por danibeja » quinta nov 04, 2010 12:56 pm
Desculpem a minha insistência, mas estão todos a desvalorizar os aparelhos que vão consumir esse gás, se o meu raciocínio estiver errado corrijam-me:
- Se chegar uma pressão superior ao aparelho (frigorífico ou boiler), a chama que saí do "bico" é maior, do que o aparelho está preparado para um determinado nível de potencia/aquecimento.
- Estando o aparelho em alta pressão não será um barril de pólvora (não estando o mesmo preparado para essas pressões).
Vou dar um exemplo que julgo ser bom: Um motor eléctrico preparado para 12V, se o pusermos a trabalhar com 24V, o mesmo no imediato não se vai queixar, pelo contrário vai ter muito mais velocidade e potencia, mas logo irá aquecer muito e queimar.
O mesmo se passa com o gás (na minha opinião), se um aparelho está preparado para trabalhar com 30Mba, se lhe colocarmos 50Mba, vai continuar a trabalhar, mas se já é quente (a "labareda"), mais quente fica, podendo derreter os materiais à sua volta, provocando incêndios.
Com isto confirmo o que o companheiro Rula diz Redutores/Bicos, tal e qual como se faz quando se muda de gás de botija para canalizado.
Conclusão:
Se pretende mudar de Propano para Butano, ou vice versa, não existe problema, pois a botijas tem todas pressão superior à que o redutor vai permitir a passagem/pressão.
Em relação ao problema de as botijas ficarem a meio, deverá ter a ver com a pressão a menos, a chegar ao frigorífico, pois se ele necessita de 50Mba e lhe restringirem a passagem aos 30Mba, vai tornar o abastecimento de gás deficitário, logo mau funcionamento.
O mais importante são os aparelhos...
Mais uma vez, se o meu pensamento estiver errado corrijam-me pois apenas estou a opinar...
Grande abraço,
Beja