Belém por um canudo

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Belém por um canudo

Mensagempor Nuno Pires » quinta ago 05, 2010 12:06 am

Boa noite a todos.

Este é um pequeno desabafo

Belém a semana passada pela manhã:

Imagem

Não vamos por em causa o sinal, ele existe como tal se queremos ser respeitados temos que o respeitar existe local próprios para resolver a legalidade do mesmo

Imagem

Local onde a autarquia e a autoridade local reconhece oficiosamente como local de pernoite e estacionamento quase vazio.

Qualquer dia Belém só por um canudo, depois as câmaras é que não prestam....

Imagem

Imagem
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Respeito

Mensagempor josegon_calves » quinta ago 05, 2010 5:20 am

Bom dia Companheiro Nuno Pires,

Concordo!

Apenas, Concordo!

Aquele Abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Luis Almeida » quinta ago 05, 2010 8:45 am

Bom dia.

Mais do mesmo...

Apenas uma observação: entre os dois locais fotografados pelo Nuno, distam apenas algumas dezenas de metros.

Pessoalmente, acho que deve ser o receio dos efeitos nefastos dos raios solares que levam estes nossos companheiros, maioritariamente estrangeiros, a procurarem a sombra das árvores. :x

E no final, cá estamos nós para depois arcarmos com as consequências destes abusos.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor ZecaSantos » quinta ago 05, 2010 11:42 am

Bom dia,

Por acaso o sinal que tem o pictograma não é de caravanas? Se estou a ver bem o filme até está correcto.

Luís Almeida, de facto entre os dois locais distam cerca de 100m mas além da sombra é o espaço que se tem na Travessa Larga, é pouco para tantos.

O grave da questão para mim é o facto de alguns continuarem a acampar, especialmente estrangeiros.

Até já.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor ZecaSantos » quinta ago 05, 2010 11:48 am

Sou eu outra vez,

Não tinha visto a legenda do Nuno (olá) onde diz que o local destinado para AC estar quase vazio, não levas a mal mas na foto vê-se bem que só lá cabem 2 no máximo 3 autocaravanas.

O sinal com o pictograma da Caravana é legal.

Um abraço

Zeca Santos
ZecaSantos

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta ago 05, 2010 12:25 pm

Boas

Por acaso as fotografias não são um bom exemplo, não vejo ninguém a acampar, embora acredito que o façam. O sinal não proibe as ACs, daí não vejo onde está o problema. Quanto ao local "oficiosamente" preparado para as ACs, é mesmo oficioso, porque não colocaram Parque exclusivo para ACs? E se o local estiver cheio?

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor João Morgado » quinta ago 05, 2010 11:26 pm

Olá!

Devo começar por dizer que não conheço exactamente o local referenciado, mas pelas imagens concordo plenamente com o companheiro Fernando. Eu pessoalmente se tivesse de ali estacionar, para pernoitar ou não, escolheria a zona das árvores e não o outro local. Até acho que em vez de lá estar aquele sinal, que não nos proíbe, deveria a câmara aproveitá-lo e criar uma área de serviço, mesmo sendo a pagar, pois até é mais ou menos bem servida de transportes para quem quiser visitar Lisboa.
Desculpem, mas é o que eu penso.

Saudações
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Nuno Pires » quinta ago 05, 2010 11:48 pm

Boa noite a todos.

Todos nós sabemos que aquele sinal é dirigido as autocaravanas ou existe alguma duvida nisso? Pelo menos é a minha interpretação, não é comum andar por ai caravanas de um lado para o outro certo? Todos somos livres de estacionar onde quisermos, na minha opinião se queremos ser respeitados devemos ser os primeiros a respeitar, o simples facto de sermos perseguidos não nós dá o direito de infringir penso eu, isto claro na perspectiva de aquele sinal ser para nós é claro.
Dentro da minha liberdade irei enquanto poder estacionar no segundo local vamos ver até quando....
Companheiro Fernando o único "abuso" é o sinal...
Companheiro João Morgado Lisboa tem uma área de serviço perto, no Monsanto que fica a 10 minutos dali logo para a câmara estamos muito bem servidos, até tem transportes para o centro da cidade e tudo, por ai acho que não temos "desculpa".
A meu ver o sinal é só para nós, felizmente que nem todos pensam da mesma maneira, é aqui que a vida tem a sua piada.
Um abraço
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Mensagempor João Morgado » sexta ago 06, 2010 12:52 am

Olá a todos!

Em especial para o Nuno e não querendo entrar em disputas mas apenas esclarecer. Eu sei que há área de serviço em Monsanto, no Parque de Campismo, mas quando eu referi área de serviço, queria mais própriamente dizer aproveitar aquele espaço para parque de autocaravanas e a fazê-lo, porque não com mais uns "cobres" apetrechá-lo com uma área de serviço? Lisboa é grande suficiente para ter um local assim. Viajo pela Europa e vejo principalmente em França e Itália, cidades com várias áreas de ACs, apesar de também terem parque de campismo. Está bem, já sei que ainda estamos quase no começo e vamos aguardar e ter esperança por melhores dias. Só que me canso de esperar.

Saudações
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor pressler » sexta ago 06, 2010 8:20 am

Bom dia companheiros,

Vou meter a "colher"...
O parque de estacionamnto onde estam as ACs estacionadas não pertence á CML, mas sim ao Porto de Lisboa.
E aí começa uma parte do problema. Qual seria o interesse do Porto de Lisboa em criar uma AS para os ACs? Qual a vantagem para o Porto de Lisboa em ter na sua area autocaravanas que na sua maioria adoram "abancar" durante dias a fio no mesmo local?
O Porto de Lisboa já proibiu as ACs junto á Torre de Belem e junto ao padrão dos descobrimentos. Arranjou uma rua para as ACs. Inclusivé fizeram obras para que o estacionamento fosse feito na vertical ao rio de modo a não haver problemas com o comprimento dos veiculos. No lado oposto a esse estacionamento também "tolera" as ACs.
Como os autocaravanistas preferem fazer-se de desentendidos quanto ao um sinal que se lhes dirige apesar de mal aplicado, estacionam á sombra.
A conclusão é que o local que lhes é reservado na dita rua como se encontra vazio acaba por ficar ocupado por carros ligeiros.
O interessante nos autocaravanistas é que sabem sempre interpretar a má sinaletica quando esta lhes dá regalias (caso da rua que lhes está reservada apesar de lá nada dizer) e depois não compreendem a má sinaletica que os proibe apesar de mal aplicada. :shock:
Desculpem o desabafo mas com tudo o que tenho visto nas minhas viagens de fim de semana ando fula por a maioria dos autocaravanistas ou utilzadores de autocaravana andarem a lixarem o seu futuro e o dos outros, pois em muito pouco tempo iremos pagar a factura!!! :oops:
Creio que é para isto que o Nuno Pires nos chamou a atenção.
Saudações autocaravanistas
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor ZecaSantos » sexta ago 06, 2010 11:06 am

Bom dia Companheiros

Olá "Bruxinha" neste momento ainda não sei se esse espaço é da APL ou da CML e como sabes ainda ando a "esgravatar" na APL.

A APL não proibiu o estacionamento junto à Torre de Berlém (ex-Pilotos), foi a CML com a criação da ciclovia e zona essa que é agora do municipio. Ciclovia que não resulta e com o chavão da devolução do rio à população... ha,ha,ha, que está "super contente".

Não há má sinalética, apenas há alguns anos, cerca de 15, havia algumas pessoas de caravana que frequentavam a zona, nessa altura não havia assim tantas AC, e abusavam, por isso junto à Vela Latina também existe um sinal igual, porque até a bloquear a porta de serviço estavam. Quando fôr para proibir as AC lá há-de aparecer a respectiva placa adicional.

Na rua que está "reservada" julgo que não há dúvidas, no lado direito existe sinal de estacionamento proibido com placa adicional "autocaravanas" perfeitamente legal, no lado esquerdo não existe nada que proíba, por exclusão de partes... posso estacionar, apesar de alguns estarem em contra mão.

Em relação ao teu desabafo não podia estar mais de acordo.

Beijinhos

Zeca Santos
ZecaSantos

Mensagempor paulobraz » sábado ago 07, 2010 12:02 am

ZecaSantos
no lado direito existe sinal de estacionamento proibido com placa adicional "autocaravanas" perfeitamente legal

Isto não existe no código de estrada. Só apenas o sinal de proibição de estacionamento a veículos ligeiros e pesados.

Estas adicções e este sinal feito para um Município não existem no código de estrada.

Imagem

Imagem
Por aí e sem destino...................
paulobraz

Registado: sexta mar 13, 2009 9:56 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » sábado ago 07, 2010 6:23 pm

pressler Escreveu:Bom dia companheiros,

... Arranjou uma rua para as ACs. Inclusivé fizeram obras para que o estacionamento fosse feito na vertical ao rio de modo a não haver problemas com o comprimento dos veiculos. No lado oposto a esse estacionamento também "tolera" as ACs.
Como os autocaravanistas preferem fazer-se de desentendidos quanto ao um sinal que se lhes dirige apesar de mal aplicado, estacionam á sombra.
A conclusão é que o local que lhes é reservado na dita rua como se encontra vazio acaba por ficar ocupado por carros ligeiros.
O interessante nos autocaravanistas é que sabem sempre interpretar a má sinaletica quando esta lhes dá regalias (caso da rua que lhes está reservada apesar de lá nada dizer) e depois não compreendem a má sinaletica que os proibe apesar de mal aplicada. :shock:
Desculpem o desabafo mas com tudo o que tenho visto nas minhas viagens de fim de semana ando fula por a maioria dos autocaravanistas ou utilzadores de autocaravana andarem a lixarem o seu futuro e o dos outros, pois em muito pouco tempo iremos pagar a factura!!! :oops:
Creio que é para isto que o Nuno Pires nos chamou a atenção.
Saudações autocaravanistas
Ana Pressler

Boas

Será que estão a ver as mesmas fotos que eu?

Temos de pensar nos autocaravanistas que chegam e desconhecem os locais em questão (o que não é o meu caso que conheço bem), sejam portugueses ou estranjeiros. Isso de terem "arranjado" um local para as ACs sem que nada o identifique como tal, como é que sei que posso estacionar? Chegado eu ao local verificava o sinal de Parque, sem proibição e estacionava - simples - e ficava na mesma sem saber se por acaso é um local "arranjado". Se tivessem corajem colocavam um sinal de exclusividade para as ACs, de certo quando alguém pretendesse estacionar a sua AC, não encontrava nenhum outro tipo de veículo a ocupar o lugar e talvez não fosse preciso estacionar no outro local. Assim como no outro local em que vejo que é só proibido caravanas - desculpem mas eu não tenho nenhuma, para mim com a minha AC não estou ilegal, senão porque não proibiram ACs também?

Não sei porquê, mas aqui há algo que não entendo muito bem. Nós os ACs lutamos por construção de AS e parqueamentos devidamente estruturados e sinalizados perto e/ou dentro das localidades e alguns ACs empurram-nos para dentro dos parques de campismo? Será que para dar uma voltinha a pé pela zona ribeirinha (Belém, Padrão, Jerónimos ...) que pode englobar 1 dia ou 1 tarde, temos de ir de autocarro desde Monsanto? Ou estou enganado só por estarmos a falar de Lisboa?

Se o parque pertence a X ou a Y, isso não me interessa, e perguntem aos estranjeiros se lhes faz diferença. Lisboa é muito grande e com muito para ver e carece de parques de estacionamento para ACs perto dos locais emblemáticos, mesmo que fossem por duração limitada, para possibilitar a visita.

NOTA: locais só para estacionamento.

Acho que Lsboa, como capital não é um bom exemplo para os ACs.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Mensagempor Nuno Pires » domingo ago 08, 2010 1:20 pm

Companheiro Fernando, AS em Monsanto existe e é essa a desculpa que as entidades oficiais usam para não construírem mais nenhuma não sou eu que ando a empurrar ninguém para lá, não tenho qualquer interesse campista inclusive não concordo com a federação tendeira que representa o Autocaravanismo, felizmente que os trabalhos da nova Federação já estão em marcha.

Tudo o que aconteça ou se faça em Lisboa reflecte-se no resto do pais desta forma se ocorrer uma proibição generalizada por cá rapidamente se pega ao resto do território, a luta que existe a meu ver é pela criação de locais próprios de estacionamento ou pelo menos a não proibição de estacionamento.

Autocaravanismo é em Autocaravana, é onde o Autocaravanista queira ou seja bem recebido, tudo o resto são mutações tristes....

Quanto melhor for a discussão for mais fortes podemos ficar, para sermos verdadeiros companheiros a única coisa que temos é nós respeitamos.

Saudações benfiquistas (o primeiro milho é para os pardais :twisted: )
Imagem
Nuno Pires

Mensagempor Fernando Dias Silva » domingo ago 08, 2010 6:13 pm

Nuno Pires Escreveu:... Tudo o que aconteça ou se faça em Lisboa reflecte-se no resto do pais desta forma se ocorrer uma proibição generalizada por cá rapidamente se pega ao resto do território, a luta que existe a meu ver é pela criação de locais próprios de estacionamento ou pelo menos a não proibição de estacionamento.

Autocaravanismo é em Autocaravana, é onde o Autocaravanista queira ou seja bem recebido, tudo o resto são mutações tristes....

Quanto melhor for a discussão for mais fortes podemos ficar, para sermos verdadeiros companheiros a única coisa que temos é nós respeitamos.

Saudações benfiquistas (o primeiro milho é para os pardais :twisted: )

Boas

Inteiramente de acordo companheiro Nuno Pires, temos de diferênciar entre parques de estacionamento específicos espalhados pela cidade de Lisboa mesmo de duração limitada com o objectivo da visita à própria cidade em todas as suas vertentes, e parques em que é para todos, sem regras adequadas e que infelizmente muitos companheiros abusam - para estes abusos então existe o Parque de Campismo de Monsanto.
Mas repito que ainda Lisboa não é de longe um bom exemplo, e se em Lisboa acontece e faz-se, porque não dão o exemplo? Quem me dera chegar a Lisboa e estar com um mapa na mão e poder escolher o local apropriado para estacionar, sem problemas de ilegalidade e segurança. Pode ser que um dia aconteça e se fizerem espero eu que outros lhe sigam os passos - é a capital, e há que ter esperança, se não for para nós, pelo menos para os netos em geral.

Já agora cumprimentos dos "pardais" que a águia anda frouxa.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes