Apresentação e pedido de ajuda

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Apresentação e pedido de ajuda

Mensagempor Gonças » terça mar 20, 2007 4:33 pm

Bom dia a todos neste fórum.
Sou o Gonçalo, vivo em Linda-a-Velha, perto de Lisboa. Desde que me lembro que acampo, tanto em Portugal como no estrangeiro. Sempre com tenda, e com os meus pais com um atrelado-tenda. Apesar de nunca ter sentido a necessidade de evoluir para uma caravana ou similar, agora com um pequenote de 2 anos e a possibilidade de vir outro(a) começo a dar valor a um tecto mais rígido e todas as outras comodidades que vocês muito bem conhecem. Isto porque considero o campismo uma verdadeira escola de vida e um óptimo sítio para o(s) meu(s) filho(s) crescer(em), e montar tenda todos os fins-de-semana começa a cansar! :cry:
Com esta conversa toda, quero afirmar que pretendo considerar a possibilidade de comprar uma caravana e apreciava a vossa ajuda.
O documento intitulado "abc do caravanismo" do portalcampingcar, está 5 estrelas mas falta alguma informação na parte da escolha da caravana ideal (tb era dificil pois cada caso é um caso!).
Sendo assim, na vossa sábia experiência, que caravana me aconselhavam, considerando as seguintes condições:

Uso:
:: Passar grande parte dos fins-de-semana e algumas férias. (misto de cómoda e espaçosa com facilidade de deslocação e agilidade!)
:: Para um casal adulto e uma criança de 2 anos (e outra para breve :wink: )

Veículo tractor:

:: Opel Corsa 1.5 TD ou Opel Astra Caravan 1.3 cdti (fraquinho)

Orçamento:

:: Até 5.000€, mas preferencialmente por volta dos 3.000€. Usada portanto!

Outras questões que tenho dúvida e que ando a pesquisar é as questões legais (se é obrigatório um seguro e qual, se aconselham algum seguro e qual, se há algum imposto a pagar, etc.), e que acessórios me aconselhavam pela utilidade e outros aspectos que são completamente frugais....

Um grande abraço a todos agradecendo com antecipação a vossa disponibilidade.
Bem hajam

GPais
Gonças

Registado: terça mar 20, 2007 2:43 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » terça mar 20, 2007 6:46 pm

Bem vindo caro companheiro, espero que goste da nossa "companhia" :wink:

Pelos valores que prevê para a compra, não poderá ir buscar nada de muito "especial". Terá de se basear na oferta que encontrar no mercado de usados, que por esse valor não será assim muito variada.

Devo também alertar que para os veiculos que dispõe, a capacidade máxima de reboque dos mesmos será algo limitada. Levar 2 adultos, 1 criança (provavelmente a 2ª), bagagem e ainda uns 800/900 KG a reboque não vai ser nada de muito ligeiro... . Não digo que não dê para fazer, mas muita atenção aos limites legais do conjunto e também dos limites mecânicos, que se não forem ultrapassados pouco faltará.

Também deverá pensar aonde irá guardar a caravana. Na via pública não seria o mais aconselhável, sendo bastante melhor e mais seguro uma garagem.

Por mim falo que tenho um Ford Fiesta 1.25 e uma caravana extremamente aerodinâmica, uma Pluma Weekend de apenas 300KG e quando saio com ela já a sinto "lá atrás", a fazer alguma resistencia. E regra geral viajo sosinhu e com muita pouca bagagem.

No entanto não desespere, haverá de certeza uma solução, que deixarei para os companheiros mais experientes a oportunidade de o ajudarem melhor.

Apenas uma nota para o seguro, que deverá englobar a caravana (como se trata-se de um automóvel) e que sem o qual não poderá circular.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor nuno soares » terça mar 20, 2007 10:06 pm

Seja benvindo.
Devido ao carro que vai usar para reboque terá que optar por uma caravana leve, e como tal, de equipamento reduzido. As caravanas mais equipadas, com WC, aquecimento, etc., têm um peso bruto minimo a rondar os 900 kg, isto uma caravana apenas de 4 m (a medida das caravanas é calculaa em função do espaço interior, se falamos de uma carvana de 4 m, são 4 m de interior, o que à ponta da lança já ronda os 5,60m).
Para os valores que pretendes gastar aconselho uma vimara Toy. Esta caravana encontra-se à venda no mercado de usados a rondar os 2500€ (ver www.standvirtual.com). A caravana tem apenas 390 kg, é de dimensões reduzidas, 1 cama de casal e 1 beliche, no seu caso adaptava um beliche superior, podendo alojar os 2 filhos. Este modelo tem de série frigorifico, fogão e banca. Como extra procurar uma que tenha antena TV e avançado. Se a caravana tiver avançado pode ser um optimo espaço para complementar as reduzidas dimensões.
Aconselho por motivos de segurança a montar um estabilizador de cabeçote, a diferença na condução é notável, a caravana torna-se mais estável.
Quanto ao seguro, é fazer uma extensão ao seguro do carro,o que poderá custar entre 30 a 60 € ano. Não esquecer da assistência em viagem.

Caso tenha alguma dúvida, exponha, estamos cá para isso.

Boas viagens,

NUNO SOARES
(caravanista)
nuno soares

Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm

Bem vindo caro companheiro

Mensagempor vivi » terça mar 20, 2007 10:22 pm

ola companheiro gonçalo
estive a ler a sua Msg e estou totalmente de acordo com o nuno soares,ja tenho alguma experiença com caravanas, ja vou na segunda, e das grandes, portanto aconselho vivamente um veiculo com alguma potencia ja que quando temos de fazer manobras a coisa as vezes complica um pouco, em relaçao as suas viatura, muito cuidado com o astra 1.3 pois o binario esta um pouco a quem das coisas e as embriagens desses caros HUM ... nao tenho confiança (trabalho na marca). portanto aconselho mesmo para começar uma caravana a medida da famila claro mas nao esquecendo a motorizaçao do veiculo trator. bons negocios aqui pelo algarve e no fim do verao. mas pense com calma alguma coisa a de aparecer.
boas viagens
VIRGILIO GUERREIRO
(CARAVANISTA)
vivi

Registado: quarta nov 29, 2006 10:22 pm

Mensagempor Gonças » quarta mar 21, 2007 11:06 am

Bons dias.
É com extremo agrado que vejo que não se pouparam a esforços por me responderem!! Muito obrigado.
Acato com humildade as palavras sensatas do Pluma weekend (estve a espreitar com bastante insistência esse "brinquedo"...interessante), e creio que o Nuno Soares percebeu onde eu queria chegar. A razão do orçamento reduzido serve também para comprar uma primeira caravana que sirva para eu testar o que realmente necessito. E se chego à conclusão que afinal quero algo para nunca sair do parque (duvido) ou então levo uma injecção tal que mais ninguém me agarra e passo a acampar até na Sibéria?? ehhe

vivi, a carrinha é de empresa da minha esposa. O motor é sui géneris, a embraiagem não sei. Abaixo das 2000 RPM o motor é amorfo...depois sobe de rotação que nem um desenfreado. Isso podia ser trabalhado, a nível da caixa ou mesmo centralina, mas talvez a OPEL pretenda uma astra caravan mais para viagens e nao tanto para cidade! :?:

Vou espreitar as vossas propostas e já volto....eheh

p.s.: AH! Tratem-me por tu...por favor. obrigado
Gonças

Mensagempor Gonças » quarta mar 21, 2007 1:29 pm

Estive a espreitar algumas propostas e penso que devo optar por algo do género:

PLUMA 350 - http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=w848
Knaus confort - http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=w708
PYC 440 - http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=w717

A existência de wc é pertinente....estando num parque de campismo usa-se as instalações do mesmo...prático será durante a noite nao?

obrigatório elijo: Toldo ou avançado, frigorifico, fogao, barra estabilizadora.
nao obrigatório mas porreiro: antena TV, wc, cama fixa (?)

Agora tenho é q ir espreitar stands, parques e lojas para ver o material ao vivo. Em relação a caravanas usadas quais os pontos que convém verficar obrigatoriamente? Quais as maiores falhas/dores de cabeça que possamos vir a ter com material antigo?

Em relação a frigorífico/fogão há algum pomenor que possa fazer diferença? a instalação do gás deve ter que ser bem verificada, concerteza!!

Desculpem a quantidade de perguntas, mas prometo no fim compilar as vossas ajudas e se os administradores considerarem por bem até pode ficar como tópico fixo para novatos como eu! ;)

abraço a todos
Gonças

Mensagempor nuno soares » quarta mar 21, 2007 10:00 pm

Na compra de uma caravana usada há alguns pontos que deve verificar:
1. Procurar sinais de infiltrações de água, verificar o interior dos armários, verificar se existem manchas no tecto ou nas placas laterais, uma infiltração pode danificar gravemente a estrutura da caravana e é sinal de grandes despesas ...
2. Verificar o estado do eixo, suspensão, chassis, e especial atenção ao cabeçote.
3. verificar o estado da instalação eleéctrica, fios pendurados, à vista, pode ser sinal de alterações na instalação, após compra é sempre importante fazer uma inspecção ao estado dos condutores.
4. Tubagens de gás, numa caravana com muitos anos aconselho a substituição das tubagens, é uma operação simples e com custo baixo.
5. Estado dos pneus. As caravanas nunca rompem os pneus, mas estes devido à idade e como estão bastante tempo imóveis tendem a detiorar-se facilmente. Há quem aconselhe a sua substituição a cada 3 anos. Rebentar um pneu numa caravana parte o interior da caravana, a cave de roda não retem os fragmentos do pneu.
6. Verificar folgas nos moveis. Um móvel mal apertado ao fim de uns km está no chão, e com muito azar traz mais algum com ele.

Estes são os conselhos de quem começou no caravanismo comprando uma caravana com 12 anos, cheia de problemas e como tal barata, gostou da experiência e ao final de 10 meses comprou uma nova, já com todas as condições que uma caravana moderna proporciona. Como tal compreendo perfeitamente a ideia do Gonças porque passei pelo mesmo.
Gonças Tenho a certeza que vais gostar. Eu gostei e faço campismo todo ano. Todos os fins de semana são passados na minha caravana. Quando não é a rolar por aí, é no parque de campismo onde a tenho guardada.

Bons negócios e boas viagens
nuno soares

Mensagempor nuno soares » quarta mar 21, 2007 10:06 pm

Gonças,
Quando á questão questão do WC, tenho a dizer-te que a minha primeira caravana, entre muitas outras coisas, não tinha WC, este foi um dos motivos que pesou na decisão de comprar uma nova. É muito desagradável a meio da noite, termos que vestir algo, calçar os chinelos, caminhar por vezes uns bons metros, para a casa-de-banho. É um conforto indespensável uma caravana com WC.
Possivelmente com o teu orçamento e o tipo de caravana que pretendes dificilmente encontrarás uma com WC.
O conselho que te dou é para comprares uma caravana barata, em estado razoável, experimentares e daqui a um tempo fazeres um up-grade. Aí já saberás exactamente quais são as tuas necessidades, quer em equipamento, quer em tamanho. O equipamento que é indespensável para um pode não ser para outro.

Boas acampadas,
nuno soares

Mensagempor Gonças » quarta mar 21, 2007 11:53 pm

Certo....tá tudo anotadinho. Excelente ajuda.

E para depois vender? há marcas com maior valor de retoma que outras?

Necessário será também verificar amolgadelas grandes, ou em pontos críticos. Lembro-me de ver uma vez alguém a aplicar um toldo na lateral de uma autocaravana para tapar um "esfreganço" numa varanda mais baixa de um prédio!! era para vender....já foi há muito tempo mas fiquei com esta "artimanha" gravada no subconsciente!

Em relação à w.c., eu até dispenso...a patroa é q talvez não :wink:

No caso de necessitar de arranjo, existem muitas casas q o façam? é relativamente fácil ou é algo reservado só a PROS?

abraço
Gonças

Mensagempor Teresa » quinta mar 22, 2007 9:11 am

Quanto Wc,tem sempre a possibilidade de adquir uma sanita quimica portatil

Saudações
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Teresa

Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm

Mensagempor Gonças » quinta mar 22, 2007 2:09 pm

Boas
É uma ideia Teresa....e simplifica a escolha! Obrigado

nuno soares Escreveu:Eu gostei e faço campismo todo ano. Todos os fins de semana são passados na minha caravana. Quando não é a rolar por aí, é no parque de campismo onde a tenho guardada.

A ideia é mesmo essa....e como fazes? durante a semana a caravana paga o valor normal, mesmo durante o inverno ou é considerado "arrumo"? Pagas todos os fds o valor das pessoas, ou combinas algum pagamento com menor frequência e maior desconto?
Qual o orçamento médio para uma utilização desse género? (Depende das tarifas dos parques!!).
Obrigado mais uma vez
Gonças

Mensagempor Luis Agostinho » sexta mar 23, 2007 12:11 am

Boa noite,

Gonças, quando o Nuno Soares responder em relação aos preços no parque de campismo, talvez eu possa arranjar um sitio, eventualmente mais barato, mas que só tem um defeito, que é ficar um pouco fora de mão. Que é nos arredores de Loures. Talvez amanhã 6ªfeira já possa indicar os preços. Por ser fora de mão, talvez não permita tantas escapadelas de fim de semana durante o Verão, mas de inverno com menos sáidas talvez seja o sitio ideal... pelo menos o mar da Caparica não chega lá!!! :lol:
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Gonças » sexta mar 23, 2007 2:55 pm

A748-2 Escreveu:o sitio ideal...

épá....fiquei perdido! estás a referir-te a um tipo de parque para arrumar a caravana? ou é parque de campismo? Loures está apenas a 30km de casa!!!

A748-2 Escreveu:pelo menos o mar da Caparica não chega lá!!! :lol:

8) não há nenhum acessório para tornar caravanas anfíbias?? dava jeito neste caso!

abr
Gonças

Mensagempor Luis Agostinho » sexta mar 23, 2007 11:32 pm

Boa noite,

Gonças, antes demais seria conveniente ires ao site maps.google.com para localizares o sitio que eu estou a indicar. Vamos lá ver se eu consigo situar-te.

Apanhas a via rápida de Loures, em direção á A8, antes de chegares ás portagens tens uma última saída para Loures mesmo junto ao centro comercial do Continente á tua direita. Vais desembocar numa rotunda que vais contornar e sair na 2ªá direita, em seguida entras novamente noutra rotunda e voltas a sair na 3ª á direita (tens uma "bomba" da BP á tua esquerda) mais á frente vais encontrar o cash carry "Recheio" do teu lado esquerdo, em seguida vais desembocar noutra rotunda em que vais virar logo na 1ª á direita a partir daí terás sempre de seguir essa estrada numa distância de uns 6/7 Km sempre a subir (passas por cima da CREL) e mais á frente vais passar por baixo da A8, quando chegares ao cimo dessa estrada e começares a descer vais encontrar do teu lado direito o parque(que não é de campismo) a que eu me refiro.

No google maps vais situar-te no ponto em que a CREL se cruza com a A8 nesse ponto há uma estrada secundária que vais seguir até encontra-res o parque. Será melhor que a partir do ponto referido anteriormente passes para visão de satélite mais aproximado para conseguires distinguir.

A mensalidade é de 30€ a descoberto, em relação a outras condições é melhor falares com o Sr. Joaquim Melo Tel:21 9856414.
Podes dizer que vais da parte do cliente que tem a BÜRSTNER A748-2 a grande AC que lá está. (eu juro que não tenho comissão!!) 8) ... aviso já, que eu e ele achamos que estamos rodeados de...MOIROS!!!! e que este ano o campeonato vai voltar a ser nosso...Até os comêmos...carago
O Porto é uma naçon... :wink:
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sábado mar 24, 2007 9:05 am

Caro companheiro A748-2, agora até eu tou curioso, visto que qualquer dia também irei precisar de algo desse género e por esse preço e visto que o meu pai até mora em Loures, seria pedir muito as coordenadas exatas para ser mais facil descobrir no google o dito parque? É que não tenho bem a certeza se será o que estou a ver :lol:

Muito obrigado! 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes