Esta questão é bastante pertinente.
Como passei pelas autocaravanas com os meus Pais e olhem que chegamos a ter uma Pilote 7xxx e tal, era a maior que se vendia na altura, 3 camas de casal, depois uma semi-integral porque queriamos topspeed (vendida há 6 meses com 11 anos e 10.000 km... sempre guardada em garagem) e agora eu com a caravana depois de passar pela tenda.
Para mim a grande vantagem da autocaravana, é poder fazer turismo em zonas como Marrocos e por aí fora... Na Europa, só se for no Leste para lá da Roménia. Mas depois começo a pensar que países como os que refiro, são muito interessantes mas com um 4x4
OK para mim uma autocaravana "interessante" é mais ou menos isto:
http://www.unicat.net/en/index2-Programm.html
Já agora cliquem no 59 e no 54 e vejam as fotos
No entanto lá está, dar 500 000 euros por uma coisa destas, quando a minha pickup com uma tenda de tecto e mais alguns gadgets e quase faz o mesmo com a vantagem de ser mais pequena, logo mais móvel.
Foi pensando nisto e naquilo que achei a caravana o ideal. Como não tenho avançado, só toldo, nem TV usarei, consigo pôr-me a andar mais rápido do que quando tinha tenda. Numa hora e já está, pronto a rolar.
Para terminar, deixo-vos uma situação a que assisti nestas férias.
Fomos para um camping, o Ribamar em Alcossebre que se situa dentro de um Parque Natural, com praias quase desertas que são de ou conchinhas (lindas) ou de seixos. No entanto, numa pista que liga Alcossebre a Peniscola, existem 2 praias a do El Pebret e El Russo que recebem 92 pontos no
www.esplaya.com (em Espanha talvez mais 3 com este score) com areia, rodeados pela serra e 27º na água. A vida marinha é de tal riqueza que fui mordido por um robalo, a tal ponto que fez sangue, mas eram mais de 20 a cerca de 1,5 metros de mim.
O problema para quase todas as pessoas era o caminho, 7 km para lá com algumas pedras afiadas e buracos. Fazia aquele caminho 2 vezes ao dia, 15 a 20 minutos para cada lado, pois tem zonas que convém ir a 10-15 km/h e uso pneus BF AT ko (antifuro...) 265/80/16 , porque a praia era excelente.
Atrás da minha parcela, veio um dia 4 autocaravanas de Itália. Traziam a parafernália toda que se possa imaginar. Falei com eles algumas vezes e claro o tema da praia era essencial. Expliquei-lhes onde era o melhor spot, mas disseram-me logo que se não desse para ir a pé não dava, depois era a limitação do tipo de veículo (vi algumas AC alemãs naquele caminho e um camião AC inglês mas esse raspou em quase todo o lado) e o desfazer e fazer a parcela.
Tive tanta pena que quase me ofereci em levar alguns na caixa da Pickup, mas lembrei-me que podia perder carga pelo caminho...
E quando dou este exemplo, lembro-me de nos Pirinéus, subir a lagos a mais de 2500 m de altitude como o Urdiceto, de percorrer pistas lindíssimas no Cabo de Gata e chegar a praias, que também chegaria de AC, mas a que custo?
Prefiro realmente ter uma base de qualidade e pronta, e ficar 1-2 semanas num sítio e conhecer o sítio, as pessoas, a gastronomia (sim, entro para as cozinhas dos restaurantes se me dão confiança

), os mercados, discutir receitas com as peixeiras de Castellón numa mistura de castelhano/catalão. É por termos esta forma de viajar que não poderemos ver o Mundo todo.
Mas guardo recordações preciosas. Nem imaginam o que por exemplo os habitantes de zonas semi-nómadas como o Médio Atlas de Marrocos vos fazem, quando estamos lá 3 semanas e nos tratam como parentes. Só mesmo sentindo aquele fosso de culturas, mas que se dilui nas relações normais entre seres humanos que nem fazem ideia do que dizemos ou eles dizem, pois berbére é mesmo difícil.
Desculpem o testamento