Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor plopes » terça set 23, 2014 5:02 pm

Conforme o titulo indica, e como estou prestes a ter que adquirir uma bateria nova, gostaria de ter a vossa opinião sobre os tipos de baterias existentes.
O que recomedam, Bateria normal ou Gel?
Já trabalhei com Baterias de Gel em outras áreas (veiculos electricos) e tenho ideia que seria a melhor opção, por outro lado já ouvi relatos de quem se deu muito bem com baterias normais, e muito mal com as de Gel nas células.
No meu caso particular tenho painel solar para auxiliar e manter a carga da mesma...
O que vos diz a experiência?
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
plopes

Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm

Re: Bateria da Célula - Convêncional vs Gel

Mensagempor Oliventino » terça set 23, 2014 5:34 pm

.

Para mim sem dúvida, AGM OPTIMA, AMARELA, mesmo que alguns não queiram (talvez por ignorar ou teimosia) é do século XXI.

É a única que eu conheço que é boa na descarga lenta e no arranque, junta as duas necessidades, e mais rápida a carregar, não é cara. Montei a de 55AH no carro e a de 75AH na célula, e noutros carros, equivalem a outras de maior potência.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino

Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Mensagempor jaimemgon » terça set 23, 2014 7:49 pm

Ia mesmo agora abrir um post sobre esse assunto...assim aproveito este também...

Também tive de comprar uma bateria para a célula. Optei por uma AGM (Não de ácido nem de gel)

Pelo que li, terei de ajustar o regulador do painel solar para "Bateria de gel" pois as AGM e GEL carregam de forma diferente das baterias de ácido. (Salvo erro 14.9v de forma mais lenta) Estarei enganado?

Li que gostam de ser carregadas sempre até ao máximo após utilização. Não gostam de ser completamente descarregadas e assim permanecer muito tempo.
O carregador do alternador / 220v não estará adaptado para este tipo de bateria pois não permite mudar a forma como carrega a bateria.

Também são mais seguras pois não emitem gazes para o habitáculo e não têm tanto perigo de explodir.

Agora gostava de ouvir os que já têm baterias AGM pois não sei muito sobre o assunto.
jaimemgon
Membro Inativo

Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm

Mensagempor bushman » terça set 23, 2014 8:54 pm

Boas,

Á 4 anos com uma Agm da Lulukabaraka de 120ah,até ao momento sem problemas.
Alem do consumo da celula está ligada á bateria do motor, para manter esta sempre a 100%, mas ela continua sempre disponivel.
Paineis ligados e controlador nos 14,5v.

Um abraço
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor jfneves » quarta set 24, 2014 9:40 am

Bom dia companheiro plopes,

Tenho duas baterias em paralelo na célula, marca EXIDE G80 (8oAh) (de GEL) com cerca de 8 anos e estou totalmente satisfeito.

Disponho de um inversor de 2000 watts instalado, onda pura, pelo que a solicitação das baterias é bastante intensa. Já por duas vezes levaram um "sopapo" que as colocou quase a zero e recuperaram perfeitamente.

Actualmente a referência destas baterias é a seguinte: EXIDE Multifit ES 900

Preço: cerca de 300.00€

Contacto meramente indicativo:
antonio.madureira@eu.exide.com│Tel: + 351 263 286 956│Mobile: + 351 966 597 943

Um abraço,
Editado pela última vez por jfneves em quarta set 24, 2014 2:21 pm, num total de 1 vez.
jfneves

Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm

Mensagempor plopes » quarta set 24, 2014 10:41 am

Efectivamente as AGM parecem ter as melhores referências.
Agradeço ao companheiro bushman que deixou aqui um contacto muito interessante... Fui dar uma vista de olhos no site da Lulukabaraka que desconhecia, e encontra-se por lá muita coisa interessante e com preços bem mais em conta que cá em Portugal... Incluindo as baterias :P
Obrigado pelo contacto ;)
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
plopes

Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm

Mensagempor danibeja » quarta set 24, 2014 3:40 pm

jfneves Escreveu:Bom dia companheiro plopes,

Tenho duas baterias em paralelo na célula, marca EXIDE G80 (8oAh) (de GEL) com cerca de 8 anos e estou totalmente satisfeito.

Disponho de um inversor de 2000 watts instalado, onda pura, pelo que a solicitação das baterias é bastante intensa. Já por duas vezes levaram um "sopapo" que as colocou quase a zero e recuperaram perfeitamente.

Actualmente a referência destas baterias é a seguinte: EXIDE Multifit ES 900

Preço: cerca de 300.00€

Contacto meramente indicativo:
antonio.madureira@eu.exide.com│Tel: + 351 263 286 956│Mobile: + 351 966 597 943

Um abraço,

Boa tarde,

Gostei de ler.... pois mais uma vez, confirma a minha forma de ver a mesma coisa.

Se comprar uma boa bateria AGM, a probabilidade de ser bem servido, é muito superior a uma bateria de acido descarga lenta...

Se comprar uma bateria AGM das mais acessíveis, conheço muitas pessoas que se arrependeram....

E como pode ver em outros tópicos todas as baterias são boas para aplicar na AC, o que depende é o seu uso.....

Pode verificar neste tópico : viewtopic.php?f=7&t=6729 que as mais utilizadas são as de ácido descarga lenta e AGM....

Apesar de existirem poucas pessoas a falar mal das AGM e de ácido descarga lenta, eu afirmo por conhecimento próprio que existem também muitas pessoas descontentes com ambas....

É uma decisão que deverá tomar muito ponderada-mente.

A minha opinião:
Eu pessoalmente gosto mais das de descarga lenta com manutenção, pois para mim o preço qualidade é o mais importante, e uma boa bateria de 100Amp. descarga lenta, com garantia de dois anos, custa cerca de 130€, enquanto uma boabateria AGM de 100Amp. custa cerca de 300€ ( ambas com todos os custos e já montadas ). Em relação a durabilidade, a diferença não é muita, e depois depende da sorte e dos cuidados que tem... se a AC tem painel solar e vive na garagem estrela ( na rua ), a probabilidade da bateria durar mais é muito superior, pois os reguladores solares tem bons sistemas anti sulfatização, o que aumenta exponencialmente a durabilidade das baterias de ácido, entre muitos outros factores....

Boa escolha,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor siroco » quarta set 24, 2014 3:52 pm

Nem gel nem ácido, recomendo AGM.

Levo duas auxiliares (75Ah) no habitáculo há 7 anos e continuam a funcionar muito bem.

Ácido no habitáculo nem pensar, demasiado perigosas, libertação de gases, ácidos corrosivos, para mim não são opção.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor Oliventino » quarta set 24, 2014 4:23 pm

danibeja Escreveu:
Se comprar uma bateria AGM das mais acessíveis, conheço muitas pessoas que se arrependeram....

Apesar de existirem poucas pessoas a falar mal das AGM...

Danibeja

Boa tarde.
Esse problema circunscrito da compra de baterias que falharam seria melhor concretizar a informação dizendo qual é a marca e quem as vendeu, e desertou, é injusto tomar a parte pelo
todo, e tirar conclusões deliberadamente erradas induzindo em erro a decisão de compra dos
companheiros que pedem ajuda confiando em nós, quando há tanto para pesquisar na Internet.

O preço é só uma componente do negócio, e por vezes não condiz com a qualidade, para mim não é o melhor ponto de referência. (e não sou de DECO)

O companheiro danibeja por hábito impõe-se, e depois custa-lhe redimir-se, raramente se engana e nunca tem dúvidas.

A razão por vez
Oliventino

Mensagempor danibeja » quarta set 24, 2014 4:45 pm

siroco Escreveu:Ácido no habitáculo nem pensar, demasiado perigosas, libertação de gases, ácidos corrosivos, para mim não são opção.

Boa tarde,

Não devem fazer esse tipo de afirmações polémicas, sem conhecimentos científicos devidamente fundamentados.

Se assim fosse as grandes marcas de automóveis como a Mercedes e BMW, não colocavam as baterias dentro do habitáculo da viatura, e se calhar tinham que recolher todas as viaturas vendidas.....

A mim quem diz estas coisas é conversa de vendedor, ou até acredito que os muito contentes com as suas baterias AGM.

Não existe dúvida que as baterias de acido com manutenção, quando aquecem, ou derivado ao seu carregamento, libertam gases tóxicos, no entanto quando misturados com o ambiente em seu redor são completamente inofensivos, no entanto, sejam elas de acido, gel ou AGM é importante se encontrarem dentro de caixa própria, e as de acido e gel deveram ter tubo de escoamento de líquidos ( acido ) em excesso ( este sim, perigoso, que deve correr directamente para a rua).

Existe maior prova cientifica que as muitas milhares de autocaravanas ( desde os seus primórdios ) sempre terem tido as baterias debaixo do banco do condutor ou pendura, e nunca houve problemas por esse facto, foram muitos anos assim e nunca houve problemas, e agora que existe uma evolução para a AGM, já existe problema.....
A minha primeira AC tinha a bateria debaixo do banco do pendura, como milhares de ACs e nunca tive problemas.

AGM é mesmo muito bom, mas as outras continuam a ser boas, o principal é ficarmos satisfeitos e não ter receio com base em suposições....

Podem me chamar retrograda, mas com base na experiência e vivência só posso ter uma escolha.... enquanto as AGM de muito boa qualidade não baixarem o preço, para mim as de descarga lenta são melhores ( preço / qualidade / durabilidade )

Companheiro Oliventino, infelizmente não me conhece, pois de certo teria outra ideia pré concebida, no entanto posso lhe dizer que por onde passo ( férias, encontros amizades, etc ) e se fala de baterias, as respostas são semelhantes para descarga lenta e para AGM, poderia dizer fornecedores, e até lhe podia por em contacto com dois directamente, mas não seria correto, pois não vendo baterias, nem sou parte interessada... vários amigos meus já compraram AGM em vários sítios e diferentes fornecedores/marcas, uns correu bem, outros mal.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor valdi » quarta set 24, 2014 8:02 pm

Eu sou um deles tenho duas baterias AGM de 90 Amp. no habitaculo a cerca de dois anos e meio e já morreram
valdi

Registado: sábado abr 19, 2008 6:46 pm

Mensagempor bushman » quarta set 24, 2014 9:27 pm

Boas,

Como tenho pouca experiençia com baterias, não vou defender quais as melhores.
O meu caso já o comentei, Agm da LULU de 120Ah que custou 161€, será neste ponto que quero manifestar-me.
Se esta Agm não aguentar muito mais, tenho 2 bat de tração(6V) com 360Ah juntas, ou seja vou coloca-las na Ac e estas sim são de acido, não sei como irão funcionar :roll:

No entanto e voltando ao meu ponto, baseia-se no facto de em Portugal os preços sejam inflacionados.
Não sei porque, mas pelo que leio aqui no forum os valores são muito mais elevados que em Espanha.
Para quem esteja interessado ou que queiram dar uma olhada, fica a dica:

Bateria Agm 250Ah em espanha no valor de 269€, caso queiram entrar numa compra conjunta do forum furgovw.org esta fica a 244€ mais transporte.
http://www.rebacas.com/home/119-bateria ... vanas.html
Bateria Ultracell da Lulu de 200Ah Agm com uma promoção fica em 268,48€

Ao me referir aos valores elevados das baterias, tambem é verificado nos paineis solares...

Mas enfim...estamos em Portugal, mas só compra cá quem quer...
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor curto » quarta set 24, 2014 9:40 pm

Já estive antes para entrar no tópico e não o fiz. Mas agora face à polémica não posso deixar de dar o meu testemunho.
A minha AC vinha equipada com uma bateria de acido de 100 Ah. Reforcei de seguida com outra do mesmo tipo de 180 Ah embora só tivesse um painel solar de 80 KVa. Só este ano coloquei um outro de 100 KVa. O preço não pode ser a única questão mas quanto me custaria uma bateria de gel ou AGM de 180 Ah ? CErtamente daria para comprar 3 ou 4 de ácido.
Mas agora . Estou satisfeito ? plenamente ! E se continuar a cuidar das baterias não as deixando atingir valores de tensão demasiado baixos, terei baterias por largo tempo e também o meu controlador da carga dos painéis controla a corrente de carga de modo a evitar sobretensões e consequentemente minimiza também a produção de gases. As baterias não são de marca branca, são marca Túdor.
Já a minha anterior AC tinha baterias de ácido e nunca tive problemas nem o companheiro que a comprou e já lá vão bastantes anos
Por isso meus caros cada um faz a sua apreciação e toma decisões eu limito-me a publicar a minha experiencia.
A C
curto

Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm

Mensagempor siroco » quarta set 24, 2014 10:00 pm

danibeja Escreveu:
siroco Escreveu:Ácido no habitáculo nem pensar, demasiado perigosas, libertação de gases, ácidos corrosivos, para mim não são opção.

Boa tarde,

Não devem fazer esse tipo de afirmações polémicas, sem conhecimentos científicos devidamente fundamentados.

e nunca houve problemas por esse facto,

Polémicas?!? Devidamente fundamentadas?!? Falo por mim, e mantenho, na minha célula não entram baterias de ácido.

Polémico é falar, em bold, sublinhado e fonte 150, em nome do mundo e garantir que nunca houve problemas em parte alguma em nenhum tempo.

Até costumo apreciar as tuas intervenções, e nunca questionei as informações de índole legal, pelo contrário até aprendi bastante. Agora afirmações bombásticas destas nem dá para discutir.

Encerro a minha intervenção neste tópico.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor Oliventino » quinta set 25, 2014 1:12 am

Só houve neste fórum um senhor que eu admiro muito no tema baterias, AFigas, Arnaldo Figueiras, e desistiu por completo de frequentar o fórum, depois de um confronto deste tipo com outro foreiro que também queria ser cientista reconhecido, e já desertou, mas adepto das AGM. Vale a pena ler o documento que ficou, escrito com segurança do saber, e divertido.

Em contraste, Daniel Beja cultiva o narcisismo, e pronto, grita que se farta com as letras gigantes, e acredita que o mundinho é ali o orisonte.
Há meses houve quem escrevesse por aqui "não seja tão impositorio" ( não é palavra que eu use mas reproduzo),impõe-se exageradamente, até à exaustão, faz chover no molhado, agora faz crer que tem conhecimentos científicos, que graça, que presunção, tanta água benta.

As verdadeiras grandes marcas de automóveis não são tanto a Mercedes ou BMW, mas até essas há muito tempo que andam a actualizar as baterias, e quem colocou as baterias da célula habitacional debaixo do banco não foi a fiat, foram só alguns carroçadores, mas tudo no seu tempo, até o amianto reinou décadas e hoje é o que se sabe, perigosíssimo, retirar urgente e tratar em sitio apropriado.

Comprei três autocaravanas, nenhuma trazia bateria no habitáculo, todas foram substituídas convenientemente.

Eu em miúdo comecei a brincar com baterias desmontadas, que via reconstruir, algumas ainda de 6V, começou ai o meu interesse por baterias. No ano em que eu nasci chegou a luz eléctrica à minha casa, que já a tinha com baterias e dinamo, ainda não era alternador, e passaram a coexistir, já geri e substitui muitas, muitas baterias, sou bem mais idoso, se reclamar-mos experiência, quem ganha? e nunca serei cientista, se houvesse cientistas nisto, era quem as concebia e actualizava, não quem as usava ou mantinha.
As baterias evoluíram mais nos últimos dez anos que em mais de cem anteriores

Eu não lhe chamo retrógrado, porque não regrediu, simplesmente não progrediu, só por teimosia, não por falta de capacidade, tem-na mostrado e bem noutras áreas.

Há muitos fóruns fora deste, os americanos são muito bons nisto, vale a pena, actualiza e abre horizontes.

Podíamos ser muito melhores, se não quiséssemos ser tão bons, concordo.

Com humildade poderia ser seu amigo, admiro-o apesar de tudo.

FIM
Oliventino

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 4 visitantes