"A causa" Autocaravanismo - Contribuições Pessoais

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

"A causa" Autocaravanismo - Contribuições Pessoais

Mensagempor Mario » quinta jun 05, 2008 10:56 am

Olá Companheiros.

Especialmente atento ás acções envolventes (entidades) que promovam a actividade compartilho do agrado manifestado.

Sobre o empenhamento dos autocaravanistas já muitas considerações foram elaboradas,o importante é que sejamos capazes de fazer das nossas fraquezas forças,reconhecer a capacidade que existe para uma actividade mais institucionalizada será um primeiro passo :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor RUYMORAIS » quinta jun 05, 2008 9:14 pm

Paulo Escreveu:Bom dia,

É claro que gostei do que li! Este texto foi baseado num antigo dossier da PACA. A maior satisfação com que fico é porque o mesmo vem "apadrinhado" por uma instituição estatal.

São visões e horizontes que Espanha tem mais abertos do que nós. Por que motivos assim será? Certamente, também, porque os autocaravanistas espanhois são muito mais empnhados na "causa autocaravanista" do que nós.

Abraço,

pois e paulo depois desta tua intervenção ( desculpa o te estar a tratar por tu mas e assim que eu me sinto ao falar com verdadeiros autocaravanistas ) so me resta mesmo citar por alto o que alguem que aqui no forum diz "propiatarios de ACS a muitos " a realidade e so uma , existem cntenas a tentar viver a sombra de meia duzia , meia duzia essa que aqui posta , cade os outros 800 e tal registados ? por isso mesmo e que aqui em portugal nada anda para a frente , pelo motivo e que se o outro faz porque hei-de fazer eu ? , comigo gente assim nao serve , nem deviam de ter possibilidade de ter uma Ac , sei que estas minhas palavras vao atingir muita gente , peço desde ja a compreensao aqueles a quem a carapuça nao sirva , sei que sou novo aqui no forum mas nem por isso deixo de todos os dias de aqui vir ver como isto esta ,e é com muita tristesa que vejo que os dias passam e todos topicos continuam iguais dias seguidos e quando há respostas novas e sempre dos mesmos ( o meu bem haja a esses ) isto e a minha opiniao que há muito me anda atravessada na garganta ao ponto de ter pensado em criar um topico so com esse desabafo , a todos os que me compreendem o meu bem haja e que muitos km sejam feitos a bordo do seu precioso bem que é a sua AC
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor Paulo » sexta jun 06, 2008 8:46 am

Caros companheiros,

Sobre a matéria em análise, penso que cada um deve pensar para dentro e fazer uma pergunta:

- O que é que eu já fiz, faço ou penso fazer pelo autocaravanismo?

Acreditem que a falta de tempo é comum a todos nós, pois todos trabalhamos, temos filhos, compromissos, gostamos de descanso, etc..etc. No entanto, há algum do nosso tempo que deveremos dedicar às causas. Nesta matéria vejo muitas posições do empurrar o próximo, ou aquele que até tem tempo, ou que é um tipo com jeito para estas coisas....

Penso que cada um tem que assumir a sua parte na matéria, pois nem só de azul ou amarelo se veste a roda das cores. Nem só de Internet vive o Autocaravanismo. Mostra-se que necessário que haja maior organização e que surjam MAIS organizações.

O CampingCar tem tido e tem a sua linha de acção, mas não pode estar em todas. Nenhuma organização deve ser monopolizadora dos destinos do autocaravanismo, sob pena de cairmos em situações muito desagradáveis para todos. Há que incentivar a uma multiplicidade de organizações, que se entendam e falem, mas que sigam linhas próprias e específicas de actuação. Olhem para o modelo francês!
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Mario » sexta jun 06, 2008 10:09 am

Olá Companheiros.

Parabéns ao Paulo pela interpelação.

O meu pensamento diz-me que no meu caso pessoal objectivamente nada fiz de válido em termos objectivos pelo autocaravanismo.

Esse facto não invalida no entanto que reconheça em alguns capacidades para irem mais longe,quando refiro alguns quero dizer pessoas,não necessariamente organizações,essas podem continuar a existir paralelamente se isso corresponder á vontade dos seus mentores.

Naturalmente que ninguém é obrigado a assumir o que quer que seja muito menos da minha parte existe qualquer intenção quanto a isso.

Saber corresponder á confiança depositada em quem tem provas dadas,acompanhar a génese de algum projecto institucionalizado é uma forma de todos juntos fazer-mos mais pelo autocaravanismo.

Em qualquer actividade a existência de várias organizações a disputarem o mesmo objectivo torna-a mais aliciante,todos saem a ganhar,no caso o que importa é engrandecer o autocaravanismo em todas as suas vertentes e isso só os autocaravanistas podem fazer :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario

Mensagempor seco » sexta jun 06, 2008 2:40 pm

Meus Amigos

Realmente este é um tema importante e fundamental
Nele podemos englobar muitos assuntos que são relevantes para a nossa actividade.
Passividade e comodismo é uma caractrística nossa e portanto não estranho que os participantes sejam sempre os mesmos. É pena mas não faz mal!
O que escrevemos vai tendo eco e vão lendo, apesar de não responderem....
Temos que tentar divulgar a nossa actividade o mais possível!
Que o fermento seja sempre o mesmo - tambem vale, desde que o pão vá crescendo ou o leite coalhando e dando consistencia ao nosso queijo
Agora temos que saber que pão queremos e que queijo queremos!
Eu sou adepto do Turismo Itinerante. Ando nestas voltas da net há muito tempo e tenho a minha ideia formada, comprovada por experiencias de aluguer e a caminho da concretização de uma sonho!
Mas aceito que outros não pensem como eu!
Gostaria que o Turismo Itinerante estivesse mais estruturado para poder ter mais peso negocial! Mas se não é possível então usarei todos os locais e formas possíveis, para lutar pela dignificação da actividade, na perspectiva em que eu a entendo.
Mas ajudarei, em tudo o que me for possível, para que os que gostam do autocaranismo, de uma forma diferente da minha, tambem possam ver-se realizados!
O Paulo está mais que certo! O CCP não pode fazer tudo. Cada um de nós tem que ser pro-activo!
Será que só sabemos vestir a camisola da Selecção (e pôr a bandeirinha)????
Façamos o que o Paulo sugere e seguramente concluiremos que podíamos ter feito mais!
A inércia, o comodismo, o individualismo, a dita autosuficiencia do autocaravanista tem-se sobreposto a tudo o resto!
Vir ao forum para ver como vão as coisas e não dar opinião é como não participar na vida de casa. Podemos dar sempre a nossa opinião mesmo que seja contraditória, pois para tal devemos estra preparados.
Pensem! Pensem bem!
O que é que queremos? Continuar assim?
Ser campistas motorizados? O meu respeito!
Ser Turistas Itinerantes? A minha aposta!
Vamos continuar apenas no bláblá de quando vimos à net?
Ou vamos partir para outros tipos de actividade e organização?

Façamos o que façamos, pelo menos escrevam, divulguem, façam saber do que gostam e do que esperam, pois o fermento está cá dentro de muiitos de nós! Só falta reunir as condições para que a fermentação ocorra!
Até lá, vamos apoiando os que souberam, e sabem, dar muito do seu tempo livre e dos seus conhecimentos para manter este espaço CCP!
Obrigado amigos!
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor seco » segunda jun 16, 2008 11:29 pm

Boa Noite

Tinha prometido a mim próprio que daria um tempo para que as pessoas podessem meditar no que escrevi anteriormente, e dessem respostas.
Nem uma! será que não interessa?
Será que o que se passou no Furadouro não mexe convosco? Para mim foi mais uma campainha de alarme! Foi por isso que volto ao tema!
Continuam a ignorar o que de reflexão é dito neste forum e continuam a estar ocupados com banalidades e utilidades?
Estão à espera que as coisas apareçam feitas? Engano, o que quer que seja feito tem que ser trabalho de todos!
Curiosamente repesquei uma questão colocada pelo Paulo Rosa sob a forma de sondagem em 18 de Dezembro de 2005 sobre a importância do associativismo!
http://www.campingcarportugal.com/forum ... highlight=
E perante tão importante tema espantem (ou não!) teve apenas 5 repostas e 40 votações!
É realmente uma pena que estes assuntos não mereçam um pouco mais de interesse e atenção de quem anda pelo fórum.
Temos que estabelecer os caminhos que pretendemos trilhar!
São assuntos que interessam os nossos companheiros franceses e espanhóis.
Tambem os portugueses têm afirmado, noutros locais, a sua vontade de se organizarem embora com o mesmo problema com que nos defrontamos - inércia, comodismo, laxismo e vontade de "comprar tudo feito"!!!!
Será que alguem pensa alguma coisa? A favor ou contra! Todas as opiniões são válidas e importantes!
Não hesitem. Escrever não "morde"! Apenas nos deixa vulneráveis às críticas de outros, mas, como estamos empenhados no reconhecimento do Autocaravanismo como Turismo Itinerante não levamos as críticas a mal!
seco

Mensagempor Pluma Vermelhinho » terça jun 17, 2008 11:08 am

Então depois de um "apelo" á troca de ideias tão bem argumentado, deixo aqui a minha opinião e a minha maneira de encarar o panomara ACaravanista portugues.

Muito poderia aqui escrever sobre os direitos dos ACaravanistas em Portugal. Somos ignorados em muitos sitios, noutros tratados como prevaricadores e desordeiros da ordem pública, noutros somos recebidos de braços abertos. Como lido com isto?
Actualmente com indiferença. Se sou bem recebido, lá estou. Se sou ignorado, lá estou, pois não espero mais atenção que outro tipo qualquer de turista e já sabemos que o factor "Turismo" em Portugal ainda está muito mal explorado. Se sou indesejado, óptimo, não vou, escolho outro sitio.

A minha atitude de aparente inércia deve-se a dois motivos muito fortes:

1º - Tenho uma AV para relaxar. Este é o ponto máximo. Trabalho 8 horas por dia num emprego muito desgastante em termos fisicos/mentais, chego ao fim do dia de rastos. Como tal, quase todo o tempo extra que tenho é para me rir, descontrair, passear, divertir-me, conhecer, ver e tudo o mais que se possa fazer de modo a poder aproveitar o que de melhor consigo levar da vida;

2º - Tem um pouco haver com o 1º ponto. Desgasto-me para receber pouco mais de 500€. O panorama nacional não está em nada favorável para a maioria dos portugueses. Vejo-me e desejo-me para ter dinheiro para ir de ferias. Como se não bastasse, temos o sistema nacional de saude bastante precário, a economia do Estado e dos portugueses em geral na miséria, um sistema educativo frouxo e sem condições de ensino e um governo que, independentemente da cor ou da sua posição, insiste em fazer-se governar pessoalmente, deixando, cada um que entra, o estado geral do país ainda pior do que o encontrou quando entrou.

Posto isto, querem que me preocupe onde estaciono uma AC?!
Ou quais as áreas de serviço disponiveis?!
E de politica, saude, educação, ecologia, já alguem aqui abordou estes temas com igual dedicação? :?

Sinceramente, parece-me um problema irrisório e em nada me sinto de consciencia culpada por quase nada fazer para o "
Panomara ACaravanista Portugues".
Vou dando as pequenas contribuições que posso para o Portal CCP, que é o que sei, posso e me disponibilizo fazer. Se todos contribuissem um pouco, claro que teriamos muito mais. Mas com todos os problemas do país, associados ao querer "comprar tudo feito" dá pouca margem de manobra para fazer o que quer que seja.

Agora das duas uma. Ou continuamos "zangados" com o mundo por não querer ir para a frente de batalha que óptamos como objectivo pessoal ou simplesmente aproveitamos ao máximo o que a vida tem para nos dar.
Depois de muito reclamar (não com a questão ACaravanista mas com outras) e de ver que as questões anteriormente expostas só poderão ser vencidas por alguem que se equipare, quiçá, a Marther Luther King ou Mahatma Ghandi, preferi optar por uma "existencia" discreta e "isolada" dos problemas.

É assim que eu vejo o ACaravanismo e as suas "problemáticas" questões. 8)

PS: Se alguem entretanto quiser organizar uma manifestação, um abaixo-assinado ou qualquer outra acção em prol do ACaravanismo em Portugal, poderei equacionar mais alguma perca do meu tempo para ajudar. 8) [/u]
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor Mario » terça jun 17, 2008 12:23 pm

Olá Companheiros.

Cumprimento especial ao Pluma :lol: :lol: ,mas uma coisa é certa ou eu não entendo o que leio ou a tua intervenção não é suficientemente explicita,não cultives a desconsideração pelos companheiros que no exercício da sua disponibilidade se dedicam a pelo menos levantar a poeira que repousa sobre o teclado do seu computador,por muito que essas intervenções causem incomodo a terceiros podes sempre exercer o teu direito de resposta ou análise ,que seria demasiada pretensão minha reconhecer ,direito inalienável condição primeira que nos permite explanar as nossas ideias.

Porque acredito em ídeais,porque acredito que a defesa do autocaravanismo responsável,porque acredito na boa fé de todos os que se predispõem a defender o autocaravanismo á sua maneira quer concorde ou discorde da forma,continuo a contribuir com as minhas modestas intervenções, não podemos isolar totalmente o autocaravanismo de todas as variantes ou condicionantes exteriores mas não esqueçam que estamos num fórum que trata essencialmente de autocaravanismo e é essa a perspectiva que nos deve nortear :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario

Mensagempor seco » terça jun 17, 2008 1:44 pm

Boa tarde

Obrigado Pluma pela clarificação da tua posição.
Passamos a saber exactamente com o que podemos contar do Jorge Ribas!
Bons fins de semana na tua AC....
seco

Mensagempor Paulo » terça jun 17, 2008 4:00 pm

Sem comentários...
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor João » terça jun 17, 2008 10:24 pm

Boa noite

Há muito tempo que aqui não intervenho mas hoje não consegui resistir.
Compreendo , em certos aspectos,a posição do Pluma em não se querer "chatear" com isto. É o resultado de como ele diz termos mais em que pensar e também um certo desencanto com o estado actual da economia e pouca confiança nos políticos.

Acho no entanto estranho que o Pluma pretenda ver aqui discutidos temas como política, educação, ecologia e saúde. Haverá concerteza outros fóruns em que estes temas serão debatidos.
Por ora, parece-me que aqui é local para se debater Autocaravanismo e sim incomoda-me que haja quem acampe dias a fio no mesmo local.
Eu tive uma AV (que saudades) e um dos motivos para o tamanho "mini" sempre foi a mobilidade porque nunca pretendi parar mais do que uma, no máximo duas noites, no mesmo local.
João
AV Citroen Jumper
João

Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm

Mensagempor fluis » terça jun 17, 2008 10:54 pm

João Escreveu:Boa noite
....
Acho no entanto estranho que o Pluma pretenda ver aqui discutidos temas como política, educação, ecologia e saúde. Haverá concerteza outros fóruns em que estes temas serão debatidos.
...

Boa noite,

O João está 100% correcto na sua afirmação. Esta secção do fórum é dedicado ao tratamento dos assuntos relevantes relacionados com a nossa actividade “O autocaravanismo” e tem regras definidas que devem ser respeitadas.

Aqui se esperam contributos sempre positivos que ajudem a nossa actividade, que bem o precisa. Não é altura de metermos a cabeça na areia, porque a continuar a actual tendência, tempos mais difíceis nos esperam e as férias e fins-de-semana agradáveis que todos pretendemos tornar-se-ão cada vez mais difíceis de concretizar no nosso país, com o crescer das proibições nos diversos municípios.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta jun 18, 2008 12:02 am

Vou aqui tentar clarificar um pouco mais a minha intervenção, para os menos dispostos a analisar com um pouco mais de calma e paciencia o que escrevi.

Ao questionar se alguem já se debruçou seria e afincadamente sobre outros temas que não o ACaravanismo, não me referia a faze-lo neste forum mas sim, na sua vida particular. Os temas que referi são todos temas que influenciam todos os portugueses, independentemente de serem ACaravanistas ou não. Não seria muito mais util a aplicação das nossas forças extra em algum deles? Não seriam beneficiadas muito mais pessoas?

Claro que cada um é livre de escolher se quer contribuir com algo para a sociedade (respeito quem não o queira fazer, embora ache incorrecto) e a querer contribuir, cada um é livre de o fazer em que contexto se achar mais util ou incentivado. Posto isto e devido aos meus parcos conhecimentos, o que posso contribuir para o ACaravanismo em Portugal é o que vou modestamente fazendo para o projecto CCP.

Alguem gostaria de me ver fazer mais? Peço desculpa mas não.
Não prescindo de mais tempo com a familia, nem das minhas passeatas nem das minhas actividades de lazer. Dou o contributo que me é possivel. E de cada um que queira contribuir, mais não se lhe pode pedir.

Para praticar determinada actividade, qualquer ela que seja, não sou obrigado a fazer nada "em prol" da mesma. Se assim fosse, pessoalmente teria de fazer algo "em prol" do BTT em Portugal? Assim sendo, nem tinha tempo de me sentar na bicicleta para pedalar. :lol:
E se tivesse envolvido em mais actividades? Despedia-me do emprego para fazer algo "em prol" de todas elas? Por favor, sejamos realistas... .

Cada um que se preocupe com o que pode dar, ao inves de estar á espera que os outros deem (não é recado para ninguem, atenção :!: )

PS: Seco, muito obrigado pelos votos de boas viagens, em Agosto será pelo Nordeste Transmontano, com um casal amigo que vem de tenda. Viagem essa, claro, em prol do mais importante da vida: vive-la! :wink:

PS2: Já repararam os leitores assiduos do forum que andamos á alguns meses a trocar ideias sobre este tema e ainda ninguem marcou uma reunião, a fazer num fim-de-semana qualquer, para estarmos todos presentes e comunicarmos da melhor maneira possivel que existe: pessoalmente, falando :?: Um reunião em que poderia sair algo muito importante e que arrisco ser a unica coisa que poderá levar o ACaravanismo portugues para a frente: acção.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor Nuno Pires » quarta jun 18, 2008 12:13 am

Boa noite a todos.

No último encontro do CCP (que saudades) tive a percepção de uma realidade aqui do fórum, “poucos” falam mas muita gente lê. Isto “danos” a todos uma maior responsabilidade pelo que aqui se escreve. Podemos estar a influenciar atitudes ou a indicar o caminho “correcto”?
E que caminho será esse?
Estaremos todos dispostos a lutar por ele ou não passa de uma utopia?
Será que somos uma cota representativa do Autocaravanismo em Portugal?
Ou será que somos nós que estamos mal?
Nos meus inocentes 31 anos de boa vontade a única coisa que faço conscientemente pelo Autocaravanismo é respeitar três símbolos que transporto na minha AC, a bandeira de Portugal, e os símbolos do Camping Car Portugal bem como do Clube Português de Autocaravanismo, e digo-lhes meus amigos esse é o maior “peso” que transporto, o peso de dignifica-los e nunca os deixar ficar mal.
Pelo fórum tento ajudar quem precisa e onde me sinto mais a vontade para falar é seguramente na Bricolage, deixo as considerações constitucionais para que tem maior “sensibilidade” tento encarar a vida com um sorriso na cara e aqui tento passar essa boa disposição para todos, de certo que é discutível a inclusão aqui neste fórum de vídeos e piadas venha contribuir para um Autocaravanismo melhor, bom pelo menos mais alegre.
Esse é o meu contributo. 8)

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor seco » quarta jun 18, 2008 12:30 am

Boa noite

Apesar de muito falarmos (ou de alguns muito falarem) se calhar ainda tem que ser mais e por mais tempo!
A semente está lançada mas tem que germinar e cescer e para isso precisa de ser regada com a opinião de todos pois só assim ficará claro o caminho a seguir!
É natural que tenhamos opiniões diferentes e objectivos distintos!
O autocaravanismo poderá cobrir todas as variantes - dos passeios colectivos aos mais solitários, dos acampamentos ao turismo itinerante,
das patuscadas refeiçoeiras às visitas culturais.
Tudo pode ser mas temos que saber o que queremos e as contribuições que têm sido feitas irão ajudar! Não tenho dúvida!
seco

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes