nem de confusão, por isso a pressão e os conflitos habituais não existem...
Tal como já publiquei neste forum este consumo diário envolve arca congeladora de 100litros sempre a funcionar, o inversor sempre ligado, TV algumas horas por dia, microondas, computador etc....
O meu LCD antigo tinha um consumo de 5ah por hora, como comprei um LCD a Led que custou 99eur na box do Jumbo tal como indicado e muito bem por um companheiro nosso, não resisti e comprei também e em boa hora o fiz, porque o seu consumo é inferior a 1ah por hora.... Agora façam as contas via em média 5horas de tv por dia vezes 5ah totalizava 25ah só para a tv agora com este novo LCD a led as mesmas 5horas diárias apenas gastam 5ah, que é simplesmente excelente.... desta forma no proximo verão deixo de ter défice de amperes, deixando de utilizar o painel solar portátil, claro mantendo os mesmos consumos...
Por isso devemos concluir que o conforto e a autonomia a bordo de uma AC não é só colmatada por ter muita potencia solar, é também por ter equipamentos cada vez mais eficientes em termos energéticos como é o caso deste LCD, da substituição de lampadas convencionais por leds, por ter um inversor com um standby de baixo consumo, etc...
A segurança destes sistemas estão directamente relacionados com a qualidade dos mesmos e com uma montagem adequada e responsável, sempre com os sistemas de segurança minimos.... o que nem sempre acontece, infelizmente..... por exemplo.
Muitos companheiros nossos aqui do forum que irão ler esta exposição tecnica, uma grande parte terão inversores, e ainda bem é muito bom sinal, a pergunta que faço é: O seu inversor tem ligação de terra/massa, ao chassis da AC?, este fio tem a espessura adequada?, o fio positivo e negativo têm espessura suficiente para a potencia do inversor, o comprimento dos cabos foi tido em consideração, a potência da bateria é a suficiente para que numa descarga de pico resista ao aquecimento? como podem constatar estes equipamentos são seguros, mas necessitam de conhecimento na instalação.
Relativamente á questão do aquecedor a oleo, depende da potência de pico e a nominal, no entanto não é uma solução muito viável na minha opinião, naturalomente até porque nunca testei... o aquecimento da ac por boiler será a melhor solução, no entanto este deve ser alvo de manutenção e vistoria anual, para evidentemente podermos estar descansados na sua utilização. Assim como ter sistemas de alarme de detecção de gás e monoxido de carbono, como medida de segurança suplementar...
Cumps a todos e considerem que ser autocaravanista responsável não é só fazer os despejos nos locais adequados e não praticar actos de campismo na via publica, é também ser mais ecologico com a utilização de energias renováveis...
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...