Sobre a 309D

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Sobre a 309D

Mensagempor RMGM » domingo jun 08, 2014 9:55 pm

Eu fiz a pergunta porque a minha AC é também uma 309D

Tem o mesmo motor mas a caixa é de 5 velocidades
Pensava que a 309D só tinha saído com caixa de 5V e com caixa de 4V mas automática
Esta era a informação que tinha da Mercedes

No que diz respeito aos Km dão a volta aos 999.999Km

A minha chegou com 86.000 e tem agora 104.000

Estes motores com 100.000 terminam a rodagem e depois fazem 1.000.000
Qual é o peso bruto da sua
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Re: Sobre a 309D

Mensagempor Duque » domingo jun 08, 2014 10:21 pm

Boa noite

Imagem

As velocidades estão dispostas desta forma, sendo a marcha-atras para a esquerda e para cima pelo menos na manete. não sei como será na sua.

Ref. da caixa:
Imagem

1 milhão não acredito que tenha chegado, talvez estes 130.000 sejam desde que foi importada talvez.

Diga me uma coisa, que neste momento são os unicos "problemas", o fumo branco, e a espera que aquecimento das resistências, será normal, ou haverá algum problema?

O peso bruto é 3.200 kg
Fiat Ducato 2.5TD LMC Liberty 6400
Duque

Registado: quarta mar 19, 2014 9:08 pm

Mensagempor RMGM » segunda jun 09, 2014 10:10 pm

Não sei se esse carro esteve parado ou se esteve sempre a rolar, se esteve parado o fumo pode ser por estar sujo e depois passar
O meu esteve parado uns anos e eu fiz o seguinte
Andei só meia dúzia de Km para fazer circular o óleo e fiz uma mudança de óleo depois andei mais uns km para limpar o motor e voltei a mudar óleo e a partir foço as mudanças normais
No que diz respeito ao aquecimento das velas são talvez 6 ou 7 segundos até apagar o amarelo e pega logo.
No que diz respeito aos Km feitos, alterar os Km feitos é contra a lei.
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Mensagempor Duque » segunda jun 09, 2014 10:51 pm

o carro passou bastante tempo parado, talvez seja disso. Em breve no processo de restauro irei fazer uma revisão completa ao motor, e irei ter em consideração a sua solução.
quanto ao aquecimento das velas, é mais ou menos esse tempo, apenas não sabia se era mesmo normal, ou alguma anomalia.
Sim, é verdade que é contra a lei, mas no mundo automóvel, é o prato do dia infelizmente, qualquer das maneiras, se tem os 130.000 reais, ainda agora começou a vida.

Update: Em relação á caixa, ela é mesmo de 5 velocidades como indicou, depois de vasculhar pela caravana encontrei a peça da manete original, que se encontra um pouco partida na parte inferior (nao se ve na foto), mas a rosca está intacta, pelo que já a coloquei.

Imagem

ou seja, apesar de ainda não ter andado muito com a caravana, eu arrancava sempre em "2ª", pontos de embreagem incluídos em subidas, confesso que mesmo em 2ª mostra bastante força e não senti realmente a falta da 1ª.
Duque

Mensagempor RMGM » domingo jun 15, 2014 11:44 am

Bom dia a todos
Companheiro Duque
É verdade que a 1ª desta caixa só a utilizo quando o arranque é feito em situação de grande esforço pois ela é muito lenta e de uma potencia brutal, é raro utiliza-la em condições normais arranco sempre em 2ª
A desmultiplicação da caixa é
1ª=6.157
2ª=3.48
3ª=1.773
4ª=1.278
5ª=1

Marcha Atrás=5.347

Foi importada em 2007 em que mês?
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Mensagempor Duque » terça jun 17, 2014 6:42 pm

Boas

Foi importada no mês 11, mas como é autocaravana, só paga cerca de 50 euros de selo.

Aproveito para fazer uma pergunta (como as caravanas devem ter sido feitas na mesma altura os equipamentos devem ser iguais ou semelhantes), tive a testar o frigorifico, a 220v trabalha estando ligado a corrente de casa, a gás não estou a conseguir (o mesmo se passa com o aquecimento do ar, e a garrafa tem gás porque o fogão trabalha), e a 12volts só mesmo quando tenho a carrinha a trabalhar. Quando está a trabalhar obtenho estes valores em ambas as baterias

Bateria do carro
Imagem

Bateria caravana ( estão ligadas em paralelo)
Imagem

E assim o frigo trabalha

Imediatamente após desligar o motor obtenho estes valores

Bateria do carro
Imagem

Bateria caravana
Imagem

Ou seja estando abaixo dos 12v já não funciona. (se esperasse mais um pouco iria estabilizar no traço abaixo) e suspeito que seja isso que esteja a impedir o frigo de ligar a gás ( é eletrónico), e o aquecimento do ar ( não faz falta agora, mas queria ver se trabalhava o aquecimento, porque só as ventoinhas dão)
Imagem

isto poderá ser por a vida de uma bateria ter "acabado" e a outra estar a tentar "suportar"?
Duque

Mensagempor RMGM » terça jun 17, 2014 11:40 pm

Boas noites a todos
Companheiro Duque

O meu frig. é mais antigo ,é manual e o isqueiro é piezoeléctrico por isso sou eu que tenho de ter a preocupação de ligar o gás sempre que paro e desligar quando vou arrancar
O painel de controlo da minha tinha sido arrancado quando chegou ás minhas mãos, mas pelo formato devia ser parecido
Tanto o boiller como o aquecedor são Truma mas da 1ª serie
A instalação estava toda danificava e fui eu que a tive de reparar e colocar um painel novo assim como a segunda bateria que foi ligada em paralelo mas só é adicionada
á do carro depois de este estar a funcionar e se eu o fizer
O frig. está ligado á segunda bateria e liga a 12V quando o motor entra em funcionamento, e como a ligação da segunda bateria á primeira (para ser carregada com o alternador) é feita depois do motor estar em funcionamento, nunca a bateria do carro sofre a descarga do motor de arranque e do frig. em simultâneo.
O meu alternador debita 14V quando está a carregar e era o que devia esse voltímetro ,por isso devia verificar se as baterias estão em condições de receber carga ,porque basta uma não estar para danificar a outra.
Eu dou-lhe o conselho de analisar tudo ao pormenor para ficar a saber como tudo funciona e poder responder a uma avaria que aconteça tanto a nível de célula como de carro
Dar uma vista de olhos por tudo o que é borrachas e tubos de plástico tanto do motor como da caixa (tem uns casquilhos de téflon nos tirantes) bombas da embraiagem (são duas) Bomba de travões ,tubos de retorno de gasóleo
Estes são alguns pontos que vale a pena verificar para evitar avarias

Atenção
Estes carros têm uma coisa que é preciso ter em atenção, que é os travões, após uma descida longa se não se tiver cuidado o oleo aquece nos bombites e ficamos sem travões ,já me aconteceu 2 vezes mas há uma coisa que não nos podemos esquecer numa situação destas é que o travão de mão também trava.
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Mensagempor Duque » quarta jun 18, 2014 9:35 am

Bom dia

Obrigado pelas informações.
Quanto as baterias, vou ver se existe algum problema, o carro teve a trabalhar cerca de 10 min, quando fiz a verificação, por isso podia ainda não estar a debitar os 14v, qualquer das maneiras, tentar ver isso aqui numa oficina especializada de baterias aqui ao lado de casa.
Esta caravana ainda não tem painel, vou aplicar posteriormente, por isso irei trocar a bateria eventualmente por uma AGM (provavelmente) para a caravana e irei usar um separador também para apenas estar ligada á do carro quando eu quiser.
Eu já tive a analisar mais ou menos as ligações que tenho feitas e apesar da confusão, são fáceis de perceber, mas as ligações deixam muito a desejar, cabos descarnados demais, etc, mas como será para desmontar tudo, apenas me importa que aguente ate ao final de agosto quando irei começar o restauro.

Tenho uma bomba de água da shurfflo com diafragma e filtro, mas tem os cabos cortados por alguma razão, mas como tenho outro deposito mais pequeno com uma bomba submersa, ainda não me preocupei em saber se funciona mesmo, mas pelo que estive a ver este tipo de bombas são boas (corrijam me se tiver errado).

Quanto á parte mecânica, posso dizer que parece estar bem tratada do que estive a analisar. Apenas o travão é preciso aplicar alguma força para travar, não sei se será normal. Normalmente quando posso utilizo a caixa para "travar", mas ha casos em que temos sempre de dar uns toques no travão.

Obrigado por toda a ajuda e informação
Duque

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes