Tempo Máximo de viagem nas autoestradas da Brisa

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Tempo Máximo de viagem nas autoestradas da Brisa

Mensagempor pressler » quarta mar 23, 2011 2:49 pm

Boa tarde companheiros,

Também podemos pôr outra situação muito simples mas injusta e que muita gente não tem conhecimento, apesar de não ter nada a ver com sinaletica :
Saio de casa com o meu carro apanho a A1 com destino ao Porto. Tiro o ticket na portagem e guardo.
A meio do caminho dá-me a soneira e páro numa estação de serviço para dormir. Tou tão, mas tão cansada que durmo mais de 6horas.
De manhã sigo viagem e quando chego ao Porto a funcionária cobra-me duas vezes o valor das Portagens entre Lisboa e o Porto. O quê??? :shock:
já é caro uma vez, agora 2???? :evil:
A funcionária informa-me que tinha "x" horas para fazer o percurso e como o excedi tenho que ser penalizada. Pergunto-lhe : Então a Prevenção Rodoviaria Portuguesa não está sempre a dizer para pararmos e dormirmos quando estamos cansados???
Ela responde-me que sim! Mas que eu só me safaria da multa se tivesse um dispositivo "via verde". Imagine-se!!! Se eu tivesse um daqueles aparelhinhos colado no párabrisas e pagasse por ele já podia dormir á vontade.... :cry:
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor caraujo » quarta mar 23, 2011 5:49 pm

Boa tarde a todos e em particular à Ana Pressler,

Pois também eu tenho uma história engraçada sobre este assunto das pernoitas nas autoestradas da Brisa (não sei se o mesmo se passa nas outras).

Um belo dia, vinha do Porto para Lisboa, e para ser mais rápido...maldito pensamento...fui pela A1.

A meio caminho arrebentou-me um dos pneus de trás. Depois de ter uma luta heroica com a viatura, para a conseguir imobilizar e como a tive que encostar em zona perigosa e com muita falta de espaço para fazer uma mudança segura do pneu, resolvi esperar pela ajuda da assistência Brisa. Desta forma eles podia sinalizar devidamente a via e usar um daqueles macacos hidraulicos grandes, facilitando assim a troca.
O carro da assistência chegou, prontificou-se em sinalizar e usar o dito cujo macaco, mas ao tirar o pneu suplente o técnico concluiu que este não estava em condições de ser usado, por haver uma deficiência na vávula e que depois de colocar o pneu iria originar uma fuga de ar...ficando, se o colocasse, novamente imobilizado. Como o pneu suplente não estava vazio, mas sim tinha um problema, safei-me à multa (segundo ele, não percebi muito bem porquê) e que neste caso era melhor pedir a assistência em viagem.
Assim fiz, e adivinhem, o relógio continuava a andar, sem parar, maldito relógio.
Esperei, esperei e apesar de ter avisado a companhia de segura, que se tratava de uma AC, lá me apareceu um camião, que não tinha capacidade de me puxar a AC para cima, pois se tal fizesse, teria que lá deixar no chão o meu para choques traseiro...acabadinho de ser substituído.
O senhor do pronto socorro, foi impecável e logo desmontou o pneu rebetado, tirou o suplente e disse-me para ir com ele, pois na sua oficina tinha algum equipamento para desmontar pneus e ia tentar fazer das duas rodas uma, aproveitando a vávula do arrebentado e usando o pneu do suplente.
Foi a noite toda nisto, quando finalmente estava pronto para arrancar, eram umas 4 da madrugada...onde iam as 6 horas...

Estava tão cansado que tive que parar numa área de serviço e depois de descansar uma horas lá segui viagem.

Cheguei ao fim de muitas horas à saída de Alverca e lá me aconteceu o inevitável: "o seu título de entrada não está válido por terem passado XXX horas e vai ter que pagar o dobro"...não aceitei!
Disse-lhe o que se tinha passado e perguntáram-me se tinha provas e eu disse-lhes que eram fáceis de obter, era só eles ligarem para a sua assistência em viagem da Brisa e logo tinham a prova...o que claro que se recusaram a fazer.
O portageiro disse-me então para não me preocupar, ia ficar com o meu título e que me passava uma guia, e que depois iria ser enviado para minha casa a factura para o pagamento!!!

Recebi a guia e segui viagem...mas à boa maneira Portuguesa isto não ficou por aqui, pois meses mais tarde recebi a carta com aviso de recepção com uma intimidação, do estilo ou paga 2x mais despesas, ou segue para tribunal.

Tive que perder uma tarde de trabalho e ir à Brisa Oeiras para explicar tudo de novo e que me recusava a provar algo que eles têm obrigação de saber, pois até tinha assinado uma ficha de serviço da assistência em viagem da Brisa, logo era tudo uma questão de cruzarem informação disponível à empresa, outra questão e que me deu vontade de rir, era que eu tinha que ter o título de entrada na autoestrada comigo, para fazer uma exposição do assunto e o colocar em anexo, isto apesar de lhes dizer não sei quantas vezes que o portageiro ficou com ele.

Fiz uma exposição sobre o assunto e lá aceitaram o pagamento da viagem simples e até hoje nada mais disseram.

Não é fácil a vida de alguém que anda por aí fora em bem...por certo que tivesse feito algo de errado e por mal, não tinha tido tantas chatices.

Conclusão, se tiverem que ficar mais de 6 horas por problemas técnicos devem guardar cópias de tudo o que assinarem, para assim haver prova fácil do que nos aconteceu, caso contrário...é uma trapalhada.

Um abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor hnunes2 » quarta mar 23, 2011 8:09 pm

Boa noite companheiros e companheiras.

O tempo máximo permitido entre a hora de entrada e de saída nas autoestradas é de 12 horas. (Em algumas AS ostentam a informação)
A opção para quem tem intenção de demorar mais tempo é a de sair e reentrar. Nos casos furtuitos - acidentes, avarias, etc. - a solução passa pela recolha de documentos comprovativos da inevitabilidade.

Em minha opinião, e com a Brisa nunca se deve pagar e reclamar depois. A Brisa, recebe o dinheiro e dificilmente o reembolsa. Como de um modo geral são pequenos valores o utente acaba por concluir que vai gastar mais dinheiro do que o que tem para receber e abandona o caso.

Cumprimentos AC's

Hnunes
..............................
Burstner Aviano I684
hnunes2

Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm

Mensagempor João Morgado » quarta mar 23, 2011 8:18 pm

Obrigado á Ana e ao Carlos.
Os casos relatados são importantes, pois haverá muitos de nós que desconhecem que existem tempos máximos para uma viagem. Eu era um deles.
Saudações
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Tolerâncias Admitidas

Mensagempor josegon_calves » quarta mar 23, 2011 9:00 pm

Boa noite Companheiros e Companheiras,

Em alguns caso é perfeitamente possível ultrapassar o prazo máximo de 12 horas permitido para permanecer dentro da área concessionada para Auto-Estrada.

Para tal, há qua acautelar certos procedimentos.

Quando existam paragens em Áreas de Serviço, onde existam Edifícios de Alojamento temporário, cada vez mais raros mas ainda assim existem, é uma questão de à chegada a essas Áreas innformar a recepção da hora de entrada na Auto-Estrada que, se for caso disso, na manhã seguinte, após uma dormida descansada e despreocupada, eles tratam de fornecer novo tiket que permite uma utilização da Auto-Estrada por um periodo bastante generoso, seis horas.

A mim já me aconteceu esta situação!

Em caso de sinistro e/ou avaria, convém solicitar todos os registos de ocorrências para uma cabal defesa.

São Empresas ávidas de lucros que não olham muito a meios para atingirem os fins.

Já agora deixo a informação que não aceitem nunca a resolução do transporte da viatura por iniciativa da Concessionária da Auto-Estrada, sair-vos-á muito cara essa amabilidade.

Se forem sócios do ACP, exigam sempre o transporte por esta entidade e nunca por alguém que "trabalha" para esta entidade.

Espero ter ajudado no esclarecimento de alguns contra-tempos que por vezes acontecem nestas vias muito "especiais"!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor pressler » sexta mar 25, 2011 9:30 am

Bom dia companheiro Josegon calves!

Essa informação também me foi passada por causa da AS criada na Auto-estrada de Montemor-O Novo.
Só que quando cheguei á gasolineira e lhes pedi para picarem o ticket mandaram-me ás "couves"!!! :oops:
Disseram-me que não!!! :x
Que se isso tinha acontecido no passado já tinha passado de moda...
Eu bem que me tentei defender e dizer que havia exemplos dados num forum de autocaravanismo, mas de nada serviu.
Na saida fiz a mesma pergunta á senhora da portagem e ela respondeu que não.
Penso que se trata da A28 e o limite máximo de horas são 8 por causa das distancias que percorre.
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Agradecimento

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 25, 2011 1:41 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,
Boa tarde Companheira Ana Pressler,

Lamento as notícias que nos faz chegar!

A informação que tinha, com já algum tempo, é certo, referia-se à Auto-estrada que liga Guimarães/Póvoa de Varzim.

Antes da saída de Vila Nova de Famalicão/Braga/Porto havia ali um empreendimento hoteleiro, onde era possível passar a noite ou prenoitar. De manhã, era só deslocar-mo-nos ao balcão e solicitar a prorrogação do prazo de saída, não um novo ticket.

Não sei exactamente como se procediam estes trâmites mas os mesmos eram efectivos e, das poucas vezes que ali dormi e prenoitei, nunca tive problemas posteriores na saída.

É certo que há dois anos a esta parte tal unidade hoteleira foi desmantelada!!!

Lamento que não haja possibilidade de prolongar a estadia em auto-estrada até porque, mandam as regras de bom senso, e aconselha a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, sempre que se sentir cansado ao volante enconste pelo tempo que fôr necessário, seja em que viatura se faça deslocar!

Agradeço de qualquer forma o aviso e irei reclamar junto da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária para a incongruência das atitudes!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sexta mar 25, 2011 1:54 pm

Boa tarde a todos,

Deixo aqui o alerta para as scuts onde foram introduzidos pórticos...

Deduzo, por esta ordem de ideias, que na factura irão aparecer duas viagens...

Neste caso, parece-me que o melhor será mesmo evitar pernoitar...

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Mensagempor txinho » sexta mar 25, 2011 2:42 pm

Companheiro Eugénio,
Nas scuts é impossivel controlar (e ainda bem) o tempo que permanece pois acontece muitas vezes só passar por um portico. :wink:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sexta mar 25, 2011 2:51 pm

Boa tarde a todos,

Companheiro txinho,

Bem visto, tratando-se apenas da existência de um único pórtico, o problema está resolvido ou simplesmente não existe!

Vou citar o caso da A28, entre o Porto e Viana do Castelo, onde existem vários pórticos e nenhuma portagem!

Neste caso, entre dois pórticos, até a velocidade entre ambos é controlada, e segundo o que já veio a público, vão começar a autuar!

Teremos que ter muita atenção ao pernoitar entre dois pórticos, e não nos podemos esquecer, que brevemente teremos estes pórticos pelo país todo!

Aqui fica o alerta!

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Mensagempor spinto » sexta mar 25, 2011 11:22 pm

e os camionistas que dormem nas autoestradas ?

que País complicado que temos.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor ZecaSantos » quarta mar 30, 2011 5:25 pm

Companheiros Boa tarde,

Com a pernoita na AE pessoalmente não tenho problemas porque tenho VV e apesar de a usar poucas vezes acho que vale a pena. De qualquer modo julgo que as 12 horas são minimamente suficientes, para se fazer o trajecto e com descanso folgado

Outro problema se levanta para quem leva reboques, ou seja, se com o meu automovel passar a portagem com reboque pago classe 1 que é a conrespondente à viatura, se passar com a autocaravana, classe 2, e reboque querem que se pague a tarifa 3 porque alegam que são três eixos.

Lógicamente que numa ocasião enviaram-me uma carta muito "simpática" onde até, praticamente, me acusavam de viagarista e que se não liquidasse a respectiva importância iriam para tribunal.

Fiz uma exposição e no final disse que não valia a pena insistirem no pagamento porque só o faria por ordem do tribunal.

Até hoje, e já lá vão alguns anos e algumas passagens com reboque, nunca mais me disseram nada.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor fnunes » quarta mar 30, 2011 5:58 pm

Boa tarde1

Companheiro ZecaSantos, com as tuas noticias, fico na dúvida se a AC com atrelado, menos de 750kg, paga a classe 2 ou 3.
Pelos vistos, o teu caso foi resolvido após a tua exposição, será que para os outros, se aplica a mesmas coisa ou também teremos de reclamar/expôr?

FNunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Mensagempor Joel Lourenço » sexta abr 01, 2011 6:00 am

Isto é um assunto que os clubes de autocaravanismo deviam pedir um esclarecimento á brisa e para á ANSR, há cerca deste assunto.

Se sentir cansado saia do auto-estrada descanse e volte a entrar... não faz sentido nenhum, mas tambem no pais em que estamos, de há 10 para agora já acredito em tudo.
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço

Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm

Mensagempor Luis Nascimento » sexta abr 01, 2011 10:24 am

Em relação aos atrelados a classificação da Brisa é a seguinte:
Os veículos de classe 1 com atrelado de um ou dois eixos não têm agravamento.
Nos veículos da classe 2 que é o caso da maioria das nossas ACs, com um atrelado de um eixo, paga classe 3, mas se o atrelado for de dois eixos pagará classe 4.
Para quem tem Via Verde, se passar com a AC a rebocar um atrelado, acende o amarelo e conta sempre como classe dois. A Brisa diz que é ilegal. Quando levamos um atrelado não podemos utilizar a Via Verde, temos que tirar o ticket. Claro que eu quando levo atrelado passo sempre pela Via Verde e nunca fui chateado, mas sei de quem já foi.
Nota: Um atrelado é um atrelado seja ele pequeno ou grande.

Em Espanha uma AC de rodado simples a puxar um atrelado com 1 ou 2 eixos, paga classe 1.

Saudações,
Luis Nascimento
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes