Boas!
Só posso dar a minha experiência, mas procure um pouco mais abaixo nesta seção o tópico "
Fiat Hymer 1.9TD", quando apareci com dúvidas acerca da compra de uma AC e dos pros/contra de ter motor 1.9TD, houve muita ajuda, inclusive com tópicos que se já se tinham abordado antes.
A minha AC é um 1.9 TD talvez das mais pequenas, mas alguns companheiros que lá ajudaram no tópico tinham/tiveram ACs de outros tipos, portanto encontrará por lá opiniões, as questões de potência, de em vez de verificar kms verificar aquando da compra se há algo que indicie mais quilómetros (eventualmente ir com um mecânico, papeis, registos, etc), avarias, etc.
Dando a minha opinião... se é chato nas maiores subidas ficar pelos 40-50km/h? Sim, na maior parte das vezes será mas acaba por nem ser assim tantas vezes, e em plano facilmente atinge os 100/110, quanto a mim é questão de pensar bem como/onde a quer utilizar e se for motor mais antigo ver bem a relação peso/potência da AC. Por exemplo encontrei na altura ACs 2.5TD maiores com um pouco mais de potência que a minha pequena 1.9TD, mas como eram ACs maiores 1 cavalo puxava mais peso... achei que nas subidas isso faria diferença, mesmo que ligeira.
Acho que tudo depende de se quer viajar para fora várias vezes (e com pouco tempo para o fazer), ou se tem tempo para ir mais nas calmas. Eu quando comprei a minha tinha como objetivo o território nacional, e como só tenho os dias de férias normais de trabalhador não teria tempo de sobra para ir pela Europa nas calmas com esta AC, por isso esta foi uma escolha dentro do que eu procurava. Mas se fosse para viajar mais com tempo contado (por exemplo maiores, então teria optado por um motor que até nas subidas mantivesse a velocidade.
Abraços