Consumos das nossas AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor nuno soares » domingo mar 04, 2007 7:19 pm

Para os companheiros caravanistas deixo a indicação das minhas médias:

Veículo tractor: Nissan terranoII 2,7 125 cv
Caravana: Vimara/knaus 420 TMF 950 kg

Média auto-estrada: 13 L (a uma velocidade média de 120 km h)

Nacionais: 11,5 ( a 90 km h)

Na ultima viagem ao sul de espanha registei uma média que não chegou aos 12 L, a uma velocidade média de 100 km h.

Auto-estrada acima de 120 km sobe acima dos 14 l, não aconselhável quer pelos consumos quer pela segurança (é um reboque!).

Boas viagens,
nuno soares

Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm

Mensagempor Alberto Brochado » sábado mar 31, 2007 6:48 pm

Caros Companheiros:
Temos uma Pilote 62, perfilada, com Fiata 2500 TDI.
Não ando devagar antes pelo contrario ( a mulher não deixa)
Os consumos são Estrada 10 Autoestrada 120 ++ 11/12
Um abraço
É com o maior prazer que adiro ao primeiro portugues.
Solicito ajuda e colaboração para melhorar o Guia de Portugal. O ora editado é já bastante antigo tendo varios erros, e faltas.Solicito o favor de enviarem indicações de GPS
Alberto Brochado

Registado: sexta nov 11, 2005 7:40 pm

Mensagempor FERNANDO LAGRIFA » terça abr 10, 2007 9:09 pm

Companheiros
Acabei de chegar de uma volta pelos Picos da Europa, onde fiz 1625km com a minha AC capucino 6 lugares(Fiat Ducato 2500 D) dos quais a maioria foi feita em estradas de montanha e a média foi de 14.55 l/100Km
FERNANDO LAGRIFA

Registado: terça fev 20, 2007 11:02 pm

Mensagempor fluis » quarta nov 14, 2007 12:17 pm

Boa tarde,

Nos últimos dias temos assistido a um aumento quase diário dos preços do combustível, hoje nas Galp perto de mim o gasóleo clássico atingiu o valor de 1,1180 €/l, o que com o consumo elevado dos nossos veículos pesa, e de que maneira nos custos das nossas saídas.

A boa noticia para quem for aqui da zona de Lisboa, foi a abertura hoje ao público da bomba do Jumbo de Alfragide, em que o gasóleo estava hoje ao fantástico preço de 1,070 €/l sem dúvida é de aproveitar quem possa.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor time_out » quarta nov 14, 2007 12:57 pm

Boa tarde

Para estar sempre actualizado sobre os preços de combustivel em Portugal.

Site intercactivo no qual qualquer utilizador registado pode acrescentar postos de combustível e actualizar os preços.

http://www16.brinkster.com/nunosoares/combustiveis/
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor Ricardo76 » quarta nov 14, 2007 2:03 pm

Consumos como Caravanista:
Veiculo Tractor:Seat Altea 1.9 TDI 136 Cv(1408Kgs)
Caravana :Knaus 400 Lk (850kgs)
Tudo em Auto Estrada
Média ponderada a 90 Km´s Hora -9l-10 l 100 km
Média ponderada a 110 Km´s Hora- 11-12 100Km

Para poupar sempre que posso dou um salto a Espanha(porriño) e atesto a 0,98€ diesel da campsa(repsol) .
Ricardo76

Registado: sexta ago 17, 2007 10:44 pm

Preço do gasóleo

Mensagempor zejorge » quarta nov 14, 2007 10:11 pm

olá amigos

Hoje mesmo atestei a minha AC no Intermarché de Abrantes ao preço de 1,065 €/lit.

No Feira Nova o preço é de 1,070 €/lit

Saudações
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor las2855 » terça jan 01, 2008 3:05 am

Caríssimos,

A última média feita na minha AC ford 2,2 tdci foi de 8,9l.
Informação dada pelo computador de bordo o que não sei se é fiável pois achei o valor um pouco baixo.
Consistiu de viagem Seixal-Luso com ida em autoestrada e vinda pela nacional sempre em velocidades moderadas.
Noutros casos em autoestrada a 110-120km/h já ia para os 13l...

Gostaria de acrescentar que vejo notórias reduções no consumo se se procurar evitar acelerações desnecesárias ou excessivas assim como aproveitar descidas e a inércia do veículo procurando uma deslocação suave com travagens suaves sempre que possível.
Requer ter de pensar mais na condução mas com o tempo torna-se mais 'automático'.
Ter em atenção que o objectivo não é andar como um caracol nem é para chatear o que vem atrás mas apenas para eliminar excessos de consumo andando no ritmo de melhor desempenho (performance/consumo) do motor.

A natureza e o nosso bolso agradecem. :wink:
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » terça jan 01, 2008 11:09 am

Muito me agrada ver companheiros que teem uma consciencia económica, civica e acima de tudo, ecológica. Quando comprei o meu Ford Fiesta 1.25, todos me diziam que nunca conseguiria fazer médias abaixo de 7.5/8. O que é certo é que, se não passar dos 100km/h em AE e com uma condução normal no resto das vias e incluindo cidade pelo meio (moro em LX), a média fica-se por uns modestos 6 litros. Nos primeiros tempos até fazia as contas 2 vezes para ter a certeza que estava a fazer bem o cálculo. 8)

Tal como refere o companheiro LAS2855, com um pouco de pacencia acabamos por automatizar um tipo de condução económica e depois já nem notamos. Eu consigo economizar ao ponto de andar com a Pluma atrelada e fazer médias de 7 litros. 8)

Algumas dicas aplicáveis, consoante o tipo de transito, piso e automóvel:

- Arrancar e acelarar de maneira suave, assim que se começa a ouvir mais o motor, engrenar a mudança acima;
- Sempre que possivel, rolar em ponto morto. Se virmos que 200/300 metros á frente iremos parar num semáforo por exemplo, deixar o automóvel ir perdendo balanço. Aproveitar as descidas para, se possivel, faze-las em ponto morto (mas não com AC ou Caravana!!!)
- Deixar o motor aquecer um pouco em ponto morto antes de iniciar a marxa, um motor a frio consome e polui muito mais.

E aqui ficam algumas dicas que me lembrei agora, quem tiver mais, agradece-se a colaboração que isto em ambiente e economia não está para brincadeiras :wink:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor las2855 » terça jan 01, 2008 2:16 pm

Bom dia,

Caro Pluma, boas dicas. :wink:

Penso até que seria interessante criar um lista de recomendações e ideias de forma a facilitar a aprendisagem deste tipo de condução.
Diria até que é como reaprender a conduzir...

Para acrescentar às ideias anteriores aqui fica mais duas.

Alguns carros, tal como o meu, tem marcado a vermelho no conta rotações a zona ideal de rotações do motor. Aconselha-se assim a evitar andar abaixo e acima destes valores para controlar consumos e manter uma boa resposta de binário do motor. (de uma forma simplista binário=força :wink: )

Outra será fazer os grandes trajectos com o menor peso possível dentro do praticável tal como depósitos de águas vazios.
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Re: Consumos das nossas AC

Mensagempor nuno soares » terça jan 01, 2008 4:24 pm

nuno soares Escreveu:Companheiros,

Para quem nunca teve uma autocaravana e pensa em adquirir uma, uma das questões que levanta é o consumo de combustivel. Sendo que devido à construção e independentemente da motorização as perfiladas são as menos gulosas.
Agradecia as vossas "dicas" sobre os consumos das autocaravanas, visto ando a ponderar trocar a minha caravana por uma auto.

Cumprimentos,

Nuno Soares

Já foi quase à 1 ano que criei este tópico. Nesta altura as dúvidas ainda eram muitas. Agora penso que já as esclareci. Já adquiri a autocaravana, uma blucamp SKY 20 , motor FORD 2.2 130 CV. Deixo agora o meu contributo:
_ Condução em auto-estrada a 120 km/H - média de 11,5 l/12 l;
_ Em estradas nacionais a 90 km - medias de 8,5 l / 9 l;
_ Condução mista - 10 l

A minha Ac revelou-se muito económica, isto devido ao facto de ser uma perfilada e ter um motor de 130 cv, o que origina que não seja necessário "pisar" tanto o acelarador.
O companheiro las2855, nãO tenha dúvidas, pois o motor 2,2 da FORD é muito económico. Não sei que AC é a sua, mas quando refere 13 l em auto-estrada parece-me exagerado, salvo se for uma capucine de 7 m...

Boas viagens,

NUNO SOARES
nuno soares

Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm

Mensagempor romão » quarta jan 02, 2008 6:05 pm

Boas noites,
Tenho uma Joint ZETA 550 motor Fiat Ducato 2.200 Multijet 100 na qual já fiz 12.000 Km marcando, neste momento, 7.6 l de média geral. É uma perfilada e, claro, não entra em "corridas" denecessárias para além de que, como me dá o consumo ao segundo, tento aproveitar as borlas possíveis. Mas não pensem os companheiros que ando a empatar o transito porque como sabem as médias fazem-se no "meio".
Saudações
Romão
PS-Também já fiz montanha
romão

Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm

Mensagempor pressler » quarta jan 02, 2008 8:32 pm

Boa noite!!
Quanto a consumos eu sou mais gastadora.
Fiz as contas aos 2000km deste fsm e gastei 11,95L/100km.
Gosta de carregar no pedal e puxar pelos 110cv. Mas... nao gosto de pagar portagens!! Entao anda às voltinhas por nacionais,curva contra curva, acelera, reduz, trava... A ver o nosso belo país.
AH!! tenho uma Fiat Ducato 2383cc capuchino, com serviço de hotel ***** estrelas e uma chef de cuisine do melhor.
Nao se gasta numas coisas, tem k se gastar noutras...
E a vida sao 2 dias!
Pressler
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor vitor » quinta jan 03, 2008 10:36 pm

A minha van varia entre os 9 e os 12,5.
Motor Fiat 2,3 multijet, 120cv.
Ando normalmente a 130km/h nas auto-estradas, mas tenho sérias dúvidas sobre se, fora delas, conseguirei médias abaixo dos 9.
Com a anterior AC (2,8JTD) fazia mais 1 litro aos 100. Digamos que estou algo desiludido pelo consumo desta van, mais aerodinâmica e menos volumosa, embora com o mesmo peso.
Por razões ambientais e de custo do petróleo vou ter que andar mais devagar - é uma das minhas resoluções para 2008. :lol:
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor HMSB » segunda fev 11, 2008 8:48 pm

eu sou novo aqui no forum e só tenho lido que esta ou aquela bebe assim ou assado. eu tenho uma iveco 2.8 de 110 cv e aquilo anda que se farta, sempre a mais de 130-140 kmsh. mas o que me surpreende é ainda haver pessoas a meter gasoleo puro e não saberem andar a pouco mais de 20 cts o litro. vcs devem gastar fortunas em viagens, coisa de loucos. desde sempre tive carros a gasoleo e nunca andei a mais de 20 cts. porque é que experimentam meter oleo no gasoleo? e agora vcs exclamam: eu? meter oleo e o motor? as valvulas? e tudo o resto? como vos disse sempre tive carros e alguns já fizeram quase 1 milão de klms e nunca tive problemas com nada. pelo contrário, sempre tive os melhores motores e sempre limpos, nunca reprovaram nas inspeccões. por isso pensem um pouco no vosso consumo, uns a 10, outros a 20, ou a 30, o que interessa é gastar pouco e viajar muito.
bem hajam e façam muitos klms. :lol:
HMSB

Registado: sexta nov 02, 2007 6:41 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes