Excesso de Peso

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor ventura » quinta set 17, 2009 10:25 pm

Olá boa noite a todos/as
Li algures aqui no forum que existe uma bascula para pesagem de viaturas na zona de Alcacer do Sal, bastando colocar moedas, será que algum companheiro me pode dar essa informação, da sua localização se possivel com coordenadas e como funciona, ficaria agradecido.
Bons passeios com muita côr.
ventura

Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm

Mensagempor fluis » quinta set 17, 2009 11:50 pm

Boa noite,

A que eu conheço não é bem em Alcácer do Sal mas perto de Grândola: Fica no lado direito do IC1 na direcção Grândola-Lisboa após a rotunda de acesso à auto-estrada e n120 para Sines, ficando entre o restaurante Chaminé e as bombas da BP. Normalmente nestas básculas é necessário primeiro colocar a autocaravana em cima uma vez que o preço varia em função do intervalo de peso. Seguidamente com toda a gente no interior da AC coloca a quantia pedida (preços médios entre 1,5 € e os 3 €), após o qual irá sair um talão. Depois é só somar o valor do peso da pessoa que colocou as moedas para ficar a saber com que peso anda a sua AC a circular.

Aqui neste tópico encontra uma lista de básculas:
http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=2822
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor bushman » sábado set 19, 2009 2:08 pm

ventura Escreveu:Olá boa noite a todos/as
Li algures aqui no forum que existe uma bascula para pesagem de viaturas na zona de Alcacer do Sal, bastando colocar moedas, será que algum companheiro me pode dar essa informação, da sua localização se possivel com coordenadas e como funciona, ficaria agradecido.
Bons passeios com muita côr.

Boa tarde,

Ontem passei pela N4 e vi também uma balança dessas, junto á estrada.
Não sei a sua localização mas esta fica na N4 ao Km 48 entre Pegões e Vendas Novas.

Boas viagens.
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor majv » domingo set 20, 2009 7:04 pm

Essa, é á saída de Afonsos, direcção Pegões-Vendas Novas.
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor tonyV » sábado Oct 03, 2009 10:43 am

A última e única vez que se pesou a AC lá de casa (foi numa cooperativa de fruta) acusou à volta dos 3300/3400Kg (depósitos vazios, tinha apenas a tralha da cozinha, 2pneus suplentes e pouco mais).

Na minha opinião o peso depende muito da estrutura da AC
tonyV

Registado: terça ago 26, 2008 4:00 pm

PESO A MENOS!!!

Mensagempor josegon_calves » quinta mai 20, 2010 6:01 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

É só para não deixar o tema "morrer"!!!

Ou talvez não!!!

Ao fim de mais um ano de circulação sem nenhuma anotação na Ficha da Inspecção Periódica, e apesar de só ter a obrigatoriedade de fazer nova Inspecção em Setembro, fui ontem até um novo Centro de Inspecção.

Entreguei a "menina" ao Técnico, que viu o que quis e lhe apeteceu, e no final só lhe perguntei, "olhe, quanto pesa?".

E querem saber quanto a minha "menina" pesa actualmente?

Pois bem, nada mais nada menos que 2.980Kg!!!

Cá p'ra mim ela foi até ao salão do Companheiro e Amigo RicSimões, sem me dizer nada, para fazer exercício físico e emagrecer uns simpáticos 280Kg!!!

É caso para dizer, e esta hein???
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta mai 20, 2010 8:42 pm

A minha, da última vez que foi à inspecção (em Abril) foi logo "chumbada" por excesso de peso.
Passou à segunda, mas porque "ameaçei" esvaziá-la de tudo o que fosse amovível.
É o velho problema das ACs construídas para países onde os ligeiros vão até 3850 kg e emagrecidas de improviso e posteriormente homologadas em países com limite de 3500 kg...
Viva a Europa!
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor hnunes2 » quinta mai 20, 2010 10:41 pm

Boa noite companheiras e companheiros.

Este tema do peso das AC's não tem solução nas circunstâncias legislativas actuais.

A parte lamentável é a de sermos "enganados" logo pelo fabricante. Se os companheiros repararem nos catálogos - pelo menos nos que me passaram pelas mãos - há uma cláusula que ninguém de boa fé leva em conta... a variação de mais ou menos 5% confesso que até achei justa esta variante pois há sempre uma ou outra alteração de fábrica que pode pesar mais ou menos em relação ao peso inicialmente previsto.

Mas não adianta termos ilusões... a variação é sempre mais :( e 5% numa base de 3000 kgs faz toda a diferença.
Quando adquiri a minha AC levei-a à balança - o mesmo é válido para outras marcas - e lá estavam os 5% usados em pleno mas não mais do que 5% pois isso causaria o meu direito à rejeição.

Para manter a AC no limite dos 3500 kgs tive de abdicar de alguns "mimos" e não transportar passageiros e, em viagens mais alongadas devido à sobrecarga de roupas e alimentos, há que reduzir na carga de água, gás, etc.

Saudações AC

Hnunes
..............................
Burstner Aviano I684
hnunes2

Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quinta mai 20, 2010 11:05 pm

Boa noite,

E se me permitem meter a colherada...

Exactamente porque os fabricantes estavam com a consciência um bocadito pesadita...é que neste momento, e se repararem nos novos catálogos nas especificações técnicas, no que diz respeito ás capacidades dos depósitos de águas limpas, aparece uma pequena nuance...que são dois valores em litros. 60-120Lt. 50-100Lt.

E foi assim que eles resolveram o problema...com um by-pass no depósito, enchemos com 50 ou 60 Litros para circular (e com menos peso!) ou eventualmente a capacidade total 120 ou 100 Lt. se estivermos estacionados e por isso não estarmos em infração por circularmos com peso a mais...

Mas o mais engraçado é que sei de um stand de renome...que o vêndedor não sabia explicar isto aos clientes...mas isso já são outras histórias.

Já agora e se o Herique Fernandes me permite a correção. Aquilo que diz não corresponde à realidade, porque na ficha de homologação é constante o peso e por isso nos documentos não podia aparecer um peso bruto diferente...na realidade o problema começa nos construtores das AC's pouco preocupados com quem vem seguir...e depois nós que as recheamos de acessórios de toda espécie.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta mai 20, 2010 11:15 pm

De facto o peso bruto que aparece nos documentos do veículo é sempre de 3500 kg. O problema é a estrutura da AC estar no fundo construída para outro peso (foi "remediada" ou "aliviada" em Portugal para os 3500 kg...) e isso não permitir - para se circular dentro da lei do nosso país - colocar lá dentro quase nada...
No chassis estão duas placas: uma de 3850 kg (em alemão) e uma outra de 3500 kg (já em português). Conservo a placa alemã para mostrar às autoridades quando me abordarem por causa do peso, apesar de saber que legalmente não tenho safa nenhuma.
O Estado já embolsou os impostos da venda da AC e agora "arrisca-se" a embolsar as futuras coimas por excesso de peso...
Henrique Fernandes

Mensagempor Luis Agostinho » quinta mai 20, 2010 11:55 pm

Boa noite Henrique Fernandes,

Vai-me desculpar, mas penso que está a fazer confusão.

Quando uma autocaravana sai da fábrica dificilmente eles saberão em que mercado é que vai ser vendida, por isso, e porque na Alemanha nalguns chassis de comerciais, 3850Kg é o peso bruto e mesmo assim continua a ser considerado um veiculo ligeiro sem necessidade de uma carta de pesados...daí ter duas chapas com pesos bruto diferentes...

Exactamente porque em Portugal os veiculos comercias (a maioria) ter uma homologação até 3500Kg, e porque a legislação é diferente e consequentemente os importadores não terem fichas de homologação para além dos 3500Kg porque se sujeitavam a não vender nada, daí ter duas chapas diferentes de pesos brutos.

A autocaravana quando entra em Portugal tem obrigatóriamente de ser homologada em 3500Kg e caso ultrapasse esse valor é obrigada a mudar de classe para pesada, ora é na ficha de homolagação que está constante os pesos em que ela pode ser homologada.

No meu caso pessoal a AC tem um peso bruto de 5000Kg com 1270KG de carga útil e foi exactamente assim que ela foi homologada em Portugal porque era isso que estava constante na ficha de homologação, na realidade a Fiat Ducato(no meu caso pessoal) só passa a 5000Kg porque lhe é acopolado um chassis ALKO amc.

No seu caso, a sua não foi "remediada" nem "aliviada" de nada, nem podia ser, porque senão os importadores não faziam mais nada do desmanchar autocaravanas para aliviar de peso.

Aliás os Alemães nesse aspecto são rigorosos, se reparar nos extras que eles oferecem para determinados modelos...eles referem sempre nos catálogos os pesos desses mesmos extras exactamente para pôr de sobreaviso os compradores que na altura da homologação que ELES VÃO PEDIR já vai descontado na carga útil o peso desses mesmo extras, ou eventualmente para os compradores sêja aqui ou na China tenham cuidado com aquilo que posteriormente vão lá encafuar porque irá concerteza ultrapassar o peso bruto...e daí os chumbos para aqueles que vão com bilhas de gaz...depósitos cheios de água...mais roupa...mais cadeiras...mais bicicletas... para as inspecções!!!

Só para finalizar...por isso é que em França com uma nova lei é possivel "converter" 3500Kg em 3850Kg e com isso passar a pesada aumentando a carga útil, mas nem todos os modelos da mesma marca, exactamente porque na ficha de homologação desses modelos é constante dois pesos brutos em que pode ser homologada, e se não estou enganado penso que isto só se passa em marcas alemãs (de chassis) e consequentemente o governo francês alterou as cartas de condução (tem a ver com o ano de emissão(?) para permitir exactamente que essa conversão de pesos brutos fosse acompanhado com a alteração da carta. (até ai de ligeiros).

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta mai 21, 2010 6:58 am

Tudo isso é verdade mas, de acordo com as explicações que mais tarde obtive do representante da marca da AC, bem como de outras marcas, a existência de uma diferença de peso nas categorias de ligeiros em países diversos origina sempre este tipo de imbróglios. E porquê?
A margem destinada à carga útil "sofre" sempre com estes processos de conversão entre países, isto é, os alemães conseguiram de facto reduzir no peso dos componentes estruturais para permitirem a adaptação à legislação portuguesa, mas não tanto que isso permitisse a manutenção da mesma margem para a carga útil existente nos modelos vendidos na Alemanha. Na Alemanha uma família nativa consegue, num modelo igual ao meu, dispor de uma margem de carga útil superior à minha, beneficiando da legislação dos 3850 kg (a componente estrutural da AC na Alemanha não pesa mais 350 kg do que a minha...).
À medida que o peso bruto encolhe, encolhe também o valor disponível para carga útil. No meu caso isso origina que pouco se possa meter lá dentro. Quando comprei a AC não me apercebi deste problema e tenho a convicção de que aconteceu algo parecido com a maioria dois companheiros. No centro de inspecções dizem-me que este problema existe com 80 ou 90 % das ACs, desde que os proprietários não as "aliviem" de tudo o que podem antes de serem pesadas.
Embora não seja frequente em Portugal, há países de leste onde o problema é ainda mais evidente porque nesses países a categoria de ligeiros vai até aos 4000 kg, deixando uma margem ainda mais estreita para a protecção dos valores de carga útil quando se reduz e adapta a estrutura construtiva desses veículos para países com legislação de 3500 kg.
Não é por acaso que 41 deputados apresentaram no Parlamento Italiano uma proposta de lei para que os ligeiros passassem, em Itália, para os 4000 kg (não sei em que fase se encontra esse processo).
No fundo o problema assenta no irrealismo de se pretender que um proprietário de uma AC gaste uma pequena fortuna a adquiri-la e depois exerça sobre si próprio um violentíssimo esforço de auto contenção e aceite conformadamente não meter lá dentro praticamente nada.
A única solução passaria por uma harmonização da legislação europeia para os 4000 kg, com adaptações técnicas dos veículos que fizessem o upgrade "homologativo", ao nível dos seus travões, suspensões e outros componentes que envolvessem a segurança. Mas a Europa existe, antes de mais, para nos cobrarem impostos ao nível dos países mais ricos, não para nos prestarem serviços e benefícios ao nível desses países...
Ou não é assim?
A injustiça é ainda mais patente quando, por exemplo, um alemão pode conduzir em Portugal, com carta de ligeiros (!), uma AC de modelo igual à minha, com peso bruto de 3850 kg (um pouco mais pesada estruturalmente, claro, mas também com bastante mais margem para carga útil) e eu não posso! E se for da Hungria ou sei lá de onde, a injustiça será ainda maior, porque as nossas autoridades estão obrigadas, nesta matéria (presumo que por acordos internacionais a que têm de se submeter) a respeitar os direitos adquiridos por esses condutores e por esses veículos nos seus países de origem, ao nível dos tais 4000 kg!
Henrique Fernandes

Dúvidas

Mensagempor josegon_calves » sexta mai 21, 2010 12:29 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

É só para lembrar que não podemos, nem devemos, querer que no nosso País se apliquem as mesmas regras, os mesmos regulamentos, os mesmos procedimentos, etc., que se aplicam noutros quaisquer Paises.

Podemos e devemos tê-los como meio de comparação no intuito de chegarmos a esse nível. Nada mais!

Se não, também quero, já agora, a comparação, e respectiva equivalência, em relação a salários, a custo de vida, a condições de Saúde, de Educação, etc., etc., etc.!!!

Não é pedir muito, pois não???

Se bem me lembro, já neste tema comentei que, mais cedo ou mais tarde, chegará a Portugal essa uniformalização. É tudo uma questão de tempo, concedido pela Parlamento da União Europeia.

Mesmo assim, também aqui já o comentei, isso não evalida que uma autocaravana homologada para 3.200Kg, ou qualquer outro valor, dificilmente sairá desse valor, por muito que no País de origem a mesma tenha outros valores!!!

Terá que entrar em Portugal com a homologação de acordo com o peso!

Quando "renasci" este tema, também muito engraçado, foi para chamar a atenção que 1Kg, seja lá do que for, não tem o mesmo peso em todo o País, o que me deixa deveras intrigado!!!

É como que dizer que 1 Kg de ferro pesa mais que 1 Kg de algodão!!!

Vá-se lá saber o que anda a ASAE a fazer no que toca a este tema.

Ah! Já sei!

Isso não são funções que lhes estão atribuidas, segundo a resposta que recebi na altura!!!!!

E é este o País em que vivemos!!!

Temos Leis, que não são cumpridas nem feitas cumprir!

Temos Regulamentos, que não regulam coisa nenhuma e ninguém os obriga a regular!!!

Temos Entidades Fiscalizadoras, que não fiscalizam coisa nenhuma, ou apenas o que dá direito a uma eventual repoirtagem televisiva com o acompanhamento de Forças Policiais em numero expressivo!!!

É a minha opinião!!!

Apenas a minha opinião!!!

E fico por aqui!!!
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor majv » quinta jun 03, 2010 5:25 pm

Companheiros,
ontem, fui com a minha AC á 1ª inspeção, já que vai fazer 2 anos no próximo domingo.
Levei-a, tal como estava após a chegada de Marrocos, e de ter retirado no próprio dia o que estava lá dentro e já não fazia falta após essa viagem, bem como da sua limpeza interior, porque do exterior ainda está bem sujinha, coitadita.
Isto é...o depósito de água limpa estava a 1/4, águas sujas e cassete despejadas, combustivel a cerca de 3/4, um botija de gaz por estrear e outra á espera que acabe (esta dura, dura e dura...já foi estreada a 14/02, e mesmo depois destas férias, teima em não acabar), mesa e 2 cadeiras de praia e recheio habitual de despensa, roupas e calçado, tal como estava.
A tara que consta no livrete é 2.711Kgs, e tinha esperança de não ter sido enganado...
Em tempos, e com ela razoavelmente carregada, tinha-a pesado e, ainda hoje guardo o ticket, o peso que deu foi 3.000Kgs, nem mais um nem menos um....confesso que fiquei desconfiado dessa pesagem devido ao valor tão "redondinho" que deu...
Bem, ontem, pedi para ser informado do peso que desse, e assim foi...2.915Kgs, isto é, mais 204Kgs que a sua tara.
Na inspeção e na altura da pesagem, estava ao volante o próprio inspector, que me disse pesar cerca de 75 Kgs.
Assim: 75 do condutor + 26 de uma botija cheia + 15(?) de uma botija quase a acabar + (+/-) 55 de combustivel + (+/-) 30 de água, dá 201Kgs.
Na tara certamente que não está o peso da TV, antena, painel solar, estabilizadores e outras coisitas que agora não me recordo, pelo que chego á conclusão que não fui enganado na tara da AC.
Aliás, não sei mesmo se o peso que está no livrete não estará por excesso, pois penso que a tara, nunca incluirá o condutor...digo eu)
E esta confirmação, aliada á não muito altura do veiculo, ao seu bom aerodinamismo, e também á minha maneira de conduzir, ajudam a explicar os baixos consumos que tenho obtido ao longo dos mais de 34.000kms feitos nestes dois anos.
Uma coisa é carregar 3.500 de tara, como muitas que por aí andam, outra é 2.700.
Já agora, nenhum anomalia verificada e até para o ano, para nova inspeção, pois a 1ª era aos 2 anos e daqui para a frente, é anualmente.
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor cookie » quinta jun 03, 2010 9:27 pm

julgo que a tara já incluí o peso do condutor...

já agora... na zona norte sabem onde se podem pesar as AC´s sem ser aquando da inspecção automóvel?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes