Valvula de segurança do Boiler

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Valvula de segurança do Boiler

Mensagempor Luis Nascimento » segunda dez 21, 2009 3:54 pm

Sei que o boiler Truma tem uma válvula electromagnética de segurança que actua no caso de a temperatura no interior do habitáculo baixar abaixo de 4°, essa válvula ao actuar esvazia o conteúdo do Boiler como medida de precaução para evitar que a água congele no seu interior.
Isto também acontece se fizermos um corte geral da corrente.
Não sabia é que, pelo menos no meu caso, ao despejar o boiler também se despeja toda a água do reservatório, ficando como é óbvio, sem pinga de agua nas torneiras.
Como em todo o tempo que tenho a AC a válvula nunca se desligou, não sabia, só descobri no sábado. Ela ficou na rua e a temperatura baixou e lá foi a agua toda e eu só descobri isso quando já em viagem precisei de abrir a torneira.
Será que isto só acontece comigo?
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am

Mensagempor jotas1957 » segunda dez 21, 2009 4:34 pm

No meu caso só acontece ficar sem água no deposito de agua limpa se tiver a bomba com corrente.
Caso tenha a alimentação a célula desligada e a electroválvula accionar só perde mesmo a água do boiler.
Espero ter ajudado.
Saudações campista e votos de bom e santo Natal
jotas1957

Registado: sábado jan 10, 2009 6:58 pm

Mensagempor Luis Nascimento » segunda dez 21, 2009 5:15 pm

Por bomba com corrente entende-se que a bomba tem que estar a trabalhar, caso de uma torneira aberta, ou mesmo com a bomba desligada?

Agradeço e retribuo votos de um bom Natal
Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Mensagempor O Françiou » segunda dez 21, 2009 5:17 pm

Boa tarde

Nos TRUMA desde 2002

2 parâmetros podem impulsionar a abertura da válvula electromagnética de segurança

- a temperatura da valvula se faz 4°C
- Se a tensão da bateria desce debaixo do 11,8V

Ver aqui
http://www.truma.com/_anweisungen/Truma ... uage=fr_fr

Documento Portugues pagina 6 Alimentacao de Agua
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim

Registado: segunda jul 16, 2007 7:18 pm

Mensagempor Luis Nascimento » segunda dez 21, 2009 5:32 pm

Olá Franciou,

O problema não está na válvula, mas sim no facto de ao despejar a água do boiler, despejar também o deposito de agua limpa.

Votos de Bom Natal,
Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Mensagempor O Françiou » segunda dez 21, 2009 5:35 pm

Luis Nascimento Escreveu:Por bomba com corrente entende-se que a bomba tem que estar a trabalhar, caso de uma torneira aberta, ou mesmo com a bomba desligada?

Agradeço e retribuo votos de um bom Natal
Luis

Boa tarde

Se a bomba esta com corrente (12V) se o TRUMA se esvazia e commo se tivesse uma torneira aberta

A bomba quando esta com corrente, funcione quando se encotra uma depressão sobre o circuito d' água
Cordialmente

Mensagempor J.Sanches » segunda dez 21, 2009 5:45 pm

jotas1957 Escreveu:No meu caso só acontece ficar sem água no deposito de agua limpa se tiver a bomba com corrente.
Caso tenha a alimentação a célula desligada e a electroválvula accionar só perde mesmo a água do boiler.
Espero ter ajudado.
Saudações campista e votos de bom e santo Natal

Confirmo o que escreveu o companheiro "jotas 1957", porque isso já me aconteceu e tive de fechar manualmente a eletroválvula e só depois ligar a alimentação da célula.

J.Sanches
J.Sanches

Registado: quarta Oct 25, 2006 8:07 pm

Mensagempor Luis Nascimento » segunda dez 21, 2009 11:06 pm

Acabei de fazer mais um teste. Cortei a alimentação da célula, abri a válvula e mais uma vez fiquei sem água no boiler e no depósito. Qualquer teste que faça, já fiz todas as combinações possíveis, o resultado é sempre o mesmo.

Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Mensagempor J.Sanches » segunda dez 21, 2009 11:50 pm

Companheiro Luís:

Não sou muito "letrado" neste assunto, mas na minha autocaravana, a bomba de água só funciona com a corrente da célula ligada. A bomba de água é que leva a água do depósito para o boiler, que não sendo alimentado só deita fora a água que estiver no boiler.

Verifique se a bomba funciona com a corrente da célula desligada, o que não devia acontecer, ou se o depósito da água limpa está a mesmo nível do boiler.

J.Sanches
J.Sanches

Registado: quarta Oct 25, 2006 8:07 pm

Mensagempor O Françiou » terça dez 22, 2009 8:04 am

Luis Nascimento Escreveu:Acabei de fazer mais um teste. Cortei a alimentação da célula, abri a válvula e mais uma vez fiquei sem água no boiler e no depósito. Qualquer teste que faça, já fiz todas as combinações possíveis, o resultado é sempre o mesmo.

Luis

Bom dia

Atenção, com certas instalações eléctricas, mesmo quando corta-se a alimentação geral da célula, os aparelhos continuam a ser alimentados, ' é o caso da minha AC
normalemente, a bomba deve ter um um interruptor no tabela geral de celula

Fazer este teste
Cortar a alimentação da célula
Abrir uma trorneira
ver se agau sai para a torneira
Cordialmente

Mensagempor Carlos Lopez » terça dez 22, 2009 9:47 am

Bom dia

A água não poderá estar a sair por o esgoto do boiler estar a um nível mais baixo que o depósito de água?

Quando queremos passar um líquido de um depósito para outro muitas vezes se utiliza uma tubinho onde aspiramos um pouco de ar para que o liquido suba e depois deixamos correr para outro recipiente e este outro que tem que estar a um nível mais baixo.

Pode ser uma explicação para o caso. Convinha que o companheiro Luís informasse quanto tempo é que demora a esvaziar o depósito porque se fôr esta a causa, demora bastante tempo.

Cumprimentos
Carlos Lopez
Carlos Lopez

Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm

Mensagempor Luis Nascimento » terça dez 22, 2009 11:35 am

Eu penso que está a acontecer exactamente o que descreveu o companheiro Carlos Lopes. A bomba está desligada mas a água sai do depósito porque o tubo faz de sifão.
No esquema anexo a valvula é a fig 36 que efectivamente está mais baixa que o deposito da água, mas isto é verdade para todas as AC que têm este sistema, então todos nós temos este problema, ou não será assim?

Imagem
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Mensagempor O Françiou » terça dez 22, 2009 11:49 am

Luis Nascimento Escreveu:Eu penso que está a acontecer exactamente o que descreveu o companheiro Carlos Lopes. A bomba está desligada mas a água sai do depósito porque o tubo faz de sifão.
No esquema anexo a valvula é a fig 36 que efectivamente está mais baixa que o deposito da água, mas isto é verdade para todas as AC que têm este sistema, então todos nós temos este problema, ou não será assim?

Imagem

Bom dia

Penso que a Fig 36 nao e a bomba mas e a válvula electromagnética de segurança.
Amigo Luis Nascimento eu vi que a tua AC est de marque HYMER.
Sobre os HYMER a bomba e de typo imergido o funcinamento e differente das bombas depressão

Se fosse isso seríamos muitas AC a ter ece problema de sifao
Cordialmente

Mensagempor fnunes » terça dez 22, 2009 7:11 pm

BOA A TODOS!!

Hoje mesmo coloquei a questão e a dúvida aqui equacionada, apesar, de tal ocorrência não ter acontecido comigo. O técnico informou-me, que para valores próximos dos oº graus, havia realmente o despejo de toda a água contida no depósito,canalizações, truma, apesar de todaa energia estar cortada. Isto acontece, para que não haja danificação do sistema de tub/equipqamentos, devido ao aumento de volume quando a água congela.
Disse-me também que se devia desligar a electroválvula manualmente,(botão vermelho ou preto junto do Boiller) se é verdade ou não que este procedimento é realmente assim, não posso prová-lo, mas fica a dica.

E para todos Vós um feliz e Santo Natal!

Fernando Nunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Mensagempor LPP » terça dez 22, 2009 7:31 pm

A minha autocaravana uma Detleffs de 1999, tem o sistema abaixo inserido (H)e a válvula é vermelha. É esta valvula que se deve empurrar para baixo para despejar a água do boieler. Sempre me disseram que não estando em uso e as temperaturas descerem abaixo de oº deverá ser despejado. Esta válvula também desliga automaticamente se eu desligar a bateria de serviço da autocaravana, mas é preciso ter atenção porque depois ela não liga automáticamente.
Luis Patriarca
LPP

Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes