porta lateral deslizante

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

porta lateral deslizante

Mensagempor vitor » terça abr 23, 2013 1:42 pm

Boa tarde,
Já fiz esta pergunta em outros fóruns, suponho (espero) que ainda não neste...
A minha AV (Challenger Vany, furgão Ducato 2.3 multijet, 2007) vem equipada com as 4 portas com fecho centralizado. Contudo, só a porta do condutor e a da traseira têm fechadura.
Gostava ter fechadura na porta lateral deslizante (por razões óbvias). Será possível trocar o manípulo (são todos iguais), com chave, da porta traseira, com o da porta lateral?
Obrigado.
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Re: porta lateral deslizante

Mensagempor vitor » quarta ago 06, 2014 3:24 pm

Na Fiat/Iveco (oficina) não sabem se tal é possível.
Nas peças, dizem-me que só vendem o kit com as 4 fechaduras das 4 portas. :(
Já estou a ver o que me espera se avariar um fecho (é centralizado)...
vitor

Mensagempor danibeja » quarta ago 06, 2014 6:43 pm

vitor Escreveu:Boa tarde,
Já fiz esta pergunta em outros fóruns, suponho (espero) que ainda não neste...
A minha AV (Challenger Vany, furgão Ducato 2.3 multijet, 2007) vem equipada com as 4 portas com fecho centralizado. Contudo, só a porta do condutor e a da traseira têm fechadura.
Gostava ter fechadura na porta lateral deslizante (por razões óbvias). Será possível trocar o manípulo (são todos iguais), com chave, da porta traseira, com o da porta lateral?
Obrigado.

Boa tarde,

Pela descrição parece-me possível, mas se poder coloque aqui fotos dos manípulos...

Se forem exactamente iguais, basta trocar, pois como disse já abre e fecha com o fecho central...

Mas pode fazer uma experiência, verifique se a porta deslizante tem algum mecanismo para trancar por dentro do habitáculo, caso afirmativo, quando prime o mecanismo de trancar por dentro, se trancarem todas as portas, é sinal que é completamente exequível... a porta de trás, é que fica nas condições da deslizante actualmente....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor vitor » quarta ago 06, 2014 9:31 pm

Os manípulos (4) são (exteriormente) todos iguais.
O que eu pretendia era que o manípulo da porta lateral deslizante tivesse chave para poder abri-la isoladamente, como acontece, de origem, com a porta traseira.

Utilizando o comando, as portas abrem a par - as duas da frente num botão, a lateral e a traseira no outro botão. O fecho fecha em simultâneo as 4 portas.
Interiormente abrem isoladamente com o manípulo respectivo, ou todas juntas carregando num botão do tablier.
O fecho das 4 portas, quando se está dentro do furgão, é acionado por um botão que as fecha todas simultaneamente. Se alguma estiver mal fechada o mecanismo centralizado não funciona, naturalmente.

Tudo isto é muito prático e confortável, mas serviria muito melhor o autocaravanista se a chave estivesse na porta lateral.
Mas nisto, a Challenger e outras marcas, não pensaram... :(
vitor

Mensagempor danibeja » quinta ago 07, 2014 9:21 am

Bom dia,

Descreveu muito bem todos os mecanismos de fecho da AC, mas fiquei sem perceber se a própria porta deslizante ( por dentro ) tem algum botão que tranque a mesma e simultaneamente as outras portas...

Se quando tranca a porta deslizante as outras também fecharem é completamente exequível trocar os manípulos...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor vitor » sexta ago 08, 2014 11:53 pm

Nenhuma porta é trancável por dentro por manípulo. Os manípulos internos apenas permitem abrir isoladamente cada porta (o que também é confortável e seguro).
Fechar o carro, estando dentro dele, só é possível através do botão do tablier ou do comando.
Estando fora, posso fechar/abrir, com a chave ou com o comando, as 2 portas da frente.
A chave da porta de trás só permite fechar ou abrir essa porta, mais nenhuma. Para fechar todas as portas, exteriormente, só o comando o consegue fazer.
Isto será óptimo para uma utilização empresarial, mas não é adequado à utilização como autocaravana, acho.
vitor

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 8 visitantes