Muito me agrada ver companheiros que teem uma consciencia económica, civica e acima de tudo, ecológica. Quando comprei o meu Ford Fiesta 1.25, todos me diziam que nunca conseguiria fazer médias abaixo de 7.5/8. O que é certo é que, se não passar dos 100km/h em AE e com uma condução normal no resto das vias e incluindo cidade pelo meio (moro em LX), a média fica-se por uns modestos 6 litros. Nos primeiros tempos até fazia as contas 2 vezes para ter a certeza que estava a fazer bem o cálculo.
Tal como refere o companheiro LAS2855, com um pouco de pacencia acabamos por automatizar um tipo de condução económica e depois já nem notamos. Eu consigo economizar ao ponto de andar com a Pluma atrelada e fazer médias de 7 litros.
Algumas dicas aplicáveis, consoante o tipo de transito, piso e automóvel:
- Arrancar e acelarar de maneira suave, assim que se começa a ouvir mais o motor, engrenar a mudança acima;
- Sempre que possivel, rolar em ponto morto. Se virmos que 200/300 metros á frente iremos parar num semáforo por exemplo, deixar o automóvel ir perdendo balanço. Aproveitar as descidas para, se possivel, faze-las em ponto morto (mas não com AC ou Caravana!!!)
- Deixar o motor aquecer um pouco em ponto morto antes de iniciar a marxa, um motor a frio consome e polui muito mais.
E aqui ficam algumas dicas que me lembrei agora, quem tiver mais, agradece-se a colaboração que isto em ambiente e economia não está para brincadeiras