Duvida eletrica (melhor explicado)

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Duvida eletrica (melhor explicado)

Mensagempor Rui Loureiro » quarta ago 27, 2014 10:03 pm

jfneves Escreveu:
Rui Loureiro Escreveu: não é necessário alterar nada no esquema fica tudo tal e qual como está, excepto os sinais de (+) e (-) do inicio do esquema, certo?

Terá que ter em atenção os bornes que vai utilizar do comando de 6 fios que já tem instalado na AC.

Um abraço,

Fernando Neves

Amigo Gimez eu também não ando muito contente com a EDP, não por falta de electricidade mas por andar a receber facturas de 15 em 15 dias, tem de ter paciência.~
Caro JFNeves, comando de 6 fios?
Imagem
Esta coisa tem 6 fios lá dentro?

Desculpem estar aqui com perguntas se calhar parvas, mas esta parte da electricidade mais miudinha é bem mais difícil...

Mas isto vai... só estou atentar arranjar uma placa de circuitos impressos furada para soldar lá os reles e colocar tudo numa caixa estanque.

Até já...
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Registado: sábado mar 16, 2013 3:27 pm

Mensagempor jfneves » quarta ago 27, 2014 11:53 pm

Rui Loureiro Escreveu:Caro JFNeves, comando de 6 fios?
Imagem

Boa noite companheiro Rui Loureiro,

Eu duvido que o botão da fotografia tenha 6 fios a sair dele. Só mencionei o comando dos 6 fios porque alguém tinha postado uma fotografia com um dispositivo com vários fios e supus que fosse o que tinha montado na sua AC.

O que eventualmente terá de fazer, será ensaiar com o multímetro qual o fio de entrada do comando negativo (-) e verificar quais as saídas do mesmo nas posições de recolha e saída do degrau, respectivamente.

Para todos os efeitos, esse comando irá funcionar como o inversor do esquema eléctrico. Se for algo complicado, desligue todos os fios desse comando (efectuando primeiramente um esquema das ligações, para a eventualidade de as ter que repor futuramente).

Com o auxílio do multímetro tente detectar qual o polo comum com continuidade nas duas posições (abertura e fecho), isto é, haverá certamente um polo que terá continuidade com um outro numa das posições e mudando a posição, perderá a continuidade com este último, estabelecendo uma nova continuidade com um outro polo.

Isto não deixa de ser a materialização do inversor do esquema. O que terá de encontrar no comando, será um polo que mantenha continuidade separadamente com outros dois nas respectivas posições de fecho e abertura do degrau.

Poderá ser confuso, ou mesmo muito confuso de explicar, se entender, envie uma MP e poderemos falar telefónicamente.

Um abraço,

Fernando Neves
jfneves

Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm

Mensagempor Rui Loureiro » quinta ago 28, 2014 7:58 am

jfneves Escreveu:
Rui Loureiro Escreveu:Caro JFNeves, comando de 6 fios?
Imagem

Eu duvido que o botão da fotografia tenha 6 fios a sair dele. Só mencionei o comando dos 6 fios porque alguém tinha postado uma fotografia com um dispositivo com vários fios e supus que fosse o que tinha montado na sua AC.

O que eventualmente terá de fazer, será ensaiar com o multímetro qual o fio de entrada do comando negativo (-) e verificar quais as saídas do mesmo nas posições de recolha e saída do degrau, respectivamente.

Para todos os efeitos, esse comando irá funcionar como o inversor do esquema eléctrico. Se for algo complicado, desligue todos os fios desse comando (efectuando primeiramente um esquema das ligações, para a eventualidade de as ter que repor futuramente).

Com o auxílio do multímetro tente detectar qual o polo comum com continuidade nas duas posições (abertura e fecho), isto é, haverá certamente um polo que terá continuidade com um outro numa das posições e mudando a posição, perderá a continuidade com este último, estabelecendo uma nova continuidade com um outro polo.

Isto não deixa de ser a materialização do inversor do esquema. O que terá de encontrar no comando, será um polo que mantenha continuidade separadamente com outros dois nas respectivas posições de fecho e abertura do degrau.

Poderá ser confuso, ou mesmo muito confuso de explicar, se entender, envie uma MP e poderemos falar telefónicamente.

Um abraço,

Fernando Neves

Bom dia companheiros..., obrigado pela disponibilidade e paciência JFNeves.

Agora para já está tudo +/- esclarecido, agora é só por as mãos à obra, e caso surjam dúvidas... Claro tenho de vir aqui chatear o pessoal...

Abraço.
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor jfneves » quinta ago 28, 2014 9:50 am

Bom dia companheiro Rui Loureiro,

Sobre a forma de executar o esquema eléctrico, creio que não será a melhor solução a utilização da placa perfurada, visto implicar um conjunto final com maiores dimensões.

Dado que a maioria das ligações serão feitas entre os terminais dos relés, logo muito curtas, sugeria-lhe que colasse os dois relés ( colocados numa superfície plana com os terminais para cima, unir as duas faces), com utilização de uma cola rápida de cianocrilato, por exemplo.

Como cada relé dispõe de 6 terminais e só precisa de 4 (2x2 pares), poderá fazer um shunt entre cada 2 dos 4, para lhe facilitar as ligações ( ficará com o par de polos 4-5 e com o par duplo de polos 7-8 como exemplo).

Desta forma, o conjunto fica mais condensado, podendo-o colocar numa pequena caixa que não necessita de ser estanque, ou mesmo dentro de um pequeno tubo de borracha (sómente para evitar contactos) e colocá-lo eventualmente (se disposer de espaço para tal) por detrás do comando do degrau.

Para os baixos da AC irão 6 fios, 2 para o motor e 4 para os interruptores de fim de curso (2 para cada um). Poderá aproveitar os cabos da anterior logação que já lá se encontrem.

Á medida que for realizando as soldaduras, vá apontando no esquema eléctrico as ligações já efectuadas, caso contrário chega a uma altura em que já não sabe o que está ligado e o que está por ligar. Poderá utilizar manga retráctil para isolar as ligações.

Boas ligações e poucos circuitos,

Fernando Neves
jfneves

Mensagempor Rui Loureiro » quinta ago 28, 2014 1:30 pm

jfneves Escreveu:Bom dia companheiro Rui Loureiro,

Sobre a forma de executar o esquema eléctrico, creio que não será a melhor solução a utilização da placa perfurada, visto implicar um conjunto final com maiores dimensões.

Dado que a maioria das ligações serão feitas entre os terminais dos relés, logo muito curtas, sugeria-lhe que colasse os dois relés ( colocados numa superfície plana com os terminais para cima, unir as duas faces), com utilização de uma cola rápida de cianocrilato, por exemplo.

Como cada relé dispõe de 6 terminais e só precisa de 4 (2x2 pares), poderá fazer um shunt entre cada 2 dos 4, para lhe facilitar as ligações ( ficará com o par de polos 4-5 e com o par duplo de polos 7-8 como exemplo).

Desta forma, o conjunto fica mais condensado, podendo-o colocar numa pequena caixa que não necessita de ser estanque, ou mesmo dentro de um pequeno tubo de borracha (sómente para evitar contactos) e colocá-lo eventualmente (se disposer de espaço para tal) por detrás do comando do degrau.

Para os baixos da AC irão 6 fios, 2 para o motor e 4 para os interruptores de fim de curso (2 para cada um). Poderá aproveitar os cabos da anterior logação que já lá se encontrem.

Á medida que for realizando as soldaduras, vá apontando no esquema eléctrico as ligações já efectuadas, caso contrário chega a uma altura em que já não sabe o que está ligado e o que está por ligar. Poderá utilizar manga retráctil para isolar as ligações.

Boas ligações e poucos circuitos,

Fernando Neves

Boas amigo JFNeves, a ideia seria mesmo essa, mas em vez de os colar, soldava -os, porque os terminais são finos, e soldar os fios naqueles terminais tão finos, pode dar raia.
Assim soldados, e com um pequeno circuito feito até aos ligadores soldados também na placa, penso que fica mais seguro, depois é só ligar os respectivos fios.

Abraço
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor Rui Loureiro » sábado ago 30, 2014 5:39 pm

Boas companheiros,

Hoje foi dia de eletronica, se amanha houver tempo será feita a montagem na AC.

A montagem ficou assim, espero que isto esteja tudo, ok.

Imagem

Imagem

Imagem

Depois coloco aqui mais imagem... do resto da montagem...

Abraço
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Re: Duvida eletrica (melhor explicado) Problemas...

Mensagempor Rui Loureiro » domingo ago 31, 2014 10:41 am

Bom dia companheiros,

Não sou gajo de desistir dos projectos em que me ponho, mas este não sei se vai ter pernas para andar... :( :( :(

Hoje fui então tentar montar este projecto... pois foi só mesmo tentar montar porque não passou disso...

Em primeiro lugar esqueci-me de salientar um extra que o pedal tem, e que eu também achei que não seria muito importante, que é um botão segurança do género das portas dos carros que tem como efeito não arrancarmos com a AC com o degrau aberto, e sempre que damos à chave de ignição é ligado um besouro, e o pedal recolhe automaticamente.

Como já tinha dito anteriormente, fui tentar montar o esquema que o amigo Gimez me fez... :D , chegado a AC comecei por desmontar o botão

Imagem

e por detrás do botão deparei-me com estes fios todos, mas mesmo assim não fiquem assustado.

Imagem

Nisto passei para baixo da AC, e tudo normal, aparecia os fios Preto(-) e vermelho (+) e outros dois que vão ligar ao tal botão de pressão de segurança, como mostra a imagem.

Imagem

Imagem

Nisto estive a medir com o muitimetro, os fios que se encontravam no botão, e como estava um fio muito curto fui atrás do mesmo para ver se estava preso em algum sitio, e estava neste ninho... :(

Imagem

Que complicação de fios, e ainda para ajudar na ficha maior, esta ligada uma caixa preta , que quando a desligo o pedal já não funciona.

Imagem

A outra ficha que tem só tem 2 fios a sair parece-me a mim que vai para o tal dito botão de pressão de segurança.

Pronto, e visto isto e com tanto fio, acho que não vai se fácil este projecto andar para a frente, ainda mais eu com nenhumas base neste tipo de matéria...

Contudo fico aguardar alguma reacção a estas ligações... :( :(

Até já...
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor jfneves » domingo ago 31, 2014 11:31 am

Bom dia companheiro Rui Loureiro,

À distância será muito difícil de emitir qualquer opinião válida.

No entanto sugeria-lhe o seguinte: faça um pequeno esquema da instalação existente para mais tarde a repor se for caso disso. Tente detectar como a instalação existente é alimentada e parta para o novo esquema a partir desse ponto. Poderá aproveitar os cabos já instalados para lhe facilitar o trabalho. Como já lhe disse anteriormente, da zona do botão terão de partir 6 cabos para os baixos da AC.

Quanto ao besouro, este em princípio será alimentado através de um relé, atracado pelo cabo D+ do alternador, ou quando liga a ignição. Este besouro terá um interruptor tipo porta dos carros, ou micro-switch, que é accionado pela estrutura do degrau, logo que esta se movimenta para ABRIR. Assim sendo, não será muito difícil de o lacalizar na zona do degrau.

Um abraço,
jfneves

Mensagempor Rui Loureiro » domingo ago 31, 2014 12:03 pm

jfneves Escreveu:Bom dia companheiro Rui Loureiro,

À distância será muito difícil de emitir qualquer opinião válida.

No entanto sugeria-lhe o seguinte: faça um pequeno esquema da instalação existente para mais tarde a repor se for caso disso. Tente detectar como a instalação existente é alimentada e parta para o novo esquema a partir desse ponto. Poderá aproveitar os cabos já instalados para lhe facilitar o trabalho. Como já lhe disse anteriormente, da zona do botão terão de partir 6 cabos para os baixos da AC.

Quanto ao besouro, este em princípio será alimentado através de um relé, atracado pelo cabo D+ do alternador, ou quando liga a ignição. Este besouro terá um interruptor tipo porta dos carros, ou micro-switch, que é accionado pela estrutura do degrau, logo que esta se movimenta para ABRIR. Assim sendo, não será muito difícil de o lacalizar na zona do degrau.

Um abraço,

Boas, o besouro e esse interruptor das portas sei onde esta. Vou tentar fazer isso a ver o que dá. Entretanto vou colocando aqui as minhas dúvidas...
Abraço.
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor Gimez » segunda set 01, 2014 3:06 pm

Amigo Rui o lema é "never give up!" quando se quer ... Eu vou meter-me num projecto bem mais dificil e não tenciono desistir! por acaso tinha pensado que seria um upgrade interessante ao esquema fazer recolher o degrau quando se ligasse a ignição...
Siga o que o amigo JfNeves disse e eu cá estou para ajudar!
:idea:
Gimez

Registado: sábado jul 27, 2013 11:13 pm

Mensagempor Rui Loureiro » terça set 02, 2014 2:24 am

Gimez Escreveu:Amigo Rui o lema é "never give up!" quando se quer ... Eu vou meter-me num projecto bem mais dificil e não tenciono desistir! por acaso tinha pensado que seria um upgrade interessante ao esquema fazer recolher o degrau quando se ligasse a ignição...
Siga o que o amigo JfNeves disse e eu cá estou para ajudar!
:idea:

Boas companheiros, disistir nunca.
Bem no meu ponto de vista, para a fazer a montagem dos reles (esquema), não será preciso desmanchar estes fios todos!!!
Ou seja posso tirar o fio vermelho (+) do inversor e ligar ao motor directo, e fazer o resto como estava no esquema.
Deixando o resto das ligações como estám.
Imagem

Imagem

Porque a meu ver a caixa preta que aparece na imagem acima, ligada a esses fios todos, cheira-me que seja um relé que faz parte da ligação do sistema da ignição para fecho do pedal como segurança, e para evitar falhar nesse campo evito mexer nesses fios para que tudo fica a trabalhar normalmente... assim espero. :D

E pelo que percebo disto que é nada, se tirar o positivo(+) do inverso que na foto é o fio vermelho, que não tem a protecção de plástica, o ligar directamente ao motor, já posso intercalar os reles e os interruptores de pressão entre o motor.
Imagem

Agora para fazer as ligações, à placa e sabendo que inverti a polaridade do esquema, para os botões de pressão trabalharem com a massa(-) afim de salvaguardar dos curto circuitos, basta fazer uma derivação do fio vermelho(+) que vai diecto ao motor (que eu penso que vai ter sempre corrente) e ligar aos respectivos pinos que lhe estão atribuídos
Imagem

Ou seja tendo sempre atenção o numero (1) e o (5) passou a ser (+),é só ir buscar corrente ao fio (+) que vai directo ao motor.

E assim não se mexe nas outras ligações, e talvez trabalhe tudo bem... :D :D :D

Espero ter-me feito entender...

À conclusão este trabalho é para ficar entre-calado entre o inversor e o motor, o que me faz pensar que não há necessidade de mexer no resto das ligações .

Corrijam-me se estiver errado

Aquele abraço :D :D
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor danibeja » terça set 02, 2014 11:28 am

Boa tarde,

Vou dar a minha opinião:

Se o botão de abrir e fechar o pedal for mesmo inversor, não pode tirar de lá nenhum fio, nem positivo, nem negativo, pois deixa de fazer inversão de polaridade....

Já tem um multímetro, agora deve concentrar-se nos fios que tem junto ao motor, e é lá que tem que fazer as ligações dos relés....

Com ajuda de alguém que ligue botão e ignição, procure a polaridade dos fios, nas várias situações possíveis....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor jfneves » terça set 02, 2014 11:25 pm

O meu amigo tenha paciência, porque o trabalho ainda não terminou. Direi mesmo que mal começou..............

Para mim, a palavra desistir, não cabe no meu vocabolário. Se não dá cascas, dará casqueiras............

De momento não disponho de tempo suficiente para lhe explicar convenientemente os procedimentos para a execução do projecto do n/ amigo Gimez. Mas o que lhe posso garantir é que vamos dar execução prática na sua AC ao projecto dele.

Para tal, comecei por desmontar o meu botão de abertura/fecho do degrau da minha AC, que aparentemente será igual ao seu, tendo já verificado todas as interligações entre os diversos contactos do referido comando. Em resultado dos ensaios efectuados, o dito projecto é completamente exequível na sua AC.

Vou fazer todos os possíveis para que amanhã á noite lhe possa apresentar a minha eventual solução para a resolução deste seu pequeno problema.

Um abraço,

Fernando Neves
jfneves

Mensagempor Rui Loureiro » quarta set 03, 2014 1:39 am

jfneves Escreveu:Boa noite companheiro Rui Loureiro,

O meu amigo tenha paciência, porque o trabalho ainda não terminou. Direi mesmo que mal começou..............

Para mim, a palavra desistir, não cabe no meu vocabolário. Se não dá cascas, dará casqueiras............

De momento não disponho de tempo suficiente para lhe explicar convenientemente os procedimentos para a execução do projecto do n/ amigo Gimez. Mas o que lhe posso garantir é que vamos dar execução prática na sua AC ao projecto dele.

Para tal, comecei por desmontar o meu botão de abertura/fecho do degrau da minha AC, que aparentemente será igual ao seu, tendo já verificado todas as interligações entre os diversos contactos do referido comando. Em resultado dos ensaios efectuados, o dito projecto é completamente exequível na sua AC.

Vou fazer todos os possíveis para que amanhã á noite lhe possa apresentar a minha eventual solução para a resolução deste seu pequeno problema.

Um abraço,

Fernando Neves

Boa noite, amigo JFNeves muito obrigado pela atenção disponibilizada a este tópico, ainda mais por já andar a desmanchar a sua AC para me poder ajudar.
Fico então a aguardar, alguma solução para esta invenção!!!

Um grande bem haja, abraço.
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor Gimez » quarta set 03, 2014 4:48 pm

Boas, eu tambem ajudava, mas não sei como estão as ligações na AC, eu não tenho AC, tenho uma celula habitacional para colocar em cima de uma pickup... Mas assim a olho parece-me que deve ter um relé que faz o feixo da porta quando liga a ignição, resta saber como isso é feito, se esse relé actua no relé de feicho se mete corrente directo no motor... mas só estudando aqui uma maneira de fazer isso.
Gimez

Registado: sábado jul 27, 2013 11:13 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes