O porquê das coisas...

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor Luis Agostinho » terça fev 26, 2008 11:21 am

Bom dia Pluma,

Desculpa não concordar contigo, de todo.
Se assim fôsse, não se percebe porque é que na secção de caravanismo te estás a "desdobrar" todo em explicações para defenderes o teu ponto de vista. E atenção que eu não estou a pôr em causa a validade dos teus principios e argumentos que tens estado a apresentar. Agora, se os que te lêem não te querem entender...aí já será outra questão.
Se realmente é condição única o estarmos cara á cara para nos entendermos...bem, então continuemos a falar só de porcas e parafusos...porque isto aqui não dá para mais. Achas?

Em relação ao "tempo precioso" acho que estás a ser ingrato porque se o Paulo teve o cuidado de chamar a atenção para esse pormenor, também teve o cuidado de aplaudir todos aqueles, tu incluido, que aqui vêm deixar uma msg diáriamente para este "local" se manter na crista da onda, concerteza que o respeito que nós (os escribas) temos pelo trabalho desenvolvido pela Adm. é reciproco pelo o apoio aqui demonstrado pelo nº de mensagens que tu e outros, aqui deixam diáriamente...se assim não fôsse...?! ...experimenta dar uma vista de olhos por outros fóruns e verás ao que eu me refiro.

As expectativas que alguns alimentam, eu incluido, que este projecto passe para o nivel a seguir...são perfeitamente legitimas, mas como legitimas são as reservas que a adm. tem em dar esse passo.
No fim de contas essas expectativas mais não são, que uma prova do relacionamento forte que alguns de nós mantêm com este portal.

Um abraço, :wink:
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Teresa » terça fev 26, 2008 11:47 am

Bom dia companheiros

Para mim,é sempre muito estranho ...
Quando se apela uma "opinião " mais séria sobre determinado tema relacionada com o Autocaravanismo ,a maior parte dos companheiros acomodam-se ...,terão receio da exposição publica :?:
Vejamos por exemplo este tópico,já foi visualizado mais de 300 vezes,e quantas participações?
Aqui apenas se pede a opinião a cada um de nós,e as respostas não nos vincularão a coisa alguma,no entanto as mesmas serão fundamentais para a evolução do Autocaravanismo em Portugal
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Teresa

Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm

Mensagempor Paulo » terça fev 26, 2008 2:24 pm

Boa tarde,

Penso que o tema apresentado é interessante, pois apela ao lançamento de opiniões individuais, as quais são muito úteis, independentemente de estarem ou não em linha com o que os outros participantes defendem.

O português, por norma, é um utilizador nato e algo comodista (começando por mim!), pois pesa no prato da balança o trabalho que tem em defender isto ou aquilo e o lucro que retira com essa defesa.

Já aqui ao lado, no país de nuestros hermanos, o empenho e a mobilização em torno dos ideais tomam contornos muito mais destacados. Olhemos por exemplo para a explosão de associações autocaravanistas surgidas a partir de 2006. Praticamente já existe uma por região. Como sabem, a divisão política e administrativa a isso "obriga", pois as realidades são distintas de província para província. Vejo com muito bom olhos esta evolução em Espanha, apesar de a PACA ter a minha simpatia muito especial, dado ter sido o primeiro movimento representativo, com obra apresentada, e até ter alguma proximidade com alguns dirigentes/ex-dirigentes, com os quais despertei para problemas muito especiais dentro do autocaravnismo, os quais nem sempre são consensuais.

Para este Fórum sempre ambicionei o são convívio, mas sobretudo que seja e continue a ser um local de troca de ideias (sérias!) e de divulgação responsável do autocaravanismo, como forma de Turismo.

Em face da dimensão portuguesa, todos estes recantos que tratam desta matéria representam contributos importantes para o desenvolvimento desta nossa actividade.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor fluis » terça fev 26, 2008 2:42 pm

Boa tarde,

A problemática do uso do toldo na óptica do Autocaravanismo, ganhou o direito a ter um tópico só para ele, onde se poderá dissertar, sobre usar ou não usar, comprar ou não comprar:

http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=1581

Ali está ele prontinho para receber as dissertações de cada um.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Mario » terça fev 26, 2008 3:39 pm

Olá companheiros.

Tratar os assuntos com ironia pelo menos dá direito á actuação legitima do moderador,a questão do tolde é e era apenas uma pedrada,ou melhor calhoada no charco,digo calhoada para ampliar o efeito causado pela água,os salpicos acabam sempre por atingir alguém.

Num tópico que se pretende e muito bem tratar o autocaravanismo com o respeito que merece a ausência de participação acaba por ditar a sua extinção.

Percebo que o tema que se anda por aqui a tratar não deve ser objecto de considerações por parte da ADM. nem era esse o objectivo.

Já a escusa por parte dos restantes companheiros em darem a sua opinião,é sintomática...

Naturalmente legitima,não partilhar a nossa opinião com os demais é legitimo,pode não ser cortês,mas não deixa de ser legitimo e isso é que é o mais importante,respeito a legitimidade do comportamento,não concordo com a postura.

Afinal que importância damos como autocaravanistas á actividade que desenvolvemos??
Querem a resposta??
Nenhuma!Para além do trivial....

Claro que há excepções para esses o meu reconhecimento.

O padrão de exigência foi colocado demasiado alto, desculpem meus amigos e companheiros realmente dissertar sobre a possibilidade de evolução do CCP para clube não passa de uma ilusão uma mera ilusão....despida de qualquer fundamento.
Temos o que merecemos.
Lamento.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor zejorge » terça fev 26, 2008 5:36 pm

Companheiro Luis:

Lamento ter de vir novamente escrever uma meia dúzia de linhas, apenas para lhe solicitar me esclareça o que quer dizer quando afirma " já deu indicios de uma certa precipitação em termos de juizos, sem saber daquilo que está a falar". Será que tal afirmação resulta de eu ter feito uma dedução errada, relativa a um post seu que pelos vistos para além de deixar algumas dúvidas não despertou qualquer interesse, e por isso "lamenta a escassez de respostas"??? - Ou será outra qualquer intervenção minha feita neste forum ?????.

Aguardo o seu esclarecimento mesmo que seja por mp.

Zejorge
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor Nuno Pires » terça fev 26, 2008 5:40 pm

Nós por cá temos sempre a capacidade de nós habituarmos as coisas boas e más, uns não ligam e continuam como se não fosse nada com eles, já outros tentam de uma maneira ou de outra mudar o rumo das coisas e mostrar o seu inconformismo.
Penso que o problema é como devemos tentar solucionar os sucessivos atropelos que nós fazem.
A questão juntos pela força pelos vistos não reúne o consenso de todos, então que caminho tomar.
O agir localmente para mudar globalmente?
Fazer como eu próprio que manda aqui umas patacoadas na Língua de Camões e nada contribuo para o Autocaravanismo nacional.
Julgo que esta é o “grosso” da maneira de encarar o “problema” que se quer bem escondido e calmo.
E então, que fazer?
Arrancar ferro e partir para outras paragens onde somos melhor tratados?
E quem por cá fica como eu, que fazer?
A escolha de clube cartões e descontos associados a tudo isso será uma opção válida? Ou simplesmente serve para um descargo psicológico na lógica de “eu sou sócio eles que resolvam” será isso?
Que será que EU, TU, ELE, NÓS podemos de facto fazer para mudar as coisas?

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor seco » terça fev 26, 2008 6:23 pm

Boa tarde

Ouvi muita coisa e afinal poucos falaram e estamos num NIM! :? :? :?
Pois a "tribo" gosta de ouvir mas primeiro que entre na dança, tá difícil.
Todos temos os nossos recatos e pecadilhos que não gostamos que se saiba.... mas os coxos tambem dançam!!!! :lol: :lol: :lol:
Oh pessoal, se como dizem alguns, isto se resolve melhor a falar olhos nos olhos então que a "tribo" se pronuncie num próximo "fogo de conselho" !!!! :wink: :wink: :wink:
Uma coisa é certa e julgo que comum e transversal ao espírito da "tribo":
O Portal não pode perder qualidade e isso dá muito trabalho!

Se a "tribo" passar à forma de "tribo organizada" então esta ultima tem que estar à altura da sua origem e da sua paternidade.
Isto sim é que será a doer e vai envolver muitos esforços de bastante mais elementos com dedicação, espírito de sacrifício e boa vontade.

Uma vez mais me alisto (apesar de não ter ido à tropa.....ou por causa disso?) :P :P :P
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Mario » terça fev 26, 2008 6:49 pm

Nuno Pires Escreveu:

Fazer como eu próprio que manda aqui umas patacoadas na Língua de Camões e nada contribuo para o Autocaravanismo nacional.

E então, que fazer?
Arrancar ferro e partir para outras paragens onde somos melhor tratados?
E quem por cá fica como eu, que fazer?

Que será que EU, TU, ELE, NÓS podemos de facto fazer para mudar as coisas?

Nuno Pires
Camarões/Sintra

Olá Nuno e restante companheiros.

Se me permites não concordo que escrevas" patacoadas" ao assumires escrever alguma coisa sobre o autocaravanismo,já estás a fazer a tua parte, a participar, nem que essa participação seja uma gota de água no oceano é certamente importante.

Sabes porque é que somos melhor tratados em outras paragens??

A resposta é óbvia, porque houve alguém que se decidiu a escrever "patacoadas" podes não acreditar mas foi esse espírito de contribuição que permitiu a situação que actualmente têm ,da qual podemos usufruir quando somos visitantes.

O imobilismo e o mutismo,são os nossos inimigos enraizados,o queixume permanente sobre aquilo que perturba o desenvolvimento da nossa actividade á espera do paternalismo milagroso para a solução dos problemas,desenganem-se ninguém os resolverá por nós.

Será que os companheiros de outras paragens não merecem a nossa solidadriedade?

Esquecemos que quando os visitamos usufruimos do trabalho deles,seria cortês da nossa parte igual retribuição.

Que será que tu e eu podemos fazer para mudar as coisas??

Pela parte que me toca muito pouco,mas acredita que o pouco que cada um possa fazer por insignificante que possa parecer é condição fundamental para atingir os objectivos que ansiamos se não somos capazes de assumir as nossas responsabilidades,podemos esperar sentados ,bem sentados que alguém as não resolverá por nós.

Há dias li uma pequena história já não sei precisar onde,mas era mais ou menos assim;
em ambiente africano,na savana escaldante um raio atinge o solo e inflama a vegetação logo se forma um violento incendio,um colibri voava sem parar,recolhia uma gotícula de água num charco com a qual tentava acalmar o fogo ,um leão que assistia ao trabalho do colibri interpelou-o com ar altivo,colibri que andas a fazer? A água que trazes é insignificante ...resposta pronta do colibri,estou a fazer a minha parte,levanta-te e faz a tua....
Aquele Abraço

Mário
Mario

o meu pequeno contributo

Mensagempor ferreiradasf » terça fev 26, 2008 6:55 pm

-olá Boa tarde :D :) :D
-confesso que venho aqui ao fórum quase todos os dias de semana e sou daqueles que fica a ver, neste caso mais a ler, não por comodismo mas por falta de concentração (venho ao fórum para desanuviar).
-não quero no entanto passar ao lado e sem dar a minha opinião neste tema que acho sério e pertinente.

1-Percebo que haja associativismo neste caso de auto caravanismo, mas este só faz sentido se for reconhecido e procure uma expressão máxima daqueles que nos olham.
2-O que se passa agora com o auto caravanismo é que cada vez somos mais e estamos a deixar de ser vistos como uns marginais, mas também não podemos cair no erro de sermos considerados uma elite, daí a importância do associativismo.
3-O reconhecimento do associativismo passa:
3.1-por haver um conjunto de pessoas em levar o projecto em frente, o que não é tarefa fácil (podemos dedicar muito tempo ao projecto mas não podemos perder o emprego, sobe pena de acabar tudo).
3.2-pelo comportamento que todos nós (e não só do grupo) pratica e daí a chamada sempre oportuna para as "regras de ouro".
3.3-pelo que todos nós póssamos fazer quando chamádos a participar, (concentrações, passeios ,feiras, etc...).
3.4-potenciar o impacto e ou a intervenção da estrutura associativa, contribuindo para o desmvolvimento da actividade TURISMO ITINERANTE.4-Assim e passando por cima de muito mais que haveria para dizer, julgo estar certo em afirmar que o associativismo faz-nos falta, já não tenho é tanta certeza se quantos mais melhor, mas nesta faze de afirmação acho que sim quantos mais melhor.

-cumprimentos a todos os participantes neste tema e um abraço especial para LUISA que procura dinamizar e em muito este portal mesmo com temas sérios e correndo o risco de ser mal interpretado.(mas como ele o diz nunca irá estar sózinho).

CIAO/ferreiradasf(diogo)
ferreiradasf

Registado: segunda dez 03, 2007 11:04 am

Mensagempor Nuno Pires » terça fev 26, 2008 10:08 pm

Boa noite a todos.
De facto poucas gotas de água podem originar um grande oceano é certo Mário mas de facto foi com triste que li o teu ultimo post sobre Freixo de Numão. Se te recordas estive lá nas últimas férias e como tal fizemos uma paragem obrigatória na área de serviço, se existe temos que lhe dar utilidade, certo? E foi isso que fizemos, contudo a apreciação associada as fotos que deixas-te parece que foram tiradas a 6 meses atrás quando lá tivemos, tanta conversa para te dizer que as áreas são abertas e depois? Para mantê-las ai é que começa os problemas.
Contudo é de louvar a sua existência e peca por existirem poucas.
Quanto ao colibri meu amigo fico com o lugar com muito orgulho, e com mais conversa conto vir aqui diariamente deixar as minhas piadas e as ajudas se isso servir os nossos interesses e fundamentalmente os interesses deste projecto.

Agora uma coisa é certa o Leão vai ter que vergar a mola a isso vai. :roll:

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor fluis » terça fev 26, 2008 11:33 pm

Boa noite,

É agradável constatar as palavras de incentivo da maioria dos que aqui escreveram, e o apoio que demonstram a este projecto. É isso que nos dá mais força para continuar o desenvolvimento do mesmo.

Tal como o Paulo já disse, também da minha parte não existe intenção de pressionar para que o projecto evolua para clube, associação, etc.
Isto claro não invalida, que sejam tomadas acções que vão para além do portal e do fórum, aliás como demonstra a informação que fornecemos aos nossos foreiros sempre que promovemos alguma.

Não quero terminar sem deixar um elogio a todos os foreiros do campingCar Portugal, alguns já participantes regulares desde o inicio, e que através do fórum acabam por dar um enorme contributo para o desenvolvimento deste projecto, bem como do autocaravanismo.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Re: O porquê das coisas...

Mensagempor Mario » quarta fev 27, 2008 10:01 am

A748-2 Escreveu:Para aqueles que não são sócios...talvez os mais importantes em termos de opinião, porque aí se saberá porque não há mais adeptos.

Um abraço,

No seguimento do tópico aberto pelo Luís A-748-2,acabei por introduzir um tema que tinha como objectivo reflectir sobre a possibilidade de evolução do CCP para clube,reflectir nada mais.

A reflexão acabou por se saldar por um contributo residual.

Quando o Luís deu especial enfoque aos não sócios,estaria á espera certamente,que efectivamente eles seriam parte importante á qual se devia dar a merecida atenção.

Ao que parece e já que este espaço se destina a considerações sérias a grande maioria dos registados no fórum do CCP são sócios de algum clube ou associação que supre todas as suas expectativas em termos de objectivos.

A afirmação anterior é baseada na quase total ausência de participação em emitir opinião quando foram directamente convocados para o fazerem portanto se se convocam os não sócios para o debate e eles se furtam,das duas uma ou são todos associados de algo,ou então a maioria dos registados no portal são nados mortos.

Caro Luís o problema não está no objectivo de incluires mais pessoas no diálogo que se quer salutar,apenas cometes-te um lapso ,olvidaste que aos nados mortos falta um bem precioso que é a vida cuja ausência não lhe permite participar no que quer que seja :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario

Mensagempor Luis Agostinho » quarta fev 27, 2008 11:04 am

Bom dia a todos, :D

Comprei uma AC, novinha em fôlha...finalmente realizei o meu sonho...neste momento só estou a ouvir as últimas explicações "técnicas" do vendedôr... :wink:
Por isso, aqui estou...aqui me têm...mais um autocaravanista para cumprimentarem na estrada...espero que me recebam de braços abertos...mas precisava de saber onde posso despejar as águas sujas...a cassette...e meter água limpa...será que voçês me podem indicar onde posso fazer isso???

Presumo que já alguém tenha tratado disso...das nossas necessidades???

Estou a pensar viajar para o estrangeiro mas sinceramente desconheço como o fazer...lá também há áreas de serviço...ou são mais atrasados que nós? Já agora se me puderem dar umas dicas sobre os melhores trajectos...quer dizer também não estou a pedir nada de mais!!! E já que voçês estão aqui para ajudar...!!! :roll:

Se estão aqui há já alguns anos concerteza que terão alguma coisa para dar...!!!??? digo eu não sei?

Realmente agora já me sinto um verdadeiro autocaravanista, já estou na posse de tôda a informação necessária para me fazer á estrada...realmente o que hoje se consegue de graça sem nos chatearmos muito...e o mais giro disto tudo é que não sou sócio de coisa nenhuma...e por isso foi só lucro!!!! :lol:

E já sabem...podem contar comigo para vos dar trabalho...mas nestas coisas temos de ser uns para os outros...eu é que infelizmente não vos posso ajudar...se calhar voçês também não precisam?!

Desculpem-me...mas não percebi?! ...Associativismo??? ...mas eu preciso disso para ir de férias?!?!? :roll: Clubes...???...mas isso é algum acessório para a AC?!?!?

Háááá...sim já percebi... :oops: :oops: ...ser sócio para ajudar no desenvolvimento desta actividade de lazer...!!!???

Sim...sim...concerteza.. vão-me desculpar mas agora não posso...vão lá andando que eu já lá vou ter....!!! 8)

Um abraço, :wink:
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor albi » quarta fev 27, 2008 7:44 pm

Luis,
Ja devias estar habituado a que a grande maioria dos portugas é o deixa andar e vamos ver o que dá.
Por isso é que o país não avança, uma vez que esta mentalidade esta incutida em todos desde o simples pastor ate ao lugar mais alto da hierarquia politica.
Dai este topico quase ser um monologo.

um abraço
albi

Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes