aquecimento excessivo da bateria do habitáculo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

aquecimento excessivo da bateria do habitáculo

Mensagempor fj2011 » domingo ago 21, 2011 1:49 am

Boa noite!
aconteceu-me uma situação q não acho poder ser normal.
Ontem Liguei pela 1 vez a AC a 220v e liguei o frig para ver se funcionava selecionando para 220v. (já q a 12 v funciona) Porém ao fim de 9 horas, nada de frio no congelador e muito menos na parte de baixo.

- 1ª duvida: quanto tempo terei q esperar para ter algum frio no congelador??...acho q 9 h seriam mais q suficientes, mas pelos vistos não ou então não quer funcionar a 220v :( :(

- Pior q tudo isto é q ao ouvir um barulhinho vindo da bateria, apalpei-a e estava a ferver e alguma humidade no respiro, afinal o tal barulho era motivado pelo "aquecimento" excessivo do liquido da bateria, talvez motivado pelas 9 horas q esteve ligado a 220. É que segundo li, aquando as ACs estão ligadas à corrente electrica carrega também a bateria do habitáculo...daí o seu aquecimento, mas neste caso achei em excesso.

será q posso estar descansado com a AC liagada a 220v sem acontecer qq tipo de acção prejudicial para a bateria e para os acupantes da AC??

Esta situação é NORMAL acontecer??

a autocaravana é uma Moncayo com 9 anos e aparentemente muito estimada pelo anterior proprietário.

aguardo assim a vossa opinião sobre o assunto

Obrigado

Fernando
Editado pela última vez por fj2011 em quinta set 08, 2011 10:05 am, num total de 1 vez.
fj2011

Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm

Mensagempor João Morgado » domingo ago 21, 2011 10:43 am

Bom dia fj2011,

Não é normal ao fim de 9 horas não sentir frio no congelador, pois ao fim de pouco tempo, embora não esteja na temperatura funcional já se sente que está a ganhar frio. O mais certo é ter algum problema na parte eléctrica.
Quanto à bateria o estar 9 horas ligada a 220 V não tem qualquer problema, pois no meu caso já tenho estado vários dias e sem qualquer problema. Não sabe se a bateria ainda é a de origem? Poderá também ter algum problema.
Mas melhor do que eu para lhe dar explicações, há neste forum companheiros mais habilitados para o fazer e não tardará a obter outras respostas. Desejo que tudo se resolva rápidamente e com pouco dinheiro.
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor fj2011 » domingo ago 21, 2011 11:05 am

obrigado João.
Na realidade não faço ideia se a bateria é ainda a de origem, mas para essa e outras questões vou ter q entrar em contacto com o anterior proprietário pode ser q ele tenha feito tb alguma alteração na parte electrica...e me dê umas dicas 8)
Mas o q me preocupa é o facto de ela aquecer daquela maneira, daí ter desligado da corrente antes q aconteça algo de mais grave.
A minha falta de conhecimento no q respeita a este tipo de material e seu funcionamento também não me ajuda....mas com o passar do tempo vou conseguir comprender melhor estas e outras funções dos acessórios especificos do autocaravanismo.
:) :)
fj2011

Mensagempor João Morgado » domingo ago 21, 2011 11:54 am

Companheiro fj2011,

Fez bem, pois mais vale prevenir que remediar, de qualquer maneira devem aparecer mais dicas pois como é domingo o pessoal anda a rolar e talvez mais logo.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor MFerreira » domingo ago 21, 2011 6:15 pm

Saudações companheiros(as)

fj2011:
Precisará sempre de algum conhecimento e equipamento para procurar e eventualmente resolver problemas com a AC.As ajudas à distancia serão tanto mais úteis quanto maior a sua "bagagem".

Ao cabo de uma hora, deve ser evidente o frio no interior do frigo.Se não:
-fusível na linha de alimentação a 220v (não sei onde está, terá de seguir a dita linha de 220)
-Resistencia de aquecimento inop.Verificar continuidade com multímetro
-Selector da fonte de alimentação (esta já me aconteceu).Outra vez o multímetro em acção!! E tem de chegar até ao dito...

Bateria aquece habitualmente por:
-falta de electrólito, fácil de verificar.Submeter à carga uma bateria "seca" pode provocar curto-circuito interno e morte da dita
-Sobre-tensão de carga. Outra vez o multímetro... com 220 ligados, medir tensão nos bornes da bateria, se esta é convencional (ácido-chumbo), deve encontrar à volta de 13,5v. Acima de 15v tem problema no carregador...e na bateria
-sobre-carga, que não era o caso, pois estava ligado a 220.

Foi bom indicar a marca, e porque não o modelo?, pois permite que outros companheiros possam ser mais objectivos ... e eficazes.

Boas viagens
MFerreira
Viajar é ir e voltar
MFerreira

Registado: sexta jan 08, 2010 12:25 pm

Mensagempor fj2011 » domingo ago 21, 2011 11:51 pm

MFerreira Escreveu:Saudações companheiros(as)

fj2011:
Precisará sempre de algum conhecimento e equipamento para procurar e eventualmente resolver problemas com a AC.As ajudas à distancia serão tanto mais úteis quanto maior a sua "bagagem".

Ao cabo de uma hora, deve ser evidente o frio no interior do frigo.Se não:
-fusível na linha de alimentação a 220v (não sei onde está, terá de seguir a dita linha de 220) - eu vi, está tudo bem!-Resistencia de aquecimento inop.Verificar continuidade com multímetro
-Selector da fonte de alimentação (esta já me aconteceu). - estava selecionado - Outra vez o multímetro em acção!! E tem de chegar até ao dito...

Bateria aquece habitualmente por:
-falta de electrólito, fácil de verificar. - por acaso não é tão facil...tenho mesmo que desligar os bornes e retirá-la para fora - Submeter à carga uma bateria "seca" pode provocar curto-circuito interno e morte da dita
-Sobre-tensão de carga. Outra vez o multímetro... com 220 ligados, medir tensão nos bornes da bateria, se esta é convencional (ácido-chumbo), deve encontrar à volta de 13,5v. Acima de 15v tem problema no carregador...e na bateria - falhei nesta parte, podia tê-lo feito, boa dica, obrigado!-sobre-carga, que não era o caso, pois estava ligado a 220.

Foi bom indicar a marca, e porque não o modelo?, pois permite que outros companheiros possam ser mais objectivos ... e eficazes. - OK!Boas viagens
MFerreira
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Re: mecanica,manutenção e bricolage

Mensagempor fj2011 » domingo ago 21, 2011 11:54 pm

ferreira Escreveu:Caro jf2011.
Por acaso quando ligou o frigorifico à corrente 220, não se esqueceu de mudar no selector da energia ( se for o caso desse ). Às vezes distraímos-nos...--- às vezes pode acontecer, neste caso é pouco possivel q aconteça

Tentando ajudar....e eu agradeço :D :D

Abraço do Ferreira
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Mensagempor fj2011 » segunda ago 22, 2011 12:07 am

ainda em relação ao "problema frigorifico", há um pormenor q esqueci de mencionar.
O frig. trabalha muito bem a 12v, mas não trabalha mesmo a 220v...
é um Electrolux e está montado numa AC moncayo mediterraneo, entretanto resolvi tirar a "gaveta dos talheres" e verifiquei as ligações, segui a ficha e verifiquei q tinha corrente a 220v ou seja está tudo bem até ali, o problema será da ficha até ao frigorifico...

o selector para quem conhece, tem 4 posições na seguinte ordem.
desligado, 220v , 12v e gás

obrigado a todos pela dicas

cumprimentos
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Mensagempor Rula » quinta set 01, 2011 9:37 pm

Boas comp.
1º- Experimente a ver se a resistência de 230v que aquece o fluido frigorigenio do frigo, está em condições.
2º- Nas ligações da parte de trás do frigo (pela grelha de baixo), encontra os fios da resitência de 12v e os fios da resistência de 230v.
3º- Tente ver com a ajuda de um multimetro a continuidade da resistência de 230v. Se não tem continuidade, esta então morreu.
Boas Ruladas. :wink:
Rui Barreiras
------------------
Ford CI RIVIERA
Rula

Registado: terça Oct 13, 2009 6:59 pm

Mensagempor fj2011 » quinta set 01, 2011 10:21 pm

Boas!!
obrigado Rula!...
neste momento é na realidade o unico problema que tenho... vou tentar experimentar essa dica.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Mensagempor Fernando Dias Silva » sexta set 02, 2011 9:21 am

fj2011 Escreveu:...e está montado numa AC moncayo mediterraneo, ...

Boas

Veja no meu avatar a minha AC, julgo que a sua deve ser igaul à minha. Se for, então pode esclarecer muitas dúvidas.
O frigorífico não trabalha a 220 v? Trocar a resistência 220 v numa casa de ACs.
A bateria ferve? Está gripada, tem de colocar uma nova, ou melhor, duas iguais com os mesmos amperes e ligadas em paralelo.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor fj2011 » sexta set 02, 2011 11:13 pm

Fernando Dias Silva Escreveu:
fj2011 Escreveu:...e está montado numa AC moncayo mediterraneo, ...

Boas

Veja no meu avatar a minha AC, julgo que a sua deve ser igaul à minha. Se for, então pode esclarecer muitas dúvidas.
OK!! Obrigado Fernando Silva!!!... com o tempo e as dicas por aqui lidas, as duvidas irão certamente desaparecer :) :)

O frigorífico não trabalha a 220 v? Trocar a resistência 220 v numa casa de ACs.
A bateria ferve? Está gripada, tem de colocar uma nova, ou melhor, duas iguais com os mesmos amperes e ligadas em paralelo.

Cumprimentos
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes