dúvidas!!!!!

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

dúvidas!!!!!

Mensagempor marcojose » sexta ago 29, 2008 10:11 pm

Tenho lido com alguma frequência o forum pois gostava de comprar uma autocaravana para me lançar à descoberta.... como referi na apresentação, até ao momento estas descobertas têm sido com um iglo, no entanto tenho tido algumas dúvidas pois tenho lido aqui no forum que existem algumas dificuldades em ter locais para pernoitar, assim como para parar, estacionar (como um veiculo normal) em algumas cidades para conhecer.... a estas dúvidas o o valor do investimento... fico sem saber.....
gostava de alguns comentários por forma a ter mais opiniões....
Obrigado :?
marcojose

Registado: domingo mar 23, 2008 5:02 pm

Mensagempor Nuno Pires » sexta ago 29, 2008 11:07 pm

Boa noite a todos.
Marco, as divergências que existem ocorrem em algumas zonas costeiras e grande parte por culpa da miopia de alguns autarcas. Tens zonas “quentes” para os Autocaravanistas como é toda a Zona da costa Vicentina ai o turismo itinerante não é visto com grandes olhos.
Agora se escolheres zonas afastadas da costa ai a coisa mudam de figura, quer o tratamento quer o acolhimento. Contudo tudo depende do nosso comportamento para que isso também não mude, as pessoas ajudam e acolhem-nos de bom agrado, as forças de segurança mostram-se mais receptivas tudo é melhor, mas espero que os maus exemplos não comecem a proliferar por lá.

http://midap.blogspot.com/

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta ago 29, 2008 11:51 pm

Cada um ve o AutoCaravanismo na sua óptica, que é sempre condicionada ás experiencias pelas quais cada um vai passando.

Eu comecei com uma tenda na bagageira do carro. Depois veio a caravana. Agora uma autovivenda (que se usa como se fosse uma autocaravana).

Para ser sincero, por vezes tenho saudades da simplicidade e despreocupação de usar uma tenda. Não existem problemas técnicos, pois não existem frigorificos, fogoes, sistemas electricos nem a gáz. Apenas uma tenda e o colchão, nada mais simples. Para alem disso, fica baratissimo, é de longe o meio mais económico de viajar e o mais autentico de estar em contacto com a natureza.
A caravana é uma tenda com muito "luxo". Pode chover ávontade, fazer frio e vento, lá estamos nós todos confortáveis a jantar e ver as noticias na TV. Tem a desvantagem de ser algo que desgasta um pouco o nosso veiculo do dia-a-dia (que convem ser algo "pujante" para não ficarmos "apeados" por falta de potencia) e temos de arranjar onde a estacionar quando não a usamos, pois nem sempre é possivel ou seguro deixá-la estacionada perto de casa.
Uma autocaravana é uma caravana em cima de um chassis :lol: Fica muito mais fácil e prática de conduzir e de estacionar na via pública. No entanto, em certas zonas (como ja foi aqui referido) querem expulsar as autocaravanas. Eu nunca tive esse problema e como vou sempre para o interior do país, "convidam-me" sempre para pernoitar onde mais me agradar e sou sempre muito bem recebido 8) As autocaravanas teem um grande contra: o preço de aquisição e manutenção. A autocaravana mais barata do mercado portugues custa sensivelmente 25mil€ e estou a falar de algo pequeno que só dá para no máximo um casal com um filho... . Claro que temos sempre o mercado das usadas mas mesmo aí fica bem mais caro que uma caravana usada. Já nem vou comparar com tendas, tal comparação seria ridicula.

Agora claro, uma autocaravana permite uma liberdade de movimentos (em certos aspectos) e de escolhas de pernoita imbativeis. Alem disso, é uma "casa de bonecas", um "brinquedo" engraçado a que dificilmente se resiste. Por mim, não estou arrependido, se bem que andar sempre limitado ao facto de ter de andar sempre com a autovivenda atrás de mim (uma grande desvantagem em relação ás caravanas, em que podemos ficar com o carro disponivel) me chateia um pouco... .

Espero ter ajudado com a minha modesta experiencia :wink:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor marcojose » sábado ago 30, 2008 1:04 pm

Olá Nuno, já trocamos uns mails :) :) Jorge, obrigado pela partilha...
Relativamente a uma caravana, não vejo grandes vantagens além da disponibilidade do carro. Uma caravana é algo que eu acho pouco prático para sair um fim de semana ou para parar duas noites no máximo e depois levantar arraiais para outra terra, nesse aspecto ainda acho o iglo o mais prático... :) :) gostava bastante de uma autocaravana para conhecer melhor Portugal, Espanha.... ir alargando horizontes.... como contras vejo o custo de aquisição e manutenção, e alguma falta de mobilidade depois nas cidades que pretenda visitar..... tenho ponderado a hipotese de alugar, mas pelo que tenho visto tudo ronda os 150€ dia, as mais baratas... neste momento somos 4 dois adultos e um gajo de 4 meses :wink: e uma princesa 8) de 3 anos e meio.....
obrigado por irem partilhando as opiniões......

Marco
marcojose

Registado: domingo mar 23, 2008 5:02 pm

Mensagempor Roger » sábado ago 30, 2008 2:34 pm

Eu por mim, estava quase decidido a comprar uma autocaravana, mas face aos preços que estas custam, mais os encargos (seguro, selo, inspecção) acabei por recuar na ideia e assim sendo optei por uma caravana usada, pois o investimento é menor e sendo uma usada a desvalorização será menos. Desta forma dá para "exprimentar" a ver se gosto e se realmente tenho tempo e oportunidades para a usufruir, se tal for positivo então a minha próxima escolha será feita com mais consciência daquilo que realmente mais se ajusta a mim, ou uma caravana ou autocaravana e aí sim já pondero sinceramente em comprar uma nova.
Amigo Marco, isto é apenas a minah opinião, uma vez que como já disse ainda me estou a iniciar...
Roger

Registado: terça ago 19, 2008 9:01 pm

Mensagempor s-l » sexta set 05, 2008 2:54 pm

Companheiro Marco,
permita-me discordar da sua opinião, mas a caravana até para um fds é super prática. Em cerca 10 minutos está prontinha para usar, é só o tempo de baixar os pés e nivelar a caravana, por outro lado em 15/20 min está pronta para circular (verificar os fechos armários, frigorifico, janelas e claraboías, levantar os "pés" e atrelar).
Para um fds apenas uso o toldo, deixando o avançado apenas para os periodos mais longos. Atenção que este é o meu caso especifico, pois eu não uso (aquilo que na minha opinião nada têm haver com o espirito campista) tendas de jardim, baloiços de jardim, não cubro a caravana com nenhum tipo de protecção, não forro o chão de todo o alvéolo com alcatifa e afins, não construo "garagens" para o carro, etc...
Claro está que esta é apenas a minha modesta opinião. E, felizmente, cada um tem os seus gostos pessoais e necessidades especificas, logo aquilo que para mim é óptimo pode não se adaptar ao companheiro.
Independentemente da sua decisão, espero que aproveite ao máximo todas as suas viagens!
Caravelair Antares 486 + Fiat Croma
s-l

Registado: quinta mar 13, 2008 12:20 pm

Mensagempor JCNP » sexta set 05, 2008 8:04 pm

s-l Escreveu:Companheiro Marco,
permita-me discordar da sua opinião, mas a caravana até para um fds é super prática. Em cerca 10 minutos está prontinha para usar, é só o tempo de baixar os pés e nivelar a caravana, por outro lado em 15/20 min está pronta para circular (verificar os fechos armários, frigorifico, janelas e claraboías, levantar os "pés" e atrelar).
Para um fds apenas uso o toldo, deixando o avançado apenas para os periodos mais longos. Atenção que este é o meu caso especifico, pois eu não uso (aquilo que na minha opinião nada têm haver com o espirito campista) tendas de jardim, baloiços de jardim, não cubro a caravana com nenhum tipo de protecção, não forro o chão de todo o alvéolo com alcatifa e afins, não construo "garagens" para o carro, etc...
Claro está que esta é apenas a minha modesta opinião. E, felizmente, cada um tem os seus gostos pessoais e necessidades especificas, logo aquilo que para mim é óptimo pode não se adaptar ao companheiro.
Independentemente da sua decisão, espero que aproveite ao máximo todas as suas viagens!

Também partilho desta opinião.
E a acrescer a ela o facto de que assim que paramos a caravana temos um carro com um tamanho normal para nos deslocarmos e partir à descoberta dos pontos de interesse com uma mobilidade muito superior.

Claro que a auto caravana também tem as suas vantagens, principalmente para quem queira chegar mais longe com mais rapidez.
Knaus 400 LKK / Jeep Wrangler
http://www.flickr.com/jcnp
JCNP

Registado: quinta mai 10, 2007 9:47 pm

Mensagempor PJCC » sexta set 05, 2008 9:04 pm

Esta questão é bastante pertinente.

Como passei pelas autocaravanas com os meus Pais e olhem que chegamos a ter uma Pilote 7xxx e tal, era a maior que se vendia na altura, 3 camas de casal, depois uma semi-integral porque queriamos topspeed (vendida há 6 meses com 11 anos e 10.000 km... sempre guardada em garagem) e agora eu com a caravana depois de passar pela tenda.

Para mim a grande vantagem da autocaravana, é poder fazer turismo em zonas como Marrocos e por aí fora... Na Europa, só se for no Leste para lá da Roménia. Mas depois começo a pensar que países como os que refiro, são muito interessantes mas com um 4x4 :roll:

OK para mim uma autocaravana "interessante" é mais ou menos isto:

http://www.unicat.net/en/index2-Programm.html

Já agora cliquem no 59 e no 54 e vejam as fotos :wink:

No entanto lá está, dar 500 000 euros por uma coisa destas, quando a minha pickup com uma tenda de tecto e mais alguns gadgets e quase faz o mesmo com a vantagem de ser mais pequena, logo mais móvel.

Foi pensando nisto e naquilo que achei a caravana o ideal. Como não tenho avançado, só toldo, nem TV usarei, consigo pôr-me a andar mais rápido do que quando tinha tenda. Numa hora e já está, pronto a rolar.

Para terminar, deixo-vos uma situação a que assisti nestas férias.

Fomos para um camping, o Ribamar em Alcossebre que se situa dentro de um Parque Natural, com praias quase desertas que são de ou conchinhas (lindas) ou de seixos. No entanto, numa pista que liga Alcossebre a Peniscola, existem 2 praias a do El Pebret e El Russo que recebem 92 pontos no www.esplaya.com (em Espanha talvez mais 3 com este score) com areia, rodeados pela serra e 27º na água. A vida marinha é de tal riqueza que fui mordido por um robalo, a tal ponto que fez sangue, mas eram mais de 20 a cerca de 1,5 metros de mim.

O problema para quase todas as pessoas era o caminho, 7 km para lá com algumas pedras afiadas e buracos. Fazia aquele caminho 2 vezes ao dia, 15 a 20 minutos para cada lado, pois tem zonas que convém ir a 10-15 km/h e uso pneus BF AT ko (antifuro...) 265/80/16 , porque a praia era excelente.

Atrás da minha parcela, veio um dia 4 autocaravanas de Itália. Traziam a parafernália toda que se possa imaginar. Falei com eles algumas vezes e claro o tema da praia era essencial. Expliquei-lhes onde era o melhor spot, mas disseram-me logo que se não desse para ir a pé não dava, depois era a limitação do tipo de veículo (vi algumas AC alemãs naquele caminho e um camião AC inglês mas esse raspou em quase todo o lado) e o desfazer e fazer a parcela.

Tive tanta pena que quase me ofereci em levar alguns na caixa da Pickup, mas lembrei-me que podia perder carga pelo caminho...

E quando dou este exemplo, lembro-me de nos Pirinéus, subir a lagos a mais de 2500 m de altitude como o Urdiceto, de percorrer pistas lindíssimas no Cabo de Gata e chegar a praias, que também chegaria de AC, mas a que custo?

Prefiro realmente ter uma base de qualidade e pronta, e ficar 1-2 semanas num sítio e conhecer o sítio, as pessoas, a gastronomia (sim, entro para as cozinhas dos restaurantes se me dão confiança :roll: ), os mercados, discutir receitas com as peixeiras de Castellón numa mistura de castelhano/catalão. É por termos esta forma de viajar que não poderemos ver o Mundo todo.

Mas guardo recordações preciosas. Nem imaginam o que por exemplo os habitantes de zonas semi-nómadas como o Médio Atlas de Marrocos vos fazem, quando estamos lá 3 semanas e nos tratam como parentes. Só mesmo sentindo aquele fosso de culturas, mas que se dilui nas relações normais entre seres humanos que nem fazem ideia do que dizemos ou eles dizem, pois berbére é mesmo difícil.

Desculpem o testamento :oops:
Vimara/Knaus 500 TKM
Toyota Hilux 3.0 D4D
PJCC

Registado: segunda mar 03, 2008 3:19 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sábado set 06, 2008 9:36 am

Companheiro PJCC, está desculpado pelo relato :lol: .

Permita-me dizer-lhe que tem uma maneira de viajar que muito aprecio, ou seja, conhecer os locais que visita detalhadamente, ao inves de o fazer "a correr". 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor Ricardo76 » sábado set 06, 2008 2:42 pm

Eu com a experiência que tenho de caravanista só posso recomendar e acho que a caravana e autocaravana apesar das parecenças são maneiras totalmente diferentes de passear e fazer turismo tudo vai pelo que gostamos mais.
Estive qs a adquirir uma autocaravana mas depois destas ultimas férias já só penso nas proximas com a caravana.
Se calhar recomendava apesar dos preços(altos) um aluguer de autocaravana para ver se gosta e tenha em conta o que já aqui se escreveu sobre o assunto.

Quanto ao desgaste do carro lembro ao companheiro que a autocaravana tb tem motor e tb se desgasta e que não é um investimento que possa estar parado .

Vejo que por cá em Portugal muita gente tem um juizo criado acerca de andar com «a casa ás costas» e nem falar em sair do pais com ela pois pelo que se vê cá pelo forum são poucos os caravanistas que já se aventuraram pela Europa fora.Ou seja tb é possivel visitar outros paises e em segurança basta respeitar as regras de segurança.

Manutenção que faço á minha lubrificação dos pés, manutenção as borrachas das janelas , uma limpeza geral para não acumular lixo e antes de cada viagem verifico os pneus e a pressão penso que são coisas basicas de se fazer pois com o automovel tb tenho esses cuidados entre outros por ter motor!Podem se rir agora mas no inicio tinho uma check list dado a ser um pouco «despassarado e aluado» para não esquecer mas com a practica já o faço normalmente como um habito . :oops:
Não querendo repetir os companheiros partilho da opinião do companheiro s-l, pq nestas ultimas férias vi realmente o que relata no post «garagens», alcatifas e tudo o que se calhar achamos impensável ver é possivel.Acho que tudo isto a longo prazo (ou não) torna o caravanismo penoso e de uma trabalheira que mais parece acampamentos de ciganos dai que dê por vezes a má imagem que algumas pessoas têm das caravanas eu cá opto pelo simplismo e situações practicas .

Em resumo vá pelo que gosta e não pelo que os outros dizem(ou fazem) mas não deixo de partilhar o meu gosto como é claro com todos voçês.
Cumprimentos caravanistas,
Ricardo76
Knaus 400 LK Since 2007 powered by Seat Altea 1.9 TDI
Ricardo76

Registado: sexta ago 17, 2007 10:44 pm

Mensagempor Fonseca58 » domingo set 07, 2008 6:49 pm

:D Depois de muitos anos de tenda,também tive os mesmos pensamentos. Autocaravana ou caravana?
Optei pela caravana,pela mobilidade ser mais fácil só com o veiculo rebocador. Estaciona-se e estamos livres para sair do local e ir visitar outros lugares a conhecer. É isso que temos feito. Há bem pouco tempo com a Pluma estacionada no parque de campismo do Freixial, percorri a Serra da Malcata de uma ponta a outra.A outra coisa que me levou a seguir esse caminho foi uma vez estando acampados em S. Pedro de Moel, chegar um casal Belga com o carro avariado em cima de um rebocador e deixarem a caravana no parque (com o casal) enquanto o carro foi para reparação. Cumprimentos.
Devagar e bem, parece-me saudável.
Fonseca58

Registado: domingo ago 03, 2008 4:25 pm

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes