por majv » quinta jun 03, 2010 5:25 pm
Companheiros,
ontem, fui com a minha AC á 1ª inspeção, já que vai fazer 2 anos no próximo domingo.
Levei-a, tal como estava após a chegada de Marrocos, e de ter retirado no próprio dia o que estava lá dentro e já não fazia falta após essa viagem, bem como da sua limpeza interior, porque do exterior ainda está bem sujinha, coitadita.
Isto é...o depósito de água limpa estava a 1/4, águas sujas e cassete despejadas, combustivel a cerca de 3/4, um botija de gaz por estrear e outra á espera que acabe (esta dura, dura e dura...já foi estreada a 14/02, e mesmo depois destas férias, teima em não acabar), mesa e 2 cadeiras de praia e recheio habitual de despensa, roupas e calçado, tal como estava.
A tara que consta no livrete é 2.711Kgs, e tinha esperança de não ter sido enganado...
Em tempos, e com ela razoavelmente carregada, tinha-a pesado e, ainda hoje guardo o ticket, o peso que deu foi 3.000Kgs, nem mais um nem menos um....confesso que fiquei desconfiado dessa pesagem devido ao valor tão "redondinho" que deu...
Bem, ontem, pedi para ser informado do peso que desse, e assim foi...2.915Kgs, isto é, mais 204Kgs que a sua tara.
Na inspeção e na altura da pesagem, estava ao volante o próprio inspector, que me disse pesar cerca de 75 Kgs.
Assim: 75 do condutor + 26 de uma botija cheia + 15(?) de uma botija quase a acabar + (+/-) 55 de combustivel + (+/-) 30 de água, dá 201Kgs.
Na tara certamente que não está o peso da TV, antena, painel solar, estabilizadores e outras coisitas que agora não me recordo, pelo que chego á conclusão que não fui enganado na tara da AC.
Aliás, não sei mesmo se o peso que está no livrete não estará por excesso, pois penso que a tara, nunca incluirá o condutor...digo eu)
E esta confirmação, aliada á não muito altura do veiculo, ao seu bom aerodinamismo, e também á minha maneira de conduzir, ajudam a explicar os baixos consumos que tenho obtido ao longo dos mais de 34.000kms feitos nestes dois anos.
Uma coisa é carregar 3.500 de tara, como muitas que por aí andam, outra é 2.700.
Já agora, nenhum anomalia verificada e até para o ano, para nova inspeção, pois a 1ª era aos 2 anos e daqui para a frente, é anualmente.