Problemas Electricos com LMC Liberty 93 - Módulo Calira

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Problemas Electricos com LMC Liberty 93 - Módulo Calira

Mensagempor plopes » segunda abr 14, 2014 9:10 pm

Viva,

O meu amigo companheiro de viagens têm sido tão prestável comigo nestas andanças do autocaravanismo, que resolvi procurar ajuda para ele também.
Ele tem uma Fiat Ducato LMC Liberty de 1993.

O módulo eléctrico da célula é este:
Imagem

Aparentemente desde que comprou a AC, que o sistema eléctrico nunca funcionou como deve ser. A instalação 12V do frigorífico não funciona correctamente, a gestão da carga e as ligações entre as baterias da célula e carro também não, e são perceptíveis algumas "invenções" na instalação anteriores à compra. Até dentro do próprio modulo se nota que já ouve intervenção. Inclusivamente uma das fichas do módulo chega a ter um aspecto meio derretido, embora os contactos estejam lá, mas não tem bom aspecto.

Ele tinha instalado um voltímetro na tomada de isqueiro junto ao painel de bordo para medir a tensão na bateria e acabou por ser isso que também chamou a atenção.
Mesmo com tudo desligado dentro da AC, a tensão baixa significativamente em 2 ou 3 dias e era frequente o voltímetro mostrar tensões abaixo dos 8/9V... e lá pensámos, pronto a bateria já foi! Ontem instalei-lhe um outro voltímetro digital que cá tinha e passou a mostrar 10/11V que confirmei com o meu multímetro, mesmo assim a voltagem era baixa para o normal. Espanto quando resolvi ir medir directamente na bateria da célula... 12,75V o que é normal! Ou seja, o módulo também limita a voltagem para toda a instalação da Célula em menos 2V ou 3V :shock:

Esquema não encontrei ainda, mas talvez ajudasse a perceber o problema.

O que acham
O módulo terá problemas e será irremediavelmente irrecuperável?
Seria possível substituir este tipo de modulo por qualquer outro? Tendo em conta que penso que também é este módulo que manda a informação dos níveis para o painel de bordo (não consegui ainda confirmar isto).

É certo que em 20 anos muita coisa evoluiu, mas noto nesta LMC uma maior complexidade na instalação eléctrica comparando com a minha Granduca que tem praticamente a mesma idade, mas cujo sistema parece bastante mais simples para fazer a mesma coisa.

Alguém tem alguma ideia para ajudar a resolver isto?

Mais dia, menos dia, eu acho que o meu amigo tenciona montar painel solar, e já me passou pela cabeça que se pudesse arranjar um controlador solar que passasse a fazer toda a gestão da carga/consumo da bateria - Bastaria depois montar uma caixa fusíveis ou disjuntores para os vários consumos da AC e um comutador para comutar a carga da bateria via painel/alternador/220V? Falando assim até parece-me fácil demais. Ficava depois a faltar o pormenor dos níveis dos depósitos, que repito, não sei se passam pelo módulo principal ou se vêm directamente ao painel de bordo.

Ver se conseguimos resolver o problema a este companheiro... :wink:
Editado pela última vez por plopes em terça mai 20, 2014 1:16 pm, num total de 1 vez.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
plopes

Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm

Re: Problemas Electricos com LMC Liberty 93 - Módulo Calira

Mensagempor danibeja » terça abr 15, 2014 7:31 pm

Boa tarde,

A Calira é uma excelente marca de componentes elétricos para autocaravanas e barcos, e se desligar esse aparelho tudo deixará de funcionar na AC....

Na minha opinião, colocava um fio desde a bateria até dentro da célula, no local mais indicado para ver a carga e ligava os polos do voltímetro... se é que a intenção é só ver se está tudo bem com a bateria....

Esse aparelho tem díodos para deixar passar corrente num só sentido ( bateria ), daí não conseguir medir corretamente a carga, só com o motor da viatura a trabalhar é que consegue ter todos os circuitos com energia máxima... esse aparelho, quando se desliga o botão de energia da célula, não deixa descarregar as baterias de célula com os ditos consumos parasitas ( que ninguém consegue encontrar ), exatamente por ter esses díodos....

Nas alterações que faço tento deixar sempre as instalações originais.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor plopes » terça abr 15, 2014 9:50 pm

Viva danibeja e obrigado pela resposta.

Efectivamente uma das intenções era medir correctamente a bateria, e sim, o ideal seria ligar o voltímetro directamente à bateria... percebi isso depois, mas pensei que no painel encontrasse sinal directo da bateria tal como consegui no meu.

Mas principalmente a intenção era mesmo por tudo a funcionar correctamente.
Sendo mais correcto na informação que dei inicialmente, o que não funciona é o frigorífico que não trabalha a 12V, e a bateria que não carrega com a AC a trabalhar. Passou a ter este problema após se ter deixado uma geleira ligada na tomada de isqueiro algumas horas até inclusivamente ter descarregado a bateria que acabou por ter que ser substituída na altura.

A ligação 12V do frigorífico passará pelo calira?

Fusíveis já foram verificados e está tudo ok.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
plopes

Mensagempor danibeja » quarta abr 16, 2014 9:59 am

Bom dia,

Em principio tudo a nível elétrico é gerido pelo Calira...

Poderá ter uma pequena avaria, ( trocado por "miúdos": ) o aparelho tem uma espécie de relé que liga quando arranca o motor, e só apartir desse momento é que passa energia para o frigorifico e para a bateria, pode ser esse o problema, e é de fácil reparação... aconselho a levar a alguém que repare material elétrico...

Outra hipótese, é essa gestão não ser feita pelo Calira, a grande maioria das autocaravanas anteriores a 1998, trazem um relé separador de corrente, que é um relé simples ligado ao alternador, que quando começa a debitar energia, atraca o relé e deixa passar energia para o frigorifico e para as baterias de célula ( este é extremamente simples ), logo deve procurar na AC se existe algum esquema da instalação elétrica original e verificar esta situação, pode ser este relé avariado......

Caso não se entenda com o Calira, e com exceção destas duas situações que se encontram em avaria, tudo o resto funcione bem, também pode acrescentar um relé como mencionei em cima, colocando novos fios elétricos, a ligar frigorifico e baterias, solucionando assim o problema, de forma simples e muito acessível€€€€€....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor plopes » quarta abr 16, 2014 4:30 pm

danibeja Escreveu:Outra hipótese, é essa gestão não ser feita pelo Calira, a grande maioria das autocaravanas anteriores a 1998, trazem um relé separador de corrente, que é um relé simples ligado ao alternador, que quando começa a debitar energia, atraca o relé e deixa passar energia para o frigorifico e para as baterias de célula ( este é extremamente simples ), logo deve procurar na AC se existe algum esquema da instalação elétrica original e verificar esta situação, pode ser este relé avariado......

Agora em conversa telefónica com o meu amigo, ele diz que junto à bateria do carro, existem duas caixas - uma tipo caixa de derivação, outra com um circuito electrónico que teremos que verificar o que é, mas não parece ser ou ter relé.
Contudo lembro-me que já vimos um relé solto (o que aparenta ter sido uma modificação) junto ao módulo calira. Tenho que ver se descubro o que ele faz e a que está ligado - poderá ser aqui o problema.

danibeja Escreveu:Caso não se entenda com o Calira, e com exceção destas duas situações que se encontram em avaria, tudo o resto funcione bem, também pode acrescentar um relé como mencionei em cima, colocando novos fios elétricos, a ligar frigorifico e baterias, solucionando assim o problema, de forma simples e muito acessível€€€€€....

Parece-me mesmo ser a maneira mais prática e barata de resolver o problema. Vamos primeiro investigar o tal relé junto ao Calira, pois pode estar já instalado para essa função e estar apenas avariádo ;)

Abraço e obrigado,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
plopes

Mensagempor RuckFules » quarta abr 23, 2014 7:11 pm

Boa tarde companheiros.

Já devo vir tarde para responder a este tópico, mas ainda assim cá deixo a minha dica.
Também tenho uma LMC Liberty desse ano, só que o meu "gestor" é diferente. Nem sei a marca. Sei que quando comprei a AC o frigorífico também não trabalhava a 12 volts.
Como a electrónica e a electricidade não têm muitos segredos para mim (é a minha actividade profissional) meti mãos à obra a fazer um levantamento eléctrico de todo o funcionamento da AC. É a minha primeira AC e tudo era novo para mim.
Dei então com um fio desligado por baixo do tablier. Um fio que traz 12V directamente do alternador APENAS para dar sinal que o alternador está a trabalhar para então ligar os 12V do frigorífico (um circuito) e 12V para carregar a(s) bateria(s) da célula (outro circuito).

Ando a tentar encontrar paciência para fazer o MEU PRÓPRIO gestor para a autocaravana (bem mais pequeno e funcional), pois como o companheiro disse, em 20 anos MUITA coisa evoluiu na electrónica.

Se ainda precisar de alguma dica para o problema, caso não o tenha já resolvido diga alguma coisa.

Abraços, boas viagens e estadias.
Carlos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor plopes » quarta abr 23, 2014 8:54 pm

RuckFules Escreveu:Boa tarde companheiros.

Já devo vir tarde para responder a este tópico, mas ainda assim cá deixo a minha dica.
Também tenho uma LMC Liberty desse ano, só que o meu "gestor" é diferente. Nem sei a marca. Sei que quando comprei a AC o frigorífico também não trabalhava a 12 volts.
Como a electrónica e a electricidade não têm muitos segredos para mim (é a minha actividade profissional) meti mãos à obra a fazer um levantamento eléctrico de todo o funcionamento da AC. É a minha primeira AC e tudo era novo para mim.
Dei então com um fio desligado por baixo do tablier. Um fio que traz 12V directamente do alternador APENAS para dar sinal que o alternador está a trabalhar para então ligar os 12V do frigorífico (um circuito) e 12V para carregar a(s) bateria(s) da célula (outro circuito).

Ando a tentar encontrar paciência para fazer o MEU PRÓPRIO gestor para a autocaravana (bem mais pequeno e funcional), pois como o companheiro disse, em 20 anos MUITA coisa evoluiu na electrónica.

Se ainda precisar de alguma dica para o problema, caso não o tenha já resolvido diga alguma coisa.

Abraços, boas viagens e estadias.
Carlos

Viva Carlos,
Não veio nada tarde, pois ainda não fizemos a verificação que referi anteriormente, assim neste momento todas as ajudas são bem vindas.
Entretanto o meu amigo lembrou-se de outro pormenor... ele diz que se lembra de antes ouvir um clic/clic por baixo do banco do pendura, similar ao atracar/desatracar de um relé com a AC em andamento. Curiosamente ele diz que já à um bom tempo que não ouve isso, provavelmente desde aquele episódio da descarga da bateria. Aquele relé junto ao modulo vai ter mesmo que ser verificado! Ver se chega lá corrente ou não vai ser um principio.
Se necessitar de alguma ajuda mais "electrica", é bom saber que posso contar consigo! :wink:
Cumprimentos,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
plopes

Mensagempor plopes » sexta abr 25, 2014 3:40 pm

Hoje, e para ajudar à festa, o companheiro saiu para uma actividade a 4 km de casa e levou a AC.
Ao chegar lá abriu a água e nada, e verificou que também só tinha metade da iluminação interior :?
Fui até lá para ver se o conseguia ajudar, mas não consegui fazer grande coisa...
A iluminação afectada ainda acende qualquer coisa, mas muito fraquinha.
Aquilo está a ficar cada vez mais estranho :roll:

Está visto que vamos perder uns serões de volta da Liberty e desmontar aquela cablagem toda, mas havemos de dar com o gato!
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
plopes

Mensagempor F.Ramos » sexta abr 25, 2014 10:05 pm

Boa noite a todos/as
Companheiro Pedro Lopes, pelo que li, o problema pode ser complicado, mas, já testou uma possível falta de massa (não é daquela da troika), se faltar a massa, a resistência das várias lâmpadas, ficam em série e o filamento fica como quando liga uma lâmpada de 24 voltes a 12.
Julgo que se trata de uma AC, já com alguns anos. Se é recente o que digo a seguir pode colidir com a electrónica (trabalhei em oficinas até 1980).
Depois de ter a certeza, qual é o negativo de uma lâmpada (para não queimar o fusível), com um fio, vá buscar massa, onde tenha a certeza que a tem. Pode ser mesmo à bateria (cuidado com a possível troca) e veja se a iluminação fica com a intensidade normal. Se sim é ver onde está a ligação em falso (fio desligado, ou ligado, mas sem contacto).
Espero que outros companheiros mais actualizados, ajudem melhor que eu e que resolva isso a custo zero, ou com poucos euros.

Abraço
Fernando Ramos
F.Ramos

Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm

Mensagempor plopes » sábado abr 26, 2014 10:15 am

F.Ramos Escreveu:Boa noite a todos/as
Companheiro Pedro Lopes, pelo que li, o problema pode ser complicado, mas, já testou uma possível falta de massa (não é daquela da troika), se faltar a massa, a resistência das várias lâmpadas, ficam em série e o filamento fica como quando liga uma lâmpada de 24 voltes a 12.
Julgo que se trata de uma AC, já com alguns anos. Se é recente o que digo a seguir pode colidir com a electrónica (trabalhei em oficinas até 1980).
Depois de ter a certeza, qual é o negativo de uma lâmpada (para não queimar o fusível), com um fio, vá buscar massa, onde tenha a certeza que a tem. Pode ser mesmo à bateria (cuidado com a possível troca) e veja se a iluminação fica com a intensidade normal. Se sim é ver onde está a ligação em falso (fio desligado, ou ligado, mas sem contacto).
Espero que outros companheiros mais actualizados, ajudem melhor que eu e que resolva isso a custo zero, ou com poucos euros.

Abraço
Fernando Ramos

Realmente comentei com o meu amigo que parecia falta de massa, mas ele depois teve que ir para a actividade dele e não tivemos tempo de vasculhar aquilo à procura de possíveis problemas.

Trata-se realmente de uma AC com 20 anos.
A iluminação interior foi trocada para led's... e são mesmo esses led's que mal acendem. ainda tentei percorrer o fio de alimentação dos focos que pensei que fosse dar ao painel de comando atrás onde tem os disjuntores, mas parece-me que vai directamente à frente ao modulo Calira por baixo do banco do pendura.
Boa ideia esse de puxar um ponto de massa para testar a iluminação. Assim consigo ver logo se é problema de massa ou não. :wink:

Ver se arranjamos uns serões esta semana e aproveitar o feriado para tratar de ver o que se passa com aquilo.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
plopes

Mensagempor plopes » segunda abr 28, 2014 11:13 am

Boas,
Tal como tinha suspeitado, e seguindo o conselho do companheiro Fernando, ontem ao final da tarde ainda consegui estar junto da AC do meu amigo e aproveitei para fazer o teste... desmontei um dos focos de luz afectados e liguei a massa da lampada directamente ao negativo da bateria - fez-se luz! :D Pelo menos aqui, o problema é mesmo falta de massa!
Inclusivamente ficou a funcionar a restante luz e a bomba de água.
Hoje ou amanhã vamos começar a desmontar, para ver se damos com o(s) problema(s).
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
plopes

Mensagempor F.Ramos » segunda abr 28, 2014 2:06 pm

Boa tarde a todos/as
Companheiro Pedro Lopes, testou, falta a massa, com o fio directo, as lâmpadas ganharam brilho e a bomba, assim já trabalha, sinal que a massa vai em sentido contrario para a bomba (cuidado porque a bomba gasta muito e os fios do foco são muito finos e a protecção deles disjuntor/fusível está no positivo que vem e não na massa de retorno, pode queimar o fio).
Agora tem a certeza, que é falha do negativo, é ver onde está a ligação em falso (fio desligado, ou ligado, mas sem contacto).
Espero que leve o problema até ao fim e refaça a ligação que está em falso. Não faça o mais simples, ligar outra massa, num qualquer ponto do circuito.

Abraço
Fernando Ramos
F.Ramos

Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm

Mensagempor plopes » segunda abr 28, 2014 3:08 pm

F.Ramos Escreveu:Espero que leve o problema até ao fim e refaça a ligação que está em falso. Não faça o mais simples, ligar outra massa, num qualquer ponto do circuito.

Sim, a "solução" usada foi apenas para teste.
A coisa quer-se arranjada como deve ser! :wink:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
plopes

Mensagempor plopes » terça mai 20, 2014 1:35 pm

Opá, até me esqueci de vir actualizar a coisa...
A verdade é que iamos desmontando a AC toda no dia 1 de Maio :lol:
Ficam fotos que relatam a intervenção

Imagem

Imagem

Imagem

A intervenção passou essencialmente por:
- Retirar/substituir alguma cablagem (mal) feita anteriormente pelo(s) antigo(s) proprietário(s);
- Rever todas as ligações;
- Substituir o ponto de massa que estava a falhar na alimentação do painel de bordo - mais tarde acabei por encontrar o ponto de massa original, que por estar numa zona exposta, estava coberto de residuos que impediam a correcta passagem da massa ao sistema.

Depois dos testes e de tudo montadinho no sitio, tudo trabalhava como deve ser independentemente do tipo de alimentação.

Ainda não houve saida para o teste a sério, mas acredita-se estar resolvido, até porque o novo voltimetro instalado tem mostrado uma tensão da bateria da célula mais estável... vamos ver! ;)
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
plopes

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 18 visitantes