Dias Escreveu: o colega em vez de estar a utilizar interruptores de fim de curso não utiliza micro-switch??? evitava estar a por relés e a complicar o circuito, os próprios micro-switch fazem de inversor, são fáceis de aplicar mecanicamente faça uma busca no Google e verá que vai simplicar o circuito sem necessidade de caixas e afins...
Boa tarde,
Respondendo ao companheiro Dias, creio que a solução preconizada por este, não será em minha modesta opinião a solução ideal, embora poderá ser eventualmente viável, admitindo-se mesmo a hipótese de se utilizar o próprio comando mencionado com a saída de 6 fios, aproveitando-o apenas como inversor (questão de procurar os contactos certos, suponho eu).
Já anteriormente referi que tenho na minha AC, um sistema de abertura e fecho do passador do depósito de águas cinzentas, fazendo a operação de dentro da AC, o que se torna bastante prático e confortável.
Para tal, utilizo mesmo um motor com redutor de 24V, o que permite em 12V, uma velocidade de rotação do motor correspondente a metade da original,tornando-se bastante conveniente para o efeito em concreto.
Embora tivesse tentado arranjar no mercado micro-switchs estanques, não o consegui, pelo que os tive que montar dentro de uma caixa estanque. Este pequeno pormenor, teve como consequência ter que efectuar um complicado mecanismo no veio de rotação que acciona o passador do depósito, para que se processasse o accionanento das hastes dos micro-switchs de fim de curso. Estes podem fazer de inversores ou mesmo de simples interruptores.
Ao fazerem de inversores, ora têm corrente positiva ora corrente negativa, pelo que devem estar bem protegidos contra a entrada de água. Ao mesmo tempo, sendo o micro-switch um mecanismo internamente muito delicado, qualquer ponto de oxidação o coloca fora de serviço.
Ao mesmo tempo, a utilização de interruptores de haste (ON/OFF), do tipo utilizado nas portas dos automóveis para acendimento da luz interior, simplifica e de que maneira, a sua aplicação no exterior, bem como a regulação da haste de fim-de-curso. Podem inclusivé, em certos casos, um dos contactos ser aparafusado à massa (-) do veículo, logo uma economia grande na utilização de cabos eléctricos.
Numa primeira análise fiquei um pouco céptico relativamente ao esquema apresentado, pensando que pelo menos uma das bobines dos relés ficaria sempre em carga, ou seja, ocasionaria, embora não muito, mas sempre um consumo de corrente. Mas, após uma análise mais cuidada, verifiquei que as bobines dos relés só consomem corrente apenas no limitado tempo em que decorre a operação de fecho ou de abertura do degrau, como não poderia deixar de ser.
Tendo a experiência de ter utilizado a solução dos micro-switchs, creio que
neste caso concreto, ou similares, a solução preconizada pelo companheiro Gimez, é excelente.
Devo mesmo confessar, que já tive o cuidado de guardar "religiosamente", o esquema eléctrico por ele apresentado.
Um abraço,
Fernando Neves