Autocampismo

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor Luis Almeida » domingo abr 03, 2011 9:31 am

Companheiros,

Na minha opinião, penso que será aceitável uma definição de «autocampismo» como sendo uma situação em que, estando uma autocaravana estacionada em qualquer local que não um parque de campismo, temos o espaço exterior ocupado com cadeiras, mesas, estendal da roupa, etc etc.

Se essa mesma autocaravana está estacionada com uma janela ou porta aberta, estará certamente a infringir uma das «regras de ouro» que procuramos ter sempre presentes e respeitar, mas não podemos de todo considerar que estamos perante uma situação de «autocampismo».

Se está mal estacionada ou estacionada em local proíbido, estará certamente a infringir o código da estrada mas nada mais do que isso.

Enfim, como já aqui foi várias vezes referido, trata-se de uma questão de bom senso e sobretudo de respeito pelos outros.
Valores que não se compram e que infelizmente são cada vez mais raros.

Saudações a todos.
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor João Morgado » domingo abr 03, 2011 10:46 am

Luis Almeida Escreveu:
... uma definição de «autocampismo» como sendo uma situação em que, estando uma autocaravana estacionada em qualquer local que não um parque de campismo, temos o espaço exterior ocupado com cadeiras, mesas, estendal da roupa, etc etc.

Se essa mesma autocaravana está estacionada com uma janela ou porta aberta, estará certamente a infringir uma das «regras de ouro» que procuramos ter sempre presentes e respeitar, mas não podemos de todo considerar que estamos perante uma situação de «autocampismo»...

Caros companheiros,
Concordo inteiramente com a opinião do companheiro Luis Almeida.
Quanto á janela aberta sou de opinião que depende muito do local onde estamos (bom senso). Se estivermos parados num descampado (campo ou beira mar) nem sequer considero que estejamos a infringir as "regras de ouro". Quantas vezes já me aconteceu, e penso que a muitos de nós principalmente a quem faz viagens longas, ir numa estrada e parar num qualquer recanto da mesma para almoçar ou simplesmente para descansar. Abrir uma janela nestas condições, não estamos a interferir com o espaço de ninguém. Se pelo contrário estaciono numa rua encostado a um passeio como qualquer outro veículo, aí já estou a interferir com o espaço dos peões.
Saudações
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Projecto de Lei

Mensagempor josegon_calves » domingo abr 03, 2011 3:09 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Porque não quero divergir do tema aqui colocado apenas quero salientar que nenhum Projecto de Lei, ou seja lá que nome lhe atribuam, baseado nas "Regras de Ouro", nas de prata e nas de lata, vai regular o autocaravanismo porque simplesmente eu posso praticar autocampismo com uma simples moto, de tenda às costas, com um simples Fiat 500, também de tenda às costas, de monovolume e por aí fora!!!

Com base em quê podem regular-se Comportamentos inaceitáveis com recurso aos mais variados meios de transporte?

A questão deverá sempre passar por Regularem-se atitudes comportamentais inaceitáveis em Sociedade e nunca por Regulação de Trânsito, dado que os crimes poderão ser cometidos indiscriminadamente por um qualquer cidadão a bordo de uma qualquer viatura!!!

Querer responsabilisar-se o Autocaravanismo de um mal generalizado, que ultrapassa a viatura Autocaravana não me parece correcto nem sequer moral!

Mas isto sou eu a pensar!!!

Continuo à espera de outros pontos de vista que me permitam alargar horizontes, e, sinceramente, não tenho visto sucessos nessa área!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Re: Projecto de Lei

Mensagempor João Morgado » domingo abr 03, 2011 3:30 pm

josegon_calves Escreveu:...Querer responsabilisar-se o Autocaravanismo de um mal generalizado, que ultrapassa a viatura Autocaravana não me parece correcto nem sequer moral!

Mas isto sou eu a pensar!!!...

E pensa muito bem, companheiro.
Saudações
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Eugénio Rodrigues » domingo abr 03, 2011 6:54 pm

João Morgado Escreveu:
josegon_calves Escreveu:...Querer responsabilisar-se o Autocaravanismo de um mal generalizado, que ultrapassa a viatura Autocaravana não me parece correcto nem sequer moral!

Mas isto sou eu a pensar!!!...

E pensa muito bem, companheiro.
Saudações

Plenamente de acordo companheiros!

Claramente, o autocampismo não é um problema exclusivo do autocaravanismo. É sobre este comportamento que se deveria actuar, independentemente do veículo utilizado para este fim.

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Mensagempor danibeja » domingo abr 03, 2011 7:26 pm

josegon_calves Escreveu:Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Porque não quero divergir do tema aqui colocado apenas quero salientar que nenhum Projecto de Lei, ou seja lá que nome lhe atribuam, baseado nas "Regras de Ouro", nas de prata e nas de lata, vai regular o autocaravanismo porque simplesmente eu posso praticar autocampismo com uma simples moto, de tenda às costas, com um simples Fiat 500, também de tenda às costas, de monovolume e por aí fora!!!

Com base em quê podem regular-se Comportamentos inaceitáveis com recurso aos mais variados meios de transporte?

A questão deverá sempre passar por Regularem-se atitudes comportamentais inaceitáveis em Sociedade e nunca por Regulação de Trânsito, dado que os crimes poderão ser cometidos indiscriminadamente por um qualquer cidadão a bordo de uma qualquer viatura!!!

Querer responsabilisar-se o Autocaravanismo de um mal generalizado, que ultrapassa a viatura Autocaravana não me parece correcto nem sequer moral!

Continuo à espera de outros pontos de vista que me permitam alargar horizontes, e, sinceramente, não tenho visto sucessos nessa área!

Um abraço,

Boa tarde,

O que diz é um contra-senso, pois a atitude comportamental inaceitável em sociedade (acampamentos ocasionais) é praticada com uso de um veículo Automóvel, seja ele uma autocaravana, ou outro tipo de veiculo, logo deverá ser regulada através de legislação de transito... E neste ponto não existem dúvidas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Numa sociedade só se consegue uma atitude de bom senso, sabendo de ante-mão o que está bem e o que está mal... muitos Autocaravanistas/autocampistas menos informados ainda comete infracções por negligencia, sem vontade, pois desconhecem a legislação dos Acampamentos Ocasionais, assim como as regras de ouro...

Não vale a pena esperar por outros pontos de vista, eu já apresentei inúmeras formas de solucionar vários dos problemas que afectam o autocaravanismo itinerante, agora é a sua vez de apresentar soluções, factos concretos!!!!!!!!! Chega de criticar a forma como os outros pensam solucionar problemas, seja criativo,opine com soluções e não com negações que nada contribuem para o Autocaravanismo, na vida ninguém tem 100% razão...

Será que todo o tempo que perdi até hoje neste fórum foi em vão?

Todas as vezes que falei de legislação e a sua interpretação, a mesma nem devia existir?

Julgo que o meu contributo está a acabar, não existe necessidade de remar contra a maré...

Em relação a legislação, já falta pouco para desistir de postar aqui no fórum...

Grande abraço,

DaniBeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Calita » segunda abr 04, 2011 9:53 am

danibeja Escreveu:
josegon_calves Escreveu:Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Um abraço,

Boa tarde,

O que diz é um contra-senso, pois a atitude comportamental inaceitável em sociedade (acampamentos ocasionais) é praticada com uso de um veículo Automóvel, seja ele uma autocaravana, ou outro tipo de veiculo, logo deverá ser regulada através de legislação de transito... E neste ponto não existem dúvidas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Numa sociedade só se consegue uma atitude de bom senso, sabendo de ante-mão o que está bem e o que está mal... muitos Autocaravanistas/autocampistas menos informados ainda comete infracções por negligencia, sem vontade, pois desconhecem a legislação dos Acampamentos Ocasionais, assim como as regras de ouro...

Não vale a pena esperar por outros pontos de vista, eu já apresentei inúmeras formas de solucionar vários dos problemas que afectam o autocaravanismo itinerante, agora é a sua vez de apresentar soluções, factos concretos!!!!!!!!! Chega de criticar a forma como os outros pensam solucionar problemas, seja criativo,opine com soluções e não com negações que nada contribuem para o Autocaravanismo, na vida ninguém tem 100% razão...

Será que todo o tempo que perdi até hoje neste fórum foi em vão?

Todas as vezes que falei de legislação e a sua interpretação, a mesma nem devia existir?

Julgo que o meu contributo está a acabar, não existe necessidade de remar contra a maré...

Em relação a legislação, já falta pouco para desistir de postar aqui no fórum...

Grande abraço,

DaniBeja

Companheiro Danibeja
Subescrevo e assino tudo o que escreveu.
A meu ver o caminho certo é esse.
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

PRÓS E CONTRAS - SINALÉTICA/LEGISLAÇÃO AUTOCARAVANISTA

Mensagempor josegon_calves » segunda abr 04, 2011 12:55 pm

Boa tarde Companheiro Danibeja,

Não vou agora responder ao desafio lançado, que aceito, apenas pelo facto de exigir algum trabalho de escrita e não dispôr desse tempo agora.

Não o irei fazer neste Tópico, "Autocampismo", já que não é esse o tema aqui abordado. Fá-lo-ei no tópico por mim criado "Prós e Contras - Sinalética/Legislação Autocaravanista", Tópico esse aberto à discussão e onde, pelo que tenho observado, a mesma tem andado arredada, o que é pena, tanto para uns como para outros.

Todos temos certamente as nossas crenças de poderão ou não ser desmistificadas ou até desmontadas, ou até, muito pelo contrário, solidificadas.

Continuo a acreditar contudo não ser necessário legislar sobre uma determinada actividade que se encontra já ligislada, Campismo, e muito menos atribuir-se a um determinado meio de transporte, autocaravanas, a exclusividade da prática ilegal de Campismo na Via Pública.

Como já o foi dito neste Fórum, um normal monovolume, estacionado, e bem, nas imediações não pode ser responsabilizado pelos actos ilegais cometidos pelos seus utilizadores na via pública.

Não podemos também exigir exclusividade de actuação às autoridades no sentido de poderem actuar perante determinado veículo apenas por este ser uma autocaravana.

Se tiverem que actuar, que o façam indiscriminadamente, seja moto, bicicleta, atrelado tenda, monovolume, autocaravana, ligeiro de mercadorias, pesado, autocarro, caixa isotérmica, etc., etc., etc.!

Mesmo que não exista um único veículo nas imediações se houver a prática de Campismo na Via Pública devem as autoridades actuar!!!

Bom senso, é algo que não existe nosso Direito nem sequer na Constituição!

Com bom senso, estamos nós, todos os que cumprem com esse "bom senso", a ser sistemáticamente penalizados, apenas e tão somente porque não existe a prática de actuação atempada e indiscriminada de quem tem a obrigação de fazer cumprir a Lei e a Ordem!

E por aqui me fico por agora!

Dentro em breve, tornarei pública a minha resposta ao desafio agora lançado.

Um abraço,

PS:
Peço desculpa pelo possível desenquadramento do tema em análise mas no fundo tem tudo a haver!
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor joaof » segunda abr 04, 2011 2:55 pm

Caros Companheiros,

Agradeço todos os comentários, e desculpem a insistência, mas volto a perguntar:

Será possível estabelecer critérios objectivos que delimitem a fronteira entre aquilo que é ou não Autocampismo?

Obrigado e cumprimentos,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Autocampismo

Mensagempor josegon_calves » segunda abr 04, 2011 5:19 pm

Boa tarde Companheiro Joãof,

Autocampismo é toda a actividade de origem campista (campismo) com recurso a uma viatura, seja ela qual for (auto), e que extravase o perimetro desta última.

Existem situações em que a prática de Autocampismo não choca com interesses, nem fere susceptibilidades, sendo por tal aceitável, eu diria apenas, tolerável, e outras situações onde o mesmo colide com outros intereses e direitos.

Autocampismo implica sempre prática de actos de Campismo na Via Pública podendo estes ser cometidos sem recurso directo à viatura que lhes tenha proporcionado a deslocação para o local onde é praticado Campismo na Via Pública.

Esta é a minha visão de Autocampismo, que não está afecta exclusivamente à viatura Autocaravana, mas a todas em geral!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor danibeja » segunda abr 04, 2011 5:34 pm

Boa tarde,

Em relação a Auto-Campismo, não existe legislação direccionada para auto - Caravanas/Vivendas moto - caravanas , etc... que diga quando um veiculo destes está estacionado ou acampado, mas com base no Decreto-Lei n.o 310/2002 de 18 de Dezembro , no seu artigo 18º Licenciamento do exercício da actividade de acampamentos ocasionais, informa que esta actividade carece de licença...

Um Acampamento é o acto de Acampar, que por sua vez significa :
Instalar no campo
Estabelecer no campo
Assentar arraial

Eu pegaria nesta ultima assentar o arraial, para ser mais objectivo...

Logo subentende-se que colocando qualquer tipo de objecto no exterior (assentar o arraial) da viatura automóvel, face a este Decreto Lei está em infracção...

Portanto para mim a fronteira entre itinerante e campista reside no factor envolvente do veiculo que se faz transportar:

Se coloca objectos no exterior, com o objectivo de assim permanecer (acampado) constitui Autocampismo.

Se apenas faz uso da sua viatura sem interferir com o meio que a rodeia é Autocaravanismo Itinerante.

As regras de ouro são um bom exemplo de distinção entre Autocravanismo Itinerante e Campista.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor joaof » segunda abr 04, 2011 10:53 pm

Boa noite companheiros Daniel e José Gonçalves,

Percebi o v/ ponto de vista. Na v/ opinião a colocação de objectos fora da autocaravana constitui sempre uma prática de autocampismo, que pode ou não ser tolerado consoante as situações (opinião do companheiro José Gonçalves) mas que constitui sempre uma violação da lei (opinião do companheiro Daniel).

E sob esse ponto de vista a minha pergunta dos critérios objectivos para distinguir autocampismo perde relevância...

Mas pelo contrário, assume relevância a outra questão que coloquei inicialmente:

O que será praticar campismo no espaço público?

O Daniel vai-me desculpar mas assentar arraiais não é um conceito objectivo.

Se eu me sentar 10 minutos numa cadeira, no exterior da autocaravana, estou a assentar arraiais?

Há companheiros que dirão que sim e outros que não.

E lá entramos no campo da subjectividade...

Obrigado e cumprimentos,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Prática de Actos de Campismo na Via Pública

Mensagempor josegon_calves » terça abr 05, 2011 7:03 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,
Bom dia Companheiro JoãoF,

O conceito de prática de Campismo na Via Pública é muito objectivo e é passivel de ser realizado sem recurso a qualquer viatura não deixando no entanto de ser condenável e, segundo Legislação, proibido!

Se alguém, com recurso a uma autocaravana, uma moto, um monovolume, um microcar, um pesado, seja que viatura utilizar para se transportar a determinado local, e que use esta como apoio/continuação dos seus limites para assentar "arraiais", mesa e cadeiras ao abrigo de um eventual toldo, está a praticar actos de campismo com recurso à viatura.

Se na via pública colocar esses mesmos artefactos, assentar esse mesmo "arraial", sem o apoio/continuação dos limites desta, mesmo que afastado, está a praticar Actos de Campismo na Via Pública!

Se fizer exactamente o mesmo em locais apropriados, espaços esses normalmente criados pelas Autarquias destinados a "Zonas de Lazer e Pic-Nic", não estará a proceder à prática de Campismo na Via Pública!

Mas se o fizer com recurso a uma autocaravana, um forgão, um microcar, seja que viatura utilize para o efeito, prolongando os seus limites, está a praticar actos de Campismo na Via Pública!

Como já o referi anteriormente, existem actos de Campismo na Via Pública que são "aceitáveis", eu diria, toleráveis.

Depende, evidentemente, do bom senso de cada um. Mas esse, infelizmente, anda um tanto distante da Sociedade, e normalmente, sucedem-se-lhe os excessos.

O pensamento "corrente" é: "se aquele pode, eu também posso!!!".

E um, mais um, mais um, mais outro, mais umas dezenas, provoca inevitávelmente os conflitos de interesses que se registam um pouco por toda a Europa, e não apenas em Portugal!!!

Existem depois outros actos, absolutamente condenáveis e atentatórios para o Ambiente e para a Saúde Pública, que não são exclusivos de uma viatura autocaravana, mas de cidadãos, apeados ou não, tais como defecar ou despejar dejectos em qualquer parte!!!

No meu tempo, e não sou velho, recebi uma educação de não urinar no espaço público e muito menos defecar.

Hoje em dia é perfeitamente normal encontrar alguém por detrás de um arbusto a fazer as suas necessidades e a seguir caminho na maior das calmas, ou a despejar cassetes e garrafões com preciosos líquidos no seu interior. E ninguém faz nada!!!

Não são actos de campismo, nem de autocaravanismo, são simplesmente atentados ao Ambiente e à Saúde Pública que continuam impunes!!!

E ninguém diz nada! E ninguém faz nada!!!

Claro que se estes actos forem praticados por alguém que se faça transportar numa autocaravana a gravidade do acto, aparentemente, toma outra dimensão, mais grave.

Mas não é mais grave, nem menos grave, se for um qualquer outro cidadão apeado!!!

Claro que uma autocaravana é um LUXO, não ao alcance de qualquer cidadão, e seria suposto que todos os possuidores de autocaravanas possuissem alguma cultura e educação acima da média.

Mas infelizmente o poder de compra não consegue ainda comprar Educação, nem o Respeito, e muito menos o Bom Senso, e aí temos os atentados que todos conhecemos, ampliados, apenas por se tratar de uma viatura autocaravana. Mas esta não tem culpa, nem deve ter!!!

Há quem defenda afincadamente Legislação, exclusiva, para o Autocaravanismo e a Autocaravana. Em França e em Itália, particularmente nestes dois paises e em especial nas suas orlas costeiras, os conflitos existem, as limitações proibitivas existem, os abusos existem, os excessos existem!

E não foi a Legislação, e não é a Legislação, meio bastante para terminar com esses conflitos. E não é uma questão exclusiva de Portugal, se bem que sejamos conhecidos e reconhecidos por todo o Mundo como os "chico-espertos"! Arranjamos sempre forma de "furar" todos os esquemas!!!

Podemos, por exemplo, ser tolerados ao abrir as janelas de uma autocaravana, se for do tipo basculante, se for do tipo de correr já nada nos proibe de efectuarmos a sua abertura.

Um contra-senso, aparentemente!!!

Mas não é!

É que se abrirmos uma janela basculante estamos a invadir o espaço público podendo inclusive colocar em risco a segurança dos peões, já numa janelas de correr tal não acontece.

Temos então que, quem queira teimar em manter as janelinhas abertas, tem todo o direito de o fazer, basta que substitua as janelas basculantes por janelas de correr.

Mas isso tem custo, e ninguém quer!! Mas quer as janelas abertas!!! Os outros que se lixem!!!

E aqui o bom senso vai às utrigas, as regras de urbanidade são enterradas, os conflitos surgem como moscas à medida que a "porcaria" se agrava!!!

Mas há Leis e meios Legais de terminar com estes confrontos de interesses, basta que se queira aplicá-los e sem necessidade de inventar mais coisa alguma.

Nos Países Nórdicos, alguém que inadvertidamente abra uma janela basculante, e não sinalize essa abertura, surge de imediato alguém que coloca umas fitinas vermelhas a assinalar o perigo iminente.

Mas ali são outras formas de estar em sociedade, outras mentalidades, outras...........

Nós, pelo contrário, latinos que somos, achamos que temos que ter sempre todos os direitos e mais algumas benesses e nenhumas obrigações, essas são apenas para os outros!!!

Mas não é esse o tema do tópico em questão.

Espero ter sido suficientemente claro na minha análise do que é Campismo na Via Pública e no que são Actos de Campismo condenáveis na Via Pública.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor seco » quinta abr 07, 2011 4:19 pm

Retirado de "Caravana Visão"

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

On the road
Vida de caravanista

Marja e Jan vieram da Holanda para gozar o sol e a paisagem

Teresa Campos
0:44 Quinta feira, 7 de Abr de 2011

FOTO: Gonçalo Rosa da Silva

A vista da praia da Ingrina, um pouco mais a sul de Vila do Bispo, é estonteante e isso faz toda a diferença para quem viaja de autocaravana. No topo da pequena arriba, que se estende até ao mar, há algumas destas casas com rodas com gente dentro.

"Viemos por dez semanas, para aproveitar o bom tempo", explica-se Jan Griemink. "Bom, e também porque é muito bonito", acrescenta Marja, a sua mulher, ambos de 65 anos.

O casal de holandeses começou a viagem pelo sul de Portugal em Castro Verde, no final de fevereiro, e segundo contam, ainda vão a meio caminho - em breve, vão fazer-se à costa alentejana. "Somos fãs, desde 1997 que vimos para cá todos os anos".

E de autocaravana é muito mais fácil, garantem Jan e Marja, em viagem pelo mundo desde que se reformaram - ele era engenheiro mecânico, ela dona de casa.

"In a motorhome, you're more free", como quem diz, "tem-se muito mais liberdade: se não gostarmos do sítio onde estamos, é só arrancar e estacionar mais à frente".

Dá vontade de responder: "Quem sabe, sabe!"

"...."

1 comentários Escrever comentário Página 1 de 1
ordenar por:mais recentesmais antigosmais votados ▼mais comentados

Autocampismo
seco (seguir utilizador), 1 ponto , hoje às 16:47

O que estes senhores estão a fazer é duplamente ilegal:
1 - Estão estacionados numa arriba :zona de protecção da costa(POOC) - ILEGAL
2- Têm mesas e cadeiras fora da autocaravana o que deixa de ser autocaravanismo para ser campismo selovagem - ILEGAL.
É contra este tipo de atitudes, que não tomam nos seus países, que lutamos! Estes são os maus exemplos que levam a que as pessoas não gostem dos autocaravanistas!
Mas tambem há portugueses a fazer o mesmo...
Já agora? onde despejaram a cassete??????
Por um autocaravanismo "turismo itinerante" esta é a luta pois este tipo de turismo sedentário é para ser praticado em Parques de Campismo!
Quando voltarem às suas terras vão declarar ufanos que estiveram dez semanas em acampada livre!
Assim Não! Onde pára a Polícia???
Denunciem Senhores Jornalistas!

Oram digam lá se querem melhor exemplo de autocampismo"selvagem"
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor josegon_calves » quinta abr 07, 2011 7:17 pm

Boa noite Companheiros e Companheiras,

No seguimento do post colocado pelo Companheiro Seco gostaria de comentar o que se passou ontem na entrevista televisiva de Quarteira, numa zona que está devidamente assinalada de proibição de circulação automóvel, exactamente aquela que aparece no meu primeiro post dos "Prós e Contras".

Alegaram os entrevistados:

- Os parques de Campismo são muito caros!

- Faltam locais para despejo!

- Faltam locais de abastecimento de águas!

- Se a Policia nos vem mandar embora a gente vai e volta logo depois!

Resumindo, estes senhores, que têm um poder de compra muito superior ao nosso, querem Parques de Campismo mais baratos, querem deixar no local os seus dejectos, querem água gratuita, e ainda gozam com as Autoridades.

Ora digam lá, onde pára a Policia???

Porque não se intervem apreendendo todos os artefactos de Campismo?

Porque não se autuam todas as viaturas que acedem a estes locais onde o acesso é proibido?

Alguém aqui me sabe dizer onde pára a Policia?

Alguém aqui, de boa fé, me pode provar que uma nova Lei irá ser a solução milagrosa para este tipo de actuação???

E fico por aqui.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo