nem quero acreditar no que acabo de ler...
será que uma estratégia como a que coloco abaixo ajuda a remediar a questão?
as garrafas repsol portuguesas e espanholas são compatíveis mas diferentes visualmente. as nossas têm um semi-circulo superior enquanto que as espanholas só têm as pegas. as nossas são, tb, ligeiramente maiores.
em espanha só podemos abastecer de gás trocando a garrafa (não é possível a compra como em portugal). os companheiros que já têm garrafas espanholas podem tentar comprar dando sempre a espanhola à troca - não me parece que aí haja argumento para a recusa pois trata-se de uma garrafa espanhola que não "é aceite pela repsol portuguesa" (podem sempre apresentar esse argumento). para os restantes, não seria pior escrever-se um email conjunto para a repsol portugal e espanha a questionar acerca desse facto.
nós não costumamos ter problemas em abastecer de gás propano (quando o têm) em espanha, numa determinada bomba de la robla, mas já nos aconteceur querermos abastecer de gás no gerês e terem-nos recusado a venda da garrafa. viemos embora aborrecidos e chegados a casa enviei um email à repsol espanha (até agora nada de resposta) mas da próxima vez o que faço é:
- pedir o livro de reclamações (não me parece que possam recusar a venda de um produto baseando-se na nacionalidade do comprador)
- ligar de imediato (no local) para a linha de atendimento da repsol de espanha a expor o caso (há que levar o número de casa pois claro).