GPL em bilhas normais

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor O Françiou » quarta jul 18, 2007 6:58 pm

boa tarde

Cada vez que vou à Portugal, faço preencher a minha bilha de gas por GPL. Nunca tive problema de utilização do frigirifico ou o truma C6002

À Cada bilha nova, deito a garrafa sobre lado e abro e fecho novamente 1 ou 2 vezes o torneira, seguidamente levanto a garrafa. Recomeça a operação 2 ou 3 vezes.
uma nuvem de gas opaca sai da bilha, seguidamente no fim a nuvem é clara

Muitas pessoas instalaram esta garrafa e estão muito contentes

http://www.borel.fr/homegaz/General.fr.htm
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim

Registado: segunda jul 16, 2007 7:18 pm

GPL em bilhas normais

Mensagempor AFigas » segunda abr 29, 2013 6:36 pm

Olá viva:
Nestas férias de Maio 2013, encontro-me a passear com rumo a uma cidade holandesa, onde espero encontrar-me com um casal holandês que conheci nesta dura vida de autocaravanista. Quando aparco, vou lendo e-mails e forums com interesse, e dei de caras com estas questões postas por companheiros sobre o gás GPL.
Nunca tive carros a gás, actualmente os que tenho são a gasóleo.
Por ter tido casa em Andorra, sempre que lá ia de automóvel , pois agora vou de AC , todo o mundo utilizava gasolina, gasóleo ou gás, conforme os veículos. E se por lá é frio!! Só têm de ter em atenção os óleos,normalmente 0W 40.
O gás propano é um gás combustível, oriundo da destilação da gasolina, enquanto o butano, é oriundo da destilação do gasóleo, tal como escreveu num explendido artigo um companheiro nosso, e que eu li neste forum. Assim , o propano é mais limpo, mais caro, e tem um ponto de congelação mais baixo. Óptimo para AC e quem tem vivendas, com as garrafas ao frio.
O GPL, é uma mistura com proporções diferentes de propano e de butano, variando consoante a estação ou temperatura local.
Nesta deslocação em férias, e como não poderia deixar de ser, passamos por Andorra, e topei numa das lojas de material de campismo e etc, com um kit de reenchimento de garrafas Repsol e outras marcas, exactamente o que eu gasto na AC.
Consta de um uma espécie de redutor, sem redução alguma, funcionando como adaptador entre a garrafa e a pistola de enchimento de gás. Para além de uma torneira de segurança, ainda conta com uma válvula composta por uma mola e uma esfera, o que faz que se comporte como unidireccional, só encha, não vasa para o exterior. Para além deste artefacto, conto com um adaptador para os bocais espanhóis ( baioneta ) e de um outro adaptador para o sistema utilizado em PT , F , ( a que eles chamam de dish ). Confesso que foi um bocado receoso que lá fui todo lampeiro meter gás na garrafa de serviço. Utilizei o sistema espanhol, pois ainda o fiz em Andorra, zona baixa. Foi fácil, mas lidar com gás sempre me fez subir a adrenalina. Como não sabia quanto gás tinha na garrafa, apesar do indicador gráfico dizer que estaria quase vazia, lá enchi com 8 litros de gás o que segundo o meu papel, equivale a 4 kg de gás. Como saí para França, numa das últimas bombas andarroesas , mas já com cheiro a França, reparei que tinham o sistema que segundo diz o meu papel de instruções , será o utilizado em PT. E lá foram mais 8 litros de gás, ou seja a bilha está quase com o peso da sua vizinha ainda virgem, o gráfico marca que está a 25 cm do topo da garrafa, e tudo funciona bem, não havendo grande diferença na cor da chama dos queimadores do fogão, só que talvez um pouco mais brilhante e mais forte, mas a garrafa estaria mais para o vazio que para o cheio. Assim 16 litros x 0,38 € = 6,08 euros por uma bilha de gás. E não tive que a tirar fora do compartimento, cintas, etc. Segundo a minha mulher, o tempo de utilização para cozinhar está na mesma, não havendo diferenças nos tempos de cozedura, etc.
O preço deste adaptador para Repsol foi de 20 € e os 2 adaptadores foram 10 €, ou seja foram no total 105 €, em que 75 € foram para um GPS TOM TOM GO 825 ALIVE, Europe.
Se a marca fosse Repsol, mas com bocal de aperto por chave, não haveria necessidade de comprar o tal adaptador de 20 €. Penso que em garrafas com sistema de redutor separado da garrafa, é só comprar os adaptadores das pistolas de enchimento, utilizados por esta Europa fora!.

Fotografei as peças em causa, mas não sei muito bem como colocá-las no forum. Estarei á vossa disposição, se tal tiver algum interesse.
Cumprimentos

Arnaldo Figueiras

TM 917325872
TM 919484594
Sacavém Portugal
AFigas

Registado: sexta jul 30, 2010 9:03 pm

Re: GPL em bilhas normais

Mensagempor spedy » terça dez 09, 2014 1:38 pm

Bom tarde companheiro Arnaldo é possível colocar a marca do adaptador?

Obrigado
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor AFigas » terça dez 09, 2014 7:54 pm

Boa noite:
Na minha AC, tenho uma bilha Repsol, propano, ainda com o selo de compra.
E tenho, também, uma bilha Repsol, que é sempre recarregada com o auxílio de um dispositivo comprado em Andorra ( 35 € ) e neste mês em Andorra ( 6 dezembro 2014 ) custaram 30 €, mas comprei 4 unidades para companheiros .
Com esse dispositivo, tenho carregado a tal garrafa com 10 a 12 litros de gáz ( 5 a 6 Kg ) de gáz. Só comprei com o adaptador normalmente utilizado em PT e disponivel em todas as bombas PT ( Dish adapter ).
Só utilizo o gás no fogão, no frigo e na truma. E nunca tive problemas, até hoje e já lá vão 45.000 km , 3,5 anos de vagabundice. Para que o redutor e o dispositivo encaixem suavemente, sem grandes esforços, untem o terminal da garrafa e o interior do redutor ou do dispositivo, com um pouco de vasilina, líquida ou sólida, mas não é necessária grande quantidade. Isto aprendi com um técnico de gáz que fica todos os meses, durante uns dias, no parque da Golegã, a fazer trabalhos de reparação de artigos a gáz. Também me disse, e eu experimentei, nas garrafas da BP, que são rigorosamente iguais ás Repsol, tanto no seu terminal como na adaptação ao redutor. Estou sempre a falar de propano. Quanto a parafina no gáz, não contém parafina alguma, pois isso ia danificar as sedes das válvulas ou produzir carvão extra nas câmaras de combustão. Quando abasteço, não tiro a garrafa de dentro da AC, e como tal, não tem implicações de andar com garrafas na mão a encher, á mostra de toda a gente. Espero ter contribuido para o ajudar.
TM 919484594
Arnaldo Figueiras
Cumprimentos

Arnaldo Figueiras

TM 917325872
TM 919484594
Sacavém Portugal
AFigas

Mensagempor spedy » terça dez 09, 2014 8:13 pm

sim ajudou obrigado, mas pretendia era saber a marca para pesquisar e comprar um!!
Imagem
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor AFigas » terça dez 09, 2014 8:25 pm

spedy Escreveu:sim ajudou obrigado, mas pretendia era saber a marca para pesquisar e comprar um!!

Amanhã, dia 10 Dezembro 2014, espero atracar ao PC de Alcácer do Sal a fim de apanhar algum Sol e descansar uns dias, pois as férias estão a terminar, por agora! Se o meu amigo quiser favor de me lembrar, então como tenho tempo com fartura, poderei fotografar e enviar as fotos para o e-mail que pretender.
Fico a aguardar. ( Estou no PC S.Torpes, mas só será esta noite, amanhã rumo a Alcácer.
Cumprimentos

Arnaldo Figueiras

TM 917325872
TM 919484594
Sacavém Portugal
AFigas

Mensagempor spedy » quarta dez 10, 2014 10:44 pm

Imagem
spedy