Boa tarde,
João Morgado Escreveu: .........sei que já regressou ..........
Afirmativo ....... efectivamente já me encontro desde o passado dia 20 em solo luso.....
João Morgado Escreveu:.........mas também sei que enquanto não comer todo o bacalhau que pescou não regressa ao seu posto de trabalho.
Não afirmativo .........., direi mesmo negativo ..... o bacalhau pescado,
e muito, foi, para além do consumido em proveito próprio, para satisfazer as encomendas que os companheiros efectuaram na sequência da comunicação que fiz neste local em tempo oportuno, aquando da abertura oficial da safra de pesca do fiel amigo.
Quem procedeu às respectivas encomendas, foi amplamente satisfeito e creio que lhe fez bom proveito. Quanto aos companheiros que por diversas razões, que só aos próprios diz respeito, acharam por bem nada encomendar, lamento, mas terão que esperar por nova oportunidade, já que não estará fora de programação uma nova deslocação ao país do sol da meia noite.
Alerta o amigo Manel, e bem, para o risco que comporta o consumo de queijo no que á memória diz respeito, mas apesar de tudo, aconselha visitar o respectivo mercado na bela cidade holandesa de Alkmaar, que é mesmo um evento a não perder.
Este mercado realiza-se na linda praça de Waagplein (praça da pesagem), todas as sextas feiras de manhã, de Abril a Setembro e é um espectáculo muito interessante, já que o queijo é comercializado da mesma forma que o faziam há vários séculos, com os carregadores dos queijos vestidos a rigor e correndo com as padiolas de uma forma peculiar.
Seguindo os seus conselhos, fui efectivamente ao mercado dos queijos na linda cidade de Alkmaar, onde acabei mesmo por pernoitar, já que estava na rota planeada para visitar a zona das tulipas (zona de Haarlem) e a Keukenhof, que nesta época do ano são rigorosamente a não perder, já que são eventos sazonais e únicos a nível mundial, quer pelas grandes extensões de campos de diversas cores que podemos admirar, bem como pela variedade e beleza de flores expostas.
Do que me foi dado observar no referido mercado, existe efectivamente uma grande variedade de queijos, com diversos sabores, capazes de satisfazerem todos os gostos.
Do conjunto formado pelos queijos que estão sendo comercializados, estes de forma redonda e achatada, bem como pelos restantes que estão fora do mercado à volta da praça, estes últimos de formas mais variadas, uns maiores que outros, de formatos mais ou menos arredondados, uns mais escorridos que outros.... mais arrebitados....... menos "balofos" , uns aparentando estarem já mais que furados, outros com furos mais apertadinhos onde nem sequer entra um feijão ......, enfim ...., existem queijos para todos os gostos, para todas as bocas e não só.....
Após todo este show que envolve o mercado dos queijos, estarei em dizer,
esclarecendo desde já que não foi o caso concreto, que os visitantes mais empolgados com a variedade de queijos observada, rumarão de imediato para Amesterdão, a pouquíssimos quilómetros de distância, para visitar o tão famoso "
Red Light District" , onde irão certamente encontrar as antigas companheiras da Joaninha do bar, nas "queijarias" que por ali abundam, onde poderão igualmente admirar outros tipos de queijos, que também por tradição são um pouco menos embrulhados, estes mais "prêt-à-porter".
Devo informar que por razões completamente alheias à minha vontade, este ano infelizmente nem sequer entrei em Amesterdão, para, na pior das hipóteses, dar pelo menos um passeio de barco pelos canais.
Um abraço,