indicador nivel de gas para botijas

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: GAS

Mensagempor cookie » quarta nov 03, 2010 1:34 pm

ruca Escreveu:Boas companheiros, tenho uma duvida, ewu uso gas butano mas queria passar para p propano, na instalação da ac esta uma etiqueta que indica 30mba, entre a botija e a instalação só tenho o redutor, como o propano debita 37 mba terei de colocar algum redutor de 37 para 30 mba entre o redutor que fica na botija e atubagem da AC
grato pela atenção
rui vaz

glup... boa pergunta. na nossa ac usavam butano mas por vários motivos sempre usamos propano... não fizemos absolutamente nada a não ser comprar propano e nunca tivemos problemas :?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta nov 03, 2010 2:24 pm

Companheiros oiçam a senhora, já é a segunda vez que ela intervem e tem razão se usam butano esqueçam propano é a solução, a diferença de preço é minima, mas as dores de cabeça diminuem..
cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor ruca » quarta nov 03, 2010 4:48 pm

alexandrechora Escreveu:Companheiros oiçam a senhora, já é a segunda vez que ela intervem e tem razão se usam butano esqueçam propano é a solução, a diferença de preço é minima, mas as dores de cabeça diminuem..
cumps

Companheiro eu pretendo mudar para propano, agora só quero saber se preciso usar algo para reduzir a saida do propano dos 37 para os 30mba ou se posso simplesmente ligar sem problema.
grato
ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor danibeja » quarta nov 03, 2010 9:49 pm

Na minha opinião, para utilização do gás no frigorífico, deverá verificar através do construtor do frigorífico a quantos mba é que o mesmo funciona, e se o seu boiler também for a gás também se deve informar, pois as diferenças de pressão afectam os seus componentes...

Com gás não se brinca, todos os cuidados são poucos...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor bushman » quarta nov 03, 2010 10:12 pm

Dias Escreveu:Companheiro bushman
É correcto a ac veio da alemanha mas a unica alteração que eu fiz foi colocar-lhe um adaptador directo para as nossas botijas a minha duvida é se a pressão das nossas botijas será menor o que eu duvido obg.

Poderá usar propano e com este gás talvez já não tenha esse problema.
A diferença de pressão, não é das garrafas, mas do redutor que lá colocar.
Se veio da alemanha e já com alguns anos, tudo trabalha a 50mbar(não encontra esse autocolante?) mas como colocou um redutor ´´normal´´ português reduziu a quantidade de gás á saida da garrafa para 30mbar, como tal o equipamento apaga-se por falta de gás.

Disponha sempre.
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor Rula » quarta nov 03, 2010 10:25 pm

Boas.
Os milibares dos redutores só justificam a força calorifica da chama, e cada redutor tem que funcionar com o seu tipo de bicos injectores. Se mudar de redutor, terá que colocar uns bicos respectivos a ele. A minha AC tambem veio da alemanha com os 50mba de origem, e não alterando nada, não tenho qualquer problema. A pressão das garrafas é igual em todo o lado.
Boas Ruladas :wink:
Rui Barreiras
------------------
Ford CI RIVIERA
Rula

Registado: terça Oct 13, 2009 6:59 pm

Mensagempor bushman » quinta nov 04, 2010 12:23 am

Boas,
A informação que passei foi-me dada por um técnico de uma empresa de reparação de Ac aqui no Algarve, como segui o conselho dele não sei qual o desempenho passando o redutor para 30mbar.
No meu caso, e como uso gás espanhol, passei a um redutor espanhol de 117mbar e a este liga o redutor alemão de 50mbar que vinha de origem mantendo assim todo o equipamento.
Mas também sempre usei propano.
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor cookie » quinta nov 04, 2010 7:36 am

nós tb usamos normalmente botijas de gás espanholas e nunca fizemos nada à nossa ac... ora usamos botijas lusas ora espanholas (de propano) e tudo funciona às mil maravilhas.
cookie

Mensagempor fluis » quinta nov 04, 2010 11:32 am

Companheiro Dias,

Estou convencido que o problema se encontra na questão 50 MBar versus gaz Butano.

Repare que o gás é armazenado nas botijas no modo líquido e para tal é necessário aumentar-lhe a pressão, já que as temperaturas de ebulição à pressão atmosférica são de -0.6º C para o butano e -42º C para o propano. De um modo normal dentro da nossa bilha temos que 80% está em estado líquido e 20% em gasoso, sendo que para isso acontecer nas bilhas de propano é necessário que esteja sujeita a uma pressão muito maior.

Quando temos um aparelho a consumir gás provocamos o abaixamento de pressão no interior da garrafa (o gás encontra-se a passar no redutor de pressão), dando origem a que se dê este fenómeno de passagem do estado líquido para gasoso.

Atendendo a esta superior pressão 50 MBar (a pressão do butano é 30 MBar, para o propano é que se encontram várias pressões, 30, 37, 50), é perfeitamente possível que quando a bilha já se encontra com menos gás, o caudal seja insuficiente para alimentar os aparelhos mais gulosos, continuando o fogão a funcionar na mesma, se mudar para propano irá ver que consegue esgotar a bilha até ao fim.

Companheiro ruca,

Para mudar para propano, convém que mantenha a pressão nos 30 MBar, já que é para isso que os seus aparelhos estão preparados. Pode optar entre usar o propano da repsol, cujo redutor de 30 MBar de butano tem inscrito no próprio redutor que é compatível com propano e Butano, ou então compra um redutor genérico de 30 MBAR, e adquire um adaptador de pressão livre para colocar na garrafa de propano, este adaptador como o nome indica não faz qualquer redução de pressão, abrindo apenas a válvula da bilha, o redutor dependendo do modelo pode enroscar directo no adaptador, ou então deverá faze-lo usando de uma lyra de alta pressão (tubo de borracha roscado nas duas pontas).

Na página portal (http://www.campingcarportugal.com) na secção técnicas e bricolage encontram um documento sobre gás nas autocaravanas que pode ajudar a tirar algumas dúvidas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Dias » quinta nov 04, 2010 12:28 pm

Obrigada companheiros pelas dicas vou mudar para o propano pelo que estou vendo será o melhor.
Dias

Registado: segunda nov 16, 2009 2:09 pm

Mensagempor danibeja » quinta nov 04, 2010 12:56 pm

Desculpem a minha insistência, mas estão todos a desvalorizar os aparelhos que vão consumir esse gás, se o meu raciocínio estiver errado corrijam-me:

- Se chegar uma pressão superior ao aparelho (frigorífico ou boiler), a chama que saí do "bico" é maior, do que o aparelho está preparado para um determinado nível de potencia/aquecimento.

- Estando o aparelho em alta pressão não será um barril de pólvora (não estando o mesmo preparado para essas pressões).

Vou dar um exemplo que julgo ser bom: Um motor eléctrico preparado para 12V, se o pusermos a trabalhar com 24V, o mesmo no imediato não se vai queixar, pelo contrário vai ter muito mais velocidade e potencia, mas logo irá aquecer muito e queimar.
O mesmo se passa com o gás (na minha opinião), se um aparelho está preparado para trabalhar com 30Mba, se lhe colocarmos 50Mba, vai continuar a trabalhar, mas se já é quente (a "labareda"), mais quente fica, podendo derreter os materiais à sua volta, provocando incêndios.

Com isto confirmo o que o companheiro Rula diz Redutores/Bicos, tal e qual como se faz quando se muda de gás de botija para canalizado.

Conclusão:

Se pretende mudar de Propano para Butano, ou vice versa, não existe problema, pois a botijas tem todas pressão superior à que o redutor vai permitir a passagem/pressão.
Em relação ao problema de as botijas ficarem a meio, deverá ter a ver com a pressão a menos, a chegar ao frigorífico, pois se ele necessita de 50Mba e lhe restringirem a passagem aos 30Mba, vai tornar o abastecimento de gás deficitário, logo mau funcionamento.
O mais importante são os aparelhos...

Mais uma vez, se o meu pensamento estiver errado corrijam-me pois apenas estou a opinar...

Grande abraço,

Beja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor fluis » quinta nov 04, 2010 4:00 pm

Companheiro Danibeja,

As Ac’s mais antigas provenientes da Alemanha, traziam a instalação de gás preparados para os 50 MBAR, ao qual deve ser acoplado não uma bilha com um redutor de pressão mas sim com um adaptador de pressão livre já que a redução deve ser feita no redutor que vem incorporado na AC e não por 2 vezes, ou seja directamente na bilha e depois no já referido redutor. Como é óbvio todos os aparelhos estão preparados para trabalhar com essa pressão 50 MBAR, excepto evidentemente se algum aparelho já não for de origem e tem uma pressão de funcionamento inferior.

A maioria das AC’s mais recentes vendidas no mercado nacional, têm como pressão indicada para o seu circuito os 30 Mbar quer seja butano ou propano, trazendo inclusive acoplado um redutor de pressão genérico, sendo que a nossa instalação deve ser composta de uma bilha e de um adaptador de pressão livre (coloca-se na bilha como os redutores, mas a única função é abrir a respectiva válvula), já que é proibido a instalação de 2 redutores no mesmo circuito. Acresce que os aparelhos que funcionam a Gás estão neste caso preparados para os 30 Mbar
Se não vier com a AC o redutor genérico pode ser adquirido nas casas de acessórios de AC, (http://www.top-accessoires.com/index.php?cPath=13_97, podem ver alguns com o descritivo de Détendeur), sendo depois necessário pedir ao nosso fornecedor de gás que nos disponibilize o já referido adaptador de pressão livre o qual por vezes se consegue enroscar directo nesse redutor, outras é necessário adquirir uma lyra (mas cuidado que esta deve ser de alta pressão, já que esta colocada entre a bilha e o redutor de pressão). Como já disse também é possível usar o redutor de 30 MBAR das garrafas repsol já que o mesmo é compatível com o propano (atenção estou a falar das bilhas laranjas, e não das antigas shell), não devendo ser usados os redutores de 37 MBAR comummente disponibilizados no nosso país para a generalidade do gás propano.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor ruca » sexta nov 05, 2010 11:48 am

fluis Escreveu:Companheiro ruca,

Para mudar para propano, convém que mantenha a pressão nos 30 MBar, já que é para isso que os seus aparelhos estão preparados. Pode optar entre usar o propano da repsol, cujo redutor de 30 MBar de butano tem inscrito no próprio redutor que é compatível com propano e Butano, ou então compra um redutor genérico de 30 MBAR, e adquire um adaptador de pressão livre para colocar na garrafa de propano, este adaptador como o nome indica não faz qualquer redução de pressão, abrindo apenas a válvula da bilha, o redutor dependendo do modelo pode enroscar directo no adaptador, ou então deverá faze-lo usando de uma lyra de alta pressão (tubo de borracha roscado nas duas pontas).

Na página portal (http://www.campingcarportugal.com) na secção técnicas e bricolage encontram um documento sobre gás nas autocaravanas que pode ajudar a tirar algumas dúvidas.

Companheiro desde ja os meus agradecimentos pela explicação, mas ja agora mais umas questões:
1 se optar pelo repsol com o redutor do butano, tambem funciona para garrafas adquiridas em espanha?
2 o tal adpatdor de pressão livre dá para qualquer marca de gas?
desde ja sou grato pela atenção dispensada.
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor cookie » sexta nov 05, 2010 12:13 pm

avanço com a nossa experiência:

as saídas livres não são todas iguais, p.ex. esso é diferente da repsol ou cepsa. estas duas já partilham os encaixes das botijas, por isso, as saídas livres são comuns.

a nossa saída livre é portuguesa e funciona com as botijas repsol espanholas.

caso queira "consumir" repsol e tenha dificuldade em encontrar vendedores de propano botija laranja, entre em contacto com a linha de apoio ao cliente que eles indicam um vendedor dessas botijas próximo de si.
cookie

Mensagempor ZecaSantos » sexta nov 05, 2010 3:57 pm

Companheiros,

Também é bom não esquecer que o equipamento de queima, seja ele qual fôr, deverá ser limpo de vez em quando. Não se preocupem só com redutores e liras.

Para evitar problemas com os redutores e "saídas livres" que são diferentes de marca para marca optei por usar GPL. Além de ser mais cómodo.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes