Pneus

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor ZecaSantos » sexta jul 29, 2011 1:43 pm

Companheiros Boa tarde,

Vamos ao que interessa que é arranjar pneus ao companheiro Vitor de Matos.

Michelin Camping nos próximos meses esqueça (na medida que quer). A Continental tem camping e custa já montado, roda equilibrada e válvula nova e texa de reciclagem 131,93€.

Pesoalmente prefiro pagar mais 3 ou 4€ e mandar montar válvula metálica.

Pode telefonar para o nº 263 595 410 da empresa Vasil em Marinhais.

Só a titulo de esclarecimento, os pneus camping além de darem melhor condução/andamento são mais silenciosos que os comerciais, menos duros e se a AC estiver parada muito tempo no mesmo sítio não há tanta possibilidade de os pneus se deformarem o que se irá reflectir no andamento, aquilo que se diz em bom português "o carro vai às cangochas".

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor ZecaSantos » sexta jul 29, 2011 1:45 pm

Vitor de Matos,

Esquecime de dizer que este é o seu fornecedor habitual.

Um abraço~

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor Vitor de Matos » quarta ago 03, 2011 10:26 pm

Olá companheiros.
Muito obriigado pelas informações que disponibilizaram.
Finalmente ligaram-me hoje da Vasil-pneus em Marinhais-Salvaterra de Magos.
Já estão montados.
2 Continental Vanco camper 215/70 R15 109R. 300€ com alinhamento de direcção.
Também já têm Michelim
Vitor de Matos
 
Mensagens: 7
Registado: quarta jul 06, 2011 2:56 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta ago 04, 2011 8:48 am

josegon_calves Escreveu:Bom dia Companheiro joaof,

Claro que não lhe levo a mal de pensar e muito menos é minha intenção de impedir quem quer que seja de exprimir livremente a sua opinião ou os seus pontos de vista.

Claro que os Fóruns são para se discutir e debater variados assuntos e temas. Não nego!

Mas numa coisa o Companheiro joaof dar-me-á razão, se estiver com dor de dentes não vai ao electricista pedir opinião ou solução!

Em assuntos sérios, que implicam segurança de pessoas e bens, dos próprios e de terceiros, não devemos debater ou comentar sequer com "técnicos de bancada" sob risco que algo falhar com consequências danosas para alguém!!!

Pelo menos esse é o meu princípio de vida.

Alguém disse um dia:

"cada macaco no seu galho"

O problema é que cada vez mais existem macacos a mais e galhos a menos e isso pode perturbar gravemente o normal funcionamento das coisas.

Apenas aí quis chegar.

Pneus é nas casas de pneus, gás é com técnicos de gás, mecânica é com técnicos de mecânica, electricidade idem, etc. idem!

Tudo o resto pode efectivamente ser debatido, mas não levado em consideração se envolver questões técnicas e de segurança que só técnicos devem opinar e trabalhar!

Espero ter esclarecido o meu ponto de vista e não me leve a mal eu ter chamado à atenção de que devem procurar opiniões técnicas de segurança junto apenas de técnicos de segurança.

Pode-se partilhar experiências, mas um pneu X para uma autocaravana Y pode não ser efectivamente o mais adequado para a minha autocaravana W.

E nós, Povo Latino que somos, muitas vezes com hábitos de seguir receitas de terceiros, temos o grave defeito de querer ser médicos de nós mesmos! Comportamentos esses condenáveis. Apenas isso.

Um abraço e sinceros cumprimentos também,


Boas

Lamentável esta posição. Não esperava um comentário destes do companheiro José Gonçalves.
- Se a essência de um fórum não é ouvir as opiniões de todos, então..., encerrem o fórum;
- Se há quem se considere sabedor de tudo ao ponto de achar que os outros opinam para prejudicar, então..., encerrem o fórum;
- Se acham que a troca de experiências não serve para nada, então..., encerrem o fórum;
- Se pensam que os chamados "especialistas na matéria" têm resposta acertada para tudo, para quê perguntar no fórum? - então..., encerrem o fórum.

Mas, se algum forista quizer lêr esta minha opinião sem se deixar influênciar por ela, por favor, ainda não encerrem o fórum.

Afinal, estou para aqui a escrever e comecei a pensar, para que raio serve este fórum?
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor danibeja » quinta ago 04, 2011 9:21 am

Bom dia,

Pois é "o peixe morre pela boca", e para melhorar o cerne da questão em relação ao comentário que o companheiro josegon_calves:

No dia 29/07/2011 por volta das 01H10 no canal AXN deu um programa sobre segurança rodoviária (gravei mas ainda não consegui passar para o computador), do qual o companheiro josegon_calves vem falar de segurança da condução em autocaravana, e das características da condução de uma autocaravana, será que é este o galho do companheiro?

Será que o companheiro não quer protagonismo, quando até aceita fazer parte de um programa televisivo...

Mas passa a sua vida forista a falar mal da maneira, como muitos outros Autocaravanistas vêm a sua sociedade Autocaravanista, e a dizer que os outros querem protagonismo...

Companheiro José, pertence a uma sociedade a qual não me revejo, logo não critique a minha!

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor josegon_calves » quinta ago 04, 2011 12:15 pm

Boa tarde Companheiro Dias da Silva,

No seguimento do seu post, que todo o direito lhe reconheço e lhe assiste essa linha de pensamento, não me verá nunca, em fórum algum, seja de autocaravanismo, de clubes, de associações, motos, scooter’s, desportos, o que quer que seja, a debater questões técnicas que impliquem, directa ou indirectamente, a segurança de pessoas e bens.

Os fóruns existem, no meu entender e na minha maneira de ver, para debater todo o tipo de questões de âmbito geral, partilha de experiências válidas, defesa de causas, busca de soluções que impliquem outras diligências, alertas para questões, tudo em favor de causas na generalidade.

Esse é o meu princípio.

Nunca ninguém me verá aqui a debater questões puramente técnicas seja sobre que assunto for.

Já relatar ocorrências similares, será uma verdade sem no entanto chamar a atenção de que não sou técnico e a mesma situação deve ser aferida junto de quem de direito.

Se não sei, se não sou especialista, se sai da generalidade e entra na especificidade técnica que pode por em causa outras questões de segurança, não comento, não opino, não interfiro.

Apenas esse facto alertei para um tema que tem sido debatido ao longo de muito tempo, em várias ocasiões, com opiniões pessoais que ultrapassam em certas ocasiões as questões técnicas.

O que é bom para mim pode não ser o bom para o Companheiro logo ao lado, e basear-se em opiniões pessoais sobre questões técnicas, não me parece o mais assertivo.

Minha opinião.

Disse o que disse e mantenho.

Quando tiver questões técnicas eléctricas resolvê-las-ei apenas com um electricista, idem para mecânica, idem para gás, idem para tudo o que for técnico e que implique segurança efectiva.

De resto, se são painéis fotovoltaicos, câmaras de recuo, antenas para optimizar captação de sinal, tudo o que for para o conforto extra de um normal utilizador de uma célula de caravana, pode ser debatido em fóruns de autocaravanismo.

Como lhe disse, é a minha opinião, tem sido a minha forma de estar em todos os fóruns onde tenho participação activa.

Talvez tenha sido agressivo demais nessa chamada de atenção, mas isso são consequências dos atropelos que tenho sido vitima enquanto autocaravanista itinerante, e aí, apenas aí, devo-lhe desculpas, a sí e aos demais Companheiros e Companheiras.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Visão distorcida

Mensagempor josegon_calves » quinta ago 04, 2011 12:23 pm

danibeja Escreveu:Bom dia,

Pois é "o peixe morre pela boca", e para melhorar o cerne da questão em relação ao comentário que o companheiro josegon_calves:

No dia 29/07/2011 por volta das 01H10 no canal AXN deu um programa sobre segurança rodoviária (gravei mas ainda não consegui passar para o computador), do qual o companheiro josegon_calves vem falar de segurança da condução em autocaravana, e das características da condução de uma autocaravana, será que é este o galho do companheiro?

Será que o companheiro não quer protagonismo, quando até aceita fazer parte de um programa televisivo...

Mas passa a sua vida forista a falar mal da maneira, como muitos outros Autocaravanistas vêm a sua sociedade Autocaravanista, e a dizer que os outros querem protagonismo...

Companheiro José, pertence a uma sociedade a qual não me revejo, logo não critique a minha!

Grande abraço,

Danibeja


Boa tarde Companheiro Danibeja,

Não me vou alongar muito na resposta porque a mesma não mereceria sequer resposta.

A minha Autocaravana, participou num programa de Segurança Rodoviária, como irá participar em outros de outros âmbitos, sempre com o meu consentimento e se tal não significar intervenção/espectáculo.

Tal não foi aqui previamente publicitado, nem sequer aqui foi publicitado, porque não foi o Autocaravanismo em análise.

Se tal incomodou alguém, não tenho nada a obstar!

Falou-se por alto de algumas questões autocaravanisticas de forma super superfícial.

Existe no entanto quem queira confundir autocaravanismo com Campismo na Via Pública e daí eventualmente tirar dividendos.

Eu não sou desses que procura dividendos ou louros de coisa alguma.

Eu, apenas me limito a cumprir a Lei na Via Pública e tentarei passar essa mensagem junto das Autarquias e das Autoridades sempre que verifique os sistemáticos atropelos.

Nada mais tenho a comentar porque então teria que descer de nivel e conscientemente não o quero fazer!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor Joel Lourenço » quinta ago 04, 2011 9:55 pm

Mas este tópico acerca de PNEUS?

Para lavar roupa suja criem um novo topico
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço
 
Mensagens: 118
Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm
Localização: Povoa Stª Iria

Mensagempor Luis Nascimento » sexta ago 05, 2011 10:26 am

Tem toda a razão companheiro Joel, este tópico deveria versar o assunto pneus e mudou de tema.
É pena porque assim perde-se a sequencia do que estava a ser discutido e um tópico acerca de pneus é importante, nem que seja na altura em que pensemos trocar de pneus e queiramos consultar o que é que neste forum já foi dito acerca disso.
Voltando ao tópico Pneus e falando dos meus Kumho de menos de 90€ cada, estão a rolar e estou a gostar do seu comportamento, já conheci uns quantos proprietários de carrinhas que os utilizam e dizem muito bem deles, mas não sei se não serei o primeiro a monta-los numa autocaravana.
Como devem estar recordados a minha opção eram os Michelin camping ou Continental camper, mas como estavam esgotados acabei por ter de montar estes.
Vamos deixar passar uns milhares de quilómetros para eu poder dizer se foi ou não uma boa aquisição.
Saudações,

Luis Nascimento
Imagem

Mobilvetta
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 168
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Mensagempor fluis » sexta ago 05, 2011 10:50 am

Bom dia,

Encerremos este capitulo aqui, e voltemos ao tema pneus sem mais desvios, os quais são um elemento sem dúvida muito importante nos nossos veículos e, quem aqui vem saberá seguramente se deverá ou não seguir as opiniões que aqui lhe são dadas…
A nível pessoal eu próprio tive alguns dissabores com pneus, os quais não foram evitados mesmo seguindo os conselhos dos profissionais, acabei seguindo a minha própria intuição (troca dos 4 pneus daquela famigerada marca), como podem ver neste tópico http://www.campingcarportugal.com/forum ... 8745#18745, a oficina na altura considerou os pneus capazes de fazer mais 50.000 km e mais alguns anos, só que passado 1 mês e 800 km o pneu rebentou com os consequências descritas.

Em relação ao resto a equipa de moderação já tomou uma posição em relação ao mesmo, a qual pode ser vista mais abaixo, esperemos sinceramente não ter de chamar a atenção sobre este assunto.

Obrigado pela compreensão.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2456
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Joel Lourenço » sexta ago 05, 2011 6:59 pm

Tenho uns Continental Vanco, têm neste momento pouco mais de 20mil Km, estou satisfeito com eles.
Considero um excelente pneu com valores a rondar os 160euros, um pouco caro mas a qualidade paga-se.
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço
 
Mensagens: 118
Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm
Localização: Povoa Stª Iria

Mensagempor time_out » sexta ago 05, 2011 8:02 pm

josegon_calves Escreveu:...
Pneus é nas casas de pneus, gás é com técnicos de gás, mecânica é com técnicos de mecânica, electricidade idem, etc. idem!...


Boa noite

Depois de algumas reflexões resolvi tecer alguns comentários sobre o tema em causa, os pneus!

Não sendo proprietário de nenhuma casa de pneus nem consultor especializado sobre o tema tenho contudo no meu curriculum mais de 1.000.000 de km feitos com todo o tipos de veículos em todo o tipo de pisos em redor do globo!

A experiencia é algo que alimenta os fabricantes de pneus pois sem ela dificilmente evoluiriam da maneira como se tem evoluido (marketing incluido!), diariamente centenas de quilometros são feitos por pessoas comuns com versões de pneus que virão a ver a luz do dia numa vulgar tabelade preços!

No que toca às autocaravanas, que começaram a existir muito antes dos especialistas de marketing das marcas de pneus se terem apercebido da oportunidade crescente de negócio, já eram equipadas com pneus (sempre foram negros e com piso rasgado!)

Esses pneus provinham dos disponiveis para viaturas comerciais com pesos brutos normalmente situados acima dos 2.800 kg (afinal a base das autocaravanas até são veículos comerciais normalmente com pesos brutos acima dos 2.800 kg)

Mais tarde e por iniciativa dos departamentos de marketing surgiram os famosos pneus "camping" que foram a evolução natural (não tem nada a haver com a teoria de Darwin!) do pneu preto e com rasto mas duro e barulhento para um pneu igualmente preto e com rasto mas menos barulhento e mais confortável.

A introdução no mercado desta nova especie trouxe tambem lucros acrescidos às marcas já que o preço do pneu aumentou quando comparado com a sua origem.

Se o novo pneu é mais seguro que o que lhe deu origem é a questão que mesmo os especialistas (os tais das casas de pneus) tem dificuldade em responder pois como se pode afirmar que um pneu que tem como missão transportar comodidades (do ingles commodities) é menos seguro que um que tem como missão transportar pessoas e bens ao longo de quilometros e quilometros e manter-se imovel durante semanas durante o ano!

Em todo o tipo de pneus, sejam eles para bicicletas, automóveis topo de gama, competição ou autocaravanas há que observar algumas regras, nomeadamente a de utilizar os especificados pelo construtor do veículo (medida, peso e velocidade), de manter a pressão correcta e de proceder periodicamente à inspecção visual dos pneus procurando danos nos flancos e piso.

Se tais regras forem respeitadas o marketing dos pneus "camping" bem pode vir bradar pela vantagem que é oferecido deixando ao proprietário a decisão de gastar mais ou menos pois as autocaravanas não necessitam de pneus "camping" mas sim de pneus com a especificação para a velocidade e peso que o construtor do veiculo determinou!

Para finalizar seria interessante que aqui fossem publicados os preços de cada tipo de pneu assim como o local de aquisição
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1254
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Continental Vanco Camper

Mensagempor psalreta » sábado ago 06, 2011 7:46 am

Boas. Actualmente tenho montados os Continental Vanco Camper, 215/70/15. Forma adquiridos à menos de 1 ano em Lisboa, mais concretamente na Charneca do Lumiar, (posso enviar nome casa de pneus por MP) e ficaram, já com alinhamento, calibragem e válvulas de metal em 520€.
Paulo J. Salreta
Amadora
Avatar do Utilizador
psalreta
 
Mensagens: 263
Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm
Localização: Amadora

Mensagempor Luis Almeida » terça ago 16, 2011 9:36 pm

Caros,

Nunca será lembrar que a partir de 2012, os pneus irão ter uma validade de 4 anos, para efeitos de inspeção anual.
Este passará a ser mais um dos pontos de inspeção (e de chumbo!).

A validade do pneu pode facilmente ser verificada através de um número de 4 digitos, que indica a semana e o ano de fabrico.

Na imagem que coloco para exemplo, temos um pneu fabricado na semana 07 do ano de 2007, ou seja, fevereiro de 2007.
Este pneu tem uma validade até fevereiro de 2011.

Imagem

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Pneus

Mensagempor Paulo MB » quarta ago 17, 2011 12:42 am

Boa noite,

Ainda ontem um vendedor de pneus na Maia me disse que não é certo que a validade passe a ser de 4 anos (ele ouviu falar em 5). Não esquecer que após o fabrico os pneus passam pelos armazéns e só uns meses depois são aplicados. E se ficarem sem serem vendidos muitos meses, o cliente final é que vai ficar com o prejuízo?
Ainda vamos ter de esperar por uma solução que não prejudique os do costume...

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

cron