Águas sujas WC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor Joel Lourenço » quarta jan 26, 2011 11:40 am

excelente ajuda
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço

Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm

Mensagempor isidro » quarta jan 26, 2011 6:31 pm

BOA TARDE.

Eu falei na CALDA BORDALESA para as K7 pelo que vejo no forum frances é muito utilizada, com excelentes resultados.
Pessoalmente eu na minha cassete uso as saquetas,não tenho problemas.
No tanque das aguas sujas nunca meti nada,tem que ser lavado com frequencia e mais nada .
Eu tinha compreendido que se estava a falar das K7.
ALEXANDRE continua assim mas não te admires se alguem te perguntar se é possivel demolhar o bacalhau no deposito das aguas limpas , claro.
Mais se os companheiros souberem da tua presença na NAUTICAMPO vais ser abafado eheheheheheh.

Grande abraço.

ISIDRO/NAZARE.
isidro

Registado: sexta mai 21, 2010 11:13 am

Mensagempor GOLFINHO » quinta jan 27, 2011 11:51 pm

Companheiros

Na minha Autocaravana sempre utilizei um método muito simples e eficaz.

Em primeiro lugar , temos que lavar com muita água tanto a sanita, como os ralos do chuveiro, banca e lavatório. Deste modo eliminamos desde logo todos os possíveis contaminantes resíduais.

Para a higiene da sanita química utilizo "Aqua Kem Sachetes" da Thetford,
( o mais eficaz até ao momento)

Para o depósito de águas residuais , utilizo"tank Freshener" da thetford
( excelente resultado , acabando com os odores desagradáveis)

Para o depósito de águas limpas , utilizo períodicamente o hipoclorito de sódio, o mesmo resultado podemos ter colocando água da companhia, que já possue o dito hipoclorito de sódio .

bem hajam
GOLFINHO

Registado: domingo jun 07, 2009 10:01 pm

Mensagempor ruca » terça fev 01, 2011 10:28 am

isidro Escreveu:BOA TARDE.

Eu falei na CALDA BORDALESA para as K7 pelo que vejo no forum frances é muito utilizada, com excelentes resultados.
Grande abraço.

ISIDRO/NAZARE.

Bons dias companheiros, tambem ja conversei com companheiros franceses alguns com muitos anos de autocaravanismo que me dizem só usar a cal bordalesa e que os resultados são excelentes. Algum companheiro tem alguma informação mais, sobre os efeitos que pode provocar as quantidades a aplicar?, foi-me referido que se aplica uma colher de sopa de produto por cassete, sera?
grato pela atenção
rui vaz
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor caraujo » terça fev 01, 2011 11:30 am

isidro Escreveu:BOA TARDE.

ALEXANDRE continua assim mas não te admires se alguem te perguntar se é possivel demolhar o bacalhau no deposito das aguas limpas , claro.

ISIDRO/NAZARE.

Ai é?

Então vou ter que contar esta história, que me foi amávelmente contada por um vendedor de materiais de construção, que vendia loiças da casa de banho...

"Tinha vendido e instalado, um conjunto novo de casa de banho a um casal de idade e estava intrigado, pois eles queixavam-se que de 3 em 3 meses o autoquelismo da casa de banho começava a deixar passar água. Como estava na garantia toca a ir lá e trocar as borrachas...e logo tudo ficava a vedar outra vez, mas passados mais 3 meses a mesma história e passados 3 meses mais uma vez...bom algo efectivamente estava mal e o vendedor já não estava a achar grande piada.
Da última vez que lá esteve reparou que realmente as borrachas estava todas gretadas e muito degastadas para 3 meses de uso e começou a "puxar" pelo casal e rápidamente chegaram à conclusão que o segredo de tal problema provinha do facto de...o casal colocar no depósito das águas do autoquelismo o BACALHAU a demolhar..." :lol: :lol: :lol:

Bom isto há gente para tudo...logo Alexandre não te admires que alguém te pergunte como demolhar bacalhau nas águas limpas do depósito da AC.

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor alexandrechora » terça fev 01, 2011 12:47 pm

Companheiro Caraujo

Bom companheiro, é uma ironia que pode ter um fundamento de verdade, avaliando pelos procedimentos e comportamentos com que já deparei na minha vida, começo a considerar que a estoria do bacalhau, é apenas a ponta do iceberg....ehehehheheheh

Isidro, o Ruca também está interessado, assim como eu, diz lá que quantidade de calda bordalesa colocas na K7, explica como procedes. Partilha connosco o teu conhecimento e experiência no assunto, não estou a ironizar. Fico a aguardar o teu testemunho.

A todos os outros companheiros, as desinfecções que recomendo neste post, são para ser efectuadas com bom senso quer relativamente ás diluições e concentrações dos quimicos, quer pela regularidade e periodicidade. O bom senso é imperioso.

Cumps a todos
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor isidro » terça fev 01, 2011 8:25 pm

BOAS.

Ja me obrigaste a ir ao forum frances por causa da calda bordalesa.

Porque eu utlizo o mesmo produto que o companheiro GOLFINHO.
Mas a realidade é que os Franceses usam a calda bordalesa e muitos não pensam em mudar.
Portanto aqui vai a informação..1colher de sopa ,ou melhor 1 colher de calda num litro de agua.
Secalhar depois deve ser bom para os tomateiros eheheh

Toca a experimentar .
O ALEXANDRE mora numa zona muito boa para encher o caneco ihihih.
Eu tambem vou experimentar, mas não digo nada á mulher ,pode achar depois os tomates com mau gosto ,e lá estou eu feito ó bife.

GRANDE ABRAÇO

ISIDRO
isidro

Mensagempor alexandrechora » terça fev 01, 2011 9:12 pm

Boas a todos

OÒOO menino Isidro, tu és terrivel.... mas ainda bem companheiro, a boa disposição combate o stress...eheheheh

A calda Bordalesa para a agricultura, é preparada com sulfato de cobre e com cal (morta).

A minha pergunta é , se a versão de calda Bordalesa para aplicar na K7 das nossas ACs leva ou não a mesma quantidade de cal equivalente ao sulfato de cobre. Ou se não leva cal?????

Um abraço
alexandrechora

Mensagempor isidro » terça fev 01, 2011 10:12 pm

BOA NOITE.

Já me tinha esquecido que o ALEXANDRE tinha formação nesta area.
Eu sabia lá como era feita a calda bordalesa !
Eu só sei que os franceses compram aquilo nas lojas de produtos agricolas,a mesma que eu compro para tratar as arvores.
Só sei que tem uma cor que não me agrada nada, gosto mais da cor dos tomates.
Mas pronto se isso é bom para as K7 , a cor não interessa.
Já estou a ver que não vou longe com este negócio.

UM ABRAÇO ALEXANDRE

ISIDRO
isidro

Mensagempor pressler » quinta fev 03, 2011 2:04 pm

Já que por aqui são quase só homens, venho fazer companhia á Cokie... :wink:
Quanto eu tinha a AC anterior as aguas cinzentas da loiça e dos banhos iam todas para o mesmo deposito e quando o calor começou a apertar o cheiro ficou insuportavel mesmo usando o liquido rosa.
Alguém me recomendou que quando saisse na viagem seguinte despejasse uns 2 a 3 Kilos de sal grosso para dentro do deposito com alguma água e que seguisse viagem. Enquanto eu conduzisse o sal a arrastar no deposito iria retirar as gorduras agarradas ás paredes e originárias do mau odor. Bastava depois passar por uma AS e fazer os despejos.
Deu resultado!
Segui o conselho porque me lembro de que as maquinas de lavar louça tambem o usam e lembro-me de em pequena o meu pai me obrigar a passar horas a lavar as garrafas da adega cheias de borra do ano anterior.
Tardes imensas no tanque com garrafas e pacotes de sal grosso até me crescerem escamas nas mãos. :cry:
Saudações autocaravanistas
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor cookie » quinta fev 03, 2011 2:43 pm

olá companheira pressler.

a minha mãe ainda hoje usa sal grosso precisamente para lavar as garrafas e outras coisas inacessíveis à "mão humana".
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

D39

Mensagempor ruca » segunda fev 07, 2011 11:07 am

Companheiros, e em especial companheiro Alexandrechora, tentei compraro D39 nesta zona, e numa casa especializada neste tipo de produtos foi-me dito que o D39 tinha sido retirado do mercado e substituido por outro " SANITAS " da UNIVETE.
Gostava de saber se algum companheiro poderia dar mais alguma informação se este outro produto tem ou não as mesmas caracteristicas.
grato pela atenção
Ruca
ruca
ruca

Mensagempor alexandrechora » segunda fev 07, 2011 1:16 pm

Boas

Ruca, estive a ver a composição do "D39" e do "Sanitas" têm composições diferentes.

O decinfectante Sanitas, tem lá coisitas na sua composição que podem ser corrosivas e quase de certeza que atacam também as borrachas, pelo que eu não arriscava a sua utilização para o tanque de águas sujas.

Se não conseguir arranjar o D39 aí na sua zona em Espanha arranja decerteza. Por enquanto, sugiro que utilize um detergente alcalino para remover gorduras e depois de esvaziar o tanque, utilize hipoclorito (lixivia).

Mas solicito ao nosso "quimico" Companheiro Seco que se pronuncie, ele muito melhor que eu, neste assunto pode emitir um parecer mais tecnico do ponto de vista da composição dos desinfectantes em questão, ficamos á espera da sua análise.

Cumps
alexandrechora

Mensagempor seco » segunda fev 07, 2011 2:59 pm

Boas

Aqui fica o resutado de alguma pesquisa na Net:

Sanitas

Desinfectante e Fungicida activo contra bactérias, fungos, vírus e mycoplasmas em locais e recintos, meios de transporte e utensilios.
Tem uma elevada eficácia devido á combinação de Glutaraldeido (14%) e Cloreto de amónio (10%).

Environ D39

5 Litros Codigo: 88665
Descriçao: Um Detergente germicida concentrado

Limpa - Desinfecta - Desodorisa
Bactericida, fungicida, virucida
· Environ D 39 é um detergente germicida formulado para a limpeza e desinfecção de pavimentos, paredes e tetos de instalações e equipamentos pecuários.
· Soluções de Environ D39 matam bacterias, virus, bolores e fungos e são activas contra a Mycogone e esporos de Verticillium a uma concentração de 0.4% (1 litro para 250 litros de água).
· Quando usado na diluição referida Environ D39 não tem acção corrosiva em plasticos, pedra, metais, superfícies pintadas ou envernizadas.

INGREDIENTES ACTIVOS :
Orthophenol phenato de sódio 11.3% w/w
O-benzyl-p-chlorophenato de sódio 9.3% w/w
p-chloro-m-cresol 2.2% w/w

A actividade antimicrobiana do fenol e compostos fenólicos resulta de alterações na estrutura e nos mecanismos de permeabilidade selectiva da membrana celular dos microrganismos. Além de inactivarem as proteínas, a actividade destes agentes químicos poderá ainda resultar da sua interacção com o DNA. Os compostos fenólicos do tipo do lisol (constituído por o-fenilfenol, o-benzilp-clorofenol e xilenóis) apresentam um largo espectro de actividade, mesmo em presença de matéria orgânica.

Na verdade estamos em presença de produtos com princípios activos bem diferentes Fenóis versus Aldeidos e quternários de amónio.
Os aldeídos e os quaternários de amónio são menos efectivos na presença de matéria orgânica embora sejam menos Tóxicos embora o D39 não possa ser considerado como tal em função da diluição de trabalho. O cresol será o mais "malévolo".
Assim julgo que para a sanita o D 39 será mais activo.
De acordo Prof. Alexandre?
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor ruca » segunda fev 07, 2011 3:13 pm

Companheiros a ideia não é pusar na sanita mas sim para a limpeza 2 vezes po ano do depósito das aguas sujas. tal como foi recomendado pelo companheiro Alexandrechora. usar o D39 nas quantidades recomendadas, claro.
cumprimentos
ruca
ruca
ruca

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes