Águas sujas WC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor majv » sexta jan 21, 2011 7:44 pm

Aproveitando o tema:
Para o deposito de aguas cinzentas (lava-louça, lavatório e base de chuveiro), qual o que acham melhor?
Para a cassete, também sempre utilizei o azul, e comprado em Andorra, aquando de algumas passagens por lá.
Por acaso vou estar atento ao Leroy, pois está-se a acabar a ultima embalagem... :wink:
Não posso falar do verde, pois nunca utilizei.
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 452
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Marinhais - Salvaterra de Magos

Mensagempor cookie » sexta jan 21, 2011 8:04 pm

no leroy as duas marcas disponiveis são thetford e campingaz. juntamente com as sanitas portáteis desta última marca.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor Calita » sexta jan 21, 2011 8:08 pm

Olá a todos
Pessoalmente sempre utilizei o azul para a cassete do WC,com uma eficiencia muito boa.
Quanto ao verde,utilizuo para as águas cinzentas,tambem este com boa eficiencia,contudo creio que este depósito deverá ser lavado anualmente,fazendo-se sentir melhor o efeito do respetivo produto.
Calita
 
Mensagens: 863
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor seco » sexta jan 21, 2011 9:15 pm

Boas

Ser azul ou verde são versões que têm o mesmo objectivo: evitar os maus odores da matéria orgânica e os resultantes da sua decomposição.
Já agora, o que liquefaz a matéria orgânica é o movimento da AC...
O verde tem um desinfectante mais biodegradável que o azul.
Ambos são desvantajosos para uma deposição, frequente ou em quantidade, em fossas sépticas
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor siacaras » sexta jan 21, 2011 9:32 pm

Boa noite,

o ideal seria usar um produto eficiente e amigo do ambiente!
O verde parece o mais "amigável", mas como referiu um companheiro, não será tão eficiente quanto o azul...

Enfim, existirá outras soluções?
Partilhem :)
Saudações!

Time Machine WV LT - 1981
siacaras
 
Mensagens: 35
Registado: quinta dez 09, 2010 4:15 pm
Localização: Coimbra

Mensagempor majv » sexta jan 21, 2011 9:37 pm

Volto á "carga":
Para o deposito de aguas cinzentas (lava-louça, lavatório e base de chuveiro), com qual, ou quais, é que têm obtido os melhores resultados?
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 452
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Marinhais - Salvaterra de Magos

Mensagempor cookie » sexta jan 21, 2011 9:55 pm

majv Escreveu:Volto á "carga":
Para o deposito de aguas cinzentas (lava-louça, lavatório e base de chuveiro), com qual, ou quais, é que têm obtido os melhores resultados?


nós usamos o thetford tank freshner verde para esse fim sempre com bons resultados.

Imagem

aqui uma descrição do produto (pelo fabricante)

Líquido eficaz para la limpieza y el mantenimiento diarios para las tuberías y el depósito de agua residual. El Tank Freshener disminuye y evita la acumulación de sedimentos de grasa en las tuberías y en el depósito de agua residual, para que estén siempre limpios y frescos. Se acabaron los olores desagradables procedentes del depósito de aguas residuales, de la ducha, del fregadero o del lavabo de su caravana o autocaravana
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor Manel » sexta jan 21, 2011 10:06 pm

Boa Noite a todos!

A propósito....
Um dia um companheiro informou-me que utilizava para a K7...

"Calda Bordaleza"! Nem mais!

Dizia que era bem mais eficiente e sobretudo bem

mais amiga do ambiente e melhor ainda... quase de borla.

Infelizmente não fiquei com o contacto, nem com a receita (composição).

Algum companheiro(a) sabe do que estou a falar?

Um abraço
Eugenio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Mensagempor seco » sexta jan 21, 2011 10:07 pm

Boas

Atenção pois são produtos diferentes para realidades diferentes:
Cassete: solução perfumada de desinfectante
Águas cinzentas: Detergente alcalino sem espuma e com perfume

Não há razão para confundir pois os objectivos são bem explícitos.

Tambem considero o líquido verde menos eficaz no verão.

Já agora e por curiosidade: em França, há alguns anos, discutia-se o uso da calda bordalesa (sulfato de cobre e água) como líquido para as cassetes. Teoricamente está certo (bactericida, germicida e virucida) mas não é um produto estabilizado nem perfumado como as soluções de que vimos a falar e não é muio usada.
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor majv » sexta jan 21, 2011 10:19 pm

Pois bem, até agora, temos seguido o que nos foi aconselhado logo no inicio das nossas aventuras auto-caravanistas...
O Thetford rosa, e, de 3 em 3 manutenções, rosa+azul.
Os resultados também têm sido bons, para não dizer excelentes.
Agora...será que o "excelente" terá algo de errado?
O nosso companheiro "quimico" que se pronuncie...
:wink:
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 452
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Marinhais - Salvaterra de Magos

Mensagempor joaquim » sexta jan 21, 2011 10:53 pm

Companheiros;
Eu uso o thetford cor de rosa para o tanque de águas cinzentas e tubagens mas, principalmente no Verão passados 2 ou 3 dias é um "pivete" insuportável tendo que tamponar todos os orificios, lava loiças, banheiro e lavatório, senão não se pode estar dentro da AC. Utilizo muita vez o vinagre para melhorar esta situação.
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor seco » sexta jan 21, 2011 10:58 pm

Boas

Obviamente que não está errado!
O que eu questiono é se é necessário usar um desinfectante.
Em princípio, nas tubagens e tanque, haverá apenas acumulações de sabão e um ou outro cabelo, pois parto do princípio que a maioria da gordura da louça foi retirada mecanicamente para o caixote do lixo.
Assim, basta água quente e um desengordurante ou a tão "querida" lixívia para conseguir o desprendimento das acumulações que se formam nas tubagens.
Devo dizer que não gosto da lixíva, nesta aplicação, porque contem muita soa caustica livre logo: corrosiva!
Pessoalmente tambem opto por deixar a válvula de descarga aberta, quando está estacionada (em descanso)

Portanto amigo Vitorino, gasta mais uns euritos, porque a thetford agradece-te :wink:
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor seco » sexta jan 21, 2011 11:01 pm

Utilizo muita vez o vinagre para melhorar esta situação


Só serve para mascarar o cheiro pois sendo ácido não reage sobre as gorduras...
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor majv » sexta jan 21, 2011 11:03 pm

Porquê mais uns euritos?
Os produtos que uso são precisamente dessa marca...
E não usando o cor-de-rosa, até fica mais economico...
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 452
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Marinhais - Salvaterra de Magos

Mensagempor cookie » sexta jan 21, 2011 11:19 pm

o cor-de-rosa não serve para lavar a cassete do wc?

nós apenas usamos o tank freshner e o aqua kem. nunca tivemos problemas com odores na casa de banho ou na própria ac.

sempre que a ac está parada deixamos a válvula aberta e o lavatório e o lava-loiças tb abertos para que haja circulação de ar na esperança de que sequem e assim dificultem o surgimento de micro-organismos adeptos de locais escuros e húmidos.

até ver tem resultado... esperemo que continue a resultar.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron