Motor Fiat Ducato 2.500 1990 com ou sem turbo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Motor Fiat Ducato 2.500 1990 com ou sem turbo

Mensagempor Nuno Lacerda » domingo ago 29, 2010 5:49 pm

Boas,

Não encontrei uma discussão especifica a este tema no forum.

A diferença entre o 2.500 D e o 2.500 TD, para além dos 20cv, nota-se muito a nível de prestações e consumo?

Neste momento, a minha escolha na autocaravana está dividida neste aspecto, uma é TD, e a outra que vem mais equipada e com configuração de celula mais apelativa tem o motor sem turbo. Sendo que as duas versões têm o mesmo peso e altura, faz muita diferença o turbo?

Abraço,

Nuno Lacerda
Nuno Lacerda

Registado: quarta ago 18, 2010 1:01 am

Mensagempor lino » domingo ago 29, 2010 8:16 pm

Tenho um amigo que tem uma AC com motor 2.5D e até não é muito cumprida nem é capucine,a minha é maior e é capucine só que a minha tem motor 2.5tdi
O que eu noto é que a subir começo a ver que ele fica bem pra trás,basta uma simples inclinação nem precisa ser uma subida acentuada!
O motor 2.5D é bem mais lento que o motor com turbo!
Aconselho vivamente o 2.5tdi!
lino

Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm

Mensagempor Nuno Lacerda » domingo ago 29, 2010 8:35 pm

Boas,

2.5 TDi já fica fora do orçamento =)

A comparação é mesmo entre a 2.5 D e a 2.5 TD de 1990, ou seja, da primeira geração da ducato.

A ideia é pelo menos conseguir manter uma velocidade cruzeiro de 80/90 Km/h e não morrer completamente nas subidas.
Nuno Lacerda

Mensagempor JorgeAlmeida » domingo ago 29, 2010 9:38 pm

Aconselho vivamente a versão com turbo,mas,se o companheiro poder experimentar as duas versões logo verá a diferença!
Jorge Almeida

EURAMOBIL
JorgeAlmeida

Registado: terça ago 28, 2007 9:32 pm

Turbo

Mensagempor psalreta » domingo ago 29, 2010 9:57 pm

Tuo depende do aspecto geral, mas sem qualquer dúvida que a versão turbo é bem superior em prestações, sendo que esforça menos o motor, menos aquecimento... mas como disse, tudo depende do estado. Às vezes mais vale ter um pouco de paciência e continuar à procura de algo que nos agrade totalmente. Saudações.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Mensagempor Nuno Pires » domingo ago 29, 2010 9:59 pm

Boa noite a todos.

TD sem duvida, para mim motor quanto "maior" melhor, menos chatices, quanto a consumos penso que esse ponto é secundário.
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor RMartins » domingo ago 29, 2010 10:44 pm

Também aconselho a TD.

Praticamente só se notará grande diferença em subidas e e uma grande diferença, Nuno.

A minha é uma 1.9TD, tenho um amigo que tem uma 2.5D e para ter uma ideia, em subida a minha desenrasca-se melhorzito que a dele.
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor Nuno Lacerda » domingo ago 29, 2010 10:55 pm

A diferença do preço da AC com o turbo para a que não tem é cerca de 2500 euros. Para além disso, a que não tem turbo tem um habitaculo que nos agrada mais e alguns extras (tv lcd, antena, suspensão pneumatica, bateria extra)

Não me importo nada se tiver de subir devagar, a questão é mesmo saber se sobe =)

e consumos, alguém sabe a diferença? Já tive a ler a discussão lançada sobre os consumos, já encontrei para o motor de 2.5D 2 leituras, 7l/100Km e 12l/100Km.

Decisões, decisões...
Nuno Lacerda

Mensagempor Nuno Pires » domingo ago 29, 2010 11:08 pm

Boa noite mais uma vez...

Além dos consumos devem ter em consideração as vezes que se carrega na embraiagem para reduzir e subir.

Quanto ao resto é uma questão de "gosto" ou necessidade, TV está preparada para a digital terrestre? caso contrario é um "falso" extra,bateria extra em que estado está? Quando "berrarem" são 2 baterias a trocar, Suspensão quando foi montada? Está em condições? Dão lhe garantia da mesma?

Quanto ao motor antes andava com uma 1.9TD que nunca se recusou a nada, mas tinha que saber usar a caixas para aproveitar ao máximo, agora com uma 2.8 JTD dou mais descanso a caixa.

Quanto a consumos e diferença dos mesmos quantos kms pensa fazer num ano???
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor RicSimoes » segunda ago 30, 2010 5:52 pm

Boas Companheiros

tenho uma Fiat Ducato 2500 D de 1990, e não se pode esperar milagres deste motor em termos de velocidade!!!
A velocidade cruzeiro que normalmente faço é de 80/90 km/h poderia fazer mais mas tanto a segurança como a vida util do motor facaria em risco.

O importante e como diz o Companheiro N Pires é fazer uma boa gestão da caixa, aproveitar as descidas para conseguir fazer boas subidas :D e não ter muita pressa... afinal o turismo itenerante não é uma corrida, certo? (pelo menos para mim)
Não custumo massacrar a caixa e quando a subida aperta se não for a 60km/h, vou a 50 ou a 40!
O importante para mim é chegar... mais 10 minutos menos 10 minutos para mim não é importante.

um forte abraço
RicSimoes
RicSimoes

Registado: sexta set 18, 2009 11:34 pm

Mensagempor Nuno Lacerda » segunda ago 30, 2010 6:52 pm

tenho uma Fiat Ducato 2500 D de 1990, e não se pode esperar milagres deste motor em termos de velocidade!!!

Boas Ricardo (presumo que seja Ricardo =))

Posso perguntar qual o consumo que faz com essas médias de velocidade?

abraço
Nuno Lacerda

Mensagempor RicSimoes » segunda ago 30, 2010 8:08 pm

Boas Nuno ( sim é Ricardo) :D

olha nestas férias fiz 3000km, fui aos picos da europa (muita subida) depois andei pela Corunha descendo posteriormente para o Alto Alentejo, Avis e os consumos foram de +/- 12 L/100km.

um forte abraço
RicSimoes
RicSimoes

Mensagempor RMartins » segunda ago 30, 2010 11:01 pm

Nuno, só para ficar com uma ideia, mais uma achega, a minha 1.9TD, nesta ultima viagem a Marbella, fez consumos de 9.72Lt e 8.99Lt respectivamente.
Fez uns consumos mistos, com Auto-Estrada,Nacionais e bastante serra.

A questão da 2.5D subir, ela subir claro que sobe, se não for em 4ª é em 3ª ou mesmo 2ª, o importante como já foi dito uma boa utilização da caixa e nunca ter pressa :)

Uma das partes que mais me lembro desta viagem a Marbella foi a parte de Ronda - > Marbella em que fiz a Serra de Ronda, cerca de 50kms com grandes subidas e o melhor que tinha a fazer era ir "encostando" e pisca para a direita e deixar o pessoal passar, que afinal eu ia a passear :)

Cumprimentos,
RMartins
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor hshcv » quarta set 01, 2010 10:38 am

Viva,

apesar de já me encontrar registado no forum há algum tempo penso que nunca tinha feito nenhum post.
Possuo uma ducato de '91 com motor 2.5d. É um modelo capucino e mede cerca de 5,8 metros. Não me recordo do peso da mesma mas posso dizer que as médias raramente descem dos 12lt/100kms. 'Apertando' com ela o velocimetro lá chega até aos 120-130kms/h, mas as médias disparam para os 14,5lt.
Costumo circular por estradas nacionais e a velocidade raramente ultrapassa os 90-100kms/h. No verão de 2009 fui até ao norte de Itália e é realmente um bocado chato fazer subidas a 50-60kms/h. No entanto devo dizer que nunca recorri a uma 3ª. Viajo sempre em 4ª e 5ª velocidade. Mas neste ponto julgo ter alguma importância o tipo de rodagem que o motor teve em novo.
As velocidades que indico são as indicadas no velocimetro, sendo que já me apercebi que há um desvio considerável relativamente à velocidade real. Para terem uma ideia parece-me que os 100kms/h de velocimetro correspondem a cerca de 85kms/h de velocidade real.
Não sabia que existia um motor TD para as ducatos do ano da minha, mas já havia pensado algumas vezes que, dado o bom estado da AC, não lhe fazia mal nenhum ter um turbo para dar alguma folga na condução :D Aproveito para perguntar se alguém alguma vez fez uma alteração semelhante nestes motores?
No entanto, dado o espirito destes veiculos, nunca será de esperar grandes performances nem baixos consumos :wink:
Não adianta fazer grandes reduções de caixa nas subidas e, pela minha experiência, o melhor é deixá-la sempre 'deslizar' em todas as situações.
Na viagem que fiz em 2009 o motor gastou cerca de um litro de óleo nos 6000kms percorridos (A AC tem 113000kms). Segundo me disseram na revisão é perfeitamente normal, dado tratar-se de um veiculo que anda permanentemente com plena carga.

Espero ter contribuido com a minha curta experiência nestas andanças.

Grande abraço
hshcv

Registado: quarta abr 07, 2010 2:19 pm

Mensagempor RicSimoes » quarta set 01, 2010 12:11 pm

Boas Companheiro Hshcv,

O minha "bichinha tem já 150.000km e como já referi os consumos andam sempre nos 11/12L, não sei como conseguem com motores 1.9 fazer médias de 7/8L nem na minha Pic-Up que tem 2500 cc e 190 cavalos a andar a morrer consigo fazer essas médias mas...
O Velocimetro da minha Fiat tem uma diferença de 5km a medir pelo GPS, por isso está quase certo, a 130/140 nunca andei porque a partir dos 110km/h a instabilidade do veiculo começa a ser muita e a segurança diminui, e tb porque não é a minha dinamica andar muito rápido, se em 100km percorridos demorar 1h45 em vez de 1h30 paciência... serão 15 minutos assim tanto tempo!?

um forte abraço
RicSimoes
RicSimoes

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes