Viva,
apesar de já me encontrar registado no forum há algum tempo penso que nunca tinha feito nenhum post.
Possuo uma ducato de '91 com motor 2.5d. É um modelo capucino e mede cerca de 5,8 metros. Não me recordo do peso da mesma mas posso dizer que as médias raramente descem dos 12lt/100kms. 'Apertando' com ela o velocimetro lá chega até aos 120-130kms/h, mas as médias disparam para os 14,5lt.
Costumo circular por estradas nacionais e a velocidade raramente ultrapassa os 90-100kms/h. No verão de 2009 fui até ao norte de Itália e é realmente um bocado chato fazer subidas a 50-60kms/h. No entanto devo dizer que nunca recorri a uma 3ª. Viajo sempre em 4ª e 5ª velocidade. Mas neste ponto julgo ter alguma importância o tipo de rodagem que o motor teve em novo.
As velocidades que indico são as indicadas no velocimetro, sendo que já me apercebi que há um desvio considerável relativamente à velocidade real. Para terem uma ideia parece-me que os 100kms/h de velocimetro correspondem a cerca de 85kms/h de velocidade real.
Não sabia que existia um motor TD para as ducatos do ano da minha, mas já havia pensado algumas vezes que, dado o bom estado da AC, não lhe fazia mal nenhum ter um turbo para dar alguma folga na condução

Aproveito para perguntar se alguém alguma vez fez uma alteração semelhante nestes motores?
No entanto, dado o espirito destes veiculos, nunca será de esperar grandes performances nem baixos consumos
Não adianta fazer grandes reduções de caixa nas subidas e, pela minha experiência, o melhor é deixá-la sempre 'deslizar' em todas as situações.
Na viagem que fiz em 2009 o motor gastou cerca de um litro de óleo nos 6000kms percorridos (A AC tem 113000kms). Segundo me disseram na revisão é perfeitamente normal, dado tratar-se de um veiculo que anda permanentemente com plena carga.
Espero ter contribuido com a minha curta experiência nestas andanças.
Grande abraço