Aparelhos eléctricos na AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor RMGM » sexta Oct 07, 2011 5:36 pm

Boa tarde a todos

Companheiro Alexandrechora

A nivel de painéis fotovoltaicos e de baterias como é que está equipada a sua AC?

RMGM
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor José Queirós » sexta Oct 07, 2011 7:36 pm

Boa noite.

Gostava de colocar uma questão.
A minha AC não propriamente um icone do isolamento termico quando está mesmo frio. Há uns anos fiquei completamente esclarecido ao pernoitar em Montalegre na altura da Feira do Fumeiro... Com os aquecimento a gás ligado tudo bem, mas não me parece boa ideia dormir sem o desligar.
Quando a AC estiver ligada a 220v será seguro utilizar um convetor a oleo durante a noite para manter um certo conforto termico? Os cabos da instalação eléctrica (220 v) não correm o risco de aquecer? Estarei a meter-me numa alhada?
Se algum companheiro me puder esclarecer agradecia.

José António Queirós
José Queirós

Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm

Mensagempor time_out » sexta Oct 07, 2011 9:16 pm

Boa noite

José Queirós Escreveu:... Com os aquecimento a gás ligado tudo bem, mas não me parece boa ideia dormir sem o desligar...

Desligar o aquecimento a gás para dormir! Mas porque motivo?
Se utiliza o equipamento original e desde que esteja a funcionar correctamente não há problema em manter o aquecimento ligado. Desconheço que tipo de aquecimento tem instalado (há os que aquecem o ar por contacto com as zonas aquecidas directamente pela queima do gás e há os que aquecem água que por sua vez aquece o ar que é distribuido pelo interior da autocaravana).
Em ambos os casos a queima do gás faz-se em zonas isoladas do interior (tal como o frigorifico) não existindo portanto chama a queimar o ar que se respira.

José Queirós Escreveu:... será seguro utilizar um convetor a oleo durante a noite para manter um certo conforto termico? Os cabos da instalação eléctrica (220 v) não correm o risco de aquecer?...

Depende da potencia do convector a óleo. Certamente que a instalação 220V da autocaravana terá um dijuntor geral que lhe dará uma idea da potência que pode usar. Mais uma vez se a instalação estiver correctamente feita não corre riscos (poderá comprovar se há ou não aquecimento ligando o convector e apalpando o cabo até à ficha em varios locais).
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor Cristovão » sexta Oct 07, 2011 9:18 pm

José Queirós Escreveu:Boa noite.

Gostava de colocar uma questão.
A minha AC não propriamente um icone do isolamento termico quando está mesmo frio. Há uns anos fiquei completamente esclarecido ao pernoitar em Montalegre na altura da Feira do Fumeiro... Com os aquecimento a gás ligado tudo bem, mas não me parece boa ideia dormir sem o desligar.
Quando a AC estiver ligada a 220v será seguro utilizar um convetor a oleo durante a noite para manter um certo conforto termico? Os cabos da instalação eléctrica (220 v) não correm o risco de aquecer? Estarei a meter-me numa alhada?
Se algum companheiro me puder esclarecer agradecia.

José António Queirós

Não sou propriamente um grande entendido no que aqui se está a discutir, mas por exemplo na minha AC o sistema de 220v tem uma espécie de quadro eléctrico com interruptores fusíveis, (creio que o nome correcto é disjuntores) e, embora nunca tal tenha acontecido acredito que se houver sub-carga os mesmos disparam, tal como no quadro eléctrico de casa.
Imagem
Cristovão

Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm

Mensagempor woodsduarte » sexta Oct 07, 2011 9:49 pm

Acho que fiquei esclarecido.
Obrigado a todos por partilharem alguns dos vossos segredos domésticos a bordo das vossas Ac`s :wink:
Devo confessar que cá em casa, para além de ajudar a lavar a louça, também me calha fazer a comidinha muita vez. Essa também foi uma proposta feita por mim para ter o Ok na aquisição da AC. :)
Devo confessar que tenho imensas duvidas sobre variadíssimas coisas, mas cada uma a seu tempo, não os quero massacrar já de uma vez. :oops:

Boas Viagens!!!
woodsduarte

Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm

Mensagempor alexandrechora » sexta Oct 07, 2011 11:35 pm

Boas a todos

Companheiro RMGM

Quando comecei no Autocaravanismo os preços praticados dos equipamentos que nos permite ter autonomia energética a bordo eram totalmente exagerados e especulativos, acredite que bastante tenho me esforçado para contrariar esta tendência elitista e muitos companheiros nossos tenho ajudado nesta vertente assim como neste forum tenho tentado sempre que possivel dar o meu contributo, pelas afirmações que constatei para alguns companheiros tem sido um esforço desadequado, o que me entristece e me desmotiva.
Considero que é meu dever e contributo ajudar todos os ACs a serem melhores Acs, nomeadamente a serem mais ecologicos e a que todos tenham acesso á mesma tecnologia ao menor custo possivel.

Mas vamos ao que interessa e passo a responder á sua pergunta:
Na minha minha AC tenho instalado:

2 Paineis solares Monocristalinos de 90watts cada, totalizando 180watts, mas que quando realizo as minhas medições de performance tenho cerca de 210watts de potência solar. Cada painel solar actualmente custa 260eur.

1 regulador solar computorizado de 30ah que custa 90eur

2 baterias AGM de 80ah cada totalizando 160ah custa actualmente 180eur cada.

1 inversor de 1500watts que actualmente custa 180eur.

Posso afirmar que de verão e numa situação de sol com céu limpo produzia todos os dias entre 80 a 90ah, a minha produção é praticamente igual ao meu consumo, se bem que o meu consumo diário varia entre os 100 e os 110ah. Na realidade existe um défice de amperes que eram colmatados de duas formas, a primeira ao fim de 3 a 4 dias tinha de executar despejos e reabastecimentos e na deslocação da AC o alternador colocava os amperes restantes, a outra forma tenho um painel solar portátil policristalino que colocava no porta bicicletas. Atenção que eu não vou para locais com muitas ACs, procuro locais isolados em que por vezes estou praticamente sozinho com a familia ou com mais uma ou dois amigos. Não gosto de grandes ajuntamentos e nem de confusão, por isso a pressão e os conflitos habituais não existem...

Tal como já publiquei neste forum este consumo diário envolve arca congeladora de 100litros sempre a funcionar, o inversor sempre ligado, TV algumas horas por dia, microondas, computador etc....

O meu LCD antigo tinha um consumo de 5ah por hora, como comprei um LCD a Led que custou 99eur na box do Jumbo tal como indicado e muito bem por um companheiro nosso, não resisti e comprei também e em boa hora o fiz, porque o seu consumo é inferior a 1ah por hora.... Agora façam as contas via em média 5horas de tv por dia vezes 5ah totalizava 25ah só para a tv agora com este novo LCD a led as mesmas 5horas diárias apenas gastam 5ah, que é simplesmente excelente.... desta forma no proximo verão deixo de ter défice de amperes, deixando de utilizar o painel solar portátil, claro mantendo os mesmos consumos...

Por isso devemos concluir que o conforto e a autonomia a bordo de uma AC não é só colmatada por ter muita potencia solar, é também por ter equipamentos cada vez mais eficientes em termos energéticos como é o caso deste LCD, da substituição de lampadas convencionais por leds, por ter um inversor com um standby de baixo consumo, etc...

A segurança destes sistemas estão directamente relacionados com a qualidade dos mesmos e com uma montagem adequada e responsável, sempre com os sistemas de segurança minimos.... o que nem sempre acontece, infelizmente..... por exemplo.

Muitos companheiros nossos aqui do forum que irão ler esta exposição tecnica, uma grande parte terão inversores, e ainda bem é muito bom sinal, a pergunta que faço é: O seu inversor tem ligação de terra/massa, ao chassis da AC?, este fio tem a espessura adequada?, o fio positivo e negativo têm espessura suficiente para a potencia do inversor, o comprimento dos cabos foi tido em consideração, a potência da bateria é a suficiente para que numa descarga de pico resista ao aquecimento? como podem constatar estes equipamentos são seguros, mas necessitam de conhecimento na instalação.

Relativamente á questão do aquecedor a oleo, depende da potência de pico e a nominal, no entanto não é uma solução muito viável na minha opinião, naturalomente até porque nunca testei... o aquecimento da ac por boiler será a melhor solução, no entanto este deve ser alvo de manutenção e vistoria anual, para evidentemente podermos estar descansados na sua utilização. Assim como ter sistemas de alarme de detecção de gás e monoxido de carbono, como medida de segurança suplementar...

Cumps a todos e considerem que ser autocaravanista responsável não é só fazer os despejos nos locais adequados e não praticar actos de campismo na via publica, é também ser mais ecologico com a utilização de energias renováveis...
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Cristovão » sábado Oct 08, 2011 2:07 pm

Amigo alexandrechora, desculpe a minha ignorância nestes assuntos pois apesar de os mesmos me fascinarem ainda tenho muito a aprender, contudo agora deixou-me com uma dúvida:
O meu conversor é de 1000W e permite um pico de 2000W, mas não tenho cabo nenhum de massa ligado ao chassis da AC conforme indica que deveria ter.

Nas últimas férias tive durante uma semana o conversor sempre ligado para alimentar um frigorífico de compressor com um consumo de 50W e funcionou tudo muito bem, mas agora fiquei na dúvida se afinal tenho aquilo bem ligado?

A saída de corrente do meu conversor não é trifásica com 3 furos (acho que é assim que se chama) é uma tomada de apenas dois furos. Também nas instruções do conversor não me deu indicação alguma nesse sentido?

Sem querer abusar da sua paciência se me pudesse ajudar ficava muito agradecido, pois já percebi que afinal não é só ligar e já está. (A velha máxima mantêm-se quem sabe sabe)
Imagem
Cristovão

Mensagempor RMGM » sábado Oct 08, 2011 10:46 pm

Boa noite companheira

Obrigado companheiro Alexandrechora pela sua resposta
Fiquei bastante satisfeito com a mesma e partilho da sua openião em relação a utilização das enrgias renovaveis e das novas tecnologias nas nosas AC
Mais uma vez obrigado.
RMGM
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor alexandrechora » sábado Oct 08, 2011 11:21 pm

Boas a todos

Companheiro Cristovão

Existem diversos tipos de inversores, a gama baixa, média, e de topo, como em tudo na vida naturalmente.... a analise dos inversores em relação á sua qualidade para se poder escolher adequadamente , deve-se ter em consideração diversos aspectos, apenas vou inumerar alguns:

1 - A eficiencia energética de funcionamento
2 - O consumo em standby
3 - O ruido de funcionamento
4 - A fiabilidade
5 - E de grande importância pelo menos para mim a segurança e os sistemas envolvidos, e a ligação da massa/terra do inversor á ligação do chassis da AC é de extrema importância, e apenas os inversores de melhor qualidade e de maior potência têm esta possibilidade, que tal como já afirmei é de grande importância, porquê?

Imagine que liga um aparelho electrico que está em curto-circuito ao seu inversor, poderá apanhar um grande choque electrico, que só termina quando os fusiveis internos do seu inversor queimarem... e isto pode ser grave para a vitima da electrocussão, se o inversor tiver a ligação á massa do chassis, o companheiro apanha na mesma o choque mas com uma intensidade muito menor e o inversor detecta anomalia e corta automáticamente sem necessitar de queimar os fusiveis internos, e isto pode ser a diferença entre a vida e a morte.....

Por vezes os inversores baratuxos de baixa capacidade são bastante perigosos para o utilizador, que inocentemente nem percebe bem o risco real que incorre no seu manuseamento. Não sei se esse é o seu caso.... apenas estou a extrapolar....

Para perceber melhor, compare a segurança de uma tomada de casa com e sem terra.... naturalmente que a tomada que tem terra (3 condutores, uma fase um neutro e a terra) é bastante mais segura para o utilizador, porque em caso de choque electrico, a terra dissipa a descarga, retirando-a de si e fazendo disparar o disjuntor.

Espero ter ajudado....

cumps
alexandrechora

Mensagempor woodsduarte » sábado Oct 08, 2011 11:34 pm

Caro Alexandrechora

Um verdadeiro mestre é aquele que ensina tudo o que sabe e não aquilo que lhe convém.

Parabéns por ser como é.
woodsduarte

Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm

Mensagempor Cristovão » domingo Oct 09, 2011 6:44 pm

Desde já o meu agradecimento ao companheiro alexandrechora pela sua ajuda.
Ainda tenho muito para aprender no que toca a electricidade, uma realidade, porem, é o facto de já me ter habituado a quando da compra de um equipamento eléctrico ver o seu consumo energético, coisa que até então não fazia.
Imagem
Cristovão

Mensagempor fluis » quarta Oct 12, 2011 10:01 am

Bom dia,

As intervenções do Alexandre Chora ao nível dos paneis solares, baterias, conversores, em suma sobre as energias renováveis em geral, têm sido, há que dizê-lo, apreciadas e uma mais valia para o dia-a-dia do fórum.

Temos, no entanto, que dizer que nos parece algo exagerado, considerar que quem não usa uma torradeira eléctrica, ou um micro-ondas, cuja energia é produzida através de painel-solar conversor de corrente seja um autocaravanista “pouco amigo do ambiente”.

Já que, infelizmente, impacto ambiental, vamos ter sempre a partir do momento em que saímos de casa, já que as nossas ac’s não se movimentam a pedais.

Parece-nos que há uma clara e nítida diferença a nível de impacto ambiental, entre efectuar os despejos fora dos locais adequados, ou despejar o lixo fora do contentor, ou agarrar numa torradeira para colocar em cima do fogão para fazer uma torrada, até porque com este acto o consumo de gaz é ínfimo.

Acresce a isto dizer que quem viaja, gosta regra geral de comprar todos os dias o pão fresco para o pequeno-almoço, sendo assim um modo de ir conhecendo o pão tradicional dos locais visitados, ficando a pequena torradeira que se arruma em qualquer lado para raras excepções, não havendo por isso necessidade de ocupar espaço e peso com uma torradeira eléctrica.

Mesmo em relação micro-ondas, a sua utilização varia muito de pessoa para pessoa, e sua necessidade deverá ser avaliada em função disso, porque havendo quem o utilize muito em casa, também há quem só muito esporadicamente o use, e para quem não tendo o habito de cozinhar nele, e quando viaja não leve grandes quantidades de comida congelada e feita, deverá avaliar até que ponto a reduzida utilização que faz do micro-ondas, compensa o espaço e peso que ocupa na AC.

Quanto ao resto perfeitamente de acordo, em relação à importância tão bem aqui defendida pelo Alexandre em relação à nossa independência energética.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor João Morgado » quarta Oct 12, 2011 11:15 am

Companheiros,

Estou completamente de acordo com tudo o que diz o companheiro fluis.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Não percebi, será que vi bem

Mensagempor alexandrechora » quarta Oct 12, 2011 6:10 pm

Boas a todos

Companheiro e moderador Fluis, com todo o respeito e consideração que sempre tive e tenho pela moderação e administração deste forum, assim como pelos restantes companheiros quer partilhem a minha opinião ou não, não consigo perceber que motivações ou pressões originaram a sua intervenção. Para além do mais, quando em nenhuma parte do meu texto falo em torradeira electrica até porque não uso....... mas ainda percebo menos quando afirma que designo os companheiros que não têm painel solar pouco amigos do ambiente..... qualquer texto deve ser lido na integra não em parte, e os meus não são excepção, ou serão????

O que afirmei e reitero, é que um autocaravanista responsável e ecologico, não é só aquele que procede aos despejos nos locais apropriados para o efeito, e não pratica actos de campismo na via publica, é também aquele que se esforça para utilizar energia renovavel sempre que possivel. O que é completamente diferente do que o companheiro Fluis afirma no seu texto, que considero os que não usam energias renovaveis em autocaravanismo pouco amigos do ambiente.... Existem grandes diferenças do que realmente afirmei.... mas enfim...

Ainda percebo menos, quando a sua intervenção surge vários dias depois do meu post..... só pode ter existido pressões, se este assunto tivesse sido resolvido ou esclarecido por mp, não estaria agora aqui a expor esta situação publicamente, que deveras me entristece....

Companheiro João Morgado

Lamento que se tenha sentido, lesado com as minhas palavras, não era minha intenção, todos devemos participar no forum, mas antes do fazer deveremos sempre reflectir nas afirmações que proferimos, especialmente a alguém que se esforça em aprender e dar a conhecer o que aprende, usando o seu tempo para ajudar todos.....

Realmente.... vou-me afastar um pouco deste forum..... sem fazer birra e dar espaço a outros....

Cumps
alexandrechora

Mensagempor João Morgado » quarta Oct 12, 2011 7:55 pm

Companheiro Alexandre,

Devo dizer que não me sinto em nada lesado com as suas palavras, não sei onde foi buscar isso. Devo também acrescentar que tenho seguido sempre com interesse todas as suas informações. Quanto a estar de acordo com o companheiro e moderador fluis, não vi nada que o pudesse molestar e não entendi a sua resposta ao mesmo, mas possívelmente leu algo nas entrelinhas que eu não consegui.
Quanto ao resto...
fluis Escreveu:As intervenções do Alexandre Chora ao nível dos paneis solares, baterias, conversores, em suma sobre as energias renováveis em geral, têm sido, há que dizê-lo, apreciadas e uma mais valia para o dia-a-dia do fórum.

Concordo plenamente.
fluis Escreveu:Temos, no entanto, que dizer que nos parece algo exagerado, considerar que quem não usa uma torradeira eléctrica, ou um micro-ondas, cuja energia é produzida através de painel-solar conversor de corrente seja um autocaravanista “pouco amigo do ambiente”...
...Acresce a isto dizer que quem viaja, gosta regra geral de comprar todos os dias o pão fresco para o pequeno-almoço, sendo assim um modo de ir conhecendo o pão tradicional dos locais visitados...
...Mesmo em relação micro-ondas, a sua utilização varia muito de pessoa para pessoa, e sua necessidade deverá ser avaliada em função disso, porque havendo quem o utilize muito em casa, também há quem só muito esporadicamente o use,...

Concordo e companheiro Alexandre discordo de si quando diz: "O que afirmei e reitero, é que um autocaravanista responsável e ecologico, não é só aquele que procede aos despejos nos locais apropriados para o efeito, e não pratica actos de campismo na via publica, é também aquele que se esforça para utilizar energia renovavel sempre que possivel."
Mas já concordarei se retirar da sua afirmação a palavra responsável, pois concordo consigo que esse é um autocaravanista ecológico, não deixando o outro de ser responsável.
fluis Escreveu:Quanto ao resto perfeitamente de acordo, em relação à importância tão bem aqui defendida pelo Alexandre em relação à nossa independência energética.

Concordo.
E Alexandre, não se afaste porque faz falta ou estará realmente a fazer birra.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes