ENTRADA DE AGUA

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

ENTRADA DE AGUA

Mensagempor JOAO DUARTE » terça mai 03, 2011 5:34 pm

BOA TARDE A TODOS COMPANHEIROS

GOSTARIA DE SABER QUE ME PODE AJUDAR NUMA SITUAÇÃO?

1: COMO POSSO VEDAR POSSÍVEIS ENTRADAS DE AGUA PELO TECTO DA AC

2: EXISTE ALGUM PRODUTO PARA PODER POR ALGUMA ISOLAMENTO ALGUMA TINTA QUE SE DÊ A PINCEL OU OUTRA COISA MAIS?

MUITO OBRIGADO

CUMPRIMENTOS
JOAO DUARTE

Registado: quarta fev 16, 2011 10:46 am

Mensagempor danibeja » terça mai 03, 2011 6:18 pm

Boa tarde,

Eu sou adepto do cola & veda, que é muito parecido com o silicone...

Também já tive desses problemas, e com o cola & veda ficaram solucionados, e espero que não lhe volte a mexer.

Para endireitar/espalhar existem a venda também umas espátulas, mas eu pessoalmente, molho bem os dedos com detergente da loiça e coloco o "silicone" como quero...

De preferência, compre cola & veda de qualidade, pois a sua intenção é uma reparação definitiva.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: ENTRADA DE AGUA

Mensagempor time_out » terça mai 03, 2011 7:15 pm

JOAO DUARTE Escreveu:...
1: COMO POSSO VEDAR POSSÍVEIS ENTRADAS DE AGUA PELO TECTO DA AC
2: EXISTE ALGUM PRODUTO PARA PODER POR ALGUMA ISOLAMENTO ALGUMA TINTA QUE SE DÊ A PINCEL OU OUTRA COISA MAIS?...

Boa tarde

Respondendo:
1 : Depende por onde se está a dar a entrada de água. Se for pelas juntas das claraboias o ideal é retirar a claraboia e proceder à substituição da junta que normalmente é de uma massa tipo silicone mas que não cola nem seca. Claro que pode aplicar silicone pelo rebordo da claraboia fazendo uma barreira a possiveis fissuras na junta.
2 : Depende do que pretende isolar. Seria util explicar melhor qual o problema
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor Miguel1975 » terça mai 03, 2011 9:01 pm

Boa noite companheiros.

Não sou muito experiente em auto-caravanas, apenas tenho a minha a seis meses, mas durante anos tive uma caravana, onde peco-ri milhares de KM, em conversas com outros campistas, aprendi uma coisa: deve-se ter muito cuidado para que nunca entre humidade na célula, e se isso acontecer deve-se reparar o mais rápido possível e por gente qualificado, não quero assustar, mesmo o Sr não especifica por onde está a entrar água. No meu entender a cola e veda não é o ideal mas sim outro produto parecido com o silicone, penso que tem o nome de #magestiq " mas é apenas uma opinião.
Boas viagens.
Miguel1975

Registado: sexta fev 11, 2011 3:44 pm

Mensagempor JOAO DUARTE » terça mai 03, 2011 9:50 pm

boas noites companheiros

eu quero colocar na AC toda por cima para esolar entradas de agua.....eu trabalho no ramo automovel e falei com um tecnico da Wurth e ele falou-me numa tinta que serve para pintar as lages das casas e que fica como borracha....mas como nao conheço nada para esolar toda a AC no tecto por fora por isso eu recorri aqui na esperança que me disse-sem algum produto para poder eu mesmo dar no tecto

cumprimentos
JOAO DUARTE

Mensagempor RuckFules » terça mai 03, 2011 10:34 pm

Com as dicas de uns e outros, das duas uma, ou sai um mestre, ou fica ainda mais baralhado :D

Baseado na minha pouca experiência em bricolage na AC, recomendo não usar cola & veda em janelas, clarabóias e qualquer peça que um dia possa vi a ter que ser removida por algum motivo. É que se a cola & veda for realmente boa, se precisar de remover alguma destas peças por algum motivo (porque se partiu ou danificou) vai trazer mais qualquer coisa atrás, porque aquilo cola mesmo. Só para ter ideia, o meu (e muitos) painéis solares andam fixos à AC com essa cola, e até agora pelo menos o meu não voou.

Se tem água a entrar na célula, recomendo que com a maior brevidade possível trate do assunto antes que o estrago se alastre e a recuperação seja muito mais onerosa.
Tente um orçamento numa casa da especialidade, e exija uma garantia escrita do trabalho efectuado. É que a água, muito sorrateiramente vai apodrecendo a estrutura da AC (especialmente se for das antigas onde a estrutura da célula é praticamente toda em madeira).
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor ventura » terça mai 03, 2011 10:59 pm

Boa noite a todos/as.

Tendo eu um estabelecimento de vendas de tintas para a construção, comercializando esse tipo de revestimento impermeabilizante para terraços, algerozes, não recomendo para solucionar o problema do companheiro João Duarte, posso enumerar alguma razões: estes produtos não têm uma aderência permanente á fibra duma AC, visto ser na maioria dos casos uma superficie polida, teria que aplicar ums demão primário de aderência e duas de revestimento, ora isto acarreta um acréscimo de peso, ainda por cima diz que quer pôr em toda a parte de cima da AC, não faça isso! Sugiro que se aconselhe num representante, que até tem relativamente perto e com bons professionais o Parracho em Pero Pinheiro e vai ver que gastará menos dinheiro e fica com o serviço como deve ser, espero ter ajudado,desejando como sempre:

Bons passeios com muita cor.
ventura

Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm

Mensagempor time_out » quarta mai 04, 2011 7:22 am

JOAO DUARTE Escreveu:...eu quero colocar na AC toda por cima para isolar entradas de agua...

Bom dia
Ainda não consegui entender por onde tem entradas de água. Normalmente os tectos e laterais das autocaravanas são constituídos por painéis inteiros sendo muito difícil haver entradas de água (excepto nas "costuras").
Para que se possa contribuir com opiniões válidas e não especulações terá que nos informar exactamente qual é o problema.
Que eu conheça apenas há 3 hipóteses de haver entradas de água pelo tecto:
1 - aberturas existentes mal isoladas (clarabóias, chaminés, mastros de antenas, etc)
2 - frisos que tapam as junções dos painéis verticais (paredes) com os painéis horizontais (tecto)
3 - tecto rachado por impactos
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor JOAO DUARTE » quarta mai 04, 2011 8:05 am

bom dia

pelo o que tive a ver é por buracos que tem no tecto por isso eu perguntei se existia alguma tinta isolante? mas os buracos são muito pequenos por isso isolava o tecto todo

cumprimentos
JOAO DUARTE

Mensagempor txinho » quarta mai 04, 2011 9:02 am

Bom dia companheiros,

Companheiro João Duarte o meu conselho é fibra-la novamente, não fica caro nem é dificil, no meu caso eu tinha uma top box que não utilizava e retirei-a, onde ficaram 4 buraquitos dos parafusos.
A conselho de uma empresa que trabalha com AC (tecnico) fibrei esses 4 buraquitos que me garantiram nunca mais entrar água por ali (atenção fui eu que fibrei e não sou muito bom em bricolage :roll: heheh).
Logo a seguir como era uma area muito pequenita pintei com spray.

Informo ainda que não comprei a fibra nem o secante como somente necessitava de um bocadito pedi numa oficina amiga e eles não me cobraram como era mesmo muito pouco (acho que coloquei secante a mais porque secou em 4 a 5 minutos hehehe), por isso não sei quanto custa, mas não deve ser muito caro.

Amigo Joao Duarte como outros companheiros já afirmaram e com toda a razão tente reparar a AC o mais rapido possivel pois a infiltração de água numa AC é um cancro muito grave :twisted:, após reparar aconselho-o a deixar dentro um desumidificador até retirar toda a humidade existente para evitar problemas futuros.
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor jgomes » quarta mai 04, 2011 12:57 pm

Boa tarde
Companheiro danibeja, será que esse produto cola & veda será bom para tapar uma possível rachadela no fundo da casa de banho?
A marca é mesmo cola & veda ou tem outro nome?
Desde já agradeço possível informação.
JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor danibeja » quarta mai 04, 2011 4:34 pm

Boa tarde,

O cola & Veda é um dos vários tipos de silicone, e existe de varias marcas.
Existem produtos próprios para remover silicones, e numa casa da especialidade disseram-me que se tivesse eventualmente que remover o cola & Veda que aquele produto daria para o fazer, mas até hoje não precisei...

Estes são muito bons:

http://www.pecol.pt/Store.aspx?activefa ... tailtype=2

http://www.wurth.pt/frontend/media/pdf/FS890%201004.pdf

E existe de várias cores, sendo que aconselho o transparente...

Em relação ao seu caso, numa situação provisória é capaz de ser o ideal, mas deve tentar recuperar o seu polivan (ou não é o polivan?) junto de uma casa da especialidade, seja de ACs ou até mesmo de casas que façam moldes de fibra, de forma a ter uma solução definitiva.

Há bem pouco tempo também tive um problema na casa de banho, e que depois de tudo desmontar é que encontrei o problema, era um tubo das águas limpas da sanita ...

Imagem
Imagem

E o problema era este tubo que fica por baixo da sanita, e pertence à ligação do nível das águas limpas da sanita:

Imagem

Depois de terminar ficou óptima, muito semelhante ao que estava antes, apesar do trabalho para nada... , mas pensando positivo... , verifiquei que o fundo, por baixo do WC, está em bom estado de conservação...

Com isto, não quero encoraja-lo de forma nenhuma a desmontar o WC, pois se partir algum plástico, tem que substituir o WC quase todo, pois dificilmente encontra peças compatíveis, nem o tubo acima referido eu consegui comprar, tive que inventar um ...

Em relação ao tema em questão, se forem pequenos buracos nas superfícies planas da AC, eu colocava Cola & Veda , mas cada um tem a sua ideia... e depois dava duas de mão de Anti ferrugem, tipo Hamerite da Robbialaque , daqueles que faz logo de acabamento e assunto arrumado... , pouco trabalho e qualquer um o faz, é um local não visível... a menos que suba para cima da AC :lol: :lol: :lol:

E se quiser dá este tipo de tinta em toda a parte de cima da AC, apenas tem que desengordurar muito bem, de preferência lavar com detergente e esfregão verde da loiça, que desengordura e funciona como uma lixa fininha...

Grande abraço,

Danibeja

Ps: Ideias tenho muitas, falta-me é tempo para as por em pratica na minha AC.
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor VítorEsteves » quarta mai 04, 2011 5:24 pm

danibeja Escreveu:Boa tarde,

nem o tubo acima referido eu consegui comprar, tive que inventar um ...

Caro companheiro Danibeja,
Também tenho esse cano danificado (o da sanita, claro!! :D )

Já procurei no mercado e também não encontrei substituto. Anda para lá com um mastique a tentar isolar, mas só ficarei sossegado quando conseguir resolver o problema definitivamente.

Como solucionou o caso?

Já agora, parabéns pela qualidade das bricolas que apresentou.
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor danibeja » quarta mai 04, 2011 9:19 pm

Boa noite,

Companheiro VítorEsteves, foi relativamente fácil, como o meu estava partido na parte flexível/ondulada, cortei essa parte, e coloquei tubo de borracha fina, com umas braçadeiras pouco apertadas, e encaixei no sitio...

Por vezes as melhores soluções são as mais básicas...

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Mensagempor VítorEsteves » quarta mai 04, 2011 9:40 pm

Pois, o meu também está partido na parte ondulada, parece que é por aí que lhes dá...

Vou experimentar...

Obrigado, disponha e

um abraço.
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes