Carga útil - será que temos nas Ac's PESADAS a solução?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Carga útil - será que temos nas Ac's PESADAS a solução?

Mensagempor Duarte » segunda fev 13, 2006 1:04 pm

Boa Tarde

Venho aqui lançar um tema pertinente para todos nós que é a carga útil da nossas AC's.

Depois de na Nauticampo examinar ao pormenor, vários modelos de Ac's integrais que pretendo adquirir constatei que quase todas elas têm uma carga útil bastante reduzida.

Passo a citar alguns exemplos de Ac's que me suscitaram algum interesse:

O caso da Hymer B-Klasse 654 com um comprimento de 699 cm, só tem uma carga útil de 345 kgs. Ora pergunto eu se ela está homologada para 4 passageiros vamos imaginar que cada um pesa 80 kgs para não falar de mim que peso 92 kgs :oops: vamos ficar somente com, 25 kgs de carga útil, ora pergunto eu será que 25 kgs dá para o resto das coisas que temos de levar connosco para uma viagem mais demorada.

No caso das Hymer B-Klasse as únicas que tem uma carga útil mais ou menos boa são as Hymer B-Klasse 584, 574, 544 tendo respectivamente 535, 480, 455, kgs, mas com um senão tem comprimentos um pouco reduzidos (entre 607 cms e 639 cms) para os meus propósitos que são ter algum espaço livre na zona da mesa e sofás quando utilizamos a cama da parte da frente da Ac, bem como ter uma casa de banho com algumas dimensões generosas.

Vi também a EuraMobil, a que estava na feira que era o modelo Integra 666 HB era um completo desastre para os meus propósitos pois a carga útil era só de 200 kgs como só era homologada para 3 pax. De referir que a construção desta Euramobil era de 1.ª qualidade, só que este modelo atendendo ao que referi anteriormente era um caso bicudo, penso não só para os meu propositos, bem como para de qualquer companheiro que a compre pois a sua carga útil é deveras reduzida se esta for homologada nos 3500 kgs,pois ela tem a possibilidade de ser homologada em 3800 Kgs ,passando a a CARRO PESADO, ficando assim com uma carga útil de 500 kgs o que acho pouco para um carro deste porte e preço.

Vi sim outra solução que era era a Euramobil 690 HB (que não estava exposta na feira), esta sim com 700 kgs de carga útil que já é bastante bom, mas com um senão era VEICULO PESADO (4000 KGS) o que para mim não é problema pois tenho carta de veiculos pesados mas tem outros incovenientes bem conhecidos dos companheiros que são a velocidade, não poder entrar em certas localidades etc., etc..

A Knaus SunLiner que sem duvida é uma beleza para os nosso olhos (pelo menos no que me diz respeito) é sem dúvida uma Ac com uma qualidade de construção muito boa de materiais cuidados, muito bem estruturada por dentro, mas com um pequeno senão, 227 kgs de carga útil, o que fazer com isto, embora esteja homologada para 4 pessoas só dá para para 3 pax viajarem se tiverem uma média de 80 kgs cada, então onde vou eu por o resto das coisas que preciso de levar comigo roupa, comida, bicicletas etc., pois já está a exceder o peso de carga útil em 13 kgs

Bem o que me resta é mesmo pensar em evoluir para um CARRO PESADO, pois não me resta muitas hipoteses, pois mais cedo ou mais tarde vou estar sujeito a uma multa se optar por uma das Ac's ligeiras, e o que tenho ouvido de relatos de vários companheiros que foram á balança e para além de terem que pagar uma pesada multa tiveram que retirar das suas Ac's material até estas estarem no peso legal porque se não não seria possivel circularem, bem como terem de providenciar o transporte para Portugal das coisas retiram da sua caravana tendo para isso que pagar o respectivo transporte do material que alivaram das suas Ac´s.

Bem fica aqui o meu alerta para aqueles que estavam fora desta realidade que mais tarde ou mais cedo as nossas autoridades vão comecar a ter como cavalo de batalha contra nós ao qual não podemos fugir.

Saudações Rolantes

Duarte (Challenger 502)
Editado pela última vez por Duarte em segunda fev 13, 2006 7:35 pm, num total de 7 vezes.
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Mensagempor time_out » segunda fev 13, 2006 1:33 pm

Boa tarde

Este tema é deveras interessante e tive-o em consideração, no ano passado, quando adquiri a actual AC.
Até ao momento não temos tido qualquer informação de problemas com o excesso de peso que muitas das AC que rolam no nosso país tenham tido por parte das autoridades policiais, mas em relação ao estrangeiro as noticias são bem diferentes.
Então como solucionar este "imbróglio"? A melhor maneira é ter em atenção os extras que se colocam. Tudo é a somar.
Antes de comprar perceber bem o que é que o agregado familiar vai necessitar quando se parte em viagem a somar aos equipamentos extra que se montou na AC.
Só depois se poderá chegar à conclusão de quanta água se poderá transportar, se poderemos levar as 2 bilhas de gás, se a "dispensa" poderá ser carregada em casa, etc.
Tenho visto alguns estrangeiros para quem a solução encontrada para contornar o problema do peso é a utilização de reboque. Nele colocam muitas das coisas que não são de necessidade corrente diminuindo assim o peso total da AC.
Uma coisa é certa, o mercado em Portugal não está aberto para as AC com peso superior a 3.500 kg e pelas notícias que têm vindo a lume a famosa carta de ligeiros para autocaravanas com pesos até 4.200 kg continua em banho maria.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor fluis » terça fev 14, 2006 3:30 pm

Boa Tarde,

De anos para cá que se sabe que a carga útil nas ACS tem regra geral um valor reduzido. Salvo raro excepções, claro, estão neste caso os modelos pequenos de gama baixa, que chegam nalguns casos a ter valores de cerca de 700 Kg. É o chamado contra-senso, das acs: quanto mais espaço de arrumação existe, menos capacidade em termos de peso se têm. Aliás não é por acaso, que normalmente os capucinos mais pequenos, são praticamente os únicos a serem homologados com 6 lugares de estrada.
Para os outros é o que se sabe. Até se comenta que para uma certa marca (de excelente qualidade diga-se), a carga útil legal andará à volta dos 50 Kg!! :cry:

A questão de alargar o Peso Bruto para as AC, para 4.250(?) Kg, mantendo-as como ligeiros, também é falada a alguns anos, sem que se passe efectivamente à pratica.
A minha dúvida, é se na altura em que isso acontecer, os construtores não irão aproveitar a benesse para carregar as acs de mais algum equipamento (por exemplo máquina de lavar-loiça, e outros), e a problemática em torno da carga útil acabar ao fim do algum tempo, por ficar igual.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor vitor » quarta fev 15, 2006 10:57 pm

Parece-me q não resolve o problema reivindicar maior peso bruto.
Por um lado pq a segurança da AC sairá afectada, por exemplo na travagem, por outro pq os fabricantes e concessionários aproveitarão certamente para meter mais tralha a bordo e mais euros no bolso, como muito bem diz o Fluis.
Trata-se, na minha opinião, de mudar de "filosofia"! A AC não deve ser uma casa sobre rodas mas sim um carro onde "habitamos" enquanto viajamos...
Assim por mais tralha q coloquemos a bordo, faltará sempre qq coisa! :wink:
... e não há volta a dar, excepto se aderirmos ao "american way of (stupid) life" e adoptarmos autocarros em vez de Ducatos e Sprinters para o nosso hobby. :D
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor Luis Almeida » quinta fev 16, 2006 11:11 am

Vitor, acho que tocas-te no "ponto": é sobretudo uma questão de filosofia e o aumento do peso bruto das ACs iría apenas temporariamente resolver o problema. Rapidamente os fabricantes passariam a oferecer máquina de lavar roupa e louça, arca frigorífica, etc. :lol:

Aproveito para colocar aqui uma questão que se relaciona com este tema.

Onde dispomos de locais onde possamos pesar a nossa AC? É algo que eu gostava de fazer, até para saber aquilo que tenho, mas, pelo menos na margem sul do Tejo a coisa não tá fácil...

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor rui_martins » quinta fev 16, 2006 1:01 pm

Olá,

A questão do peso das AC's está a começar a ser um "assunto quente"... Não tenho conhecimento de casos passados em Portugal em que tenha havido problema com excesso de peso, mas tenho lido que no estrangeiro já se têm verificado e que os controlos de peso têm estado a aumentar.

A situação prática é que cada vez as AC's ( e até mesmo os automóveis "normais" ) estão mais pesados... Continuam a ser adicionados equipamentos de segurança ( passiva e activa ), equipamentos de conforto ( ar condicionado, vidros eléctricos, sensores "disto e daquilo", etc... ) e, no caso das AC's, também mais equipamento específico ou equipamento maior/mais pesado ( frigoríficos maiores, fornos, recepção de TV via satélite, climatizadores, etc...).
Não pretendo questionar a utilidade e os benefícios desses equipamentos. Alguns deles (nomeadamente os de segurança) são mesmo muito importantes !

De qualquer modo, julgo que nós, os auto-caravanistas, também temos algumas responsabilidades na questão...
Julgo que uma parte significativa de nós, a começar por mim próprio, temos também a tendência de "exigir" cada vez mais e de querer transformar as nossas AC's em réplicas do que temos em casa, acabando por sobrecarregá-las com uma data de "tralha", uma parte da qual poderia ser dispensável.

E então, o que fazer para tentar resolver o assunto ?

1) - Aumentar o peso bruto legal para além dos 3.500Kg:
Esta solução permitiria resolver de imediato a maioria dos problemas, mas acaba por ser sempre uma solução temporária, além de acarretar também alguns inconvenientes, como já foi dito (escrito) em "posts" anteriores.
2) - Procurar sermos um pouco mais "racionais" e avaliar melhor a real necessidade que temos de cada "tralha" que colocamos e transportamos na AC, procurando dispensar as coisas menos úteis e/ou de necessidade um pouco mais duvidosa.
3) - Ao escolher a AC, ter sempre em atenção o que ela "oferece" de base, o que achamos que será necessário adicionar-lhe e a margem de carga de que dispomos para podermos carregá-la com o que consideramos necessário.

Apenas a título de exemplo, como alguns companheiros se poderão recordar, trocamos de AC's o ano passado. Na altura da escolha, depois de analizar várias marcas e modelos, acabamos por reduzir o nosso leque a um modelo da "Andrade" e a um modelo da "Buerstner" ( a T615 ).
A escolha final acabou por recair na Buerstner T615 devido a vários factores, mas um deles foi a maior margem de carga disponível ( cerca de 600 Kg ).
Mesmo assim, e porque queria adicionar-lhe alguns extras, resolvi pagar o suplemento necessário para passar a ter o carro preparado e homologado para 3.500 Kg de peso bruto ( de origem, a homologação é para 3.400 Kg, estando disponível como extra o seu aumento para 3.500kg ).

Resta-me apenas mencionar que nunca tive a oportunidade de pesar a AC, nem quando a comprei, para verificar se os dados do fabricante são correctos, nem no seu estado actual, já com algum equipamento adicional instalado...

Um abraço amigo,

Rui Martins
Braga
Rui Martins
Braga
Bürstner T615
rui_martins

Registado: terça nov 15, 2005 6:46 pm

Mensagempor Garrbel » quinta fev 16, 2006 2:49 pm

Boa tarde
Realmente é um assunto que de vez em quando vem à baila.
Diz o Rui que não tem conhecimento de casos em Portugal. Em dezembro ultimo um companheiro foi alertado para o peso da AC, que estava no limite, quando foi à inspecção. Ou seja parece que se tem de estar preparado para isso.
No entanto estou completamente de acordo que a questão se põe na maneira como vemos o uso que fazemos da AC. Uma extensão da casa ou pelo contrario um corte com os habitos diários.Se for para usar como se de uma casa se tratasse então teriamos um camião: frigorificos de 2 portas(para quê), maquinas de loiça/roupa e demais traquitanas. Por mim há que manter simples com o minimo.

Um abraço
AG
Sintra
Garrbel

Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm

Mensagempor ZecaSantos » quinta fev 16, 2006 9:41 pm

Companheiros, Boa Noite,

Um Companheiro nosso há cerca de 3 semanas teve problemas na inspecção .... chumbou. Teve que ir a casa, tirou uma série de material e teve que fazer nova inspecção. O carro estava homologado para 3400 kg.

No meu caso com toda a tralha e duas motos passa 170 kg, está homologado em 3500 kg, basta não levar as motos para ficar +-, a AC vazia pesa 2860 kg.

A homologação para 4250 kg que se fala é da carta e não da viatura, mesmo que a carta altere temos que mudar de viatura ou ver se a que temos de momento pode ser homologada noutro peso superior ao actual.

Saudações Autocaravanistas
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor Passeante » sexta fev 17, 2006 8:34 am

Boas :D

Eu estou como o Luis Almeida... tenho que ir ver.

Ó Luis, na estrada que vai de Setúbal para Águas de Moura, há pelo menos uma báscula, num comerciante de madeiras, muito próximo daquelas estruturas da Escola de Bombeiros mas que se pode usar. Até é daquelas de meter moeda.

No Barreiro, à entrada da Quimiparque, pela entrada junto ao hipermercado Feira Nova, há também uma, mas esta nunca experimentei.

Um abraço 8)
Passeante

Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm

Mensagempor EMAN » sexta fev 17, 2006 1:36 pm

Boas

No livrete da minha tenho as seguintes indicações:
Peso máximo total 3.500 Kg
Tara 2.767 Kg
Isto deve dar por aí 733 Kg? :D :wink:

Também tem como é lógico o peso máximo por eixo.

Agora confirmar em modo real (em báscula) a tara, por acaso ainda não o fiz.
Talvez qualquer dia.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
EMAN

Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm

Mensagempor Luis Almeida » sexta fev 17, 2006 3:51 pm

Obrigado Passeante.

Um dia destes vou até Setúbal comer um choco frito e pesar a minha "menina". :D

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor Paulo » sexta fev 17, 2006 8:11 pm

Boa noite,

Eu também não estou convencido com as facilidades na nova autorização para a carta (4250 kg).

Penso que esta solução, será inevitávelmente acompanhada por uma nova homologação dos veículos, para um peso máximo superior, o que nos vai limitar muito a circulação em determinadas zonas das cidades, vedadas a veículos com peso > 3.5T.

Um abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor EMAN » sexta mar 10, 2006 1:41 pm

Boas

Para quem vai de Setúbal em direcção a Águas de Moura (E. Nacional para Alcácer), a seguir à localidade de Pontes (+/- 4 Km depois), encontramos uma zona que tem uns sinais luminosos de limitação de velocidade e a indicação do Parque de Campismo de Gâmbia, isto à beira da linha de comboio.

A seguir a estes sinais e +/- 1 Km à frente e do lado esquerdo existe uma Báscula (de moeda), junto a um armazém de lenha e existe também um quiosque chamado Chaparral.

Quem vier de Àguas de Moura em direcção a Setúbal, encontra esta báscula após passar a estação/apeadeiro CP e como é lógico do lado direito.

Boas pesagens
EMAN
Challenger

Setúbal
EMAN

Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm

Mensagempor time_out » segunda mar 20, 2006 9:43 am

Bom dia

A BP já possui, pelo menos na Austria, garrafas leves na versão 5 kg (http://www.bp.com/sectiongenericarticle.do?categoryId=3000300&contentId=3000573), mas em butano.
Editado pela última vez por time_out em segunda mar 20, 2006 2:27 pm, num total de 1 vez.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor fluis » segunda mar 20, 2006 10:48 am

Bom dia,

A propósito deste tema, em conversa com o departamento de gás da BP Portuguesa, no dia 17-03, obtive a informação que está previsto o lançamento da garrafa light de 11 Kg de Propano para Setembro.

Segundo a pessoa com quem falei, o grande impulso foi dado na Nauticampo deste ano, com as inúmeras perguntas e pedidos que tiveram sobre este assunto.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes