Federação Portuguesa de Autocaravanismo

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor joaquim » domingo jul 24, 2011 10:02 am

Pronto, está tudo dito, já percebi que, afinal, isto é tudo um jogo de interesses clubisticos e politicos....Pois, é o melhor do povinho nacional...!!!
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor josegon_calves » quarta jul 27, 2011 7:17 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,

Depois de uma ausência, por terras onde o "Autocaravanismo Itinerante Selvagem" tem sido combatido com recurso ao simples uso da sinalética de trânsito, com resultados francamente positivos, eis que me "informam" da criação de uma "Federação Portuguesa de Autocaravanas" e questionam o porquê de não ter ainda comentado o assunto.

A minha resposta é a seguinte:

1 - Uma suposta Federação que nasce no seio familiar, com objectivos que não contribuirão em absolutamente nada para a correcção dos comportamentos abusivos, de uma larga maioria dos possuidores de autocaravanistas portugueses e até estrangeiros, não merece o mínimo comentário!

2 - Uma suposta Federação que talvez venha a seguir os comentários já publicados e publicitados em diversas "reportagens" que no fundo dizem apenas que o Autocaravanismo Itinerante é bom "em França e em Marrocos"... não tem qualquer motivo de regozijo e de felicitação!

3 - Qualquer movimentação que surja e que apenas olhe para o seu umbigo e queira promover a Feira de Vaidades, em que se tornou o Autocaravanismo Itinerante Português, que promova apenas mais um fraccionamento dos esforços de muitos, não merece qualquer tipo de comentário!

Desta forma, não será com o meu apoio, que ninguém deverá dar a mínima importância ou valor, porque não quero protagonismo nem ter essa pretensão!!!

Cada vez mais apoio as Autarquias que, com recurso à Legislação, que existe e que é mais que suficiente, cerceiam os abusos que sistemáticamente uns tantos cometem em meu nome, Autocaravanista Itinerante Responsável, e desta forma me transformam num qualquer "cigano" a bordo de uma Autocaravana.

A essas Autarquias, que com toda a Legalidade conseguem acabar com as "férias baratas" em qualquer parte, de preferência à beira mar plantado num condomínio de luxo privativo de uns quantos abusadores, a essas Autarquias, dizia eu, PARABÉNS!!!

Quem quiser manter todo o conforto e mais algum, e todas as regalias e mais algumas, e todos os direitos e mais alguns, a bordo de uma autocaravana, enganou-se certamente no que é efectivamente Autocaravanismo Itinerante. Para esses, aconselho vivamente a aposta no aluguer de apartamentos ou vivendas, ou mesmo em estadias em Hoteis de todo o tipo de estrelato!

Esta suposta Federação, familiar no meu modesto entender, vai promover apenas a discussão em torno dos pneus, dos paineis, das futilidades, enfim, de tudo menos do Autocaravanismo Itinerante que se aguardava e se ansiava.

Foi mais uma machadada, com efeitos devastadores, na união do Autocaravanismo Itinerante praticado de forma Responsável!!!

Infelizmente!!!

Esta, obviamente, é a minha modesta opinião e visão, talvez limitada, dirão alguns, mas é a minha visão deste assunto.

Assim sendo, PARABÉNS às Autarquias de Odemira, Esposende, Vila Real de Santo António e a TODAS as que se seguirão que de uma forma ou de outra acabarão inevitavelmente por pôr um ponto final nos abusos de muitos utilizadores de autocaravanas!!

Disse.

Um abraço,[/u]
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Calita » quarta jul 27, 2011 2:09 pm

[
Assim sendo, PARABÉNS às Autarquias de Odemira, Esposende, Vila Real de Santo António e a TODAS as que se seguirão que de uma forma ou de outra acabarão inevitavelmente por pôr um ponto final nos abusos de muitos utilizadores de autocaravanas!!

Disse.

Um abraço,[/u][/quote]

Companheiro José

Compreendo a sua posição,mas uma duvida me assiste.

Se estas e outras autarquias tivesem de locais de estacionamento exclusivo para as nossas A/C,pergunto:
Estacionaria lá a sua?

Cumprimentos
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor josegon_calves » quarta jul 27, 2011 2:44 pm

Calita Escreveu:[

Disse.

Um abraço,[/u]

Companheiro José

Compreendo a sua posição,mas uma duvida me assiste.

Se estas e outras autarquias tivesem de locais de estacionamento exclusivo para as nossas A/C,pergunto:
Estacionaria lá a sua?

Cumprimentos[/quote]

Evidentemente que sim se.....

Em Aguilar del Campoó existe uma Área de Serviço, com estacionamento para 10 Autocaravanas, e eu não estacionei lá porque não achei que estavam reunidas as condições de segurança mínimas.

Simplesmente, procurei locais onde a minha presença passásse despercebida e aí fiquei dois dias tranquilo e com conversa amena com os residentes.

Tão simples quanto isso!!!

Parabéns às Autarquias que conseguem erradicar o Autocaravanismo Itinerante Selvagem, uma novíssima espécie de Turismo que surgiu em Portugal, e não só!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta jul 27, 2011 2:56 pm

Caro José Gonçalves:
Se não for muito trabalhoso, peço-lhe que explique p. f. aqui à malta o que é isso de «autocaravanismo itinerante selvagem».
E, já agora, se não for pedir muito, explique-me a mim, um "autocaravanista itinerante não selvagem assumido" (pelo menos tão "não selvagem" como o digníssimo companheiro...) o que é que os companheiros cumpridores têm de responsabilidade num assunto destes.
Pode também, naturalmente apenas se o desejar, explicar-nos porque razão uma organização de pares, isto é, de "assumidos" que se pretendem "não selvagens", parece incomodá-lo assim tanto...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor josegon_calves » quarta jul 27, 2011 8:50 pm

Henrique Fernandes Escreveu:Caro José Gonçalves:
Se não for muito trabalhoso, peço-lhe que explique p. f. aqui à malta o que é isso de «autocaravanismo itinerante selvagem».
E, já agora, se não for pedir muito, explique-me a mim, um "autocaravanista itinerante não selvagem assumido" (pelo menos tão "não selvagem" como o digníssimo companheiro...) o que é que os companheiros cumpridores têm de responsabilidade num assunto destes.
Pode também, naturalmente apenas se o desejar, explicar-nos porque razão uma organização de pares, isto é, de "assumidos" que se pretendem "não selvagens", parece incomodá-lo assim tanto...

Boa noite Companheiro Henrique Fernandes,

Ao contrário do que esperaria, não vou entrar em contraditórios que não nos conduzem a local algum, como também não vou permitir que essa eventual conversa possa servir de aperitivo para a manutenção "em chama" de um assunto que nasceu torto e torto há-de morrer.

Dar seguimento ao assunto, seria dar valor a algo que efectivamente não tem.

Já exprimi, muito claramente, as minhas ideias e opiniões.

São públicas, ao contrário de muitas de muitos que por aí pululam!!!

Não defendo a minha posição, muito menos a posição de um qualquer Clube, mas entendo que foi atropelada a posição colectiva apenas pelo protagonismo e pela vaidade!

Nada mais do que isso há a comentar sobre este tema em concreto.

Peço desculpa pela minha frontalidade, que poderá chocar uns quantos, mas como não tenho efectivamente nada, nem a perder nem a ganhar, e como não ambiciono coisa alguma em local algum, exprimo apenas o que me vai na alma de uma forma menos lapidada.

E acredite que tudo faço para moderar as palavras!!!!!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta jul 27, 2011 9:05 pm

Caro José Gonçalves:

Sic transit gloria mundi!

E mais não digo...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor jotex » quarta jul 27, 2011 10:42 pm

Companheiros

De há dois anos a esta parte tem-se discutido aqui no fórum o tema do “autocampismo campismo selvagem e as suas consequências”.
Eu noto alguma frustração em muitos companheiros que exprimem aqui a sua opinião talvez com receio que num futuro próximo se acabe com o prazer de viajar de autocaravana e por isso muitos dão ideias aonde uns concordam e outros discordam e com isso acabam por não se lembrarem que afinal até existe legislação como já referiu o nosso companheiro Danibeja.

Sei que as autarquias reúnem-se regularmente com as autoridades locais e se os presidentes das autarquias derem instruções aos policias para actuar contra os prevaricadores apreendendo todo o material exposto na via pública mais a multa que julgo deve rondar os 200€ (o Danibeja que me corrija), mata-se dois coelhos com uma paulada enchem os cofres as autarquias e salva-se o Autocaravanismo, mas para isso a nova FPA com o poder que tem deve pedir audiências com os nossos autarcas e assim defender os nossos interesses.

Aos administradores do Fórum sugiro que no nosso autocolante acrescentem “Cumpro as regras”, pois assim outros companheiros que não conheçam o fórum e virem o autocolante nos venham perguntar quais regras ???

Cumprimentos
jotex

Registado: terça abr 20, 2010 11:06 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta jul 27, 2011 11:29 pm

Boas a todos

Por vezes é preciso, parar, olhar á volta e dar o passo em frente....

Parar é perceber as origens, o que me levou ao autocaravanismo...
Telegraficamente: O prazer de viajar, o contacto com a natureza, as coisas simples da vida, a fuga ás multidões, a fuga ao betão, o isolamento, a independencia e por ultimo a liberdade.
Tudo respeitando a liberdade do proximo, assim como a natureza. Não vejo outra forma de estar no autocaravanismo....

Olhar á volta.... vejo que nada legitima a postura das autarquias, em considerarem-nos lixo, especialmente quem é responsavel e civico... aos incumpridores a devida penalização, mas não coloquem todos no mesmo saco.... na mimha opinião esta questão está muito mais relacionada com os interesses economicos acessorios a esta actividade e ponto... Façam o que quiserem mas não penalizem os cidadãos cumpridores e respeitadores...

Dar o passo em frente.... como estamos e quanto mais tarde agirmos mais cicatrizes aparecerão.... por isso acredito, que a FPA pode ser um meio para atingir o fim, que supra mencionei, pode ajudar a restabelecer a magia que se está a perder que o companheiro Jotex falava... se estivermos a espera de uma representatividade global, esqueçam.... o passado fala por si, continuamos a discutir o sexo dos anjos e não vamos a lado nenhum, ou melhor, quando acordarmos para a vida esta já passou e voltamos ao betão ou ao caravanismo....
Todos devemos dar o beneficio da duvida estes homens e mulheres que avançaram com um organismo que no médio prazo será mais representativo... assim como agora defendo, também o farei contráriamente se os tais interesses que anteriormente um companheiro comentava, se evidenciarem....

Eu acredito que é possivel melhorar em conjunto, para isso todos devemos pelo menos dar o beneficio da dúvida a quem tenta fazer alguma coisa pelo Autocaravanismo Itinerante Responsavel.

Um bem haja para todos e que todos contribuam para serem melhores autocaravanistas...

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor josegon_calves » quinta jul 28, 2011 6:40 am

jotex Escreveu:Companheiros

De há dois anos a esta parte tem-se discutido aqui no fórum o tema do “autocampismo campismo selvagem e as suas consequências”.
Eu noto alguma frustração em muitos companheiros que exprimem aqui a sua opinião talvez com receio que num futuro próximo se acabe com o prazer de viajar de autocaravana e por isso muitos dão ideias aonde uns concordam e outros discordam e com isso acabam por não se lembrarem que afinal até existe legislação como já referiu o nosso companheiro Danibeja.

Sei que as autarquias reúnem-se regularmente com as autoridades locais e se os presidentes das autarquias derem instruções aos policias para actuar contra os prevaricadores apreendendo todo o material exposto na via pública mais a multa que julgo deve rondar os 200€ (o Danibeja que me corrija), mata-se dois coelhos com uma paulada enchem os cofres as autarquias e salva-se o Autocaravanismo, mas para isso a nova FPA com o poder que tem deve pedir audiências com os nossos autarcas e assim defender os nossos interesses.

Aos administradores do Fórum sugiro que no nosso autocolante acrescentem “Cumpro as regras”, pois assim outros companheiros que não conheçam o fórum e virem o autocolante nos venham perguntar quais regras ???

Cumprimentos

Bom dia Companheiro jotex,

Há mais de 6 anos que andamos, aqui neste Fórum, a discutir o sexo dos anjos.

Cheguei à conclusão que os anjos são analfabetos e iletrados de preferência!!!

E não será uma coisa, nascida de coisa nenhuma, intempestivamente e até, na minha opinião, irresponsávelmente, que terá o poder de junto de quem quer que seja exigir direitos que não tem, e sob o pretexto de uma representatividade que nunca terá!!!

E colem os autocolantes que quiserem nas autocaravanas que não deixarão, nunca, de ser um tipo de viatura ligeiro com regras para cumprir similares a todas as demais viaturas.

O que está em causa não são as viaturas, são pessoas que se arrogam no direito de ser diferentes, e especiais de corrida, com mais direitos sobre os demais cidadãos.

Atrás destas viaturas, vêm outras pessoas com interesses meramente económicos que se querem aproveitar e até promover os seus interesses.

Atrás destas viaturas, vêm outras pessoas que simplesmente querem um título atrás do nome para elevar o seu ego pessoal.

Atrás destas viaturas, vêm um sem fim de anormalidades que nem por isso as poderá transformar em especiais sobre os demais cidadãos.

Nunca vi nenhuma "Federação" dos camionistas exigir às Autoridades Administrativas locais apropriados para estacionarem, com quartos de banho exclusivos e privativos, com barbecus e demais regalias especiais tipo XPTO!!!!

E nunca vi essas mesmas viaturas "estacionadas" em autênticos Acampamentos à borda de água plantadas!!!

E no entanto, essas viaturas têm um impacto muito superior a qualquer autocaravana!!!!

E aqui e ali existem conflitos pontuais mas nunca nada que um breve diálogo não tenha tido solução dentro da Legalidade, dentro do bom senso, sem recurso a opções radicais, como estão a ser necessárias para erradicar o "Autocaravanismo Itinerante Selvagem"!!! Uma nova espécie de Turismo agora em nítida evolução!

"Somos" diferentes, apenas temos que respeitar os direitos de todos e não exigir mais do que os demais cidadãos, mais do que as restantes categorias de viaturas existentes em circulação!!!

O Problema nunca foram as viaturas mas as pessoas.

E enquanto quiserem tapar o sol com a peneira, ao negar este cerne, porque existem dois, continuarão a providenciar para tudo menos para o Autocaravanismo Itinerante Responsável!!!

Isto não vai lá com autocolantes, nem com demagogias baratas, e muito menos com vaidades, auto-promoções e outros interesses que ao Autocaravanismo nada dizem e muito menos representam!!!

Mas continuemos a brincar aos sérios defensores desta causa que a coisa ainda tem muitos anos para durar!!!

Daqui a 10 anos estaremos, eu não certamente, porque já estou a ficar farto desta causa, a limpar a me...a que uns tantos vão fazendo aqui e ali e haverá sempre alguém que virá a seguir "limpar" tudo, não importa a que esforço!!!

O Povo Português realmente tem tradição ancestral neste tipo de tomadas de atitude. Infelizmente!!!!

Um abraço,[/u]
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor zejorge » quinta jul 28, 2011 10:50 am

Bom dia

Companheiro José Gonçalves....... como eu o compreendo.

Cumpts
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor danibeja » quinta jul 28, 2011 11:48 am

josegon_calves Escreveu:
jotex Escreveu:Daqui a 10 anos estaremos, eu não certamente, porque já estou a ficar farto desta causa, a limpar a me...a que uns tantos vão fazendo aqui e ali e haverá sempre alguém que virá a seguir "limpar" tudo, não importa a que esforço!!!

Um abraço,[/u]

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Não será o que se pretende agora :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Se calhar já chega de nada fazer, para promover o Autocaravanismo de forma responsável....

Ou não será, que é que se passou nos anos de ascensão desorganizada do Autocaravanismo...

Deixe de criticar o que os outros fazem, e faça alguma coisa pelo Autocaravanismo (e não por este ou aquele clube), em suma, lute por uma causa nobre, o seu e o nosso bem estar enquanto Autocaravanistas responsáveis.

Será difícil...

Estou a evitar responder, mas é mais forte que eu...

Só resta desejar união em torno de todos os Autocaravanistas responsáveis, apesar do que escrevi acima... , a minha intenção é juntar e não desagregar.

Todos são precisos com as suas criticas construtivas...

Votos de umas boas férias a todos,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor josegon_calves » quinta jul 28, 2011 12:46 pm

danibeja Escreveu:
josegon_calves Escreveu:
jotex Escreveu:Daqui a 10 anos estaremos, eu não certamente, porque já estou a ficar farto desta causa, a limpar a me...a que uns tantos vão fazendo aqui e ali e haverá sempre alguém que virá a seguir "limpar" tudo, não importa a que esforço!!!

Um abraço,[/u]

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Não será o que se pretende agora :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Se calhar já chega de nada fazer, para promover o Autocaravanismo de forma responsável....

Ou não será, que é que se passou nos anos de ascensão desorganizada do Autocaravanismo...

Deixe de criticar o que os outros fazem, e faça alguma coisa pelo Autocaravanismo (e não por este ou aquele clube), em suma, lute por uma causa nobre, o seu e o nosso bem estar enquanto Autocaravanistas responsáveis.

Será difícil...

Só resta desejar união em torno de todos os Autocaravanistas responsáveis, apesar do que escrevi acima... , a minha intenção é juntar e não desagregar.

Danibeja

Boa tarde Companheiro Danibeja,

Se efectivamente o Companheiro Danibeja tivesse querido congregar, e não desagregar, como afirma nas suas intenções, não teria certamente partido para o parto imaturo, e irresponsável na minha perspectiva, de algo que não representa coisa nenhuma e não conta com o empenho de mais do que 1% dos Autocaravanistas, isto, contando já com o agregado familiar completo inscrito como "autocaravanista"!!!!

As coisas deveriam ter seguido outro rumo e tomado outra verticalidade, que era o Caminho Certo!!!!

O pessoal aqui queixa-se do CPA isto, do CPA aquilo, do CPA acoloutro.....

No CPA existem eleições Livres e Democráticas!!!

Existem Estatutos e Regras que são mais que públicas, acessíveis a Associados e não Associados!!!

Estão agendadas Eleições para 2012!!!

Estiveram agendadas Eleições para 2010!!!!

Quem apareceu para dar o corpo ao manifesto????

Existe por aí efectivamente alguém, Autocaravanista Responsável, que esteja disposto a apresentar uma Lista, um Programa, para ser submetido a votos????

Ou será que querem tomar de assalto uma qualquer instituição nem se submetem a votos de coisa alguma?????????

Querem fazer efectivamente algo pelo Autocaravanismo???

Apresentem-se a Eleições democráticas, vençam-nas com legalidade e aí sim, poderão dizer e afirmar aos quatro cantos que representam o Autocaravanismo em Portugal.

Até lá, meu caro Amigo Danibeja, considero um golpe demasiado baixo para ser sequer comentado!!!!!

Como diria a cantiga, juntaram-se os dois à esquina a tocar a consertina!!!

Só que aqui há interesses pessoais, clubisticos, políticos, mercantis e tudo o mais (minha mais que modesta opinião) misturado, sem ter sequer tentado falar com os restantes Parceiros, que também representam o Autocaravanismo em Portugal!!!!

Não queira vir dar lições de moral quando a moralidade foi lançada deliberadamente à sargeta de um qualquer arruamento a proveito de uns quantos que querem apenas ser mais que os restantes!!!!

Lamento a frontalidade mas é a minha forma de estar na Vida e também no Autocaravanismo!!!

Podem fazer tudo e mais alguma coisa, mas terão sempre aqui um espinho que tentará por todos os meios fazer ouvir o que lhe vai na alma!!!

Mais, a partir de agora irei sempre que possível entrar em contacto, directo ou indirecto, com todas as Autarquias a passar a mensagem de como erradicar, definitivamente e dentro de toda a Legalidade existente no Direito Português, o novo "Autocaravanismo Itinerante Selvagem" bem assim como o respectivo Campismo na Via Pública!!!

Esse será o meu lado da barricada desde que foi destruída a outra forma de tentar chamar a atenção das injustiças que estavam a ser delineadas para com os que cumprem.

Lamento, mas agora será assim!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor jotex » quinta jul 28, 2011 1:19 pm

danibeja Escreveu:
josegon_calves Escreveu:Daqui a 10 anos estaremos, eu não certamente, porque já estou a ficar farto desta causa, a limpar a me...a que uns tantos vão fazendo aqui e ali e haverá sempre alguém que virá a seguir "limpar" tudo, não importa a que esforço!!!

Um abraço,[/u]

Será difícil...

Danibeja

Assim está melhor uma vez que não me reveijo neste tipo de escrita

Cumprimentos
jotex

Registado: terça abr 20, 2010 11:06 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jul 28, 2011 1:30 pm

"CPA surgiu em Janeiro de 1990 por iniciativa de um reduzido grupo de amantes do campismo. Depressa o movimento encontrou novos aderentes, contando actualmente (2009) com cerca de 1700 companheiros um pouco de todas as idades e condição social."

http://www.cpa-autocaravanas.com/index. ... s=historia

Imagino que aqui ninguém era familiar de ninguém (e mesmo que fôssem?!) e que foram democráticamente eleitos....entre pares!!!

Porquê é que se discute a essência e o espirito...e não se discute factos.

Peço desculpa ao CPA ter feito "copy past" de uma parte da página oficial do clube, mas achei premente avivar memórias. Mas escusando de emitir opiniões sôbre um clube do qual não sou sócio (já fui!) e até hoje ninguém pôs em causa na forma como foi criado...até porque, a maioria de nós nem lá estava nesta altura por ainda andarmos de calções...digo eu não sei?!?!

Podemos não gostar das pessoas que estão á frente das instituições mas pelo menos respeite-se as instituições e o esforço de cada um.

Um abraço,
Editado pela última vez por Luis Agostinho em quinta jul 28, 2011 1:34 pm, num total de 1 vez.
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes