Dicas para compra da Autocaravana

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Dicas para compra da Autocaravana

Mensagempor nelsontiago » sábado fev 12, 2011 1:50 pm

Boas a todos!

Tenho falado com algumas pessoas que me dão algumas dicas para quando estiver no Stand verificar alguns aspectos importantes no veículo, mas nunca será demais colocar aqui o que já sei que vou ter de verificar, e esperar que alguem me lembre outros tantos aspectos que devo ter em consideração. Quanto à escolha da marca do veículo, já fiz a minha escolha e será uma Hymer por me dar garantias de qualidade de construção e facilidade de aquisição de peças que venha a necessitar mais tarde. O modelo, devido a necessitar de 6 lugares de viagem(Casal e 4 filhos com 1 e7 Masc. e 11 e18 Femin.). Estou muito inclinado para as integrais B654, e apenas no caso de não conseguir uma destas, então uma capucine(não sei o nome do modelo)

Nem todos os veículos dispõem de todos os extras, mas ainda assim, aqui fica o que já sei que vou ter de verificar (não incluo a parte do motor por ser igual a outros veículos normais);

- Ar condicionado da cabine (testar frio e quente).
- Ar condicionado da célula (testar frio e quente).
- Boiler (Testar água quente no chuveiro, lava mãos e lava louça).
- Fogão (Ligar e verificar possíveis obstruções).
- Frigorífico (se possível pedir ligação prévia para confirmar q faz frio).
- Infiltrações (espreitar dentro de todos os armários).
- Test drive (conduzir, ainda que por pouca distancia para tentar detectar barulhos estranhos).

Agradeço todos os complementos a esta 'check list'!

cumprimentos a todos, e em especial ao Duarte!
nelsontiago

Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm

Mensagempor RuckFules » sábado fev 12, 2011 2:00 pm

Boa tarde Nelson

A acrescentar a esse "check list", visto ir adquirir a AC na Alemanha (segundo pressuponho num outro post) aconselho a verificar o chassis da AC. Não sei com quantos anos irá adquirir a AC, mas lembre-se que os veículos na Alemanha sofrem com o produto (sal?) que colocam nas estradas por causa da neve.
Se optar por uma capucine, verifique bem possíveis infiltrações precisamente no capucine, bem na parte frontal. Das muitas que vi, esse é um dos pontos fracos no que toca a infiltrações.

Se vai comprar num stand, pondere se a garantia é imprescindível. Vai fazer 5mil km para reclamar algum defeito?
Se for uma pequena avaria não lhe compensa ir lá reclamar. Se for um defeito mecânico grave, não vai pagar um reboque para a Alemanha para lha repararem em garantia. Abdicando da garantia, pode negociar consideravelmente o preço.

De momento não me ocorre mais nada.
Boa sorte na aquisição.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor nelsontiago » sábado fev 12, 2011 2:53 pm

Mais uma vez obrigado pelas dicas Ruck!

Sim vou mesmo À Alemanha, e em principio será um veiculo algures entre 1994 e 1998, ou seja, não tinha considerado espreitar por baixo do chassis, mas reconheço que vou ter de o fazer.

Quanto às infiltrações no capucine, se for esse o veículo, não quero saber se eles vão gostar ou não, mas vou mesmo subir lá para a cama e verificar.

Isso da garantia já me tinha ocorrido, mas julgo que eles tambem sabem que eu não vou fazer uso dela. Se fosse um vendedor portugues e a saber que eu não iria beneficiar da garantia, ia dizer que não podia fazer nada, pois é obrigatório vender com garantia, e logo como tinha despesas com a garantia não podia fazer desconto no preço final.

De qualquer modo não conheço os alemães nem a forma de trabalhar deles, logo vou tentar que anulem a garantia fazendo um bom desconto.
nelsontiago

Mensagempor RuckFules » sábado fev 12, 2011 4:30 pm

No que toca a alemães, posso dar a minha opinião. Por motivos profissionais desloquei-me muitas vezes à Alemanha, e lidei directa e indirectamente com alemães (trabalhei para uma marca alemã).

Não conheço povo mais perfeccionista no trabalho que faz (claro que em tudo há excepções). Portanto nada terá a recear quanto à forma deles trabalharem. A maior dificuldade que tive, foi a língua. Como optei por comprar a um particular, o difícil era pô-los a falar inglês. Mas nos stands não terá esse problema. Muitos dos stands prontificam-se inclusive a tratar da documentação para exportação, mas são passos tão simples que até qualquer particular o pode fazer. Posso dizer que em 20 minutos tinha a AC em meu nome, seguro feito, e chapas de matricula de exportação feitas e colocadas.
Evite comprar a stands de turcos. Nada contra o povo turco, mas na Alemanha são uma espécie de "ciganos". Obviamente que também aqui há excepções, mas regra geral é de fugir a negócios com eles.

Relativamente a verificar o veículo, se nada tiverem a esconder não se importarão certamente.

E agora que sei que vai optar por um veículo dessa idade, e tendo mostrado que se preocupa com a aquisição de eventuais peças que venha a necessitar, já ponderou optar antes por uma AC capucine?
Bem sei que tem a grande desvantagem aerodinâmica, mas será muito mais fácil a aquisição de material em caso de um azar (um toque frontal por exemplo). Sendo a carroceria de um comum veículo comercial, pelo menos no que toca a chaparia e respectivos acessórios não terá dificuldade na reparação. Já numa integral, é tudo especifico da marca da AC.
Tem ainda a questão dos lugares de dormida. Posso estar enganado, mas das poucas integrais que vi (e vi poucas porque não era uma opção para mim), todas me pareceram mais vocacionadas para um máximo de 4 pessoas. E mesmo assim já implicava desmontar mesas para fazer camas e vice-versa. No caso da minha, mais antiga ainda, dormem 4 pessoas sem ter que desmontar mesas, e podem dormir 6, usando a cama da mesa.

Aos poucos vão ocorrendo mais dicas.
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor carlos36 » sábado fev 12, 2011 6:12 pm

ola companheiros
se precisarem da minha ajuda na lingua alema podem contar comigo vivi largos anos na suiça alema por isso domino a lingua .
No que toca a minha exprençia, importei a pouco tempo uma lmc liberty 6400 da alemanha e apos varios entraves ja tenho matricula portuguesa.
Por isso se precisa de algo estou ao vosso dispor.
carlos36

Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm

Mensagempor RuckFules » sábado fev 12, 2011 6:42 pm

Boa escolha carlos36.
Curiosamente também sou Carlos, e também fui à Alemanha buscar uma LMC Liberty 6700 (o negócio estava entre a 6700 e a 6400, acabei por optar pela 6700 por ter cama atravessada atrás, e por estar num estado irrepreensível).
Fica aqui a dica também para o Nelson. A LMC é uma marca pouco conhecida, mas não se fica nada atrás de outras bem conceituadas no que toca a qualidade dos materiais.
Aliás, inicialmente estava inclinado para a Knaus, e acabei por optar pela LMC.
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor nelsontiago » sábado fev 12, 2011 7:00 pm

Vou fazer umas pesquisas e conhecer essas LMC!

Quanto ao obstaculo lingua, vou levar o portatil onde instalei um tradutor (parecido ao do google) que não necessita recorrer à internet para traduzir.

De qualquer forma obrigado pela disponibilidade. Apesar de já ter umas dicas, talvez necessite quando regressar por causa dos documentos etc,
nelsontiago

Mensagempor spinto » sábado fev 12, 2011 7:37 pm

importei 2 autocaravanas (minha e do meu pai) e não tem de temer nada, se comprar num stand eles vão consigo fazer as matriculas e seguro.

Em portugal para a legalizar optei por entregar tudo a uma empresa especializada, gastei mais 50 ou 100€ mas valeu pelas possiveis chatiçes e perdas de tempo.

veja bem por baixo como se encontra o chassi, é preferivel começar por aí porque se detectar que alguém leva a mal ou pensa que vc é desconfiado, fica logo seguro no ponto mais importante a ter em conta na minha opinião.

veja bem possiveis corrosões escondidas, é muito complicado reparar o exterior da autocaravana.

Vá com varios negócios alinhavados, ou com varias opções para não correr o risco de o negócio que queria mesmo efectuar não ser realizado por a autocaravana não estar como pareçia.

Ultimo conselho, caso não lhe agrade não compre, é preferivel ter ido gastar o dinheiro na viagem do que ter comprado algo que não lhe serve e depois ter problemas em realizar o investimento ou até mesmo perder muito mais.

boa sorte e sucesso na escolha das sua casa de campo, praia e cidade.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor carlos36 » domingo fev 13, 2011 10:58 am

a minha lmc e de 88 ja e antiga mas gostei muito da disposiçao interior e como tenho 2 filhos pequenos optei pelos beliches.
apesar de ser antiga e a menina dos meus olhos e a concretizaçao de um sonho.
carlos36

Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm

Mensagempor RMartins » domingo fev 13, 2011 11:47 am

carlos36 Escreveu:..e a menina dos meus olhos e a concretizaçao de um sonho.

Incrivel como todos nos nos identificamos com o que acabou de dizer ;)

Um abraço!!
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor nelsontiago » domingo fev 13, 2011 12:56 pm

Apesar de eu estar quase convencido a só comprar Hymer, acabei de dar de caras com um veiculo muito interessante, e pelo que li julgo que a marca tambem seja de confiança, trata-se de uma Niesmann + Bischoff Flair 6000i. o que acham desta marca? posso compara-la a uma Hymer em termos de construção/acabamentos?
nelsontiago

Mensagempor Paulo » domingo fev 13, 2011 1:02 pm

Bom dia,

A Niesmann + Bischoff é uma marca bastante conceituada (caríssima...), de alto gabarito, especialmente virada para as AC pesadas. PF confirme se está enquadrada naquilo que pretende.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor RuckFules » domingo fev 13, 2011 1:45 pm

Como eu o entendo Nelson.
Ainda não desisti da ideia de um dia ter uma Niesmann (estive quase para comprar uma). Pena que são quase todas da categoria de pesados como disse o companheiro Paulo. E se for ligeira, veja bem a tara. Não terá muita "margem de manobra" no que diz respeito ao peso disponível até ao máximo de 3500Kg.
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor rosado » domingo fev 13, 2011 5:51 pm

Olá a todos

Em principio no próximo mês também vou a Alemanha buscar uma Ac.
Em que sites costumam ver as AC, mobile.de, mais algum??
obrigado

abraços
Editado pela última vez por rosado em domingo fev 13, 2011 8:32 pm, num total de 1 vez.
rosado

Registado: quarta jun 24, 2009 6:12 pm

Mensagempor RuckFules » domingo fev 13, 2011 6:02 pm

Boa tarde Rosado
Existem vários, mas de facto o mobile.de é o que mais oferta tem (é uma espécie do nosso Standvirtual), e onde passei alguns meses a pesquisar anúncios até aparecer aquele que me fez meter a caminho.

Mas deixo aqui outros (provavelmente também têm os anúncios no mobile.de):

http://gebrauchtewohnmobile.de/page_englisch/index.htm
http://wohnmobilpark.com/english/vehicles-en.php
http://www.autoscout24.de/

Boa procura, e votos de bom negócio

Nota: Caro Rosado, conforme consta nas regras deste fórum, é recomendado uma apresentação pessoal na devida secção.
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante